JP's Shrimp Project #1


Recommended Posts

Boas pessoal aqui do fórum espero que acompanhem o meu projecto.

 

Set up:

 

Aquário Scalare 40×30×20 24 litros brutos

Filtro: aquapor 200 l/h

Termostato: ehiem 25w

Iluminação: DIY 8w 4000k e 14w 6500k

 

Hardscape:

 

Pedras pretas

Tronco

 

Substrato:

Jbl manado

Rocha vulcânica

 

Flora:

Limnobium laevigatum

Lemna minor

Cladophora aegagrophila

Musgo de java

Fissendens fontanus

 

Flora a acrescentar:

Anubias nana

Christmas moss

 

Fauna:

Camarões red crystal

Planorbis corneus

Cambarellus Patzcuarensis

 

Postarei fotos quando começar a montagem

Aceito opiniões e concelhos pois são bem vindos ;)

 

 

Cumps

Editado por JPoriginal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal vou optar por uns CRS de grade A mas percisava se alguém soubesse que me diga os parâmetros da água.

 

Sei que os ph ideal para eles é 6.6 mas o ph da minha água ronda os 7.4 como posso acidificar a água sem químicos?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes, com pinhas de amieiro, se quiseres arranjo-te, manda mp.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena o tanque ser tão pequenino :sad2:!!!! quanto mais pequeno mais difícil é manter os parâmetros da água estáveis.

Quando ao substrato, pena não teres investido no ADA Amazonia. A minha água sai da torneira a 7,2 PH e com este substrato consigo estabilizá-lo a 6,5, mas o meu aquário tem 56 litros...

Quando fores fazer uma TPA de 10 litros vai ser dificil de estabilizar o PH com água de 7,4, a não ser que mistures com um garrafão de 5 litros a agua de nascente do Pingo Doce, por exemplo, que tem um PH de 4,8 e um TSD de 24 :alberteinstein: .

Que tudo corra pelo melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes meter uns troncos para ajudar no layout,mas não te vão acidificar a água,apenas são capazes de dar uma cor à água para incentivar na reprodução.

 

Tu podes e deves optar por usar água engarrafada.

Com um aquário de 24 litros é o ideal.

 

Eu por exemplo uso a água do Minipreço (penacova) que tem um ph de 5,3 com alguma da rede à mistura para ajustar o ph.

 

As pinhas de amieiro também não vão fazer grande coisa.Para acidificarem a água terias que meter umas 20,mas ias ficar com água castanha.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal fiz uma pesquisa aqui em casa e concluí que dos aquas quem tenho com troncos apenas um mantém ph 7.4 o outro de 20l de agua fria a 25°c e o ph ronda os 6.6 mas penso que tenha a ver com o tipo de tronco pois ele está em decomposição noto isso porque quando o lavo a agua fica castanha e com detritos.

O tronco pode não ter levado tratamento pois quem me deu o aqua onde ele está apenas alimentava os peixes para que eles sobrevivessem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal estou indecisoentre água pingo doce ou turfa da sera. O que acham?

 

Vou ter de arranjar teste de amónia certo?

 

Como devo fazer em relação à alimentação dos CRS? Um stick para cada?

 

Qual é a melhor proporção 1 macho 3 fêmeas ou 2 machos e 3 fêmeas?

 

Cumps

Editado por JPoriginal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação à água,conforme te disse anteriormente optava pela engarrafada,consegues sempre ajustar o ph da mesma apenas juntando alguma da torneira antes de entrar no aquário e assim nunca vais ter flutuações de ph no aquário quando quiseres fazer reposições ou mesmo trocas de água.

 

Se usares turfa no filtro apenas te vai baixar o ph depois da água estar no aquário e com isto vais fazer que aja flutuações.O ph vai subir com a entrada da água da torneira e depois vai baixar com a turfa no filtro.

 

Tens que ver que não queres apenas baixar o ph,mas sim manter o ph baixo e estável.

Tens que ver que estamos a falar de camarões e não de peixes,são mais sensíveis a flutuações de parâmetros.

 

Eu por exemplo,tenho vários aquário com um total de +- 500 litros de água e uso água engarrafada com alguma da torneira à mistura.

Consigo sempre ajustar o ph tanto para os neocaridinas como para os caridinas.

 

Já dei a minha opinião,mas a decisão é tua claro.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David vou então pela engarrafada tens alguma proporção que uses e a agua fique a 6.6 ou perto?

 

Se ajuadar a água aquia de casa sai a 7.4 e a agua que iria comprar seria pingo doce que tem 4.8 ou deveria comprar uma com ph mais próximo do que eu quero ter ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que é mesmo a melhor opção.

 

Olha a água daqui é igual,tem o mesmo valor de ph,mas eu uso a água do Minipreço que é a de Penacova (PH 5.3) e normalmente tiro à volta de 1,5l para outro garrafão vazio e acrescento esse 1,5l com água da rede.no outro 1,5 acrescento um pouco +- a olho.

Isto para ficar com um ph de +- 6.0/6.2

 

Se usares água do pingo doce deves acrescentar mais um pouco,talvez à volta de 2 Litros.

 

Ah e quanto à outra tua pergunta,seria melhor 1 macho e 3 fêmeas,pois 1 macho consegue fazer o trabalho todo com as 3 fêmeas. :)

O mais dificil é conseguires comprar só 1 macho e 3 Fêmeas,pois normalmente o pessoal vende aos casais ou no máximo 2 fêmeas por cada macho.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser mais ou menos isso,mas podes por exemplo experimentar misturar meio garrafão do pingo doce,meio da torneira e medir o ph para veres como fica.

Se ficar como pretendes,depois é fazeres sempre as mesmas quantidades da mistura de águas.

 

Mas olha outra coisa que não deves fazer nesse aquário de pouca litragem é tpas de 5 litros,mais vale fazeres mais vezes e de +- 2 ou 3 litros.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então farei tpa de 2l no máximo.

 

Outra questão, alimentação como devo fazer? Quanto de devo dar um stick por camarão?

Eu uso sera shrimps natural.

 

Cumps

Editado por JPoriginal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à comida,1 stick por camarão é muito.Talvez 1 stick por 3 camarões.

Esses sticks da sera incham muito quando estão em dentro de água.

 

Mais vale comida a menos do que em excesso.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.