Recommended Posts

Boas para todos.

 

De momento só me queria apresentar e ao meu sistema.

 

Chamo-me Paulo Albuquerque e vivo na costa leste dos EUA.

 

Possuo um aquario de cerca de 200 litros com uma sump de 30 litros com um sistema de sifão DYI para o overflow.

 

Diariamente faço reposição de 4 a 5 litros de agua filtrada da torneira.

Neste momento e vão cerca de 4 meses desde o inicio deste hobby, a qualidade da agua é aceitavel.

Faço testes semanalmente e os ultimos resultados (ontem) são:

PH- 8.0, Nitrate- 0, Nitrite- 0, Amonia-0, Salinidade 1.022, Fosfato- 0.05

 

Perdi a noção da bicharada que tenho do aquario, mas resume-se a 10 peixes (2 palhaços, 1 tang amarelo, 3 blue devils, 2 cardinais, 2 pretos
(parecidos com os blue devils mas que desconheço a "marca" e "modelos" dos mesmos)

2 caranguejos pequenos, 1 camarão, uns quantos caracois, uma anemona, 2 corais pequenos e uma estrela do mar.

 

Este é o aspecto do meu aquario

 

WKEXV8.jpg

 

Como podem ver existem dois filtros internos tetra whisper 30i (cada um para aquarios de 110 litros) e uma wave maker de 3000 l/h.

 

Por baixo tenho uma sump (adaptada de um aquario antigo) com uma bomba de agua de 2200 litros/h, mas que reduz drasticamente porque a agua passa por um UV PRO36 da Odisseia.

 

O skimmer que adquiri e que tenho na sump, pensei que era para este tamanho de aquario, mas é só para metade.

 

Por cima tenho umas Current Orbit Marine LED com Ramp Timer Pro que dizem ter 2 diurnas de 8000k e 12000k e 2 Actinic de 445nm e 460nm azul e um conjunto de 6 ventuinhas para arrefecer a água.

 

Aspecto da sump.

 

NA9ktN.jpg

 

 

Como podem ver pela imagem a acomulação de sal nas paredes da sump e mesmo no armario é consideravel.

 

Ja adquiri outra bomba de agua de 3000 l/h mas ainda não a instalei. Tenho receio que o overflow não debite o suficiente.

 

Cada semana introduzo uma solução de prodibio bioclean.

 

Já agora gostaria que me indicassem se é normal esta "alga/bacteria" (que podem ver na fotografia seguinte) que surgiu nas pedras. Pergunto isto porque disseram-me que as pedras ao ficarem vivas se tornariam roxas.

 

g6GQ0d.jpg

 

Noutro post já questionei sobre mudanças parciais de água, das quais ainda não fiz nenhuma, visto os meu valores quimicos estarem aceitaveis.

 

Fico a aguardar as vossas sugestões/criticas sobre o material que utilizo e sobre como melhorar este sistema.

 

E pronto, um abraço para todos e obrigado pelo excelente forum que me tem sido bastante util!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo essas algas verdes são normais no inicio do aquário quando este ainda não esta bem estabilizado.

 

No entanto a cor das rochas nada tem a ver com o estarem vivas. As rochas rochas e porque cresceu alga coralina por cima da mesma. As rochas vivas são rochas que tem muita micro vida o que não quer dizer que estejam de cor roxa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais