Projecto aquário plantado 200L


taiko

Recommended Posts

Boas, estou para iniciar um projecto de aquário comunitário plantado de 200L.

Vou já aqui deixar o que planeio fazer e vou completando com o tempo. Gostava, desde já, que me ajudassem para ver o que posso ou não meter ou se o que já indiquei está em conflito com outra coisa.

 

Material:

Aquário: 100c x 40l x 50a (200L)

Termostato: Eheim 3615 125W
Filtro: Filtro Eheim externo 2215 620l/h
Iluminação: DIY estrutura metálica com 3m de fitas de LEDs brancos (SMD 5630, 60 leds/m, 6000-6500K cool white, 1680-1800 lm/m), 1m de vermelhos e 1m de azuis (SMD 5630, 60 leds/m, red/blue, 1200-1320 lm/m), totalizando entre 7400 a 8000 lumens.
Substrato: JBL Manado 15L + JBL Aquabasis Plus 5L
Hardscape: Troncos red moor.

 

Fauna:

- 5 corydora sterbai;
- 10 rasbora espei;
- 10 nariz de bêbado;
- 10 neon tetra;
- 10 rasbora galaxy;

- 5 caridina japonica;
- 2 neritinas.

 

Flora:

Plano de Fundo:
- Egeria Densa;*
- Ludwigia palustris;*
- Ludwigia repens 'Rubin';*
- Lindernia rotundifolia;
- Rotala rotundifolia.

Meio:
- Cryptocoryne x willisii;*
- Penthorum sedoides.

Troncos/rochas:
- Microsorum pteropus;*
- Anubia Nana.*

Tapete:
- Marsilea hirsuta.*

 

 

* Plantas que tenho.

 

Desde já, obrigado pela ajuda/sugestões. Quero ver o que vai sair daqui. Conto com a vossa ajuda, principalmente porque vai ser o meu primeiro aquário a sério, com plantas e substrato, e quero ver se isto fica um espectáculo. Adorava! :dance:

Editado por taiko
  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma ajuda/sugestões? Para além do que meti nas notas/dúvidas gostava que me dessem sugestões de mais plantas de fácil manutenção para meter no aquário, principalmente de plano de fundo.

 

Esta coisa dos aquários (plantados, principalmente) é gira. Gasta-se (rios de) dinheiro, mas é gira. :dance:

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos??

O co 2 é sempre bom, se puderes poupa para um pressurizado.

 

Poupa também para um filtro que esse é capaz de ser curto.

 

Edit: parece me também que o termostato não está bem dimensionando.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos??

O co 2 é sempre bom, se puderes poupa para um pressurizado.

 

Poupa também para um filtro que esse é capaz de ser curto.

 

Edit: parece me também que o termostato não está bem dimensionando.

Não tenho câmara agora. Mas vou arranjar para tirar. ;)

Mas por agora acho que não vale a pena porque ainda estou à espera das coisas para fazer a montagem. Quando começar começo a tirar fotos para mostrar a evolução.

O filtro é novo, comprei-o para este aquário, precisamente. Mas estou a passar-me com aquilo porque as instruções são muito manhosas para além de que me parece faltar material...

Mas curto como? Não tem potência suficiente?

Não percebi a cena do termostato.

 

Tens de ter mais de uma corydora.

Com o tamanho do aquário, eu considerava umas quatro.

 

Cumps.

 

José

Olha lá!

Não tens substrato fértil?

Sim, tenho (ou melhor, estou à espera). Esqueci-me foi de adicionar. JBL Manado 25L + JBL Aquabasis Plus 5L

 

Quantos às corydoras, a que aí está é a que tenho actualmente. Mas elas não limpam nada. lol

Prefiro investir noutros que façam melhor limpeza, como os camarões amano ou uns caracóis.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisavas de um termostato de 200 watts, 125 é pouco.

 

Se ainda conseguires trocar o filtro podias trocar por um com mais caudal. A falta de peças que falas é , como costuma ser normalmente, por causa de a ligação da spraybar e das torneiras? Se fôr, tens que cortar dois bocados da mangueira de cerca de um palmo para as torneiras e poucos cm para a spraybar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já vi um vídeo a mostrar isso. Mas devia vir nas instruções. Eles assumem que toda a gente sabe isso, mas nem toda a gente o sabe. É a primeira vez que compro um externo e fiquei a olhar para aquilo lol. Mas não percebo é o porquê de dizeres que tem que ser mais potente. Na caixa diz que é adequado. Aliás, perceber até percebo. Quanto mais caudal tiver melhor será a filtragem. Mas acho que me vou ficar por este, visto que o orçamento não estica. :P

 

Quanto ao termostato, lá diz que é para aquários entre 150 a 200L.

 

Resumindo, dizes que podiam ser melhor. Claro. Mas se chegar eu prefiro ficar mesmo com estes, porque comprar outros melhores significa mais investimento e pesa mais na conta da luz. (e diga-se que já a gastar imenso para o que esperava gastar e ainda me falta o principal, plantas, tronco e peixes lol.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata de a corydora limpar ou não.

É um bicho que não deve de estar sózinho.

Se não pensas em comprar pelo menos mais duas, mais vale venderes ou dares a quem já tenha mais da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me importo de compras mais 2 ou 3, se for o caso. Não é por aí. Mas ela até agora tem andado sozinha e não noto problemas. Depois vejo isso. Por agora, a prioridade é mesmo iniciar e ver mais umas plantitas (se bem que 5 espécies dá perfeitamente para iniciar). Mas com o tempo quero adicionar mais umas espécies.

 

E quais são os melhores caracóis para limpeza?

 

P.S: Já agora, o meu aquário é de tampa de vidro e tem, como é normal, umas aberturas atrás das tampas para passar fios. Será que os camarões/caracóis não se piram por aí? lol

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário aberto com tylomelanias, neritinas, clithons e planorbis.

Tirando os planorbis que são recentes, os outros tenho-os há seis meses.

Nunca fugiram.

Claro que antes de os introduzires no aquário tens de os informar que não podem saír. :o

 

Os planorbis limpam bem e reproduzem-se muito.

Os restantes vão limpando e não se reproduzem, a não ser em condições muito específicas, tais como água salobra.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os planorbis limpam bem? Já me disseram que viram uns vermelhos numa loja e disseram que não limpam grande coisa. Não sei. E reproduzem-se muito como? Não é como uma praga de caracóis, pois não? lool

Também vi agora o Neritina Natalensis (que já vi que também tens) e dizem que fazem uma grande limpeza, mas que se as condições da água não forem ideias tendem a fugir. (tenciono tentar tê-la ideal mas como sou novato... lol)

 

Mas bem, já aqui ficam umas sugestões. Vou esperar até o miúdo vir de Mafra para dar a opinião dele. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que os filtros dizem na caixa não é necessariamente verdade. Eu nunca poria o 2213 num aquário desses. No mínimo o 2215 ou um JBL e1501 .

Quanto ao termostato isso de gastar mais por ser maior ( watts) não é bem assim também. Esse mais pequeno vai ter mais dificuldades em manter uma temperatura estável, e vai estar mais tempo ligado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião os planorbis limpam bem porque são muitos.

Se não tens nada para limpar, não vale a pena comprá-los. Eu apostava numas duas neritinas, mas apenas quando houver algo para elas limparem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que os filtros dizem na caixa não é necessariamente verdade. Eu nunca poria o 2213 num aquário desses. No mínimo o 2215 ou um JBL e1501 .

Quanto ao termostato isso de gastar mais por ser maior ( watts) não é bem assim também. Esse mais pequeno vai ter mais dificuldades em manter uma temperatura estável, e vai estar mais tempo ligado.

Não digo que não seja verdade. Mas eu agora não tenho muito mais orçamento para estar a gastar. Só se não fosse muito mais caro, o que já vi que não é o caso. O que tenho custou-me 62,99€ (custava 69,99€ mas tive 10% de desconto). E já vi que o outro custa, normalmente, à volta de cento e poucos euros... Ainda é uma diferença de cerca de 40€...

 

Na minha opinião os planorbis limpam bem porque são muitos.

Se não tens nada para limpar, não vale a pena comprá-los. Eu apostava numas duas neritinas, mas apenas quando houver algo para elas limparem.

Mas, supostamente, a equipa de limpeza não tem que ser logo ao início? Então estás a dizer que colocaria apenas os camarões ao início?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ser ao princípio.

Mas lembra-te de que algumas equipas de limpeza, para além de eventualmente comerem de tudo um pouco, têm por vezes necessidades alimentares específicas.

Quando comprei os meus camarões (caridina multidentata), comprei comida para eles. Não baseio a sua alimentação apenas nos restos.

 

Em todo o caso não te aconselho a meteres planorbis por agora.

Mas espera para ver o que os outros dizem.

 

No teu caso colocava umas duas neritinas, uma meia dúzia de caridinas japónicas (o.m.q. multidentata) e daqui a um mês, uns quatro otocinclus affinis.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já pensei nesses. Mais para a frente vejo se os meto ou não. :D

 

Já agora, outro assunto que é o tronco. Eu gostava assim de algo do género Red Moor Wood. Mas é tudo caro. Há algum sítio onde se consiga arranjar troncos relativamente baratos e bons, em Lisboa?

 

Fishplanet já lá vi e não tem nada de jeito, Aquaplante tem uns poucos mas é caríssimo. Há uma casa que é a Água Viva, em Campo de Ourique, mas não sei se tem alguma coisa de troncos... Há outras hipóteses?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já pensei nesses. Mais para a frente vejo se os meto ou não. :D

 

Já agora, outro assunto que é o tronco. Eu gostava assim de algo do género Red Moor Wood. Mas é tudo caro. Há algum sítio onde se consiga arranjar troncos relativamente baratos e bons, em Lisboa?

 

Fishplanet já lá vi e não tem nada de jeito, Aquaplante tem uns poucos mas é caríssimo. Há uma casa que é a Água Viva, em Campo de Ourique, mas não sei se tem alguma coisa de troncos... Há outras hipóteses?

 

Boas

 

Também tens a Avipeixe aí em campo de ourique ao pé do quartel é só mais um bocado acima 😉!

Cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

ignace, estive a pensar e devo ir trocar o filtro. Já estive na loja e disseram-me que desde que esteve em condições de ser vendido fazem a troca. Não troquei no momento pois não o levei comigo e também não tinham lá o classic 350. Tinham era o classic 600. Estive a falar com um dos empregados e ele disse-me que realmente é fraquito, apesar de dizer que dá para aquários até 200L. E disse que o 350 seria mais adequado. Aliás, ele até disse que o 600 seria o mais adequado para o tipo de aquário (também leve em consideração que ele é empregado da loja e também quer vender). Eu sei que quanto mais caudal tiver melhor é a filtragem da água, obviamente. Mas o que pergunto é se seria mesmo necessário comprar o 600 ou se o 350 já está mais do que bom.

 

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos??

O co 2 é sempre bom, se puderes poupa para um pressurizado.

 

Poupa também para um filtro que esse é capaz de ser curto.

 

Edit: parece me também que o termostato não está bem dimensionando.

 

existe muita gente que tem co2 caseiro, é um caso de pesquisares um pouco e experimentares!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me importo de compras mais 2 ou 3, se for o caso. Não é por aí. Mas ela até agora tem andado sozinha e não noto problemas. Depois vejo isso. Por agora, a prioridade é mesmo iniciar e ver mais umas plantitas (se bem que 5 espécies dá perfeitamente para iniciar). Mas com o tempo quero adicionar mais umas espécies.

 

E quais são os melhores caracóis para limpeza?

 

P.S: Já agora, o meu aquário é de tampa de vidro e tem, como é normal, umas aberturas atrás das tampas para passar fios. Será que os camarões/caracóis não se piram por aí? lol

As corys só comem os restos do fundo, os planareis comem restos do fundo, algas dos vidros e plantas e ainda folhas mortas ou estragadas (este último dá muito jeito), mas os planareis reproduzem-se que nem coelhos, no entanto eu gosto deles e tenho no aquário, acho que fazem um excelente trabalho e para mim fazem parte do habitat, tal como os peixes, há quem os ache praga e não goste de ver no aqua! Se queres peixes para comer as algas dos viros tens os ottos como já foi referido, mas uns que comem alguns tipos de algas (não limpam vidros) e restos do fundo são os siamensis, gosto bastante e são muito eficientes!

 

ignace, estive a pensar e devo ir trocar o filtro. Já estive na loja e disseram-me que desde que esteve em condições de ser vendido fazem a troca. Não troquei no momento pois não o levei comigo e também não tinham lá o classic 350. Tinham era o classic 600. Estive a falar com um dos empregados e ele disse-me que realmente é fraquito, apesar de dizer que dá para aquários até 200L. E disse que o 350 seria mais adequado. Aliás, ele até disse que o 600 seria o mais adequado para o tipo de aquário (também leve em consideração que ele é empregado da loja e também quer vender). Eu sei que quanto mais caudal tiver melhor é a filtragem da água, obviamente. Mas o que pergunto é se seria mesmo necessário comprar o 600 ou se o 350 já está mais do que bom.

Penso que o 350 é suficiente! 350 é paraaquarios no maximo de 350lt n é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. 620L/h: https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/external-filters/classic-350

É mesmo por isso que vou trocar. E chega. Já está a ficar muito caro. :P

 

Quanto aos caracóis, em princípio devo comprar neritinas.

Quanto ao CO2, não vou usar. Vou experimentar o Carbogreen. Já encomendei, vamos ver como se safam com aquilo. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes muito bem em trocar. Penso que já deve chegar, maior seria melhor, mas desde que faças a limpeza quando notares alguma perda de caudal, deve ser suficiente.

 

Quanto ao co2 caseiro, também podes tentar mas de qualquer maneira vai poupando para um de botija para caso acabes por decidir usar. É muito mais simples de manter estável e flutuações de co2 são bastante indesejáveis.

O termóstato podes comprar outro igual mais tarde ou vender esse é comprar um maior.

 

Troncos acho que o mais barato deve ser na aquaeden , malveira. Não sei se é muito longe para ti. Mas vale sempre a pena visitar a loja.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Eu sou de perto de Benfica, Lisboa. Ainda fica um bocadinho longe lool.

 

Vou amanhã dar um salto à Ornimundo, no Vasco da Gama, a ver se tem alguma coisa de jeito.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.