Into the Labyrinth


sergioveterano

Recommended Posts

Data de Montagem 25-7-2015
Aquário 90x40x60 / 216l brutos
Iluminação 2x 34w zetlight lancia zp400 (8h) + 3xT5 HO 39 w (6h)
Filtragem ehiem professional 2 2222 + ehiem professional 3 2071
Aquecimento Hydor ETH 300 (24 °C)
Outros equipamentos eheim skimmer, bomba de circulação com venturi (só liga de noite), filtro UV 36w
Hardscape basaltos, troncos
Substrato Tropica aquarium soil, ADA aqua soil Amazonia , ADA Colorado Sand
Fertilização EI (adaptado diariamente) + CO2 pressurizado com reactor interno
Fauna Caridina multidentata, Aplocheilichthys normani
Flora Anubia barteri var. Petite, Aponogeton crispus "Red", Bolbitis eudelotii, Cryptocoryne beckettii "Petchii", Cryptocoryne bullosa, Eleocharis accicularis "mini", Eleocharis sp, Hemianthus callictricoides, Hydrocotyle verticillata, Hygrophila pinnatifida, Ludwigia arcuata, Pogostemon erectus, Rotala sp. green, Rotala rotundifolia, Staurogyne repens, Txiphyllum "Spiky"

 

 

23 dias depois da montagem

15agosto_800_zpsb36jih5d.jpg

 

Futuramente colocarei o step by step deste aquário.

Editado por sergioveterano
  • Votar + 5

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

muito boa montagem, gostava de ver mais fotos, pode ser?

 

os 60 cm são de altura ou de profundidade?

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta às lides ativas do fórum e logo com uma bela montagem.

Gosto muito, cheio de pormenores. Queremos mais!!!!!

Pela foto parece mesmo 60cm de profundidade.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se tens luz suficiente.... :)

interessante montagem e configuração, os pipes são inox?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante mesmo! Quem me dera ter jeitinho e disponibilidad€ pra algo assim Ahah

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Foi algum investimento sim, não é um hobby que sai barato, mas foi feito com tempo e sem pressas.

 

 

boas,

 

muito boa montagem, gostava de ver mais fotos, pode ser?

 

os 60 cm são de altura ou de profundidade?

 

abraço,

60 de profundidade, assim que tiver algum tempo completo o post.

 

Bem vindo de volta às lides ativas do fórum e logo com uma bela montagem.

Gosto muito, cheio de pormenores. Queremos mais!!!!!

Pela foto parece mesmo 60cm de profundidade.

Obrigado, o bichinho fica cá sempre, ter de gerir o tempo às vezes é que o adormece.

 

Uau, parece estar fantástico, fico a aguardar mais fotos :) :smile:

Obrigado Rodrigo, irei colocar assim que tiver tempo. Ainda me falta completar o layout com uma planta a vista frontal ainda está muito longe do que idealizei, esta vista tal como ele está é a que me dá mais prazer olhar.

 

Boas, não sei se tens luz suficiente.... :)

interessante montagem e configuração, os pipes são inox?

Cumprimentos

Sim Tiago são de inox, a ideia era não ter nada dentro do aquário apenas estes tubos. O tronco que faz o arco cria muita sombra por isso coloquei as t5 raramente ligo as 3, por norma só está uma de 6500K.

 

 

Neste momento, e depois de bom desenvolviento inicial, tenho um desiquilibrio que ainda não consegui solucionar. As plantas pararam um pouco, especialmente a HC, já a podei e depois disso está a demorar a recuperar. Entretanto mudei os fertilizantes para seachem.

 

De frente

15agostofrente_zpspnxapujn.jpg

Editado por sergioveterano
  • Votar + 5

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito e muito bem conseguido este layout. Tópico a seguir com certeza.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um layout muito bem conseguido, muito harmonioso. A crypto ao fundo do "vale" faz-me alguma confusão mas pode ser que com o crescimento mudo não sei. Optaria por umas plantas de caule avermelhadas em segundo plano, atrás da moita de Rotala sp. green :)

Vai atualizando estou a adorar o aquário :)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou colocar essa planta era essa a minha ideia, mas a planta em questão está difícil de conseguir é a Ludwigia arcuara, eu tenho uns pés que estou cortar e a replantar mas dessa forma vou demorar mais tempo e o vermelho também não o consigo assim. A Cryptocoryne estava à espera que ela fizesse o meltdown inicial mas não fez e está assim meio deslocada, se ficar mais compacta poderá ficar melhor.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60cm de profundidade fica brutal...cada vez mais gosto de aquário desproporcionais, permitem tanto mais detalhe.

Eu no meu tive que para o fazer mas não tive coragem...acabou por ficar só com 50cm P * 40cm A.

Parabéns!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas estive a ver o teu set up e o que significa 2x 34w zetlight lancia zp400 (8h) + 3xT5 HO 39 w (6h)?

Já agora caso possas dizer o preço que deste pela iluminação agradeço nem que seja por mp e já agora onde arranjaste.

 

Esta uma belíssima obra de arte deixa-me que te diga! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Significa que o Sérgio tem a iluminação ligada durante 8h. Nessas 8h tem 2X34w sempre ligadas e durante 6h 3x39w + 2*34w, ou seja 185w.
um exemplo hipotético, quer pode n ser o que o Sérgio usa:
Das 14-15h : 2X34w
Das 15-21h : 2X34w + 3X39w
Das 21-22h : 2X34w

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástica montagem, adorei mesmo. Belo layout!

Muito interessante teres 60cm de profundidade, dá pano para mangas. A acompanhar de certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como fauna (refiro-me só aos peixes) vais so manter essa espécie, Aplocheilichthys normani?

Achas que conseguirias reprodução desta mesmo?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,
Tens uma bela área para trabalhar, sem dúvida. Tens de saber aproveitar bem essa profundidade para ganhar profundidade no layout. Mantém as moitas densas e com proporções que vais começar a perceber que são as mais indicadas para dar aquele toque especial. A crypto é uma incógnita, mas vou aguardar para ver o que vai dar.
Até ver, tens um projeto digno de se acompanhar, muito bom!

 

Abraço,
André

Editado por JANF
  • Votar + 1

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva, já passou um mês desde a última foto, já se nota bastante o desenvolvimento das plantas, a Ludwigia arcuata já se começa a notar mas no geral ainda existe muito para desenvolver neste aquário. Também se nota bastante o aparecimento de algas staghorn e green spot sobretudo nas pedras o que nas pedras pequenas é uma chatice limpar. As staghorn acho que estão a regredir, e noto isto porque se desprendem com mais facilidade. Entretanto os lampeye já andaram a reproduzir-se, não tenho qualquer cuidado especial com eles, mas adiei a ideia de introduzir os tetras imperadores, não sei se é a melhor escolha, vai ser uma limpeza. Talvez opte por uma espécie mais pacífica.

 

Alguns precalços:

O skimmer da eheim agora só o coloco a funcionar por períodos curtos e apenas quando estou em casa, depois infelizmente ter encontrado alguns peixes e camarões lá dentro, no caso dos camarões não houve problema. Ainda tentei usar uma rede mas perde muito rendimento.

Seachem Excel - andei a testar isto! O meu veredito é que não vejo vantagem em usar este produto, pode ajudar a baixar as algas, mas também compromete bastante o crescimento das plantas que é no fundo a melhor forma de as manter sob controlo. As primeiras a sentir o efeito foram os musgos isto porque obviamente são plantas com estruturas celulares menos desenvolvidas.

 

São minusculos, mas já tem o brilho azul. Adoro esta espécie.

 

15setembro3_zpssrg2supe.jpg

 

3/4 my favorite

15setembro2_zpspb5xks44.jpg

 

Frente

15setembro1_zpsd3zagzt6.jpg

 

Espero que gostem

SVet

  • Votar + 6

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio respeito a tua opinião relativamente ao Excel mas não vejo como isso pode acontecer.

O Excel é uma fonte de carbono em estado liquido, algo que as plantas dos nossos aquários necessitam como do "pão para a boca". Chega a ser um complemento à injeção de CO2

Sempre registei benefícios evidentes no seu uso.

Que notas nas plantas?

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Vasco a minha opinião é completamente impírica, apesar de na composição de ingredientes activos constar Polycycloglutaracetal uma forma menos reactiva de Glutaraldehyde. Glut é um biocida e um algicida, etc. o que à partida já deveria ser tido em conta ao usar o Excel. A Seachem faz bons produtos e a minha opinião vale o que vale, a marca não promove o Excel como algicida, aliás Polycycloglutaracetal tem a mesma composição elementar mas não as mesmas propriedades de Glutaraldehyde, promove apenas como uma fonte de carbóno orgânico alternativo/complementar. Já injecto CO2 por isso não preciso de usar os dois, é melhor manter as coisas simples às vezes.

 

No entanto há quem o use para reduzir as algas, mas segundo li temos que duplicar a dose recomendada. Na net existem imensos "pros" e "cons" sobre este assunto, neste momento e visto que o aquário é recente não pretendo criar desiquilíbrios, e visto que tenho as algas sob controlo não o vou usar tão cedo.

 

O que notei de imediato foram as Caridinas muito menos activas e juntas o que me fez redobrar a observação, felizmente não houve problemas com os camarões, nos musgos notei decomposição nos filoides e no geral a perderem a cor.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Seachem nunca poderia mencionar as características biocidas do Excel, pois teria de obter outro tipo de autorização.

Eu utilizo por vezes o Excel, mas em doses reduzidas e só por uma questão de prevenção.

Num aquário com uns 60 litros úteis, se calhar doseio uns 5 ml por semana, se tanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.