[Projeto] Filtro


Recommended Posts

Boas pessoas...

Decidi começar a pensar num projeto para fazer um filtro DIY para o "aquario" final da minha bela tartaruga (Entre 150 e 200l) :)

O projeto é feito de uma coisinha parecida com isto...

247.jpg

 

 

E então pensei nisto... A água entra, é espalhada pela flauta e dps cada gaveta vai ter uns furinhos para passar para o outro tipo de filtragem e dps volta again para o aquário...

28m3hav.jpg

 

O problema que tenho é a bomba que vai ser no minimo 1000l/h e vai estar submersa no aquário, mas eu n sei se a agua filtrada dps vai conseguir subir pelo tubo de volta ao aqua já que o filtro vai estar ao mesmo nivel do aquário e pouco mais posso eleva-lo...

 

Alguma critica, sugestão, ou ajuda? Agradeço

Editado por samuelrodryg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na parte do retorno, eu optaria por uma caixa mais fechada, de preferência estanque quanto mais aberta mais possibilidade de fugas em caso de entupimento.

Se for uma caixa estanque podes por a bomba em qualquer parte do circuito.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah eu não sou muito entededor nisto... Perguntas: Qual a pate do retorno? (a saída da agua?) Caixa de estanque são as caixas herméticas? Não estou a perceber bem isso...

 

Sorry mais ainda sou um noob nisto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte do retorno é a que volta para a parte principal( aquário).

Sim herméticas ou quanto menos sitio tenha para a agua passar, essa que escolheste tem varias caixas umas em cima das outras e entre cada uma há uma possibilidade de fuga, pois pode entupir os furos, encher e vazar.

Outra hipótese é fazer um sump como nos salgados, vê este tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234791&hl=sump#entry1332155

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas eu esquecime de dizer mais acima que podia colocar uma especie de grelha para nada ser entupido... Mas será qu ese eu colocar a bomba dentro do aquario e fizer por exemplo a "possiblidade 2" do meu esquema acima, funcionará?

A nivel de overflows como aquilo vai estar numa varanda se houver uma indunação n vai estragar nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Isso não vai funcionar. O sistema teria que ser totalmente fechado excepto com uma entrada de água e uma saída de água.

Isso não vai funcionar dessa maneira, tenta antes com um balde do lixo (cilíndrico, novo, que nunca tenha contido resíduo algum) ou com aqueles bidões azuis.

Fazes um furo em cima outro em baixo e elevas a cima do aquário ou pões a bomba a puxar pela saída do bidão. Acho que vai sair mais dispendioso que um filtro... Isso era melhor para um lago ou assim...

 

Meras opiniões ..

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais