Verdant Stream


ricjor81

Recommended Posts

SETUP

Aquário ADA 60P (60x30x36cm)

Data da montagem: 25 de Julho de 2015

Filtragem
Eheim Ecco Pro 200 (ambas as gavetas com Équo Stilla)
Lilly pipes ADA

Aquecimento
TMC V2 Therm 50w

CO2
Kit CO2 Aquaeden

Iluminação
MasWas 30W

 

Substrato
Aditivos ADA
ADA Aquasoil Amazonia

ADA Power Sand S
ADA La Plata Sand

Hardscape
20 Kg Seiryu Stone

Flora
Hemianthus callitrichoides ('Cuba')
Micranthemum 'Monte Carlo'
Eleocharis acicularis 'Mini'
Marsilea Crenata

Littorella uniflora
Fissidens Fontanus

Descrição
Esta é a minha 2ª montagem. A anterior montagem, Celestial Dragon, serviu para aprender muito (e errar ainda mais) e para me iniciar neste mundo do aquascaping.

 

Desta vez tentei ir para um layout apenas com pedra, mais virado a tentar recriar uma paisagem natural. Usei como base de inspiração um local bem bonito deste nosso Portugal, a Foz d'Égua.

 

E, sem adiar mais, passamos às fotos que é o que interessa aqui!

 

Montagem

gallery_73882_4496_2200851.jpg

 

 

gallery_73882_4496_3372174.jpg

 

gallery_73882_4496_2482115.jpg

 

Fotos tiradas no 7º dia da montagem

gallery_73882_4496_2795157.jpg
gallery_73882_4496_3185914.jpg
gallery_73882_4496_2246769.jpg
gallery_73882_4496_2359177.jpg
Editado por ricjor81
  • Votar + 4

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

belíssimo trabalho, tal como o anterior, temos artista.

 

sugeria que colocasses outro link para as fotos ficarem noutro tamanho, este:

 

gallery_73882_4496_2795157.jpg

 

continua a postar as actualizações.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

belíssimo trabalho, tal como o anterior, temos artista.

 

sugeria que colocasses outro link para as fotos ficarem noutro tamanho, este:

 

gallery_73882_4496_2795157.jpg

 

continua a postar as actualizações.

 

cumps,

 

Obrigado António, não sabia como é que se colocavam as fotos em grande.

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente montagem, vais ter que ter muita mão nisso visto teres aí plantas muito exigentes e ao mesmo tempo como falta aí plantas de crescimento mais rápido que te absorvam os nutrientes se não tens cuidado as algas disparam!

Não conhecia essa paisagem e fiquei apaixonado! Foz+d%E2%80%99E%CC%81gua_DSC_7697.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Gosto muito no geral, só não sei como vais controlar isso para mostrares a areia que tens aí ao meio...

De resto muito bom

Parabéns

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

O layout promete, vou esperar pela evolução :)

 

Boas. Gosto muito no geral, só não sei como vais controlar isso para mostrares a areia que tens aí ao meio...
De resto muito bom
Parabéns

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

 

As sucessivas podas até aos runners/raiz tipicamente faz uma planta crescer muito rasteira, pode ser que através da poda e o aumento de volume de areia nas zonas certas dê para fazer o efeito que ele deseja e imagina ;)

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiro-te o chapéu.... é muito fácil tentar o que tentaste com o hardscape e sai "asneira".

No teu caso, pelo contrario, ficou brutal.

Muitos parabéns!

Como já oi dito tesoura sempre atenta para manter isso no ponto..

 

 

Vai postando as evoluções

 

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente montagem, vais ter que ter muita mão nisso visto teres aí plantas muito exigentes e ao mesmo tempo como falta aí plantas de crescimento mais rápido que te absorvam os nutrientes se não tens cuidado as algas disparam!

 

Não conhecia essa paisagem e fiquei apaixonado! Foz+d%E2%80%99E%CC%81gua_DSC_7697.jpg

 

António, estive lá uns dias de férias neste verão e é simplesmente lindo. Toda aquela zona da serra do Açor é digna de se ver de facto. Recomendo vivamente.

 

Quanto às algas, tens toda a razão. Apareceram-me filamentosas verdes ao fim de 5 dias! A sorte é que as caridinas (10), resolveram o problema num dia. Vinham cheias de fome :)

 

Boas. Gosto muito no geral, só não sei como vais controlar isso para mostrares a areia que tens aí ao meio...

De resto muito bom

Parabéns

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

 

Luís, de facto vai ser um desafio. A ideia é manter as plantas que estão na frente sempre muito rasteiras. Neste momento ainda não meti a tesoura a uso porque quero ver se as plantas ganham mais raízes para não levantarem quando lhes mexer.

 

Olá viva,

 

O layout promete, vou esperar pela evolução :)

 

 

As sucessivas podas até aos runners/raiz tipicamente faz uma planta crescer muito rasteira, pode ser que através da poda e o aumento de volume de areia nas zonas certas dê para fazer o efeito que ele deseja e imagina ;)

 

Abraço,

 

Fernando, a ideia é mesma essa. Tentar andar sempre a podar para obrigar a ficar rasteiro. Não tenho previsto aumentar o volume de areia, mas eventualmente posso ter de recorrer a isso, vamos ver como evolui.

 

Tiro-te o chapéu.... é muito fácil tentar o que tentaste com o hardscape e sai "asneira".

No teu caso, pelo contrario, ficou brutal.

Muitos parabéns!

Como já oi dito tesoura sempre atenta para manter isso no ponto..

 

 

Vai postando as evoluções

 

Abraço

 

Muito obrigado Vasco, não foi fácil montar o hardscape. Esta foi a 4ª iteração (completa) para tentar fazer alguma coisa que se assemelhasse à paisagem de Foz d'Égua (a foto que o António colocou). Mesmo assim, se reparares, aquilo tem 2 pontes. A montagem também tem essas 2 pontes, mas a da esquerda não é visível na foto frontal. Por mais que tentasse não consegui, no espaço disponível, ter as 2 pontes à vista.

 

Agora é tesourinha com fartura e muito trabalho a andar escovar as pedras para não ganharem muito verdete.

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei a idea do tema para o aqua! Conheço Foz d'Égua e é um lugar paradisiaco! Fica pertinho da também lindíssima aldeia do Piódão, uma aldeia de casas feitas de pedra de xisto. Eu fiz uma caminhada pelo monte desde Piódão até Foz d'Égua e quando lá cheguei fiquei maravilhada com a beleza do local!

Aconselho vivamente a quem puder, que vá vistar!

 

O teu aqua faz-me lembrar aquela paisagem. Parabéns! Vou acompanhar a evolução!

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Parabens pela montagem meu caro. Embora despido para já vamos aguardar. Tu é que tens que gostar. ;)

 

4 plantas de tapete? Isso foi ideia tua?

Acho que esses pequenos apontamentos nas rochas não vão ter onde se agarrar.

 

Ao fim de 5 dias algas filamentosas é que não consigo entender.

 

Conseguis-te alguma explicação plausível para tal?

 

Que fertilização estás a fazer e em que dosagens já agora?

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei a idea do tema para o aqua! Conheço Foz d'Égua e é um lugar paradisiaco! Fica pertinho da também lindíssima aldeia do Piódão, uma aldeia de casas feitas de pedra de xisto. Eu fiz uma caminhada pelo monte desde Piódão até Foz d'Égua e quando lá cheguei fiquei maravilhada com a beleza do local!

Aconselho vivamente a quem puder que vá vistar!

 

O teu aqua faz-me lembrar aquela paisagem. Parabéns! Vou acompanhar a evolução!

 

Olá bettaa,

 

De facto o sítio é maravilhoso. Pode não haver muito dinheiro em Portugal, mas em termos de beleza somos dos países mais ricos que conheço.

 

Obrigado pelo elogio.

 

Boa tarde,

 

Parabens pela montagem meu caro. Embora despido para já vamos aguardar. Tu é que tens que gostar. ;)

 

4 plantas de tapete? Isso foi ideia tua?

Acho que esses pequenos apontamentos nas rochas não vão ter onde se agarrar.

 

Ao fim de 5 dias algas filamentosas é que não consigo entender.

 

Conseguis-te alguma explicação plausível para tal?

 

Que fertilização estás a fazer e em que dosagens já agora?

 

Abraço.

 

Olá Paulo,

O layout é de facto um pouco despido visto que tentei ir mais para o estilo do iwagumi. Foi para contrastar com a anterior montagem que era muito mais "densa".

A ideia das diversas plantas de tapete surge porque, por um lado, precisava que todas as plantas fossem baixas para dar uma maior sensação de profundidade e, por outro lado, queria ter alguma diversidade nas plantas para poder ter diferentes tons de verde.

 

Os apontamentos de verde nas rochas são o musgo. Neste momento estão atados e, quando o fio se dissolver, espero que já estejam firmemente presos na rocha.

 

As filamentosas presumo que tenha sido por erro meu: usei parte do tapete de monte carlo da minha montagem anterior a qual, devido a flutuações de CO2, estava com algas filamentosas. Embora neste caso tenham aparecido nos musgos, pode ter sido simplesmente pela deslocação da água que fez libertar esporos e fixaram-se no musgo. De qualquer forma, está resovido.

 

Quanto à fertilização, comecei com Brightly K, 3ml diários. Ao final da 1ª semana comecei também a dar Step 1, 1ml diário.

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Tenho de começar a pensar no que vou colocar de fauna. Estou indeciso entre os lamp eyes e os neons verdes. Quero um cardume de peixes que cresçam muito pouco. Sugestões?

 

Aqui ficam umas fotos após a manutenção de hoje.

 

Tempo de vida: 22 dias

 

As caridinas esconderam-se depois de ter enchido o aquário.

gallery_73882_4496_2759695.jpg

 

O musgo está a crescer bem.

gallery_73882_4496_2324214.jpg

 

gallery_73882_4496_410213.jpg

  • Votar + 1

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

excelentes pormenores e continua muito saudável.

 

para fauna sugiro um cardume de narizes de bêbados ou de rásboras espei, qualquer um é fantástico.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem muito bem conseguida. Parabéns!

Um tópico a acompanhar.

 

Muito obrigado JoCa_tm.

 

boas,

 

excelentes pormenores e continua muito saudável.

 

para fauna sugiro um cardume de narizes de bêbados ou de rásboras espei, qualquer um é fantástico.

 

cumps,

Os espei são muito bonitos, mas tenho algum receio de que fiquei demasiado grandes. Sei que são ligeiramente mais pequenos que os harlequim, mas ainda assim estou na dúvida.

 

Entretanto vi também um peixe que não conhecia, Microdevario kubotai. Cresce até 2cm, faz cardume e tem uma coloração engraçada.

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.