High Mountain


Recommended Posts

boas,

 

verifica se o filtro não perdeu caudal, mangueiras sujas ou a lã de vidro saturada, a má circulação da água é uma das causas da staghorn.

 

estás no 15º dia, deve ser essa a causa dos nitratos altos (ciclo do azoto) a acrescentar aos que o ADA Amazónia liberta, controlam-se com as TPA's, quantas mais melhor.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

verifica se o filtro não perdeu caudal, mangueiras sujas ou a lã de vidro saturada, a má circulação da água é uma das causas da staghorn.

 

estás no 15º dia, deve ser essa a causa dos nitratos altos (ciclo do azoto) a acrescentar aos que o ADA Amazónia liberta, controlam-se com as TPA's, quantas mais melhor.

 

cumps,

 

 

Boas,

 

O filtro não perdeu caudal e por enquanto está limpo.

Onde me apareceu staghorn é onde tem mais circulação, por isso não faço ideia o que seja.

 

Outro problema é o facto de a rotala e a ludwigia, em algumas folhas novas estarem a crescer pequenas e enroladas.

Já fiz todos os testes e não há falta de nutriente.

 

Estou com um GH de 12 e Kh de 8. Talvez por esta razão as plantas estejam com dificuldade de assimilar algum nutriente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

1º - 110w em 80 litros de agua. (primeira coisa que reparei logo no inicio mas não quis tocar no assunto)

 

2º - Substrato: Aditivos Ada, Power Sand e Amazonia Soil COM SISTEMA EI?

 

Quem te recomendou tal coisa? Foi iniciativa tua? Falas-te sobre isso na loja quando compras-te os ADA?

 

Para a próxima semana irei começar com fosfatos, visto estarem muito perto de zero.

 

 

PO4 a zero é mesmo o principio de funcionamento do sistema ADA.

 

3º Depois dizias que fazias TPA de dois em dois dias. Também não te quis questionar, mas quem te recomendou isso?

 

A mim da ADA Japão recomendaram 40% todos os dias durante as duas primeiras semanas.

Na terceira semana dia dia não. E na quarta semana duas de 50%

A partir da 5ª é semanal.

 

Eu falaria com quem te vendeu o sistema ADA. Porque meteres "Ei" nesse sistema ao fim de 15 dias da montagem não me parece ter sido a acção mais correcta.

Depois essa central elétrica com quase 1.5W por litro sem teres o Co2 bem afinado. Como sabes em que niveis de Co2 andas?

 

Acho que deves cuidar disso o quanto antes. O aquario já te está a dar sinal ao fim de 15 dias. (?)

Abraço


E mesmo esse Eheim 2215 com Lily Pipes deve andar aí nos 300 litros hora.

Pelo difusor consegues logo perceber se está com circulação suficiente.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

1º - 110w em 80 litros de agua. (primeira coisa que reparei logo no inicio mas não quis tocar no assunto)

 

2º - Substrato: Aditivos Ada, Power Sand e Amazonia Soil COM SISTEMA EI?

 

Quem te recomendou tal coisa? Foi iniciativa tua? Falas-te sobre isso na loja quando compras-te os ADA?

 

 

PO4 a zero é mesmo o principio de funcionamento do sistema ADA.

 

3º Depois dizias que fazias TPA de dois em dois dias. Também não te quis questionar, mas quem te recomendou isso?

 

A mim da ADA Japão recomendaram 40% todos os dias durante as duas primeiras semanas.

Na terceira semana dia dia não. E na quarta semana duas de 50%

A partir da 5ª é semanal.

 

Eu falaria com quem te vendeu o sistema ADA. Porque meteres "Ei" nesse sistema ao fim de 15 dias da montagem não me parece ter sido a acção mais correcta.

Depois essa central elétrica com quase 1.5W por litro sem teres o Co2 bem afinado. Como sabes em que niveis de Co2 andas?

 

Acho que deves cuidar disso o quanto antes. O aquario já te está a dar sinal ao fim de 15 dias. (?)

Abraço

E mesmo esse Eheim 2215 com Lily Pipes deve andar aí nos 300 litros hora.

Pelo difusor consegues logo perceber se está com circulação suficiente.

 

Abraço

Boa tarde Paulo,

 

O aparecimento das staghorn nada tem a ver com a iluminação. POsso dizer que até agora a iluminação em excesso não prejudicou em nada, bem pelo contrário, imenso pearling e tudo a crescer bastante bem.

Já podei as folhas que tinham a alga e hoje vou ver se já desapareceu por completo.

 

O co2 está a ser controlado pelo drop checker, bem como os nutrientes.

A fertilização que estou a fazer neste momento é potássio, micros e fosfatos por estarem praticamente zerados.

Nenhum nutriente falta, mas também não tenho nenhum em excesso, a não ser os nitratos.

 

A circulação também já está ok.

O problema maior que vejo é, como disse, a ludwigia estar a crescer em alguns novos rebentos com as folhas mais pequenas, provavelmente por ter o GH e KH altos.

POde ser isto que iniba a planta de assimilar algum nutriente, mas também nada tem a ver com a iluminação.

 

As tpa's continuam a ser feitas de dois em dois dias.

 

Uma pergunta, quando dizes que po4 a zero é o principio de funcionamento da ADA, em que é que te baseias? Achas que o po4 a zero traz benefício por usares sistema ADA?

Não me parece. Nenhum nutriente pode estar em falta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em parte com o Paulo
Essa quantidade de luz para q? Eu para um aquário do dobro do tamanho utiliza mais ou menos essa quantidade de luz. E mantenho todo o tipo de plantas sem qualquer tipo de problema.
A luz por si só não é problema, faz é que o metabolismo das plantas ande a 1000 e depois tudo o resto tem de andar atrás e a horas, fertilização e CO2.
Menos luz, crescimentos um pouquinho mais lentos mas uma rede de segurança bem maior, sem teres provavelmente de andar a pescar o que não esta no ponto.
E ao contrario de que referes a iluminação tem tudo haver com a assimilação de nutrientes. Muita luz, muita demanda por nutrientes. Com a durezas elevadas existe uma maior dificuldade de absorção. Muita demanda com alguma dificuldade de absorção potencia as carências.

Quanto à fertilização discordo com o Paulo e não vejo qual o problema!!!! Mas isso ele já sabe ;).
Já há bastante tempo que utilizo essa conjunção e nada demais.

Abraço e vai dando noticias

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em parte com o Paulo

Essa quantidade de luz para q? Eu para um aquário do dobro do tamanho utiliza mais ou menos essa quantidade de luz. E mantenho todo o tipo de plantas sem qualquer tipo de problema.

A luz por si só não é problema, faz é que o metabolismo das plantas ande a 1000 e depois tudo o resto tem de andar atrás e a horas, fertilização e CO2.

Menos luz, crescimentos um pouquinho mais lentos mas uma rede de segurança bem maior, sem teres provavelmente de andar a pescar o que não esta no ponto.

E ao contrario de que referes a iluminação tem tudo haver com a assimilação de nutrientes. Muita luz, muita demanda por nutrientes. Com a durezas elevadas existe uma maior dificuldade de absorção. Muita demanda com alguma dificuldade de absorção potencia as carências.

 

Quanto à fertilização discordo com o Paulo e não vejo qual o problema!!!! Mas isso ele já sabe ;).

Já há bastante tempo que utilizo essa conjunção e nada demais.

 

Abraço e vai dando noticias

Vasco,

 

Não concordo quando dizes que é assim tanta luz.

O principal, é como dizes, haver um equilíbrio entre luz, co2 e nutrientes. Se todos estes factores estiverem em harmonia e bem controlados penso que não terei problemas. O problema que eu tenho é um exagero de nitratos na água da torneira, motivo pelo qual existe um desiquilibrio de nutrientes.

 

No entanto este fim de semana já coloquei um polimero para reduzir os nitratos.

 

 

Olá Tiago,

 

Gostei muito da composição que fizeste. Quando a moita por trás da "montanha" crescer acho que vai ficar ainda mais bonito. Bom trabalho!

 

Boa tarde Ricardo,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Muito harmonioso e natural.

Bom projeto!

Não há novidades e novas fotos?

 

JOca_tm,

 

Obrigado pelo teu comentário.

 

 

Passadas três semanas aqui estão novas fotos atualizadas

 

foto1_zpsbinnewmt.jpgfoto6_zpsfiwpqksr.jpgfoto5_zpsqdk5d6u2.jpgfoto4_zpsujaigf6e.jpgfoto3_zpsg3ydd2zs.jpgfoto2_zpsj7akhste.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.