Quais Ciclídeos escolher?


Recommended Posts

Bom dia Galera.

Sou novo aqui então me desculpem se estiver postando no local errado.

 

Estou novo no aquarismo e queria a muito a ajuda de vocês.

Comprei um aquário de 200L (100cm x 50cm x 40cm).

Gostaria de montar ele com ciclídeos, pois acho muito bonitos pelos vídeos que já vi, já que não posso montar um marinho que custa muito caro, vou de ciclídeos mesmo, pois acho que mais se assemelham com os marinhos.

 

AGORA A QUESTÃO?

Quais escolher? quais vocês acham mais bonitos? e posso misturar todos? por exemplo, se eu optar por ciclídeos africanos, posso por qualquer ciclídeo africano junto, ou tem espécies diferente?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo!

 

Antes de mais dizer que os ciclideos são a maior família de peixes existente e por isso tens ciclideos que vão de uns meros 2,5 cm a 80 cm em adultos.

 

Como característica mais ou menos global está a sua tendência em se tornarem territoriais (com mais ou menos agressividade).

 

Basicamente tens 4 grandes grupos de ciclideos: Americanos, Africanos, Asiáticos e de Madagascar. Os primeiros podem ser divididos em Sul Americanos e Centro Americanos. Os segundo são os mais numerosos e mais especializados e podem ser divididos em quatro grandes sub grupos: Lago Tanganyika, Lago Malawi, Bacia do Lago VIctoria e Fluviais.

 

Não é boa opção misturar ciclideos de diferentes habitats e mesmo dentro de cada habitat há que ter vários cuidados nomedamente:

 

- Tipo de Alimentação

- Níveis de Agressividade

- Territórios Ocupados

- Vida Social

- Tamanho em Adulto

- Risco de hibridização

 

Penso ter respondido a uma ou duas das questões.

 

Quanto aos que mais se gostam isso depende de cada pessoa. Podes preferir um aquário com plantas e tranquilo e então deverás optar por alguns Sul Americanos ou alguns Fluviais Africanos; Podes preferir ter muita cor e actividade no aquário e então optar pelo Lago Malawi ou Lago Victoria (os mais coloridos mas difíveis de arranjar com muitas espécies já extintas na Natureza); Pode preferir peixes com formas, tamanhos e comportamentos muito diferentes, mas menos coloridos e aí optar pelo Lago Tanganyika ... Mas como disse a opção terá que ser tua assente no que pretendes.

 

Agora quanto ao teu aquário, não é suficientemente grande para uma muito grande quantidade de espécies! Para menteres um projecto equilibrado e duradouro vejo as seguintes opções:

 

- Tanque monoespécie - poderás optar por uma espécie de um dos muito biótopos, que não crescam em demasia;

- Tanque Ciclideos Anões - poderás aqui optar ou pelos Sul Americanos dos génera Apistogramma, Mikrogeophagus, Laetacara ou Nannacara ou pelos Fluviais Africanos dos génera Anomalochromis, Pevicachromis ou Paranochromis;

- Tanque Tanganyika - com uma espécie de conchículas e outra de rocha.

 

Outra coisa importante é que os ciclideos exigem por norma águas bem filtradas pelo que é necessário teres um bom sistema de filtragem.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

  • Votar + 1

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado João Nuno, eu tenho preferência pelo mais colorido possível rsrs.. Então acho que iria gostar dosdo Lago Malawi ou Lago Victoria, porém você me disse que são raros né, aí complica... Qual você achamos com mais facilidade com bastante cor? Que não seja muito grande também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Os ciclideos do lago Malawi são muito fáceis de encontrar. Estes estão divididos em duas categorias: mbunas - peixes de menores dimensões, herbívoros, mas algo agressivos - num aquário como o teu a única aposta sem risco seria um aquário monoespécie, isto é com uma única espécie ou no limite com dois trios (1M + 2F) de duas espécies das mais pacíficas e pequenas; Haps - peixes de maiores dimensões, carnívoros e mais pacíficos - pelo tamanho que atingem em adultos não recomenda para o teu aquário.

 

Os ciclídeos do lago Victoria são mais difíceis de encontrar, alguns são mais simples como por exemplo o Haplochromis sp. ch #44 ou a Astatotilapia latifasciata. No caso dos Victoria, para esse aquário apenas aconselho um aquário monoespécie.

 

Pensando em ciclídeos dos Lagos Africanos, o teu aquário é pequeno demais. O mínimo seria 1,20m e o ideal pelo menos 1,50m.

 

Por isso aconselhei as três opções em cima.

 

Se pensas em Malawi também não são muitas as espécies que se possam adequar a um aquário tão pequeno mas algumas que poderão, e refiro de novo PODERÃO, adaptar-se serão:

 

Labidochromis perlmutt

dsc_09_7b87eac9a7.jpg

 

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus_saulosi.jpg

 

Pseudotropheus flavus

flavusmm2.jpg

 

 

Mas atenção! Repito de novo ou uma única espécie com um rácio de por exemplo 2 M + 4 F ou então duas espécies em trios 1M + 2F por espécie.

 

 

Pensando nos VIctoria, como disse, deverás arranjar facilmente:

 

Haplochromis sp. #44

100_11_1c538b53d9.jpg

 

 

E os Astatotilapia latifasciata

3404183188_13445917db.jpg

 

No caso de optares pelo Lago Victoria deves sempre pensar em apenas uma espécie com 2M + 4 a 6 F. Como não terás outras espécies poderás pensar em espécies mais agressivas mas também relativamente fáceis de encontrar como por exemplo:

 

Mbipia lutea (para mim dos peixes de água doce mais bonitos mas muito agressivo)

Lutea7027.jpg

 

ou Pundamilia nyererei

pundam10.jpg

 

O importante aqui é que tenhas noção que o aquário é pequeno e não podes pensar mesmo em colocar muitas espécies, aliás acho que rapidamente vais começar a pensar em comprar com pelo menos 1,50 m.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.