Manter a água cristalina


JMeNdEs

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Já me increvi neste forum a algum tempo quando tinha o meu aquário num setup de água fria, mas agora que mudei para um setup tropical com Barbos Cereja, Corys Panda e Comedores de Alga Siameses estou com algumas dúvidas.

 

O aquário é um Juwel 125 plantado. Tirei o filtro de série e instalei um JBL Cristalprofi e700 e já está montado à coisa de dois meses. Todas as semanas faço uma troca de 30% de água, e aspiro sempre o substrato quando o faço.

 

A minha questão é, como hei-de manter a água cristalina como vejo nalguns aquários da loja de aquariofilia que tenho na zona? A água do meu aquário parece ter sempre partículas finas de detritos a flutuar, apesar do filtro teoricamente superior. Para além do mais, parece que existem zonas do aquário que acumulam detritos no fundo, o que é especialmente problemático para os Corys que se alimentam do fundo.

 

Aqui deixo um esquema do aquário:

 

176129d1440165765-filter-maintenance-dia

 

1 - Filtro pequeno extra para agitar a superfície;

 

2 - Vareta de saída do filtro JBL;

 

3 - Intake to filtro JBL;

 

Zonas amarelas - Lugares onde se acumulam detritos.

 

Alguém me pode dar dicas para manter a água mais limpa? Agradecia muito, porque isto está-me a meter nervos, ahah.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece que estás a agitar a superfície com inclusão de bolhas de ar. Não podes agitar sem as bolhas de ar?

Já agora, acho que a flauta da JBL, desde que provoque uma ligeira ondulação é suficiente.

 

É provável que o filtro pequeno vá libertando algumas partículas.

Já pensaste colocar o filtro pequeno do lado esquerdo e mais para a frente?

A não ser que não gostes.

 

Eu também gosto de ver a água cristalina, mas na natureza não será tanto assim - claro que não devemos confundir partículas com poluição.

 

O meu aquário tem vidro extra claro e no entanto recentemente coloquei uma folha pequena de amendoeira da Índia.

A água poderá escurecer um pouco, mas quero lá saber.

O que me interessa é que os meus peixes e camarões se sintam bem.

 

Já agora, tens as matérias filtrantes colocadas na ordem correcta?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. :)

 

Vou tentar seguir os conselhos, mas as limitações de "hardware" podem meter-se pelo caminho, ahah.

 

Bringer, quando dizes para mudar a posição do filtro para a esquerda, é para mais perto da frente do aquário ou no mesmo canto onde já está? Eu vou tentar fazer isso, mas não sei se o fio é comprido o suficiente... Ah, e quanto à ordem das matérias filtrantes tive imenso cuidado ao montar o filtro, portanto tenho 99,999999% de certeza que montei tudo direito.

 

Quanto à vareta de saída nelsomdias, também não sei se a consigo mudar para a lateral, mas posso tentar. Digo isto porque os aquários Juwel têm dois buracos na parte de trás para meter tubagens, e colocar a vareta de saída na lateral significa manter a tampa do aquário aberta porque ela não foi pensada para colocar tubagens em mais nenhum sítio - e tendo eu caracóis Neritina que são peritos em fugas, manter a tampa aberta pode não ser o ideal. :)

 

Eis o que me refiro na imagem abaixo, aquelas aberturas na face posterior do aquário. Fazendo de conta que a mangueira da foto abaixo é a tubagem do filtro, torna-se impossível fechar depois a tampa - a não ser que me arme em maluco e abra um buraco na própria tampa, ahah.

 

IMG_0973.JPG

 

Eu vou tentar as sugestões amanhã e vou dando notícias. Entretanto vão dando dicas que eu ainda tenho muito para aprender, e nada melhor do que informar-me junto de quem sabe! ;)

Editado por JMeNdEs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou fazer doublepost mas é só mesmo para dar um update rápido das coisas:

 

Consegui mudar a vareta para o topo da face direita do aquário. Tive que reduzir o tamanho original da vareta para metade, tirando uma das peças, porque o conjunto das duas peças tinha para aí 40 e poucos cm de comprimento e o aquário só tem 36 cm de fundo. De imediato notei uma mudança tanto no fluxo de água como no comportamento dos peixes, porque os Barbos Cereja costumavam andar mais pelos cantos do aquário no meio das plantas, e mal mudei o layout fizeram cardume a começaram a andar no meio da zona livre central. :)

 

Agora a dúvida permanece quanto ao outro filtro mais pequeno, que tenho só mesmo porque "sim" (herdei-o de um aquário velho que tinha, e pensei "porque não usá-lo também?..."). Onde o ponho, no canto superior esquerdo à frente ou atrás? Ou outro lugar que não estes? Ou tiro-o por completo?! Quero mesmo manter um bom fluxo no aquário, especialmente para evitar as áreas "mortas" onde se estão a acumular detritos. Não quero que os meus Corys (ou qualquer um dos outros peixes) morram por causa de um substrato sujo... já basta um dos 6 Corys que comprei inicialmente que não se adaptou e morreu nesse mesmo dia - ou isso ou já vinha meio afanado, assim que o soltei no aquário ficou parado no mesmo sítio e pouco mais se mexeu, enquanto que os outros já andavam a explorar o novo espaço todos contentes, a focinhar por todo o lado. :( É que eles ainda por cima dormem sempre nas áreas onde se acumula mais "lixo"... enfim...

 

Bem, chega por agora, vão dando feedback que eu agradeço mesmo muito e estou ansioso por absorver conhecimento! :D

Editado por JMeNdEs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais