Janela Submergida


F1982

Recommended Posts

AndrePeixoto:

Obrigado pelo teu comentário.

Tenho vindo a reduzir o CO2 desde que montei este setup. O sistema e a generalidade das plantas vinham do primeiro setup. Nesto momento, deparo-me com dificuldade em extinguir o CO2 aparecendo logo sinais de sofrimento na H. Zosterifolia. Mantenho por isso uma taxa baixa de CO2 (da ordem de 1b/s). Talvez volte a experimentar quando esta botija esvaziar (vejo relatos de quem as tenha sem CO2). Creio que poderá ser uma questão de tempo para se adaptarem.

 

brunofasoares:

A ideia foi mesmo essa de criar um blackwater para priveligiar a fauna. Estilos diferentes. Este para gostos mais naturalistas. Talvez tenha menos impacto à primeira vista, mas depois entranha-se :)

Editado por F1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brunofasoares:

A ideia foi mesmo essa de criar um blackwater para priveligiar a fauna. Estilos diferentes. Este para gostos mais naturalistas. Talvez tenha menos impacto à primeira vista, mas depois entranha-se :)

 

Eu adoro esse efeito. Tivesse eu ainda o meu aquário de 400 litros e faria com certeza um biótopo do Rio Negro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela actualização, está cada vez melhor, top!! Gosto muito do layout.

Também gosto dos dois aquários mais pequenos. Não há nada a referir.

A acompanhar.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por falar nos aquários pequenos…

No meio dos aquários em geral, encanta-me a beleza dos apistos, a variedade de formas e cores e o seu comportamento. Comecei com um casal de A. Cacatuoide no comunitário anterior. Foram várias as posturas, mas cedo deu para perceber que, com a presença de predadores, num comunitário muito dificilmente conseguiria ter sucesso na reprodução.

 

Criei então o primeiro aquário específico para tentar a primeira reprodução de apistos. Depois do sucesso no primeiro, seguiram-se mais dois com layouts diferentes, mas vários aspetos em comum. Procuro nestes aquários criar condições propícias para os peixes, num estilo natural. Tenho-os integrados na decoração do escritório.

 

São aquários simples de manter, com custos contidos (entre 50 e 100€, cada aquário completo), naturais, animados e a meio ver muito interessantes de observar.

 

Para possíveis interessados, deixo o resumo dos setup-tipo:

 

Aquários: 60x30x30 cm3 (x6mm): 54 litros. Tampas em acrílico (DIY)
Filtros: 1 Filtro de cascata, 1 filtro de esponja com bomba de ar, 1 filtro interno de esponja com motor interno. Três soluções diferentes, uma em cada aquário, para experimentar e tirar conclusões.
Termóstato: Aquecedor externo marca branca 100W. Mais um termómetro em cada aquário.
Substrato: Areia de sílica de filtro de piscina.
Iluminação: calha led low-cost e Zetlight Lancia ZP4000-590 Plant (aproveitadas de outro aquário). Todas com dimmers (low-cost) para moderação da luz.
Hardscape: Madeira Red Moor (vendida tratada em sacos, em 2 aquários), madeira recolhida na natureza (bem seca e limpa, num aquário). Procuro criar uma configuração natural e ao mesmo tempo abundante em esconderijos para conforto da fauna. Dois meios cocos com abertura junto à base (DIY) em cada aquário, para as posturas.
Outros: Folhas de carvalho, carvalho americano e plátano e pinhas de amieiro (colhidas por mim), renovadas regularmente.
Água: Visto a água da rede de abastecimento aqui na zona apresentar um pH elevado para estas espécies, tenho recorrido a água engarrafada (Marca Dia – Caldas de Penacova). TPA’s semanais de, em média, 1 garrafão de 5L em cada aquário (custo 0.40€/garrafão, poupados em condicionadores).
Flora: Sagittaria subulata, Echinodorus tenellus, Echinodorus tenellus green, Salvinia natans, Limnobium laevigatum, Musgos
Fauna: Em cada aquário, um casal de apistos, dois otos, 5 “dither fishes” (H. Amandae, N. Marginatus ou Neons Negros). A população muda assim que os alevins começam em natação livre.

 

Sugiro o estilo a quem se está a iniciar e quer evoluir. Muitas vezes não vale a pena complicar!

 

E um vídeo da primeira postura:

https://youtu.be/u8bPla3RH8E

Editado por F1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje, três dos Apistogramas Panduro, com 6 meses, experimentaram uma nova casa (após 2 meses de maturação).
Assim fica a atualização da Pequena-Janela Submergida III (54L):

 

foto7_zpsszgiy5jm.jpg

 

foto2_zpsftbz9tah.jpg

 

foto4_zpsdkegzzog.jpg

 

foto6_zpsip54odw5.jpg

 

foto5_zpsyfmuvutp.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uma atualização da Pequena-Janela Submergida II (54L), onde, para felicidade, ocorreu a primeira postura dos A. Hongsloi.

Alevins avistados em natação livre, pela primeira vez, na sexta-feira passada. Videos com 5 dias de natação livre.

 

O pai:

fotoj2_zpscsc0bmgg.jpg

 

A mãe e os filhos:

Editado por F1982
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Sugestões de melhoria!?!?!?

Pronto despacha isso cá para casa, melhorava aqui a minha sala!!

 

Isso está um must, tudo no ponto, fauna com ótimo aspecto, layout, tudo...nada a dizer.

 

A acompanhar, não deixes de actualizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas F1982

 

Tens ai um Layout espetacular,gostei muito,

também dos outros todos,muitos parabéns,

e o que dizer mais,já esta tudo dito.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No escritório cá de casa, a janela principal (120 l, no post anterior) está ladeada por 3 janelas mais pequenas (54 l) com ambiente mais controlado.

Assim fica o balanço do ano nessas "pequenas-janelas submergidas", com vídeos tirados hoje (só para quem gosta de apistos!).

 

Apistograma Hongsloi onde coabitam os pais e algumas crias (espalhadas no vídeo):

 

Apistograma Panduro F1 nascidos cá em casa este ano:

 

Apistograma Erythrura a ver se há postura:

Editado por F1982
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a conseguir ver os vídeos...

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera:
Os vídeos são estes:

Apistograma Hongsloi onde coabitam os pais e algumas crias (espalhadas no vídeo):
https://www.youtube.com/watch?v=t_2NY37eHw0&feature=youtu.be

 

Apistograma Panduro F1 nascidos cá em casa este ano:

https://www.youtube.com/watch?v=wtHYhw6CR2E&feature=youtu.be

 

Apistograma Erythrura a ver se há postura:

https://www.youtube.com/watch?v=nAG5VRKijGI&feature=youtu.be

Mas não se consegue mesmo ver? No meu browser aparecem embebidos no post...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, agora sim, no post anterior aqui do Tapatalk não consigo ver.

 

Bolas o primeiro vídeo, estavas com muita pressa, 10 segundos soube a pouco. Mas gostei de ver à mesma.

 

Os panduro também gostei de ver, têm quanto tempo em tua casa? Esses já mantive, a fêmea é muito bonita.

 

E os erythrura gostei imenso, lindos, mesmo top.

 

 

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

AndrePeixoto

Cheguei a ter neste aquário um fundo translúcido com luz (fita de leds) por trás. Está nas primeiras fotos deste aquário (ainda plantado).

É este efeito backlight que referes?

 

Agora, neste estilo de aquário, mais amazónico, com águas tingidas, gosto mais do fundo preto.

Destaca os peixes e parece-me mais natural!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Deixo a atualização da Janela Submergida.
Para quem gosta de um estilo mais natural e amazónico.
sem CO2... sem pedras... sem acessórios... sem plásticos... sem coloridos... sem adornos... sem misturas...
com plantas... com madeira... com folhas... com peixes!
Não vale a pena complicar para apreciar o que de mais belo tem a natureza.
Gostam do estilo? Comentários e sugestões?
 

19_zpstiwxhype.jpg

2_zps3jiv4bqd.jpg

10_zpsywpxw3mu.jpg

17_zpsurh4dxbf.jpg

16_zpsrtmbos4m.jpg

11_zpsn9pajkzt.jpg

8_zpsgchhnrys.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito sim senhor!
Gosto bastante deste tipo de montagem.

Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Muito bom, super natural e simples o que o torna mais bonito ainda! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.