Mudas de água


Recommended Posts

Se a água que juntas se destina, como parece, a compensar evaporação a consequência óbvia é que vais estar a aumentar sucessivamente a mineralização do tanque.

 

Exemplo: se a capacidade útil do sistema for 200 litros (sump + tanque - volume acima da superfície e inertes), estás a acrescentar cerca de 2% de mineralização adicional todos os dias.

 

Com o avançar da idade do tanque, a coisa torna-se grave. Se a mineralização inicial for a mesma da água que juntas e no limite não fizeres TPAs, arriscas-te a subir a mineralização para o dobro em 50 dias,

 

Agora, depende do que manténs no tanque. No meu caso a água sai-me da torneira com cerca de 110 ppm o que é muito baixo por exemplo para a maior parte dos vivíparos e biologicamente agressivo para ciclídeos africanos. Se mantivesse esses peixes provavelemente eu próprio promovia a evaporação para poder mineralizar mais a água.

 

Conclusão: se queres manter os parâmetros estáveis tens que fazer TPAs frequentes e, eventualmente juntar água menos mineralizada na compensação da evaporação (ou usas um filtro de osmose inversa ou água duma fonte granítica).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais