Trocas gasosas em aquários plantados


Zurk

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Nos aquários de água salgada a circulação na superfície é fundamental, para potenciar as trocas gasosas.

Segui esse pressuposto, e transpus para os plantados (sem ter lido nada sbr o assunto).

Levanta-se uma questão (um ponto contra), que são os salpicos originados por essa oscilação (tenho uma bomba perto da linha de água) que deixam as calhas cheias de marcas de calcário (pelo menos, assim parece).

Agora questiono: Será que a agitação na superfície, para plantados, é mesmo necessária?

Alguém tem opinião sbr isto?

Aproveito para colocar + 2 questões:

- Como retirar as marcas de calcário (na linha de égua) do vidro do aquário?

- Como retirar as marcas de calcário do acrilico (como referi, tenho as calhas de iluminação - Leds TMC - cheias de marcas de calcário, dos salpicos da água).

Obg

 

 

Pedro Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres o aquário sem água e sem peixes, se deitares vinagre ajuda bastante a tirar o calcário! Se tiveres o aquário montado humedece um pano e experimenta, não vai ser umas pingas que vai destruir o aquário! Podes também experimentar uma raspadeira daquelas para tirar algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado, Fábio.

Testei o 'truque' do vinagre e realmente funciona.

No vidro, sou capaz de experimentar uma lamina (outra 'receita' que me foi sugerida, por outro aquariofilo).

 

Em relação às correntes dentro do aquário, ainda não obtive qualquer resposta.

Recentemente vi a construção de uma aquascape, que resultava mto bem do ponto de vista estético, mas, criava uma série de pontos mortos. Àreas onde não é possível haver circulação de água e que, poderá a média prazo ser um problema (uma espécie de bomba relógio).

No entanto, temo que possa estar a transportar em demasia a experiência dos salgados, e na água doce, nomeadamente nos plantados, sejam 'pormenores sem a mínima importância' (como diria a Viviane dos 'Entre Aspas').

 

Peço a opinião dos 'aquascapistas' experimentados deste forum.

Das vossas experiências, o que acham disto das correntes dentro do aquário (eu uso uma Nanostream da Tunze, a 'meia altura' para criar corrente dentro do aquário e uma bomba da hagen, para agitar a superfície).

Venham esses contributos.

Obg

 

 

ZRK

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depende um pouco se estamos a falar de um plantado puro e com plantas que exigem uma concentração de CO2 maior do que o normal, e daí esses aquários terem peixes muito pequenos, ou de um aquário com plantas em que a concentração de CO2 é menor e permite ter outros e mais peixes.

 

No primeiro caso, a oscilação da superfície é quase nula, daí o frequente uso de lily pipes que promovem a circulação e pouco fazem oscilar a superfície; claro que depende a que distância da superfície colocas o bocal.

Já no segundo caso, poderás ter uma maior oscilação, mas que não deixará de ser ligeira, senão o CO2 desapareçe rápido demais.

 

A utilização de um indicador de CO2 (que não é mais do que um informador de PH), é um instrumento importante num aquário com plantas de média ou alta exigência. Não tanto por estas, mas para prevenirmos mortes.

 

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

convém sempre teres boa circulação de água + agitação na superfície do áqua para evitar a formação de uma película oleosa.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Obrigado A.Ferreira e Bringer.

Peixes: zero. Tenho alguns camarões e são ornamentais.

Tenho bastantes plantas. É um aquário + ao estilo holandês, com um toque de desorganização campestre.

Vou começar a dar algum look + fashion.

A.Ferreira, sim, para mim, não ter agitação de superfície e ter a película gordurosa, não é grande opção.

Bringer, o bocal da bomba que agita a superfície está bastante próximo desta.

A Tunze, essa está perto do fundo a apontar para cima, o que fomenta uma circulação da coluna de água de baixo para cima, uniformizando as temperaturas e química da água, por todo o aquário.

Medidos de CO2. Tive um, não me dei bem com aquilo, desisti. Não é o método ideal, mas não me estou a dar mal.

Obrigado pela vossa participação.

 

 

ZRK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais