Comunitario 54L com 2 Ramirezi


Nuno Sabino

Recommended Posts

Boas

 

Acabei agora de fazer cerca de 18L de TPA com garrafoes do luso pH 5.8 e dureza total 8.8 indicada nos garrafoes. A temperatura baixou para os 27º, e dei flocos e granulado.

Mais logo vou fazer video e tiro ums fotos

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sempre fiz TPA com agua da torneira, enchia garrafões de 5l e deixava 24h a repousar só.

A ultima no Domingo passado, fiz com agua do luso porque me esqueci de deixar os garrafões a repousar e tive de ir comprar (...)

É só uma opinião pessoal, mas fazer TPA's com água engarrafada é um desperdício de dinheiro. Eu sempre fiz TPA's com uma mangueira ligada directamente à torneira e nunca tive problemas com isso... mesmo com ramirezis.

 

Água engarrafada por vezes é utilizada em aquários de camarões... que são muito mais sensíveis.

 

Outra coisa diferente é a água da torneira ter parâmetros radicalmente diferentes da água do aquário. Aí sim é necessário ter em repouso, com alguma espécie de tratamento, para aproximar os parâmetros aos exigidos antes de adicionar ao aquário.

 

(...) NO3 tenho acima dos 20 era o que me dava nos testes de tiras aqueles das cores esta um pouco rosa, talvez seja isso????? Acho que era de estar a dar muita comida????

De resto todos os vivos comem bem incluindo os rams, penso de não estar a fazer nada mal.

Concentrações de 20/30 ppm de NO3, apesar de não serem ideais, não são muito preocupantes para os rams. Mas dado que a fiabilidade dos testes para aquário não é das melhores, a concentração real pode ser superior e estar aí a causa do stress. E os nitritos continuam a zero?

 

Se já resolveste o problema da comida a mais, continuo a achar que a solução é fazeres mais e maiores TPA's. Como já tinha sugerido, 15l 2x por semana para ver a reacção.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Boas,


É só uma opinião pessoal, mas fazer TPA's com água engarrafada é um desperdício de dinheiro. Eu sempre fiz TPA's com uma mangueira ligada directamente à torneira e nunca tive problemas com isso... mesmo com ramirezis.

 

Tambem concordo contigo vou voltar a fazer da torneira o pH 7

Água engarrafada por vezes é utilizada em aquários de camarões... que são muito mais sensíveis.

Outra coisa diferente é a água da torneira ter parâmetros radicalmente diferentes da água do aquário. Aí sim é necessário ter em repouso, com alguma espécie de tratamento, para aproximar os parâmetros aos exigidos antes de adicionar ao aquário.


Concentrações de 20/30 ppm de NO3, apesar de não serem ideais, não são muito preocupantes para os rams. Mas dado que a fiabilidade dos testes para aquário não é das melhores, a concentração real pode ser superior e estar aí a causa do stress. E os nitritos continuam a zero?

 

Sim estão a zero NO3 tambem baixou para 10

Se já resolveste o problema da comida a mais, continuo a achar que a solução é fazeres mais e maiores TPA's. Como já tinha sugerido, 15l 2x por semana para ver a reacção.

Cumps.

 

Quarta volto a mudar a água

 

E aqui está o video vejam a partir do minuto 1 ate ao fim, sorry pela qualidade

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ramirezi não tem cor porque parece-me 'meio-arraçado'. Não parece que venha mesmo a ter aquele tom amarelado e azul dos germans. Parece ter uns traços de boliviano, não sei bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ramirezi não tem cor porque parece-me 'meio-arraçado'. Não parece que venha mesmo a ter aquele tom amarelado e azul dos germans. Parece ter uns traços de boliviano, não sei bem.

 

Não fazia ideia, E são duas femeas correto?????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podem até não ser german blue... mas aquela cor é de stress. Tudo na postura dos peixes, comportamento, barbatanas fechadas e agitadas, indica stress.

 

Falta saber o porquê. Nada do que aqui foi dito nem do que vejo no vídeo justifica o stress. Preocupa-me o facto de dizeres que já estavam assim na loja.

 

De qualquer forma, continua essa rotina e dá-lhes tempo... pode ser que acalmem.

 

Quanto à sexagem, é muito difícil dizer enquanto tiverem stressados.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Boas,

 

Podem até não ser german blue... mas aquela cor é de stress. Tudo na postura dos peixes, comportamento, barbatanas fechadas e agitadas, indica stress.

 

Falta saber o porquê. Nada do que aqui foi dito nem do que vejo no vídeo justifica o stress. Preocupa-me o facto de dizeres que já estavam assim na loja.

 

De qualquer forma, continua essa rotina e dá-lhes tempo... pode ser que acalmem.

 

Quanto à sexagem, é muito difícil dizer enquanto tiverem stressados.

 

Cumps.

Tambem não estou a ver o porque do stress - aqua 54litros, 11neos, 2ottos, 2 rams alguns caracois e 2 helenas, por ai não estou a ver!!!

Os parametros da água tambem me parecem corretos.

 

Em relação á loja na minha opinião e na minha zona é a que tem os vivos mais bem cuidados, havia uns 10 no aqua todos da mesma cor muito pouca como esta no video e mesmos comportamentos, escolhi os dois que me pareciam melhores e casal pensei eu, o sr da loja tambem não conseguia diferenciar sexagem, eu já tinha lido um pouco sobre rams dai o interesse de comprar, tambem nunca tinha visto nenhum em aqua só fotos.

Editado por Nuno Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem estar stressados, mas quase que garanto que não são german blue! Eu já mantive e rerpoduzi e mesmo em más condições teriam algum azul. Parece-me ser dos normais, no máximo das hipóteses com gene balão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

 

Tambem não estou a ver o porque do stress - aqua 54litros, 11neos, 2ottos, 2 rams alguns caracois e 2 helenas, por ai não estou a ver!!!

Os parametros da água tambem me parecem corretos.

 

Em relação á loja na minha opinião e na minha zona é a que tem os vivos mais bem cuidados, havia uns 10 no aqua todos da mesma cor muito pouca como esta no video e mesmos comportamentos, escolhi os dois que me pareciam melhores e casal pensei eu, o sr da loja tambem não conseguia diferenciar sexagem, eu já tinha lido um pouco sobre rams dai o interesse de comprar, tambem nunca tinha visto nenhum em aqua só fotos.

Boas

 

Já tiveste alterações na bicharada?

 

:)

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas malta.

 

Já lá vai um tempo que não passo por aqui sorry.

Os vivos são os mesmos todos de boa saúde os rams estão bem mais bonitos mas são 2 femeas mais que comprovado, as helenas acabaram com os caracois agora nem as consigo contar no minimo 5 pequenas.

 

As plantas tem-se se aguentado, mas estão a ficar cheias de algas pretas parece uma "penugem" preta, alguns conselhos para acabar com elas?

 

Quanto ás TPA normalmente semanais mas ás vezes esqueço-mo ficam em 2 semanas.

Não uso co2 nem fertelizante, está como no setup inicial menos o layout.

 

Quando poder coloco os fotos do aquário.

 

Cumps

Editado por Nuno Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas...

Há mais de um ano que nao dou noticias, infelismente os rams morreram, alterei alguma fauna e replantei novos rebentos de fetos de java...

 

Para breve vou criar novo topico para novo projecto com aqua de 120x50x50,

300litros.

 

Aqui vao algumas fotos do aspeto geral e alguns vivos.

 

307682884207bcbe730b0b60d6a5bda5.jpg

 

5ea7f63996900163444b5b4c43214fbb.jpg

 

fb089650a63268ebf82ee50708be446b.jpg

 

e2bb17fa5065aab0d1c4b4073dc5aa0f.jpg

 

7e71400c447990c1dd286a727ae9e7bd.jpg

 

145732e6b2128c0b3628e4b0ec70a982.jpg

 

327ee8a1715148ff7d10f43c7adedaee.jpg

 

b16416d5794479f0dbd2d20ac6515978.jpg

 

cc5ec2b7c63b52beccd049bed52d07d5.jpg

 

E este é a nova casa da bixarada

 

a3ec36bb2de56d54790ab25a55dc7c2a.jpg

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, bem vindo de volta, e então que pensas fazer com o novo aqua??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera, quero fazer algo muito parecido com o que tenho mas bem maior...

Já tenho troncos de videira de molho e algumas pedras apanhadas nas praias da Arrabida daquelas redondas mas acho que nao gosto muito.

Para a flora quero plantas de facil manutençao fetos anubias musgos e mais algumas do genero.

Para a fauna peixes de cardume e depois um casal de rams e outro de apistos.

Já tenho o aquario e o filtro falta o resto este vicio sai muito caro...tem de ser aos poucos..

Quando iniciar vou metendo fotos com atualização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas um que tenho no aquario deste topico eihem2213 e estou à espera que chegue negocio no olx um jbl cristalprofi e1501 greenline

As pedras ja fiz o teste com vinagre e nao se passa nada mas nao gosto muito sao umas grandes que estao na praia tenho de dar mais uma volta para ver se encontro mais bonitas.

 

Tambem ando à procura de areia preta mas que fique preta e nao mude parameteos ao aqua, a que tenho nesta montagem era mais para o preto agora esta quase branca. Alguem me pode indicar sitio onde comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com o teste do vinagre! Já fiz esse teste numas pedras e não acusou nada, depois fiz com um bocado de Sera ph/kh minus e pimba. Era calcária. Por vezes o vinagre não é suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais