Nan(d)o Absurdo 10L - Lagos


Fernando Freire

Recommended Posts

Olá a todos, aqui fica o meu segundo aquário de treino e teste

SETUP


Aquário

25x20x20 (10L Brutos) em vidro extra-claro de 6mm

Filtragem
Filtro de cascata

Aquecimento
Desnecessário

CO2 ADA

ADA CO2 System 74-YA
ADA Cabochon Ruby
ADA Beetle Counter
Do! Aqua Music Glass 10D

1 bolha a cada 5-8seg (depende da carga de plantas)

Luzes
1x24W

Substratos

Penac P e W

Bacter 100

Tourmaline BC

Clear Super

Rocha vulcânica e Pedra-Pomos

ADA AquaSoil Amazonia Powder

Hardscape
Samurai Rock

ADA Sarawak Sand

Plantas Tropica:

Rotala wallichii

Rotala indica

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Cryptocoryne parva

Marsilea crenata

Fertilização e Manutenção

ADA Green Gain

ADA ECA

NO3/PO4/K fertilizado separadamente

Trocas de água todos os dias ou de 2 em 2 dias, 50-80%

Aspectos gerais:

Esta montagem serviu para explorar o nível de detalhe em montagens com lagos, praias, rios, etc... neste caso, devido à areia Sarawak e com a sua côr tããããão dourada quis fazer um lago antigo. Quis também explorar algumas técnicas não-invasivas nos "Lagos vs Plantas", nota-se a tampa de plástico do lago principal :naughty:

Esta montagem está a decorrer, vamos ver como evolui e se tem de sofrer (ou não) alterações!

mais uma vez perdoem as fotos... é o que o Samsung permite!

med_gallery_7494_4489_409233.jpg

med_gallery_7494_4489_740618.jpg

med_gallery_7494_4489_290560.jpg

med_gallery_7494_4489_1715979.jpg

Abraço,

Fernando

  • Votar + 3

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aquário muito bonito, organizado e original, parabéns! Gosto principalmente dos contrastes do fundo e das rochas com as plantas de fundo.

Mas tencionas por animais, ou só plantas?

 

 

Cumprimentos,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aquário muito bonito, organizado e original, parabéns! Gosto principalmente dos contrastes do fundo e das rochas com as plantas de fundo.

Mas tencionas por animais, ou só plantas?

 

 

Cumprimentos,

Luis

 

Olá Luís,

 

Obrigado! O fundo é mesmo a parede do quarto :oops:

Sou MUITO bruto a fazer TPA's, confesso... as minhas trocas de água são muito frequentes e grandes em menos de 4-5minutos acabo sempre por rebentar todos os camarões e fazer os peixes saltar (já tentei rásboras galaxy, boraras, Snow White/Golden e Japónicas)... acabo sempre por ficar só com os caracóis e plantas!

 

Farias alguma sugestão de peixe que fique proporcional aos 25cm de frente do aquário e sejam autênticos tanques de guerra?

 

Cumprimentos,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Obrigado! O fundo é mesmo a parede do quarto :oops:

 

Sou MUITO bruto a fazer TPA's, confesso... as minhas trocas de água são muito frequentes e grandes em menos de 4-5minutos acabo sempre por rebentar todos os camarões e fazer os peixes saltar (já tentei rásboras galaxy, boraras, Snow White/Golden e Japónicas)... acabo sempre por ficar só com os caracóis e plantas!

 

Farias alguma sugestão de peixe que fique proporcional aos 25cm de frente do aquário e sejam autênticos tanques de guerra?

 

Cumprimentos,

Fernando

 

Boas, em relação ao fundo queria dizer substrato. Uma espécie muito resistente que aguenta quase tudo são os danios zebra! Podes tentar um pequeno cardume que a não ser que saiam fora de água sobrevivem a tudo. E, se tiveres sorte, ainda tens pequenotes, são muito fáceis de reproduzir.

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Um pleco!

 

...e um Phractocephalus hemioliopterus (RTC) ;)

 

Abraço,

 

Boas, em relação ao fundo queria dizer substrato. Uma espécie muito resistente que aguenta quase tudo são os danios zebra! Podes tentar um pequeno cardume que a não ser que saiam fora de água sobrevivem a tudo. E, se tiveres sorte, ainda tens pequenotes, são muito fáceis de reproduzir.

 

Ah! Desculpa hehehe

 

Os dânios são muito grandes para este aquário quebrando toda a proporcionalidade da montagem... mesmo as Rásboras Galaxy (quando as tive) eram grande demais! Só as Boraras é que ainda se safaram em proporção mas consegui rebentá-las todas com as TPA's... e como estes projectos são rápidos e direccionados ao Aquascaping e plantas... os peixes sempre ficaram para último plano ou desejo! Sem peixes noto mais os detalhes da montagem :)

 

Abraço,

 

boas,

 

fiquei curioso, porquê "Lagos" no título?

 

tá benito moço.

 

abraço,

 

Olá António!

 

A ideia inicial era fazer dois "lagos" em vez de zona de praia ou rio, quis uma zona de areia totalmente rodeada de inertes/substratos. Este pequeno aquário serve de teste à criatividade e quebra de barreiras hehehehe

 

A areia Sarawak é BRUTAL mas não simula tão bem rios/praias como a areia normal... acabou por ficar com um aspecto de "Lagos antigo" devido à tonalidade.

 

PS: A tradução de "Ancient Lake" para o Português consegue tirar o misticismo existente em "lagos antigos" secos à séculos.

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

 

 

...e um Phractocephalus hemioliopterus (RTC) ;)

 

Abraço,

 

 

 

Ah! Desculpa hehehe

 

Os dânios são muito grandes para este aquário quebrando toda a proporcionalidade da montagem... mesmo as Rásboras Galaxy (quando as tive) eram grande demais! Só as Boraras é que ainda se safaram em proporção mas consegui rebentá-las todas com as TPA's... e como estes projectos são rápidos e direccionados ao Aquascaping e plantas... os peixes sempre ficaram para último plano ou desejo! Sem peixes noto mais os detalhes da montagem :)

 

Abraço,

 

 

 

Olá António!

 

A ideia inicial era fazer dois "lagos" em vez de zona de praia ou rio, quis uma zona de areia totalmente rodeada de inertes/substratos. Este pequeno aquário serve de teste à criatividade e quebra de barreiras hehehehe

 

A areia Sarawak é BRUTAL mas não simula tão bem rios/praias como a areia normal... acabou por ficar com um aspecto de "Lagos antigo" devido à tonalidade.

 

PS: A tradução de "Ancient Lake" para o Português consegue tirar o misticismo existente em "lagos antigos" secos à séculos.

 

Abraço,

 

Outro peixe muito pequeno e razoavelmente resistente e bonito é o neon vermelho. É dos neons mais pequenos e resistentes.

E uns camarões red ou wild não se safam?

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Outro peixe muito pequeno e razoavelmente resistente e bonito é o neon vermelho. É dos neons mais pequenos e resistentes.
E uns camarões red ou wild não se safam?

 

Neon vermelho? Não conheço, serão os Hemigrammus erythrozonus? Se sim, muito grandes.

 

Infelizmente para um brutinho e picuinhas como eu não há peixe que tenha tamanho/resistência que necessito! Já viste que 25cm é tão pouco? Para fazer um cardume proporcional e bonito dificilmente podiam passar o 1cm!

 

Todos os camarões sofreram com o mesmo, até as Caridina japonica (que para mim é o camarão mais resistente da aquariofilia) conseguiram saltar e rebentar :oops: Tenho e reproduzo algumas variedade de Neocaridinas, já tentei ao longo dos tempos algumas coisas mas sempre com o mesmo insucesso!

 

Dado isto... é melhor não meter nada se for para morrer! No fundo permite-me fazer mudas de água absurdas em percentagens igualmente absurdas! Um aquário com TPA's tão grandes nem precisa de fertilização além de Potássio e CO2!

 

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Fernando...está um espetáculo.

Alem do hardscape, gosto particularmente do jogo de substrato que fizeste. Se conseguires manter isso assim vai ficar brutal!

E que tal seres um pouco mais "suave " nas TPAS? Se o fores de certeza que consegues manter tudo o que queiras aí colocar.

Que tal unsmicrorasboras urophthalmoides? (rasbora mosquito)Eu tive-os num nano que desmontei vai fazer um tempão e passei-os para o de 200l quando desfiz a montagem e ainda para lá andam. Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

O neon normal mede entre 4-5cm, o rosa mede 3-4 cm é sempre mais pequeno!
Mas sim, talvez seja melhor ficar sem seres vivos se queres fazer isso

 

Olá viva!

 

Sem dúvida, mais vale estar quietinho e ter pena dos animais ;)

 

Muito bom Fernando...está um espetáculo.

Alem do hardscape, gosto particularmente do jogo de substrato que fizeste. Se conseguires manter isso assim vai ficar brutal!

E que tal seres um pouco mais "suave " nas TPAS? Se o fores de certeza que consegues manter tudo o que queiras aí colocar.

Que tal unsmicrorasboras urophthalmoides? (rasbora mosquito)Eu tive-os num nano que desmontei vai fazer um tempão e passei-os para o de 200l quando desfiz a montagem e ainda para lá andam.

 

Olá Vasco, obrigado! É super simples de manter (até agora...) ainda não tenho praticamente nenhuma planta na areia, o que quer dizer que as tampas (onde coloquei a areia) estão a cumprir a sua função! Vamos ver se com o tempo torna-se fácil controlar o que vai querer crescer por cima!

 

Ser mais suave com as TPA's iria significar menos rendimento no crescimento e colocarão nas plantas e mais algas... estes projectos são feitos para maximizar todos os aspectos que estimulam o crescimento e coloração vegetal: trocas de água, fertilização, CO2 e Luz, e neste sistema está tudo sobre-doseado... se falho a tpa durante uns 3 dias começo a notar grandes diferenças! Há aquários mais propícios a peixes/camarões, e 10L com tpa's de 80% não é sistema para eles :)

 

Abraço!

 

Porque não uns Endler machos? Se for da zona da expo posso dar uns para experimentar

 

Olá viva!

 

Agradeço a oferta, mas creio que não servem para o projeto :)

 

 

Ser mais suave com as TPA's iria significar menos rendimento no crescimento e colocarão nas plantas e mais algas... estes projectos são feitos para maximizar todos os aspectos que estimulam o crescimento e coloração vegetal: trocas de água, fertilização, CO2 e Luz, e neste sistema está tudo sobre-doseado... se falho a tpa durante uns 3 dias começo a notar grandes diferenças! Há aquários mais propícios a peixes/camarões, e 10L com tpa's de 80% não é sistema para eles :)

 

Mais uma vez obrigado a todos,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá a todos,

Fica aqui uma actualização do projeto, neste momento já tenho minimamente o volume de plantas que queria nas moitas traseiras.

Acrescentei um vaso de Myriophyllum tuberculatum à walichii, não gostei da diferenças do lado esquerdo para a direito... algo me diz que ainda vou acrescentar um vaso de Proserpinaca no meio da rotalla

Hoje foi dia de poda geral ao tapete e moitas bem como troca da areia dos lagos!

med_gallery_7494_4489_1537190.jpg

med_gallery_7494_4489_1067827.jpg


Um forte abraço,
Fernando

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Editado por Fernando Freire
  • Votar + 2

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos miseráveis Fernando!:P Essa garrafa do lado direito guarda algum tipo de fertilizante ou é para beber enquanto se aprecia o aquário??? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU! Uploads de fotos através do tapatalk ficam.... upa upa! Já corrijo isso ;)

 

A garrafa tem Areia Sarawak! Em vez de a ter no saco no chão do quarto lavei as 7 garrafas vazias que tinha e enchi com a areia! Esta foi a que fico com o "restinho" que vou usando no aquário ;) Mas se quiseres oferecer uma cheia com o líquido original estás à vontade hehehe

 

Forte abraço!

 

 

*Actualizado, fotos miseravelmente melhoradas.

Editado por António Nunes

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José!

 

Noto bastante, essencialmente dois níveis: cicatrizaçao e crescimento! Usei em várias montagens minhas e de clientes. Como o sistema é tão pequeno, na primeira versão do aquário, facilmente trocava toda a água para testar a resposta das plantas ao ECA e Green Gain! Idealmente prefiro usar green gain somente durante a cicatrização/tpa e nunca parar com o ECA, mas quem diz ECA diz qualquer outra fonte de ferro.

 

Após a poda noto que a zona de cicatrização fecha mais rapidamente e é menor, comparativamente quando não uso.

No uso do dia-a-dia noto a nível de rapidez de crescimento! Como te disse, uso no dia de tpa/cicatrização (50-90% todos os dias ou de 2 em 2 dias) uma gota.

 

Vejo vantagens na utilização em pequenos aquários (>60L), acho que acima disso já depende da carteira de cada um!

 

Acho que as diferenças que são visíveis acontecem a uma escala mais pequena do que estamos habituados em aquários grandes, por exemplo as minhas moitas de rotalas são muito facéis de analisar ponta a ponta dado a dimensão do aquário, já num sistema de 90cm acho que estou mais concentrado no aspecto "geral" da moita do que necessariamente na cicatrização de cada ponta!

 

Espero ter respondido à tua questão!

 

Abraço,

Fernando

 

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José!

 

Noto bastante, essencialmente dois níveis: cicatrizaçao e crescimento! Usei em várias montagens minhas e de clientes. Como o sistema é tão pequeno, na primeira versão do aquário, facilmente trocava toda a água para testar a resposta das plantas ao ECA e Green Gain! Idealmente prefiro usar green gain somente durante a cicatrização/tpa e nunca parar com o ECA, mas quem diz ECA diz qualquer outra fonte de ferro.

 

Após a poda noto que a zona de cicatrização fecha mais rapidamente e é menor, comparativamente quando não uso.

No uso do dia-a-dia noto a nível de rapidez de crescimento! Como te disse, uso no dia de tpa/cicatrização (50-90% todos os dias ou de 2 em 2 dias) uma gota.

 

Vejo vantagens na utilização em pequenos aquários (>60L), acho que acima disso já depende da carteira de cada um!

 

Acho que as diferenças que são visíveis acontecem a uma escala mais pequena do que estamos habituados em aquários grandes, por exemplo as minhas moitas de rotalas são muito facéis de analisar ponta a ponta dado a dimensão do aquário, já num sistema de 90cm acho que estou mais concentrado no aspecto "geral" da moita do que necessariamente na cicatrização de cada ponta!

 

Espero ter respondido à tua questão!

 

Abraço,

Fernando

 

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

 

Bingo!

 

Olha lá, não queres adicionar um tom mais verde nas moitas? Acho que ganharias algum toque especial a contrastar com a areia e pedras.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

Bingo!

 

Olha lá, não queres adicionar um tom mais verde nas moitas? Acho que ganharias algum toque especial a contrastar com a areia e pedras.

 

Abraço

'Méquié Miguel?

 

Partilhas a mesma opinião sobre o Green Gain? Qual o teu modo de uso?

 

Hummmm... quero manter estes tons mais quentes nas moitas, entre laranjas e vermelhos. Espero que a mistura de plantas (formato de folha diferente) nas moitas ajude no contraste... já há verde da cuba, Marsilea e das Cryptos, se entretanto o contraste não resultar vou ter de optar por qualquer coisa verde!

 

Abraço

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Assim que tenha mais uns trocos disponíveis, sou capaz de comprar.

A minha esperança é que ajude quando as plantas de caule são cortadas no tronco por causa da altura.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

É sempre um excelente produto para o aquário mas que só aconselho após bons substratos, sistema de CO2, fertilização e iluminação ;) até lá acho sinceramente que é dispensável! Há outras prioridades mesmo dentro do Hobby hehehe

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

'Méquié Miguel?

 

Partilhas a mesma opinião sobre o Green Gain? Qual o teu modo de uso?

 

Hummmm... quero manter estes tons mais quentes nas moitas, entre laranjas e vermelhos. Espero que a mistura de plantas (formato de folha diferente) nas moitas ajude no contraste... já há verde da cuba, Marsilea e das Cryptos, se entretanto o contraste não resultar vou ter de optar por qualquer coisa verde!

 

Abraço

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Partilho pois. Na montagem de 60cm em que tinha plantas de caule nem sempre usava mas quando usava a diferença depois das podas era imensa. Apenas uso após as podas mais agressivas.

 

Certo, vamos ver isso crescer!

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, não precisa de ser verde! Algo para o amarelado pode resultar muito bem! Macandra Green por exemplo. Tenho bastante receio que a myriophyllum tuberculatum te retire a dimensão do aquário.

 

É a fase do deixa ver a continuação :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.