Planura - Tributo a Takashi Amano


Miguel Reis

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Bem, após a altura do ano em que se dá importância aos concursos, a segunda metade do ano acaba por nos deixar brincar um pouco e fazer umas experiências sem a pressão que os concursos nos dão. Também faz bastante tempo que não abro um tópico e que vá atualizando com regularidade, por isso, e desta forma, começa aqui mais um capítulo.

 

Posto isto, no passado dia 1 de Agosto meti mãos à obra. Nesta montagem optei por um layout que nunca tinha feito e que claro, foge daquilo que estamos habituados a ver e fazer, pelo menos no meu “círculo”.

 

Esta montagem não prima pela originalidade pois aproxima-se muito daquilo que vi em alguns aquários pelo mestre Takashi Amano… mas que eu tinha que experimentar!!

A minha inspiração deve-se especificamente a duas pessoas. Takashi Amano, pois nas minhas leituras pelas AJ pude observar alguns aquários construídos desta forma e pelo meu amigo e companheiro Rui Alves da Aquaeden pois este também acaba por ser o seu estilo, sempre com as moitas bem densas e cuidadas.

 

O nome… O nome foi escolhido pelo Francisco Matos e claro, derivado ao que escrevi em cima e ao recente falecimento do Takashi Amano era obrigatório fazer referência a quem foi o causador e fonte de inspiração desta arte e hoje, em caso ainda mais especial, desta montagem.

 

Deixo o Setup no fim. Que venha as fotos!

 

Sim, é o meu nano. ADA MINI M (36x22x26) com ADA AQUASKY 361 do costume. Foi desmontado da montagem anterior (que foi ao IAPLC2015 e que assim que tiver autorização actualizo o tópico respectivo).

 

1.jpg

 

 

ADA Penac W e P para promover o bom estado do substrato.

 

2.jpg

 

 

ADA PowerSand S

 

3.jpg

 

 

ADA Bacter100, ClearSuper e Tourmaline BC para bactérias e microrganismos.

 

4.jpg

 

 

E claro ADA Aquasoil Amazonia.

 

5.jpg

 

 

Assim fica concluído o sistema completo de substrato ADA. É um sistema que uso há oito anos, agora pensem porquê.

 

 

 

Vamos ao hardscape…

 

Primeira reacção do Pedro Rosa: “Mas vais deixar isso assim?!?!?! Sem Hardscape? Pensei que estavas a brincar.”

Esta expressão explica tudo, não? Não tem hardscape.

 

Aqui fica o resultado: Não, não é engano. É a mesma foto de cima porque simplesmente não meti nem troncos nem pedras. É só plantar. Eheh

 

5.jpg

 

 

Após estar completamente perdido de sono (já era tarde) ao plantar não tirei fotos. A foto após plantado e cheio foi tirada na manhã seguinte com o tapete bastante mal plantado já no limite de adormecer com a barba em cima do substrato mas pronto, com este substrato e luz, cresce tudo na mesma!

 

6.jpg

 

 

 

 

Uma semana depois, este é resultado e a preparar-se para a primeira poda!

 

IMG_8565.jpg

 

SETUP

Aquário ADA MINI M (36x22x26cm)

Data da montagem: Agosto de 2015

Filtragem
Eheim 2211 c/ Stilla da Equo.
Lilly pipes Do! Aqua

Aquecimento
n/a
Termometro ADA

CO2
Pressurized
Do!Aqua Music Glass 10D.

Iluminação
ADA AQUASKY 361

Substratos
ADA PowerSand S + Penac P + Penac W + Bacter 100 + Clear Super + Tourmaline BC + Aquasoil Amazonia

Plantas:
Hemianthus callitrichoides ('Cuba')

Glossostigma Elatinoides

Rotala sp. Green

Rotala Rotundifolia

Rotala sp. Ceylon

Rotala Colorata

Rotala Macandra Green

Hemianthus micranthemoides

Ludwigia Arcuata

 

Algumas vindas da Aquaeden, outras do Pedro Rosa outras da montagem anterior.

 

 

Actualizarei todas as semanas ou sempre que necessário.

Editado por Miguel Reis
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#backtoforums ;) Miguel?

 

O desafio será como fazer a transição entre as plantas de tapete e as de caule. Vais ter que usar muita tesoura para conseguir isso. Mas disso sabes tu :) Falas em homenagem ao falecido mestre Takashi Amano, podes mostrar que exemplos te inspiraram?

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

interessante, vou gostar de acompanhar, ainda por cima vai ter actualizações semanais, fixe.

 

não sabia do falecimento do Mister Amano, uma grande perda para a aquariofilia sem dúvida.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um grande desafio criar algo sem base fixa.

Claro que vou acompanhar.

 

Olá Luís! Vai ter um trabalho acrescido.

 

Se algo correr mal, aldrabo e volto para o meu estilo. Despejo mais 6L de substrato e meto pedras até sair por fora! :) (Estou a brincar. Pode ser uma experiência falhada mas levo até ao fim)

 

Belo projeto k irei acompanhar !

 

Cumprs

 

Obrigado

 

#backtoforums ;) Miguel?

 

O desafio será como fazer a transição entre as plantas de tapete e as de caule. Vais ter que usar muita tesoura para conseguir isso. Mas disso sabes tu :) Falas em homenagem ao falecido mestre Takashi Amano, podes mostrar que exemplos te inspiraram?

 

Isso do #backtoforums é para o pessoal famoso para mim é só ser mais assíduo por estas bandas. Entretanto fez no mês passado 10 anos da minha estadia nesta casa! Parece que estou a ficar velho. eheh

 

A transição será simples de fazer. Tesoura e a muita luz que a Aquasky projecta devem ser suficientes para a transição. Entretanto talvez meta mais umas plantinhas, já elas são poucas! :P

 

Quanto aos exemplos, é certo que o Amano não é relembrado por este estilo e que nem todos repararam nele. Como alguém me disse, isso é capaz de ser 1% dos trabalhos que fez e eu fico satisfeito por ser conhecedor desse 1% e esta é a minha forma de o homenagear. A grande maioria são aquários da mesma dimensão do que o meu, 36x22x26, mas tambem em aquários mais pequenos e alguns de 60x30x36. Podem ser vistos em alguns vídeos da NA Gallery e em algumas AJ.

 

É um estilo muito minimalista e simples. Algo que me faça sair do meu registo e experimentar novos caminhos para mim.

Deixo uns links para o Youtube para começar.

 

https://youtu.be/ARCb6H_cZoA?t=1m10s

 

 

https://youtu.be/znw6iAIhyJ4?t=2m24s

 

Existem mais. Queres?

 

 

 

boas,

 

interessante, vou gostar de acompanhar, ainda por cima vai ter actualizações semanais, fixe.

 

não sabia do falecimento do Mister Amano, uma grande perda para a aquariofilia sem dúvida.

 

abraço,

 

Uma noticia nada animadora mas que infelizmente faz parte da vida. Cabe a nós aquariofilistas tomar as rédeas e mostrar-lhe, onde quer que esteja neste momento, que o que fez por esta arte chegou e chegará a todo o lado.

 

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Muito interessante o desafio, sempre fui fã de montagens planas (mas nunca cheguei até aqui).

Claro que levas uma grande vantagem sobre 99% dos aquarifilistas, nem todos temos uma moita de barba para treinar todos os dias! :)

 

Estou curioso para ver o resultado,

um abraço

  • Haha 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Muito interessante o desafio, sempre fui fã de montagens planas (mas nunca cheguei até aqui).

Claro que levas uma grande vantagem sobre 99% dos aquarifilistas, nem todos temos uma moita de barba para treinar todos os dias! :)

 

Estou curioso para ver o resultado,

um abraço

 

Só não tem quem não quer!

 

Agora é deixar crescer... as plantas! :)

 

Niceeee!!!!!

 

Quero muito ver essa tecnica de poda ;)

 

Forte abraço

 

 

Espero que gostes deste, maluco!

Daqui a uns dias tiro as tesouras das caixas e dou-lhe a primeira poda.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

De facto ainda não dá para perceber bem o que poderá sair daí. Vai ter de haver um bom trabalho com as tesouras para criares algo harmonioso, mas fico curioso por ver o que consegues fazer num registo tão diferente do teu.

 

Boa sorte e venham fotos da evolução :)

  • Votar + 1

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoa!

 

Bem, mais uma semana que se passou. Esta semana foi de crescimento da flora e hoje, duas semanas de vida, foi dia de poda!

 

Houve quem me tivesse perguntado em MP qual a minha rotina de manutenção e aproveito para partilhar o que fiz ao longo destes 14 dias.

 

 

A fertilização é feita com ADA. ADA Brighty K e STEP1.

 

Dia 00 - n/a (foi o dia de plantar e encher)

Dia 01 - Troca de água de 50% + Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 02 - Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 03 - Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 04 - Troca de água de 50% + Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 05 - Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 06 - Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

Dia 07 - Troca de água de 50% + Brighty K e STEP1 (duas bombadas cada)

 

Nessa primeira semana optei por aproveitar tudo aquilo que o substrato liberta, apenas com três trocas de água de 50% e carreguei um pouco no potássio e micros dobrando a dose. O resultado está na ultima foto do primeiro post.

 

Dia 08 - Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

Dia 09 - Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

Dia 10 - Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

Dia 11 - Troca de água de 50% + Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

Dia 12 - Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

Dia 13 - Brighty K e STEP1 (uma bombada cada)

 

Dia 14 - Troca de água de 30% + Brighty K e STEP1 (uma bombada cada) + GreenGain (dia de poda)

 

Em resumo desta segunda semana, duas trocas de água, uma de 50% a meio da semana e hoje apenas 30% e a fertilização a vir para valores um pouco mais baixos.

 

Não olhei muito para o aquário durante a semana e ontem o aspecto geral era este:

8.jpg

 

Começaram a aparecer algumas diatomaceas, não muitas, sendo perfeitamente normal o seu aparecimento.

 

 

E aqui fica o resultado de hoje:

9.jpg

 

Sem truques, a mostrar o que é e sem dores de cabeça. Isto é prazer!

 

Abraço a todos

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tudo a crescer saudável, é isso que se quer.

 

estranho tapete, cuba e glosso, estou curioso para ver o resultado desse casamento.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tudo a crescer saudável, é isso que se quer.

 

estranho tapete, cuba e glosso, estou curioso para ver o resultado desse casamento.

 

abraço,

 

 

Olá António.

 

Já tinha feito este casamento na montagem anterior, embora com outro efeito e que gostei muito do resultado.

Nesta montagem, como ambas as plantas vieram casadas já da montagem anterior, não andei a separar e acabei por plantar bocados do tapete onde vinham juntas e pronto, novamente tapete com Cuba e Glosso. :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a adorar a evolução, uma boa escolha de Rotalas vais ter uns contrastes fantásticos! Pessoalmente gosto de aquários sem hardscape, permite-nos focar totalmente nas plantas e trabalhar o melhor possível com elas!

Vai atualizando :)

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Bem, esta semana acabei por estar fora de casa mas tudo correu bem.

 

Após a ultima troca de água, no Sábado passado, adicionei duas Caridinas Japónicas para começarem a trabalhar em algumas diatomaceas que foram aparecendo durante a segunda semana de vida.

 

A nível de fertilização, esta terceira semana foi exactamente igual à segunda semana e hoje foi feita uma troca de água de 30%. Está feito. :)

 

Aqui fica a actualização

 

IMG_8588b.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

continua saudável, mas devido ao tamanho do aquário não estou a gostar muito do efeito da glosso, talvez só com a cuba o resultado fosse melhor.

 

a tesoura também já não deve estar muito afiada, consta que andas a usá-la na barba.

 

cumps,

  • Haha 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

continua saudável, mas devido ao tamanho do aquário não estou a gostar muito do efeito da glosso, talvez só com a cuba o resultado fosse melhor.

 

a tesoura também já não deve estar muito afiada, consta que andas a usá-la na barba.

 

cumps,

 

Não tiremos conclusões precipitadas a respeito da Glosso. Passou três semanas. Deixa-a crescer e ser cortada. :)

 

Quanto à tesoura não devo me preocupar em afiar pelo menos nos próximos 10 anos. :)

 

11933099_817042568386262_441909328_n.jpg

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

'CaRga no aqua...

...quero é essa pinça!! Hehe

 

Estás com quanto de CO2?

 

Grande Abraço

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A semana que passou foi um pouco diferente a nível de fertilização. Decidi cortar mais um pouco para ver como reagia durante a semana e vou deixar assim até ver que é necessário aumentar.

 

Para compararem com, por exemplo a primeira semana, aqui fica.

 

Dia 22 - STEP1 (uma bombada)

Dia 23 - Brighty K (uma bombada)

Dia 24 - STEP1 (uma bombada)

Dia 25 - Brighty K (uma bombada) + Special Lights (uma bombada)

Dia 26 - STEP1 (uma bombada)

Dia 27 - Brighty K (uma bombada)

 

Dia 28 - Troca de água de 30% + GreenGain (dia de poda) + ECA

 

Faço descanso de fertilização no dia da TPA. Esta semana decidi pingar ECA. Ainda é cedo, o aquário tem apenas 4 semanas mas como está a portar-se bem acabei por deitar uma gotinha para ver como reage.

 

Sim, e fiz a segunda poda 15 dias depois da primeira.

 

Respondendo à pergunta do Fernando em cima, estou com uma bolha por segundo com o Do!Aqua Music Glass 10D.

 

Depois da manutenção semanal.

 

IMG_8593b.jpg

 

 

Cumprimentos

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey hey!

 

Não doseias o ECA por causa do Step1? Mesmo assim eu dosearia-o, com 1bps acho que o ferro extra ia acelerar o metabolismo das tuas plantas!

 

Esta tua última fertilização está mesmo por baixo... fertilizo mais o meu de 10L (em comparação)!!! Que andas tu a testar?

 

Abraço!

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey hey!

 

Não doseias o ECA por causa do Step1? Mesmo assim eu dosearia-o, com 1bps acho que o ferro extra ia acelerar o metabolismo das tuas plantas!

 

Esta tua última fertilização está mesmo por baixo... fertilizo mais o meu de 10L (em comparação)!!! Que andas tu a testar?

 

Abraço!

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Não tem a ver com o STEP1. Apenas as plantas ainda estão numa fase inicial de consumo e adaptação. O substrato ainda está a libertar uma boa carga de nutrientes, juntamente com o STEP1, não se justifica começar já a carregar. Desta vez, decidi testar e ver os desenvolvimentos por começar já a administrar ECA.

 

Além disso, eu gosto mesmo da lei dos mínimos. O suficiente para crescer saudável sem carências. Este esquema tenho feito ao longo das ultimas 3 montagens e tem sido suficiente. Apesar desta montagem ter plantas de crescimento mais rápido e uma maior massa vegetal, vamos testando. Se tudo correr bem, mantenho. Se não chegar, aumento. :)

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Não tem a ver com o STEP1. Apenas as plantas ainda estão numa fase inicial de consumo e adaptação. O substrato ainda está a libertar uma boa carga de nutrientes, juntamente com o STEP1, não se justifica começar já a carregar. Desta vez, decidi testar e ver os desenvolvimentos por começar já a administrar ECA.

 

Além disso, eu gosto mesmo da lei dos mínimos. O suficiente para crescer saudável sem carências. Este esquema tenho feito ao longo das ultimas 3 montagens e tem sido suficiente. Apesar desta montagem ter plantas de crescimento mais rápido e uma maior massa vegetal, vamos testando. Se tudo correr bem, mantenho. Se não chegar, aumento. :)

 

 

Abraço

Certo, mas por exemplo durante a fase de enraizamento sempre achei que nenhum substrato fértil ou inerte ajudava com o ferro e o fosfato... no entanto com Azoto sempre foram bons!

 

O step 1 nunca foi o meu fertilizante "inicial" preferido... sempre me dei melhor com Brighty K, ECA e Fosfato nas primeiras 2 semanas (mas isto é a minha experiência com estas águas de Lisboa/Sintra)

 

Como o ferro está envolvido no transporte de nutrientes sempre o doseei para estimular "tudo" na planta!

No entanto se o objectivo é sempre diminuir tudo ao máximo mas garantindo a saúde das plantas... ok! Estás no bom caminho hehehe

 

Forte abraço!

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.