Ajuda início de montagem 120x50x50


Recommended Posts

Olá a todos,

Estou a reunir o material para iniciar um aqua de 120x50x50.
Já me decidi e o aqua que pretendo será deste estilo: http://aquabase.com.br/wordpress/wp-content/…/2014/07/15.jpg

Posto isto, gostava que me dessem opiniões acerca do seguinte:

Se tiverem outras sugestões, seja de filtro, substrato, kit CO2 ou outra coisa digam.

 

Ah, não referi, mas pretendo vir a ter um bom cardum e de Tetra Cardinal (uns 25/30), otocinclus (5/6), coydoras (6-8), ramirezi (1 casal), guppy red moscow (2 machos e 5-6 fêmeas), alguns molly (5-6) e, se os parâmetros da água ajudarem, uns Crystal Red para ajudar com as limpezas.

Agradeço desde já a vossa ajuda wink emotico

 

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo
Estás a pensar em ter um aquário do tipo iwagumi, por isso começo pelo fim.
Guppys e molly não combinam bem com este tipo de aquários, mas gostos são gostos. Um aquário de 300l pode levar bem mais peixes do que esses que estás a pensar em inserir. Os Rams vão mariscar nos camarões! ;) Uns 80-90 cardinais, uns 15 oto, uns red cherrie (reproduzem-se muito facilmente e para iniciante são muito fáceis), umas 20 cory anãs (Corydoras hastatus) e vais ver que ficas com o aquário composto.

O filtro é um filtro honesto. É a linha básica (e de guerra) da eheim, que os vende,sei lá, à coisa de 30 anos... sem alterações. Eu próprio tenho um igual a este (com 7 anos) e outro, o 2213, que já vai com 13 ou 14 anos. Agora, não esperes mordomias, não há cá botões para ligar, ferrar, cestas e afins. Quanto à filtragem serve se for para ser um aquário plantado (quando falo em plantado é ser mesmo plantado e não apenas com algumas plantas), como pretendes. Para ser só um aquário de peixes é um pouco curto.

CO2, e visto que estas a pensar comprar na Aquaeden. Este vem completo e tras um garrafa de CO2 que pode ser cheia em qualquer lado onde encham extintores.

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2609&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=63.


Substrato: Substrato inerte aí uns 60l no mínimo, substrato fértil no mínimo uns 18l. Depende muito do layout que tenhas idealizado, dos desníveis e afins!!! Se quiseres algo com desníveis e outros pormenores é provável que necessites de mais, pelo menos do substrato inerte. Quanto à areia esquece. A coisa é: Substrato fértil por baixo e por cima substrato inerte.


PS: Não é fazer publicidade mas se estás com intenção, como demonstras, de comprar tudo na Aquaeden, aconselho-te a ires lá pessoalmente. Vens ver o mar ;), aproveitas conheces o espaço e os aquários brutais que para lá há e sempre vais ter uma boa ajuda do Rui. Vais ver que não te arrependes.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Na minha opinião, os Molly são para riscar.

É certo que a maior parte dos peixes são de criação e adaptam-se a vários parâmetros de PH, mas eu não sujeitaria os Mollys a um PH ácido.

E mesmo os Guppys...

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Eu filtro apostava no jbl e1501 ou 2x 2217 para essa litragem mas vai depender muito do tipo e quantidade de peixes que vais ter.

 

Substrato 10-12l aquabasis e 40-50 de manado por cima para teres mais altura atrás de modo a teres perspectiva e não ser tudo direito. Uns troncos e rochas ajudam a compor.

 

Já pensaste na iluminação e que plantas queres ter?

 

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Antes de mais, agradeço muito as vossas respostas, sugestões e ajuda.

 

Entretanto tenho obtido a ajuda do Ivo Soares, da Solaqua, e já adquiri material. Falei com ele via Facebook e obtive uma boa ajuda, numa conversa que durou uma tarde inteira :P

 

Neste momento estou a aguardar que me chegue o seguinte material:

 

CO2

- botija de 2kg CO2 Solaqua

- reactor Sera Flore CO2 500

- kit conta bolhas Aquili + Válvula antiretorno

- Redutor Solaqua Completo DIN477

- Dropchecker Aquili completo

 

Filtro

- Hydor Prime 30

 

Termoestato

-Eheim Jager 200W

 

Substrato

- 10l Plant Growth Substrate

- 16l Aqua Gro Soil

- 3KG areia de sílica branca

 

Aproveitei as sugestões e explicações do Ivo Soares e decidi comprar material.

 

Quanto ao hardscape, andei a recolher de uma barragem perto de Évora. Já comecei a limpar as pedras, a fervê-las, etc. Ainda não está tudo, mas recolhi cerca de 60KG de pedras.

 

Plantas ainda não decidi...tenho de desenhar o layout ainda, para ver bem o que pretendo. Mas antes de desenhar o layout ainda quero ter as pedras todas prontas, para ver várias disposições em cima da bancada da cozinha...para tentar perceber a que mais me agrada :)

 

Estou com muitas dúvidas relativamente à calha. Será que alguém consegue ajudar-me aqui neste ponto?

Não pretendo adquirir pois são caríssimas. Tenho alguma facilidade em construir coisas, pelo que tenho andado a ler muito e a ver de material, diversas formas de construir, etc.

A construção da calha propriamente dita não me preocupa. A dificuldade que tenho sentido prende-se com o facto de não perceber o suficiente de eletrónica...o que me tem dado muitas dores de cabeça.

Deixo algumas questões e peço a quem saiba que ajude:

 

- pretendo uma calha LED, é adequada para o projeto que estou a iniciar?

- caso seja adequada, que potência total terão de ter os LEDs? Aplica-se a mesma idea das luzes normais, isto é, 1W/litro de água do aqua?

- tenho visto vários projetos de calhas diy, já vi malta que utiliza LED de alta potência (ideia que não me atrai tanto), tenho visto muitos que optam por calhas com LED's colados/soldados a um e um (0,5W-1W cada, por exemplo) e tenho visto outros, que são os que mais me agradaram, que optaram por comprar tiras de 1/1,5m de LEDs e montaram-nas assim, colocando 2, 3 ou mesmo 4 tiras de LEDs. O que é que aconselham?

- Preciso de diferentes LEDs, no que respeita aos kelvins? Vi pessoal a construir calhas com 3 tiras de LED, uma tira de 4000k (azul e vermelha, por exemplo), uma tira de 6000/6500k e outra de 10000k. Isto justifica-se ou posso simplesmente comprar 3 tiras de 1m (por exemplo) com 6500k?

- Vale a pena a inclusão de LEDs azuis/vermelhos? Isto tem alguma influência no crescimento das plantas/na atividade dos peixes? Ou é coisa para deixar ligado durante a noite, tipo luz ambiente apenas?

 

Desculpem a extensão do meu reply, mas distraí-me, não vi que tinha tido tantas respostas e sugestões e ando entusiasmado com o projeto :P

 

Já agora, relativamente à fauna, em resposta às sugestões/críticas que deram, agrada-me muito a ideia de não misturar muitos peixes diferentes. As Molly só surgiram porque a minha mulher gostou muito deles...e, enfim...foi uma tentativa de agradar :P Tenho consciência que os parâmetros da agua diferem bastante entre aqueles que eles preferem e os cardinais, por exemplo.

A sugestão de 80/90 cardinais não é exagerada?

Do que tenho lido, a ideia é 1l/cm de peixe adulto, estou certo? Não quis exceder esta "regra", daí ter pensado na fauna com alguma moderação/modéstia :P Claro que me agrada pensar num cardume enorme de cardinais!! E também gostava de ter mais corydoras...

Mas não sei. Digam-me, por favor, se é possível atingir estes número de peixes ou se vou começar a ter problemas de filtragem, picos de amónia, etc.

Quanto aos rams, gosto muito deles, mas tenho consciência que talvez possam vir a dar problemas com cardinais e com camarões...

 

Neste momento, com base no que li dos vossos comentários e sugestões, a minha vontade é apontar a:

 

- 80 cardinais

- 20 corydoras (têm de ser das anãs? :P )

- 8 otos

- 15 crystal reds

 

Se tiverem mais sugestões de fauna eu agradeço. Compreendo que guppy e molly não fiquem muito bem nestes parâmetros. Molly já disse o porquê. Os guppy era mesmo porque os acho bastante bonitos e reproduzem-se tão facilmente que ia ser uma festa ver a maluqueira naquele aqua :P

(gosto muito de iriatherinas...mas não sei bem se seriam adequadas e como é a sua reprodução :P )

 

Fico então a aguardar mais ideias, sugestões, críticas :)

 

Cumps,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tinha lido review dessa calha aqui no fórum. Não sei se foste tu... Mas li.

 

Para o meu projeto precisaria de duas calhas dessas. Estou certo? Já encarece bastante...para não falar que precisaria comprar o controlador... Cujo preço ronda os 80€, segundo consegui apurar. Corrijam me se estiver a dizer baboseiras...hehe

 

Estou muito inclinado para uma calha T5 2x54w.

Deixo de parte os leis, por enquanto. Mas penso adquirir uma calha Led dentro de 3 ou 4 meses, para ajudar com os picos de luz do dia. De acordo com a ajuda que me deram, ganho em fazer isto, utilizando os leds 1 hora no início do dia, 4 horas no pico e outra hora ao final. Consigo melhores resultados na produção das clorofilas. Certo?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, a iluminação prende-se com vários fatores.
1- Pode ser acessório, mas para mim n o é. A estética. Onde vai ficar o aquário? Se for ficar numa sala por exemplo tem de ser algo agradável e o DIY que pretendes realizar tem de ter isso em consideração, senão fica uma borrada sem jeito algum... e a maria vai chatear!!!! ;)
2- A historia 1w/L n se aplica de todo a LEDs nem às T5.
3- Quanto a leds estou um pouco fora mas para as T5,para um aquário onde possas crescer praticamente de tudo uma 3X55w chega. Se quiseres abusar, 4x55W tendo a noção que tens de ter juízo na sua utilização.
4 O ideal é comprar LEDs com diferentes temperaturas de cor (K) já que as plantas realizam fotossíntese em diferentes comprimentos de onda do espectro de luz, daí essa variedade. Além do mais visualmente tudo do igual não fica agradável.


Quanto à fauna a historia do 1cm/l é mais uma vez regra muito geral, que se aplica mais a peixes grandes do que a pequenos.
Para 300l:

- 80 cardinais é um bom número.
- 20 corys já não pq são peixes que ficam com 7-8cm quando adultos, a n ser que sejam das anãs que não passam do 3cm.
- 8 otos ok.
- 15 crystal red a n ser que tenhas isso muito densamente povoado provavelmente não vão vingar. Aconselhava iniciares com red cherry para teres um equipa de limpeza à maneira. Dp veres como tudo corre e daqui a um tempo tentares colocar uma colonia de Crystal red (penso que se misturam com os RC, certo?)

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Vasco.

Quanto à iluminação, já me decidi. Vou comprar uma calha T5 2x54w. Daqui a uns tempos, com o aqua estabilizado, compro uma calha led para ajudar na produção das clorofilaa.

 

Fiquei esclarecido sobre a fauna.

Vai ser mesmo uma 80 cardinais.

Já as Cory não sei bem se prefiro 20 anãs ou 10/12 das douradas... Parece-me que vou seguir a segunda hipótese.

No que respeita aos camarões, acho que não percebi bem o teu comentário... Por que razão devo optar pela Red cherry em detrimento dos crystal Red?

 

Vou tentar ainda hoje colocar fotos do hardscape. Não sei se consigo... Tenho uns 60/70kg de granitos rosa que apanhei numa barragem aqui perto... Gostava em opiniões sobre os que apanhei e mesmo sobre a utilização de granito rosa no aqua. Alguém tem experiência de utilização deste granito?

 

Obrigado

 

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Vasco.

Quanto à iluminação, já me decidi. Vou comprar uma calha T5 2x54w. Daqui a uns tempos, com o aqua estabilizado, compro uma calha led para ajudar na produção das clorofilaa.

 

Fiquei esclarecido sobre a fauna.

Vai ser mesmo uma 80 cardinais.

Já as Cory não sei bem se prefiro 20 anãs ou 10/12 das douradas... Parece-me que vou seguir a segunda hipótese.

No que respeita aos camarões, acho que não percebi bem o teu comentário... Por que razão devo optar pela Red cherry em detrimento dos crystal Red?

 

Vou tentar ainda hoje colocar fotos do hardscape. Não sei se consigo... Tenho uns 60/70kg de granitos rosa que apanhei numa barragem aqui perto... Gostava em opiniões sobre os que apanhei e mesmo sobre a utilização de granito rosa no aqua. Alguém tem experiência de utilização deste granito?

 

Obrigado

 

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Aqui estão elas: 23d67c3c9c28e6768c910b936bdc4669.jpg13c01b669aeb7bb9aa7175a321d5e9e6.jpg

Que vos parecem?

 

 

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o Vasco sugeriu os Red Cherry em vez dos Crystal red porque os RC são muito resistentes, multiplicam-se com facilidade e são excelentes ajudantes na limpeza do áqua. Já os Crystal Red são "flores de estufa" muito sensíveis aos parâmetros da água, pH's, fertilização, temperatura, etc.

 

quanto ao granito é inerte por isso não vai alterar os parâmetros da água, por isso podes usar sem problemas. Gostar ou não gostar já são opiniões pessoais.

 

força nisso.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o Vasco sugeriu os Red Cherry em vez dos Crystal red porque os RC são muito resistentes, multiplicam-se com facilidade e são excelentes ajudantes na limpeza do áqua. Já os Crystal Red são "flores de estufa" muito sensíveis aos parâmetros da água, pH's, fertilização, temperatura, etc.

 

quanto ao granito é inerte por isso não vai alterar os parâmetros da água, por isso podes usar sem problemas. Gostar ou não gostar já são opiniões pessoais.

 

força nisso.

 

cumps,

Olá Abel,

 

Obrigado pelo esclarecimento sobre os camarões. Já tinha lido sobre o assunto... Mas não prestei muita atenção... Hehe.

 

Quanto ao hardscape, em principio vou usar este... Exceto se descobrir xisto negro aqui na zona. Aí opto pelo xisto mesmo.

 

Dou novidades sobre a montagem para a semana, quando começar mesmo a montar.

 

Obrigado pelas ajudas.

 

Cumps

 

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Editado por RicardoMonginho

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo penso que vias pelo bom caminho...

Quando falei nas Corys anãs eu pessoalmente gosto pq são pequeninas e andam todas juntas no areão...fazem uma visão brutal. Mas são gostos.

apenas repensava a historia da iluminação. É sempre bem melhor começar com o material todo de raiz do que depois andar a inventar e acrescentar. Nem que para isso tenhas de esperar mais 2 a 3 meses para arranjar tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo penso que vias pelo bom caminho...

Quando falei nas Corys anãs eu pessoalmente gosto pq são pequeninas e andam todas juntas no areão...fazem uma visão brutal. Mas são gostos.

apenas repensava a historia da iluminação. É sempre bem melhor começar com o material todo de raiz do que depois andar a inventar e acrescentar. Nem que para isso tenhas de esperar mais 2 a 3 meses para arranjar tudo.

Olá Vasco,

 

Mais uma vez, obrigado pelo feedback.

Vou ver essas cory, claro. Prefiro poder ter um cardume maior dessas do que apenas 7 ou 8 de outras :D Acho que é mais bonito quando andam em cardume :P

 

Quanto à iluminação, estou a pensar fazer da forma que referi pois foi o que me aconselharam. Isto é, inicio o aqua com a calha T5 e quando este estiver mais estabilizado começo a dar um pouco mais de luz, para ajudar na produção das clorofilas. O que me aconselharam foi a ter as T5 como iluminação principal e uma calha LED a ajudar, menos tempo por dia. Algo como 1 hora no início do dia, 4 horas a meio do dia e 1 hora no final do dia.

Mas achas que vai ser mais problemático mexer na luz depois, é? Parece-te que seria preferível começar com uma dada iluminação e mantê-la?

 

Cumps,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É nisso é q acho estranho nesse aconselhamento. Existem calhas com 3*55w que vem com dois circuitos independentes, ou seja permitem-te ter apenas 2*55w e acender a terceira caso necessites.

Fica-te de certeza mais barato do que comprares uma de 2*55w e dp daqui a dois meses teres de comprat outra calha.

 

Enviado do meu THL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a perceber. Faz todo o sentido o que dizes...

A pessoa em questão faz da montagem de aquas a sua vida :P Daí eu ter ouvido o conselho. Pelo que me disse, tem um aqua com as mesmas dimensões do meu onde colocou a iluminação que referi, Calha T5 + calha LED para ir ajudando...

Comprei a calha T5 2x54W. Na pior das hipóteses, daqui a pouco tempo terei de a vender e comprar outra...será? :(

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito q sim... Assim como para chegar a roma, existem mil e uma maneiras para atingir resultados em Aquariofilia .

Mas tb sei que com essa iluminação estás limitado e que se quiseres plantas mais exigentes vais de necessitar luz adicional.

Vais ter de comprar essa tal calha de leds e gastar mais dinheiro do q se tivesses comprado logo uma 3*55w T5.

 

Enviado do meu THL_T11 através de Tapatalk

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai dando noticias e n te esqueças das fotos.... E de um tópico a mostrar isso tudo. Abraço

 

Enviado do meu THL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correndo bem, amanhã coloco fotos com algumas das disposições possíveis para o layout.

Depois peço a vossa opinião, a ver se consigo um layout que me agrade e sem erros de quem está a montar um aqua pela primeira vez :P

 

Obrigado pela ajuda ;)

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abre um tópico na seção dos aquários... Assim podemos acompanhar a tua evolução.

 

Enviado do meu THL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.