Consumo de termostatos.


AndrePeixoto

Recommended Posts

Bom dia.

Comprei um aquário em 2a mão que vinha com 2 termostatos de 300w cada.

A questão é que o aquário é de 126L o que mesmo só um de 300w pelas contas é demais, isto porque dizem que um de 150w é metade.

 

A minha dúvida é consumos... Posso estar errado.

 

Mas se um de 300w aquecer a resistência em metade do tempo que o de 150 vai subir a temperatura da água em metade do tempo e no fim acabam por consumir o mesmo ou estou errado ?

 

O único problema é que é mais brusco a aquecer a água que o de 150 e poderá fazer mal aos peixes ...

 

Aguardo respostas para aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bom dia

as sua contas estão certas , para a mesma quantidade de água o de 150W leva o dobro do tempo em relação ao de 300W e teóricamente terá um tempo de vida útil menor (pois para atingir a mesma temperatura estará mais tempo ligado).

há prós e contras dependendo do ponto de vista.

eu tenho dois de 300W e em vários anos nunca qualquer peixe sofreu nenhum acidente por esse motivo.

para os seus 125 litros de água qualquer opção será válida ou 1 de 150W ou 1 de 300W.

se já tem os de 300W, use-os

se não tivesse, de facto o de 150W chegava sem problemas

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

No seu caso, julgo que o Afonso focou o mais importante, no entanto há que ter em atenção que o que liga e desliga o termostato é o calor e não a temperatura, assim e no caso de aquarios mais pequenos o calor que o termostato liberta já desligado pode pôr em causa a estabilidade da temperatura:

Mesmo depois de desligar o termoestato ainda está mais quente que a água do aquário, esse calor, contiuará a aquecer a água que aquecerá mais do que deveria (e esse calor é porpocional á potência do termoestato). Julgo que nesta litragem não temos esse problema mas vamos esperar por outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais