Pedido de ajuda/opinião


Recommended Posts

Tentei abrir este tópico na parte das "ESPÉCIES E COMPATIBILIDADES", mas não dá.

 

Já lá vão uns valentes anos desde a ultima vez que publiquei algo aqui no fórum... E como preciso de ajuda/opinião, nada melhor que aqui.

 

Há ano e meio que regressei dos salgados para os Ciclídeos do Tanganyika.

Desde então que mantenho 9 Tropheus Ilangi no meu aquário de 540 litros (150x60x60), dos quais, 430l (130x60x60) são utilizados (o resto é a coluna seca). Vieram para o aquário ainda pequenos (os maiores tinham 3 cms), e actualmente 3 deles estão com o tamanho de adultos.

 

A minha primeira aproximação ao Tanganyika foi com Neolamprologus Multifasciatus, e a verdade é que, desde então, sempre gostei desses pequenotes.

Surgiu agora a oportunidade de adquirir uma pequena colónia de Multies (cerca de 12).
Lógico que tenho receio de os meter todos juntos, pois não sei qual será a reação dos Tropheus.

Já andei a pesquisar, e há opiniões divergentes...

Se tiverem experiência no convívio destas duas espécies, ajudem-me.

 

Em breve, a ver se abro um tópico com o aquário. :smile2:

Editado por Ricardo Nuno Gouveia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o problema em si não será das espécies, já que têm zonas de vivência destintas (tropheus meia-agua, Multies, fundo), mas sim no tipo de alimentação sendo os tropheus "vegetarianos" e os multies "carnivoros" e vai ser complicado atender a cada gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não acho que venhas a ter problemas!

É o verdade o que o JCarneiro disse sobre a alimentação mas a solução passa por forneceres uma comida pobre em proteína animal. Os multies não são verdadeiramente "carnívoros" mas sim omnívoros e por isso aguentam bem uma comida mais pobre em proteína.

 

Por outro lado os Tropheus não são agressivos com outras espécies, apenas um pouco chatos, pois gostam de vaguear por todo o aquário.

 

Apesar de serem herbívoros, não se fazem rogados a uns alevins de multie (aliás como qualquer outra espécie) por isso aconselho a que cries uma zona com muitas conchas bem longe das zonas rochosas. Talvez possas colocar aqui o teu layout actual.

 

Esse aquário merece é mais algo, talvez uma espécie de goby como os Eretmodus, Tanganicodus ou Spathodus, estes poderiam ocupar outra zona do aquário também mais junto ao solo e rochas.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Concordo a 100% com o que foi aqui dito. A escolha de espécies em função do estrato do aquário que vão ocupar é sempre uma boa medida.

 

Quanto à alimentação, uma vez que vens dos salgados onde a técnica é usada muito frequentemente, podes usar target feeding nos multis.

 

Pegas numa pipeta comprida com um tubo e ao mesmo tempo que dás flocos de spirulina ou algo assim aos Tropheus perto da superfície, injetas com artemia congelada, ou larvas de mosquito na zona das conchas.

 

Acho que não tens que fazer isso sempre que alimentas mas se quiseres dar algo mais proteico aos multi sem arriscares o blunting dos Tropheus, penso que é por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, obrigado pelas opiniões.

Antes de continuar, aqui está uma "foto" (com o telemóvel) do aquário (quando tiver mais tempo, tiro umas com a máquina). Serve a seguinte apenas para ilustrar o tópico.

gallery_8552_152_12043.jpg

 

O layout estava, anteriormente, mais centrado. Com o objectivo de arranjar a maior área possível de areia livre, andei a brincar com a disposição das rochas, chegando a este resultado.

Em breve irei colocar (de novo) algumas Vallisnérias Gigantea, mais para criar barreiras visuais e deixar os Tropheus mais "distraídos".

 

A colónia dos multies irá para o lado direito do aquário, que tem uma área sensivelmente de 60cmx60cm, mas que já sei, pela experiência anterior que tive com estes "terrores", que não irá ser respeitada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aos multies fornece-lhe muitas conchas todas juntas e vais ver que não saem daquela zona, mas quando digo muitas... são mesmo muitas, pelo menos umas 20. É assim que se sentem "em casa".

 

A possibilidade de alimentação localizada é válida mas, honestamente, não acho necessário.

 

Permite-me um reparo quanto ao layout. Essas pedras não me parecem muito adequadas pois têm várias arestas muito vivas. Os Tropheus conseguem ser muito "chatos" entre eles e disputas e correrias vão ser comuns. Essas pedras assim são um potencial risco para teres peixes feridos. Se puderes opta por pedras redondas e sem arestas.

 

Mesmo com plantas os Tropheus vão correr o aquário todo... é natureza deles e não há nada a fazer. Por isso é que é complicado mantê-los com espécies que criam territórios rígidos e os defendem com vigor.

 

Eu mantive Tropheus com outras espécies (brevis, ocelatus, cyprichormis, julidochromis (que ainda mantenho e tenho para venda), paracypriochromis, eretmodus, ...) sem grandes problemas mas de vez em quando lá havia uma guerra com alguém que se fartava deles.

 

Como disse anteriormente, tens aí espaço para uma outra espécie sem grande problemas sobretudo se pensares numa espécie de rocha mais calma ou nuns gobies.

 

Abraço e força com o projecto

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, agradeço as tuas chamadas de atenção em relação às pedras, mas já mantenho os Tropheus há pouco mais de ano e meio, e pelo menos, até agora, ainda não houve problema nenhum (o que não significa que não poderá haver no futuro). Quanto às conchas, ainda me lembro da quantidade parva de conchas que introduzi no aquário que tive, há uns 8 anos, de Multies... assim como ainda me lembro da revolução que eles fizeram no layout do aquário...eh eh eh

 

Entretanto, hoje já comecei a introduzir as cascas:

 

gallery_8552_152_175488.jpg

 

Os Tropheus foram logo curiosos, ver do que se tratava... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Vera, como iniciei este tópico apenas para pedido de opinião sobre a convivência das duas espécies, e depois acabei por abrir um tópico mesmo sobre o aquário, penso que, se fosse possível, fechar este tópico, para ficar apenas o "Back to Tanganyika" http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=243900 ...

Entretanto, irei colocar lá as novidades. :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais