Forma mais fácil de encher o aquário


taiko

Recommended Posts

Boas, gostava de saber se me sabem aconselhar uma forma fácil de encher um aquário durante as TPA's. Eu tenho um aquário de 60L e portanto o mais habitual é com um pequeno balde fazer as TPA's. No entanto, comprei recentemente um aquário de 200L e quando o montar gostava de saber uma forma mais eficiente e rápida de o fazer. É que depois vai ter plantas e a movimentação da água pode estragar as plantas.

 

Já pensei numa bomba para retirar a água para um balde, mas e para voltar a encher? Já me falaram numa mangueira, mas será que é o mais indicado? Gostava que me dessem indicações, pois como a maioria do pessoal aqui já tem alguma experiência deve com certeza ter métodos melhores que facilitem o processo.

 

Desde já, obrigado,

Fábio.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para retirar podes usar uma mangueira. Metes uma ponta no aquário e chupas a água pela outra. Se essa ponta estiver mais baixa que a primeira, o efeito de sifão irá retirar a água para o balde. Quando o balde estiver cheio, retidas a ponta do aquário. Eu como encho 3 baldes, penduro as 2 extremidades (presas numa gaveta) para a mangueira ficar com água. Assim não preciso de voltar a chupar.

 

Para meter a água, smplesmente entorno com cuidado. Mas diria que podes fazer o inverso se meteres o balde mais alto que o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retirar a água uso a clássica mangueira para o balde nos aquários pequenos e tenho uma bomba de retorno na sump com um terminal de mangueira de rega para o sistema de 500 litros.

 

Quando quero fazer uma TPA no volume de água da sump, ligo uma mangueira de rega à bomba, deixo a outra extremidade na banheira, ligo a bomba e já está. Quando aquilo fiqua aquilo seco, o barulho da bomba alerta-me e vou lá desligá-la.

 

Quanto à àgua que entra, gosto de a preparar em bidons por isso uso uma powerhead para levar a água para dentro do aquário.

 

Facilita muitíssimo teres por exemplo uma curva semelhante às usadas nos filtros externos para não teres que estar a segurar na tubagem durante a TPA toda. Se usares sempre o mesmo balde para retrar a água, podes fazer um furo no elemento da curva à altura exata que te vai quebrar o sifão quando o balde fica cheio. Isso permte-te não teres que ficar à seca com o cuidado de evitar inundações. Ativas o sistema e ele parará por si na altura certa. Muito guidado com o tamanho desse furo porque se entope podes ter inundação. Uma alternativa melhor é cortares o tubo à altura certa mas depois só vai servir para esse tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões. Ainda assim, a mangueira deve continuar a ser a melhor opção lol. Só tenho é receio que crie muita movimentação na água. Mas pronto, deve ser questão de se abrir a torneira com menos pressão. O lado negativo é que demorará imenso tempo.

 

Já agora, alguém me sabe dizer o que é utilizado pela Tropica nalguns aquários em que fazem demonstrações, tipo este? (aos 26 segundos na parte de trás do aquário, não sei se é alguma espécie de filtro ou assim)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era isso mesmo. Como eu vi a meterem água no aquário a partir dali pensei que fosse algum sistema que pudesse facilitar o enchimento do aquário. Não sei se é o caso.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, desculpa, não percebi.

Uma mangueira com tampão na ponta e furá-la em volta? Não sei como são essas mangueiras que falas. Tens que explicar melhor.

 

Mas é capaz de se conseguir encontrar todos estes materiais no aki/leroy. Os materiais são 1 mangueira, 1 conector de mangueira, 1 rede e 1 coisa daquelas para apertar (não sei o nome daquilo). Mas pode fazer-se alterações. Eu devo comprar uma mangueira e o conector de mangueira. E para a outra parte devo comprar uma espécie de um purificador para as torneiras de cozinha. Não sei bem que nome lhe dão. No fundo, quer-se alguma coisa que tenha uma rede o mais pequena possível de modo a passar a água mas que não aspire mais nada (peixes, plantas, substrato, etc.).

 

É mesmo isto que devo usar para mim. Poupa imenso trabalho. E até podes (e deves) deixar a água a correr mais tempo, para isso ir enchendo de vagar para não perturbar muito o aquário, seja pela mudança brusca de temperatura seja pela movimentação de água.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu para colocar a água dentro do aquário sem criar perturbações acabei por inventar esta pequena maravilha que dá muito jeito, nada sai do sítio e nem sequer as folhas das plantas se mexem:

 

http://1drv.ms/1PrGuoC

 

Cumps,

 

PS. A idéia que o AndréPeixoto disse (da mangueira perfurada) é também muito boa, entendi perfeitamente o esquema, é uma solução a considerar! ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu para colocar a água dentro do aquário sem criar perturbações acabei por inventar esta pequena maravilha que dá muito jeito, nada sai do sítio e nem sequer as folhas das plantas se mexem:

 

http://1drv.ms/1PrGuoC

 

Cumps,

 

PS. A idéia que o AndréPeixoto disse (da mangueira perfurada) é também muito boa, entendi perfeitamente o esquema, é uma solução a considerar! ;)

 

Boas

Não se consegue ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já dá para visualizar....

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm... Sim, agora já percebi o que o AndrePeixoto quis dizer. Sim, acho que é boa opção. Talvez não se consiga é muito pressão de água, tendo obrigatoriamente de correr a água devagar. Mas, de qualquer forma, o melhor é mesmo correr a água devagar para não haver grande turbulência nem variação de temperatura. Só não sei é se não pode aspirar os peixes mais pequenos, como os alevins, na mesma...

 

Sobre a tua ideia, Lusky, acho que é uma ideia muito boa. Tinha me dado um jeitaço aqui no meu aquário actual de 60L. Tenho sempre que meter um prato e ter muito cuidado. Enfim, não dá jeito nenhum. Assim é muito melhor. Só tem é o problema de não dar muito jeito para aquários maiores porque se demora uma eternidade e tem que se ficar a segurar no garrafão. Para não falar que só serve é para encher e não para vazar. :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu fiz isso mas é para o meu aqua de 45L serve perfeitamente :)

 

Para retirar a água do aquario, uso uma mangueira de 1cm de diâmetro com lâ de vidro na ponta segura por elástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei o que se costuma dizer (e realmente é o mais acertado), mas se assim fosse tornava isto impraticável. O que eu vou fazer (e faço e sempre fiz) é meter água da torneira e depois meto o anti-cloro no aquário. Nunca me fez mal nenhum. Eu acho que o importante é por. Agora se é antes ou depois...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem lá estar-me a meter mas pode pôr-se água directamente da torneira? então e os quimicos? eu tenho garrafões destapados para ir evaporando

 

Não, não se pode pôr directamente da torneira! Fazes bem deixar os garrafões destapados desta forma evaporar-se-à o cloro, mas apenas e unicamente o cloro....o metais pesados e a cloramina não evaporam, terá de se adicionar acondicionador para tratamento da água antes de ser colocada no aquário 24 horas antes.

 

Eu sei o que se costuma dizer (e realmente é o mais acertado), mas se assim fosse tornava isto impraticável. O que eu vou fazer (e faço e sempre fiz) é meter água da torneira e depois meto o anti-cloro no aquário. Nunca me fez mal nenhum. Eu acho que o importante é por. Agora se é antes ou depois...

 

Taiko, existe muita coisa que podemos ir fazendo sem ter problemas visíveis, no entanto, o sofrimento dos peixes não é visível, logo é algo que temos de ter maior atenção.

 

Acho que deverias colocar a água da torneira em descanso 24 horas com o acondicionador, todos os resíduos prejudiciais ao peixes serão isolados e levados ao fundo do garrafão, desta forma devemos deixar sempre um resto no fundo (+/- 30/40cl) e jogar fora.

 

Tenta entender que o facto de colocares a água directamente da torneira os peixes já estão em sofrimento até que o acondicionador termine o seu processo, quando supostamente a água está tratada já se aproxima outra tpa.......o que significa constantes diferenças de parâmetros na água.

 

Acho que deverias pensar melhor no assunto.

 

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixa de ser verdade. Mas não é viável. O aquário é de 200L e mesmo sendo uma TPA de apenas 10% isso significa 20L de água, ou seja, 4 garrafões de 5L sempre pela casa destapados. Para mim, não é viável. Até porque tenho um cão já velhote que tem sede constante. Então passado um bocado tinha os garrafões entornados lool.

 

No entanto, não estou a dizer que estás errado. Apenas me pergunto onde poderia eu deixar 4 garrafões de água sem problemas...? lool

 

Já agora, dizes que o acondicionador demora cerca de 24h a fazer efeito? E tem que estar destapado para fazer efeito ou pode-se tapar. É que se se puder tapar a conversa já é outra. E não elimina esta hipótese da mangueira. Apenas, em vez de se fazer logo directo, passa pelos garrafões primeiro.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um cão :), eu deixo sempre a cada 4 garrafões destapados debaixo de uma cadeira assim o animal não vai lá, só depois das 24 horas é que tenho por hábito tapá-los para evitar pó ou outra coisa qualquer entrar na água.

 

Se tapo os garrafões é porque estão na mesma divisão que a máquina de secar roupa que esta provoca evaporação, esta evaporação trás quimicos junto, só por isso é que os tapo.

 

Em relação á tua dúvida de fechar ou não, o facto de os deixar abertos é para ajudar a evaporar o cloro, no entanto, se estiverem fechados, o acondicionador também isola o cloro, não são necessária obrigatoriamente 24h mas é mais seguro.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é que eu já li que os acondicionadores actuam rápido, no máximo em 15 minutos, dependendo do acondicionador. Este tipo de informações deviam vir nas garrafas...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutos acho muito pouco, mesmo muito pouco, mas abstenho-me em relação a isso, pois não conheço todos os acondicionadores.

 

Eu não me baseio e tudo o que está escrito, por vezes, a intenção é vender....vou pela lógica por ser mais seguro.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh taiko...

Eu comprei uma celha de 35L por 1.45.

Tenho.a em cima do móvel da casa de banho que tem uns 1.80 de alto e é lá que vou meter a água para tratamento . enche.se com uma mangueira ligada a uma torneira da casa de banho. Leva os a condicionadores e Tapo com um pano com arame para segurar e fica lá a maturar.

Depois meto uma mangueira de cristal colada com sílicone alimentar a 3 cm do fundo para não aspirar os metais e é só meter a outra ponta no aquário que está na sala a 90cm e faz de sifão.

Em celha (balde das uvas) mangueira adaptador fica nuns 9

ja agora que a condicionadores estão a falar ? Do aquatan da será e similares ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais