1º aquário - A Place to Start


Luis Vicente

Recommended Posts

Boa tarde,

Embora já me tenha registado no forum à cerca de 1 ano nunca me apresentei.

Aproveito agora este tópico para isso e para mostrar o meu primiro aquário, tipico de um iniciante, ainda com muitos erros e pouco material/orçamento.


Sou o Luís Vicente, de Lisboa e iniciei-me com a ajuda de um grande amigo e também da Aquaeden a quem agradeço toda a ajuda!


O aquário de 63lt da Aquatlantis trazia um barra led de, salvo erro, 10w e foi montado a 21/12/2014.

Para Hardscape comprei 2 troncos red moor a conselho do Rui (Aquaeden) mas acabei por apenas colocar 1 porque me pareceu demasiado apertado (erro crasso sobrepor-me à vasta experiência do Rui) e porque a luz era pouca e iluminava mal os cantos.

Ainda para mais a madeira acabou a flutuar...

Além do mais ensaiei uma praia num dos cantos que com o remexer dos invertebrados está sempre cheia de substrato.


Tudo isso influenciou a fraca estética do aquário. Mas vamos ao setup e às fotos.



Setup atual:

Aquário - Aquatlantis 60×30×35 cm

Iluminação - Calha Aquaeden 2x48W PLL (2x1750 Lm) 6500K (UPGRADE)

Filtro - Eheim Classic 2213

Termostato - Eheim Jäger 75W - 23/24ºC

CO2 - Kit Aquaeden - 3bps


Hardscape:

Red Moor Wood

Dragon Stone

Substrato Amazonia


Flora:

Pogostemon Erectus

Ludwigia Repens Rubin

Bacopa

Pogostemon Helferi

Alternanthera reineckii 'Mini'

Hydrocotyle verticillata

Anubia Sp. "Petite"

Cryptocoryne beckettii 'Petchii'

Eleocharis sp mini

Eleocharis Parvula

Weeping Moss


Fauna:

1 Otocinclus Affinis (tive 2 perdas)

10 Paracheirodon Simulans

6 Iriatherina Werneri

1 Crossocheilus Siamensis (tive 1 perda)

5 Caridina Japonica M

2 Caridina Cantonensis var. Crystal Red grade A

NA (+ de 30) Neocaridina Orange


Fotos:

IMG_20150815_161230_zpsgpzkbqip.jpg



IMG_20150815_161245_zpsnlfgqzpv.jpg



IMG_20150815_161325_zpsndncmpz0.jpg



A próxima aquisição é um Kit de CO2 da Aquaden que já está encomendado!


Para aproveitar o CO2 e a nova calha estou a pensar em adicionar umas plantas de meio plano, nomeadamente Pogostemon Helferi e Alternanthera reineckii 'Mini' para que a transição entre tapete e plantas de caule fique mais suave.


Também gostava de mudar um pouco o hardscape sem desmanchar o aquário. neste momento estou a pensar retirar a praia (tirar a areia que for possivel e a pedra) mas não sei bem que mais posso fazer, talvez adicionar mais um ou outro red moor mais comprido para dar profundidade?


Obrigado pelo vosso tempo. Criticas e Sugestões são muito bem vindas!

Editado por Luis Vicente
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Para primeira montagem,está mais que bom.

O kit de CO2 será de facto uma boa aquisição; não de esqueças de aquirir um drop checker.

 

Falas numa praia, mas não a vejo.

Eu também gosto e já tive, mas pode haver tendência a acumular gases tóxicos se não for mexida de vez em quando.

 

Falaste apenas num substrato.

Mas suponho que tenhas outro por cima, ou estou errado e o Amazonia é um completo?

 

Há cerca de uma semana ía para comprar uns Simulans, mas já não havia.

Serão a minha próxima aquisição.

 

Cumps.

 

José

Ah!

Dá uma olhadela à Staurogyne Repens.

E também à Criptocorine wendtii brown

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo e deixa me que te digo que para primeira montagem até esta bastante porreiro. Tens aí potencial

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado pelo feedback!!

Olá Luís,

 

Para primeira montagem,está mais que bom.

O kit de CO2 será de facto uma boa aquisição; não de esqueças de aquirir um drop checker.

 

Falas numa praia, mas não a vejo.

Eu também gosto e já tive, mas pode haver tendência a acumular gases tóxicos se não for mexida de vez em quando.

 

Falaste apenas num substrato.

Mas suponho que tenhas outro por cima, ou estou errado e o Amazonia é um completo?

 

Há cerca de uma semana ía para comprar uns Simulans, mas já não havia.

Serão a minha próxima aquisição.

 

Cumps.

 

José

Ah!

Dá uma olhadela à Staurogyne Repens.

E também à Criptocorine wendtii brown

Obrigado Bringer, de facto estou ansioso pelo co2 para ver se o tapete agarra e se consigo fazer algumas moitas!

 

A praia esta no canto direito posterior mas não se vê porque foi mal concretizado e as caridinas em pouco tempo a tapam com substrato (as fotos foram tiradas antes da manutenção semanal).

 

Tenho apenas o substrato Amazónia, cerca de 9kg.

 

Obrigado pelas sugestões. A crypto é a que tenho nos dois lados do tronco (2 pés). Mas vou considerar a staurogyne repens !

 

Enviado do meu Nexus 4 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então tiveste de esperar muito tempo antes de colocar vivos, porque esse substrato liberta muita amónia, correcto?

Eu no meu aquário optei por um "dry start" porque tive receio que as minhas plantas de tapete se começassem a soltar se colocasse a água toda de imediato.

Mesmo assim às vezes lá aparece uma a flutuar. Mas suponho que é mais por culpa dos peixes.

 

É natural que a areia afunde num granulado com mais espaço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Então tiveste de esperar muito tempo antes de colocar vivos, porque esse substrato liberta muita amónia, correcto?

Eu no meu aquário optei por um "dry start" porque tive receio que as minhas plantas de tapete se começassem a soltar se colocasse a água toda de imediato.

Mesmo assim às vezes lá aparece uma a flutuar. Mas suponho que é mais por culpa dos peixes.

 

É natural que a areia afunde num granulado com mais espaço

Olha sobre o substrato libertar muita amónia...não sabia . Mas levei 3 semanas a colocar os primeiros peixes pois consegui colocar água de um aquário de um amigo o que acelerou a ciclagem!

 

Quanto ao tapete apenas o comprei já com o aquário com cerca de 5/6 meses e após fazer o upgrade da iluminação pelo que a questão não se colocou!

 

Enviado do meu Nexus 4 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Actualização do tópico!

 

Ontem fui buscar o kit co2 à aquaeden e aproveitei para discutir as ideias para a remodelação do aquário com o Rui que mais uma vez me deu uma grande ajuda.

 

Chegado a casa retirei o tapete (Eleocharis Parvula), removi a praia (toda a areia e a pedra que estavam no canto direito) e voltei a nivelar o substrato.

Depois coloquei as duas plantas de meio plano que tinha comprado anteriormente (Pogostemon Helferi e Alternanthera reineckii 'Mini') e recoloquei o tapete.
A ideia é dividir o aquário em zonas triangulares, com as plantas a definirem uma forma piramidal, conforme a imagem ilustra:
20150830-01-esquema_zpsj9xsg6uu.jpg
Agora vou deixar que as plantas crescam e se tornem mais compactas para depois começar a podar de acordo com o plano.
Adicionalmente conto colocar um pouco de musgo na parte mais saliente do tronco.
A medio prazo também tenciono trocar as plantas de folha mais larga como a Ludwigia repens rubin e a bocopa por outras mais finas e estreitas.
Por fim, deixo mais algumas fotos do estado da arte:
20150830-01_zpswuoxwpsa.jpg
20150830-03_zps07vaagcd.jpg
20150830-04_zpsrv9dtyba.jpg
O que acham do plano? Sugestões são muito bem vindas!!
Adicionalmente aproveito para deixar uma pergunta: Coloquei conforme as instruções do drop checker (BLAU) as 5gotas de reagente e 2ml de solução 4Kh mas parece-me que a cor do reagente está bastante escuro. Deveria colocar menos gotas de reagente para a mesma quanitdade de solução?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será ao contrário i.e. mais solução do que reagente?

 

Eu coloquei as 5gotas de reagente e 2ml de solução.

Estou a assumir que a cor mais intensa se deve ao excesso de reagente e não de solução mas... de facto não sei.

 

Alguém que já se tenha deparado com isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar estranho colocar mais reagente do que solução.

Para mim o lógico é o contrário.

 

Ou quando fazes o teste do PH, colocas mais reagente do que água?

 

Um drop checker nâo é mais do que um indicador de PH.

No entanto deve-se utilizar uma soluçâo 4kH e nâo a água do aquário, como escrito em algumas instruções

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

 

Atualização à muito merecida do tópico.

Desde o ultimo post introduzi mais algumas plantas e musgo weeping.

As plantas comprei ao colega do forum TAZ e estou muito satisfeito. Comprei Pogostemon erectus e Eleocharis sp mini para complementar as que já tinha dado que as minhas estavam em mau estado. E como bonus recebi uns pézinhos de Hydrocotyle verticillata e Rotala Bonsai :)

 

A semana passada comecei a fertilizar EI tendo comprado os sais e feito as soluções e estou bastante agradado.

 

 

As plantas de caule já começam a ter a forma de prisma que lhe quero dar, mas o tapete continua a não agarrar. vou aguardar mais umas semanas.

 

20151024-03_zpsm7oyhqd4.jpg

 

20151024-02_zpsxrqgdjrd.jpg

 

20151024-01_zpsydo5gzca.jpg
20151024-04_zpsfcuelxcb.jpg
20151024-05_zps3bwbikg7.jpg

 

 

20151024-06_zpscptuvsmu.jpg

 

 

O que acham?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luís, olha eu gosto mais assim como está, para primeira montagem está muito boa, tomara muita gente.

Agora deixando as plantas crescer vai ficar melhor ainda. Gosto do tronco, é porreiro.

Boas fotos também, gostei de ver as gambas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luís, olha eu gosto mais assim como está, para primeira montagem está muito boa, tomara muita gente.

Agora deixando as plantas crescer vai ficar melhor ainda. Gosto do tronco, é porreiro.

Boas fotos também, gostei de ver as gambas!

 

Obrigado pelo feedback! :)

 

Tá bonito carago!

Eu também tenho Paracheirodon simulans - pelo menos parece-me que são - e gosto.

 

Cumprimentos,

 

José

 

Sim José, são Paracheirodon simulans (cardume de 10) e tenho também 4 Iriatherinas Werneri (não são do mesmo biotopo mas o erro foi feito quando o conhecimento era pouco).

Um dos simulans perdeu totalmente a cor e está completamente branco, mas ainda assim pertence a familia. :P

 

Grandes cores, está top. Esse tapete pega, está só a armazenar energias para começar o sprint.

 

Tapatalking

 

As cores melhoraram agora com a nova fertilização. Quanto ao tapete, espero bem que tenhas razão! O sonho de qualquer aquascaper (e os wannabes como eu) é ter um tapete lustroso e o meu está dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Parabéns pelo o aquário, está muito bom e cheio de vida :smile2: .

Obrigado pelo comentário César! :)

 

Aproveito para perguntar, se alguém sabe, no caso da Eleocharis se a absorção de nutrientes é maioritariamente feita na raiz ou na folha?

É que as plantas de caule têm tido um crescimento bom, mas o tapete continua na mesma. Desconfio que o substrato está saturado embora a coluna de água tenha fertilizantes em abundância. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei as 5gotas de reagente e 2ml de solução.

Estou a assumir que a cor mais intensa se deve ao excesso de reagente e não de solução mas... de facto não sei

Alguém que já se tenha deparado com isto?

 

Estas a fazer bem, 2ml de solução(água 4dKH) e as gotas do reagente.

 

Obrigado pelo comentário César! :)

Aproveito para perguntar, se alguém sabe, no caso da Eleocharis se a absorção de nutrientes é maioritariamente feita na raiz ou na folha?

É que as plantas de caule têm tido um crescimento bom, mas o tapete continua na mesma. Desconfio que o substrato está saturado embora a coluna de água tenha fertilizantes em abundância. :S

As plantas normalmente conseguem absorver nutrientes de qualquer uma das formas e com Amazónia e as cápsulas que colocaste não me parece que o problema seja esse.Na minha humilde opinião e tendo já ouvido o mesmo de quem percebe bastante mais que eu, como já tive oportunidade de te dizer, o Co2 é muito importante para as plantas de tapete como a eleocharis e outras, aperta com o co2 e dá mais um pouco de tempo.

O resto está muito bom.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.