Eu e o meu Aquário (Algumas Dúvidas)


mariolopes

Recommended Posts

Olá a todos os membros,

 

Antes de mais uma breve apresentação:

Chamo-me Mário Lopes, tenho 29 anos e vivo na Bélgica e, apesar de sempre ter gostado de peixes (na brasa), esta é a minha primeira experiência no mundo da aquariofilia. Descobri o fórum hoje, enquanto pesquisava no Google sítios onde esclarecer as minhas dúvidas, pois não conheço ninguém por perto que tenha conhecimento sobre o tema.

 

Há um mês atrás comprei um Biorb Flow 30l com o kit para água tropical e filtro da marca (que já vem no package), e depois de ter feito o ciclo da água e de todos os valores se encontrarem estáveis e aceitáveis procedi então à compra dos peixinhos. Neste momento possuo 6 neons e 2 barbos da sumatra (tigres). A vegetação é artificial mas, tenho a intenção de um dia iniciar-me na flora orgânica.

 

Ficam imagens do aspecto geral da coisa:

 

OA7M6k.jpg

 

xmjatT.jpg

 

MqGCoQ.jpg

 

QHcUxR.jpg

 

Tenho algumas questões que, caso mas souberem responder, serão de grande utilidade:

 

1 - Tenho demasiados peixes para um aquário de 30l?

2 - Pelo que li, os barbos, tal como os neons deveriam estar em grupo, mas, estou reticente em adicionar mais peixes. Há problema em serem só dois, ou "abdico" de alguns neons (sao 6 no total) e equilibro o número de barbos com neons (3 de cada por exemplo?!).

3 - Estas duas espécies dão-se bem juntas?

4 - Na eventualidade de poder adicionar mais um ou outro peixe (caso achem que o habitáculo não ficaria super povoado), que espécies me aconselham (tendo em conta os neons e os barbos)?

 

Muito obrigado pelo vosso tempo. Este fórum é só qualquer coisa de espectacular para pessoas que como eu, percebem 0 do assunto. Bem haja a todos!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Acho que para o tamanho do aquário está bem, e desde que o filtro cumpra a sua função.

Estive a pesquisar e para o preço que custa esse aquário, é bom que cumpra.

O layout é muito agradável, sendo que as plantas naturais oferecem a vantagem de absorver por exemplo nitratos em excesso.

Depois logo vês.

Não te esqueças das TPAs para que a água esteja sempre em boas condições.

Aconselho-te a comprar um temporizador, para que a luz seja ligada e desligada a horas certas.

É bom para os peixes e para a carteira.

Essa luz tem opções de intensidade?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bringer, obrigado pelo feedback. Para este aquário TPA´s a cada 15 dias será suficiente? E caso compre o temporizador, quantas horas diárias de luz artificial serão aconselhadas? Também tenho esta opcao que emula um ciclo de luz diário mas é dispendioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

 

Acho que algo entre 8 e 10 horas por dia, com uma pausa de umas duas horas por volta das 13h00, está bom.

Por exempo: luz das 8h00 às 13h00 / luz desligada / luz das 15h00 às 19h00.

 

As TPAs dependem do que se tenha e também não sei qual a qualidade desse filtro, mas é melhor todas as semanas, podendo mesmo existir uma intermédia de menor volume.

Eu tenho um aquário que deve de ter uns 65 litros reais.

Como opção mudo uns 10 a 15 litros de água durante a semana, conforme vejo o estado desta, e ao fim-de-semana sou capaz de mudar uns 15 ou 20.

Mas isto sou eu.

 

Eu aconselhava-te uma TPA de uns 10% a meio da semana e uma de 30% ao fim de semana. Claro que o fim-de-semana é exemplificativo, visto que é quando o pessoal tem mais tempo :)

 

Cumps,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpas ajusta ao nivel de nitratos acumulados. Tenta manter isso abaixo dos 25/30ppm.

 

Quanto à luz sem plantas naturais quanto menos horas melhor para evitar algas. No máximo em aquas sem plantas uso 4 a 5h e pouca luz. Com plantas naturais uso 6 a 8h mas sem intervalos.

 

A fauna não precisa de luz no aqua nós é que gostamos de ver o aqua iluminado e as plantas essas sim precisam da luz para a fotossíntese e absorver os nutrientes precisando também de fertilização adequada ao tipo e quantidade de plantas e luz usada.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos pessoal.

 

Um camarão red cherry sobreviveria com 6 Neons e dois Barbos da Sumatra? E teria alguma utilidade na limpeza do fundo? Já li algures que convinha ter plantas naturais para o bem da longevidade do camarão, e como não as tenho não sei se o deva adquirir...

 

Cumprimentos!!

 

Enviado do meu C6603 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá S.S.,

 

Não tendo ele plantas e ainda por cima com camarões, não achas que seria melhor limitar os nitratos a um valor máximo de 20ppm, sendo talvez 10 ou 15ppm valores ideais?

Sei que, dependendo dos casos, os nitratos não são tão maus como se pinta, mas mesmo assim...

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto ao ser caríssimo, é relativo. Depende das possibilidades de cada um. Gostei da peça como objecto de design e, agora que a tenho quero proporcionar um ecossistema equilibrado aos seus habitantes. É sim, sei que pelo mesmo preço poderia ter comprado um tanque para um porradão de litros mas não era esse o objectivo...

 

Cumprimentos.

 

Enviado do meu C6603 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um comunitário de 30 litros e para não estarmos condenados a adicionarmos meia dúzia de peixes o ideal é sempre colocar micro peixes tipo rasboras mosquitos.

 

com 30 litros consegues colocar 20 peixes sem o menor problema e ainda podes acionar outras espécies tipo corydoras habrosus e se quiseres os tais red cherry. Pesquisa espécies de micropeixes e vês que ainda existe uma grande variedade.

 

O que me parece mesmo fora de questão é ter barbos tigre. São peixes que precisam de viver em grupo e crescem bastante tendo em conta o tamanho do aquário.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente o que o André quer dizer é que provavelmente irás ter o televisor ligado à noite, se calhar alguma luz, e os peixes precisam de descansar.

A preocupação do André é que os peixes sejam vistos como seres dos quais temos de tratar e não apenas como algo para disfrutarmos.

 

Bem, certo é que não deveríamos de ter aquários nem gaiolas. :)

 

Não te esqueças de que a água transmite o som várias vezes com mais eficácia que o ar.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto José, estou esclarecido :) Irei tomar esse conselho em consideração e da próxima vez que fizer uma tpa, mudá-lo de sítio.

Na verdade, quando comprei o aquário fi-lo porque o achei bonito e só não trouxe logo peixes porque o senhor da loja não me deixou, tal era a minha ignorância acerca do assunto... Mas à medida que me interesso começo a preocupar-me mais com o bem-estar dos peixes, que por muito bonitos e passíveis de serem contemplados que sejam, não deixam de ser seres-vivos merecedores do nosso respeito.

 

Cumprimentos!

 

Enviado do meu C6603 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz não inside directamente no aquário pois estão lado a lado.

Mas o som será um problema. Eu tentaria colocar o aquário em outro sítio ou mais fácil arranjar um sistema se som de modo a que o som não saísse logo aí na TV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.