L134 Peckoltia Compta


Tiago Ralha

Recommended Posts

Aqui vai o relato de mais uma experiência na reprodução (ou tentativa!) de uma espécie bem interessante de Loricarídeo.

L134 PECKOLTIA COMPTA

Aquário: 79cm © x 39cm (l) x 30cm (a)
Aquecimento: Eheim Jäger 75W
Filtragem: Eheim 2213 440L/H (c/ power diffusor na saída)

Fauna: 6 exemplares não sexados (1 x F0 + 5 x F1)

Parâmetros medidos:
Temperatura: 28ºC
pH: 7,0

24pvtvl.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aquário que recebe luz natural indirecta, sendo que a calha de iluminação existente serve apenas para ajudar nos trabalhos de limpeza, para dar comida e tirar fotos :smile2:

...mas as fotos não têm saído grande coisa!!!

1xysdt.jpg

15me6va.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me dera poder ajudar mas meu conhecimento é tão primitivo que nem me permite opinar , só observar hahaha .

 

Visto a finalidade do projecto não achas que precisas de mais umas tocas?

:) toda a opinião conta :)

 

Neste momento tenho 3 tocas, mas amanhã chegam mais umas quantas com dimensões mais reduzidas...adequadas a esta espécie.

 

Há quem diga que não deve existir uma grande oferta de tocas, para que exista uma disputa pela melhor, induzindo assim ao acasalamento. Mas acho que a maioria dos aquariofilistas que tenta a reprodução de loricarideos opta por uma boa diversidade de tocas...como opção de escolha :)

 

São mesmo muito lindos!!!!

Agora só faltam uns minorcas!!!!☺

Obrigado :)

Os minorcas ainda vão demorar, pois estes exemplares ainda não são adultos. O que dificulta a sua sexagem!

Editado por TTiago
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medido mais um parâmetro:

GH (dureza total) = 7 dH

O que indicia uma água macia, e supostamente uma baixa condutividade, um dos factores mais importantes para a reprodução desta espécie.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas TTiago, ja aprendi alguma coisa com esse post, definição de F's (F0, F1 e afins).

Agora por falar de locatários, podes dizer-me se eles fazem a troca de pele/escamas ou assim? Tenho ancintrus e ele anda a perdr pele como as cabras, devo preocupar?

 

Enviado do meu SM-T110 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Yuni, os ancistrus não perdem as escamas como as cobras mudam de pele, esse relato é muito estranho. Não terá sido o resultado da agressão de um macho dominante ou de um outro peixe que tenhas no aquário?! Viste alguma coisa do género?! Diz-me de que tamanho é o teu aquário e que peixes tens (incluindo a quantidade de cada espécie)...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não , ele é o dominante o ancistrus mais antigo que tenho o maior do aquário dentro da sua espécie .

O aquário é um panorâmico de q

100"45"50.

Tenho 4 Apistogrammas Hongsloi, cardume de 10 unidades de néons negros e nariz de bêbados e ancistrus 6 unidades , sendo que o que está com o problema foi o primeiro a entrar juntamente com outro que entretanto desapareceu sem nunca ter visto o cadáver , também entraram pequenos num aquário que na altura estava repleto de folhas pelo substrato e pouca luz acabei por o perder de vista . entretanto anda um otocinclo perdido pelo aquário , entraram em cardume e hoje só conto um sem nunca ter visto os mesmo cadáveres , na mesma altura. Se o encontrar tento tirar uma foto na melhor perspetiva possível para possível análise.

 

afinal vídeo fica mais fácil, esttanho que aquele ancistrus está a ficar castanho enquanto que os outros mais pequeno estão pretos .

https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s

Nota: aparece aí uns Apistogrammas com caído roidas de uma perseguição de um macho macmasteri, posso fazer alguma coisa em relação a isso ?

 

Obrigado

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o tamanho do aquário e as espécies não são factores adversos.

 

Todos os ancistrus aparentam estar de perfeita saúde, não têm sequer barbatanas roídas (o que afasta a hipótese de agressão de outras espécies) e parecem bem alimentados (pela dimensão da zona da barriga).

 

Não consigo perceber a razão do problema, mas também não parece afectar o peixe. Pode ser que com o passar do tempo a situações se resolva.

 

Quanto aos que desaparecem, é normal acontecer com peixes tão pequenos...muitas vezes são comidos pouco tempo após morrerem, o que não dá sequer para percebermos que morreram! No entanto, vê atrás do aquário, não vá terem saltado ;)


O maior parece ser macho, pelo menos já apresenta sinal de crescimento dos barbilhos na zona da boca/cabeça. Os restantes ainda são muito pequenos para sexar ;)

Editado por TTiago
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago, às barbatanas roidas eram dos Apistogrammas e pelo que li aquilo volta ao lugar com calma e tempo.

 

O maior trata se realmente de um macho tenho mais dois da mesma criação num outro aquario e nao está assim tão grande , também parece que são fêmeas, os mais pequenos entraram depois , pois tive parado e ao reativar as coisas teve que ser com calma . Aparentemente o que descrevi no comentário realmente nao se verificou no vídeo, semanas antes notava-se mais, como disseste as coisas vão se compor com o tempo. chega do meu offtopic, como andam os meninos aí já que a essa altura já chegaram mais tocas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem problema Yuny, estes posts servem precisamente para isto...troca de experiências ;)

 

As tocas já chegaram e já estão nos aquários, e já foram estreadas :)

Colocarei fotos durante este fds!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as novas tocas :) feitas à medida pretendida.

Comprimento: 13cm
Largura: entre 3 e 3,5cm
Altura: entre 2 e 2,5cm

Feitas em barro (cor original)

2e4yno7.jpg

2cxuntt.jpg

Das 6 unidades coloquei 4 (as restantes foram à experiência para o aquário dos L201).
Não tardou e 2 foram logo ocupadas :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Tocas são muito lindas.

Já eu, vou optar por côcôs:-P

Eu prefiro ver os côcos no aquário, no entanto, e para as espécies que tenho, resulta melhor as tocas para a reprodução.

Para os ancistrus os côcos resultam muito bem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico interessante...

 

Tenta aplicar aí a lei de Darwin.

Como dizes e bem se não houver tocar para todos vai haver cadeira quente e só os melhores e mãos fortes se vão afirmar e se acasalarem deram com os genes mais aperfeiçoados nas características da espécie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André!

 

Neste momento tenho disponíveis muitas tocas, as mais antigas eram mais altas e largas e optei por estas com dimensões mais reduzidas...o que é certo é que todas as tocas novas estão agora ocupadas. Estou a ponderar tirar as de maiores dimensões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...