1º plantado 37L Bonsai


sokar

Recommended Posts

Boas, bem este é o meu primeiro aquário plantado, já tenho alguma experiência com aquários (não muito grande), mas com plantas é a premiara vez, vamos ver no que isto vai dar.

 

 

Data de montagem : 08/07/2015

 

Aquário: 50x25x30 37 litros

 

Luz: 45cm - aquaeden 1x36w

 

Filtro: Eheim CLASSIC 2211

 

Material filtrante: Bio-Rio ADA e conchas para subir o pH

 

Aquecimento: tetra 50 watts se não estou em erro

 

Substrato: Aquarium soil 9L Tropica e Plant Growth 1L Tropica

 

Equipamento CO2: Plant Grow System 60 Tropica ( estou a pensar seriamente em muda-lo, por algo melhor)

 

Fertilizante: Brighty K ADA, Green Brighty Step 1 ADA

 

Flora: ECHINODORUS TENNELUS, ELEOCHARIS ACICULARIS MINI, MICRANTHEMUM "MONTE CARLO", VESICULARIA DUBYANA (CHRISTMAS MOSS)

 

Hardscape: Seiryu Stone, e um tronco

 

Fauna: ainda não tenho, e não sei se vou ter tão cedo devido ao calor que se faz sentir nesta altura estou com dificuldades em manter a temperatura desejada e também quer estabilizar os parâmetros da agua

 

Parâmetros da agua: Inicialmente tinha o pH por volta dos 6.5, com adição das conchas o pH subiu para os 7.5( o pH que pretendia), GH anda nos 4, a temperatura anda entre os 27-29 ºC

 

 

xjTzW8.jpg

 

 

sQ3279.jpg

 

 

Bem vamos ver no que vai dar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

queres um pH tão alto porquê? Olha que a maioria das plantas gosta de pH abaixo de 7.

 

aconselhava a tentares enfiar um pouco mais as mangueiras do filtro, mergulha as pontas da mangueira a enfiar um pouco em água a ferver para entrarem melhor. Assim como as tens postas arriscas uma inundação... :ohmy:

 

um fundo preto no aquário tornava-o mais agradável, na minha opinião. Tira o Termo agora, não é necessário, lá para o final de Setembro logo o ligas, agora só está a ocupar espaço. :rolleyes:

 

vai actualizando.

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Porquê que pretendes um pH de 7.5??

O que tinhas inicialmente de 6.5 era perfeito para as plantas e pra a maioria da fauna se queres um plantado bem sucedido volta a meter o pH a 6.5

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria por o pH alto porque queria por Cardina Dennerli, mas agora teres dito isso fez-me pensar se-calhar é melhor pensar primeiro nas plantas depois logo se ve como corre.



Em relação a mangueira a ver se faço isso, o Termo está lá mas está desligado já o tirei.



Cumps e obrigado


Editado por sokar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois, mas quereres colocar os dennerli nesse aquário... não sei até que ponto será viável. Não conheço muito bem o substrato e hardscape, mas com o que tens no aquário, suponho que esse pH de 6.5 é para manter naturalmente, e para subires o pH, só com produtos ou algo calcário, o que mais tarde ou mais cedo pode provocar mossa devido às variações. E não conhecendo os dennerli, mas pressupondo que as 'tolerâncias' deles são equivalentes ou piores ainda que os caridina...

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Para além do que já disseram sobre o PH que subscrevo na integra devias considerar tirar esse termostato (usar apenas no inverno) e deixar o aqua á temperatura ambiente que deverá rondar os 25/26 ou mesmo em pico se atingir os 27 mas sem termostato.

 

Para quando chegar o tempo frio então aí sim meteres o termo no aquario e regulares o mesmo para os 25º que é a temperatura de trabalho da Tropica nas plantas.

 

Outra coisa que me saltou á vista foi esse GH.

 

Como é que fizes-te a medição? E já agora, por uma questão de lógica tripartida, temos o GH (supostamente), mais o PH falta saber o KH que será a valvula disso tudo.

 

Bem haja.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dg12, vou seguir os conselhos aqui do forum, e vou deixar o pH natural da agua(6.5), e devido a minha inexperiência em relação ao invertebrados, vou procurar uns mais fáceis de manter

 

 

Bom dia,

 

Para além do que já disseram sobre o PH que subscrevo na integra devias considerar tirar esse termostato (usar apenas no inverno) e deixar o aqua á temperatura ambiente que deverá rondar os 25/26 ou mesmo em pico se atingir os 27 mas sem termostato.

 

Para quando chegar o tempo frio então aí sim meteres o termo no aquario e regulares o mesmo para os 25º que é a temperatura de trabalho da Tropica nas plantas.

 

Outra coisa que me saltou á vista foi esse GH.

 

Como é que fizes-te a medição? E já agora, por uma questão de lógica tripartida, temos o GH (supostamente), mais o PH falta saber o KH que será a valvula disso tudo.

 

Bem haja.

Tenho lá o termostato, mas nem ligado está, mas já o tirei, Em relação a temperatura, nesta altura ta difícil de manhã anda por volta dos 25/26º, na altura de mais calor 28/30º sem termostato.

 

A medição do GH foi um teste que comprei, aqui na minha zona, a água é muito macia, devido a ser uma zona granítica e não calcaria (acho que é por causa disso não tenho certeza). Em relação ao KH faltam-me comprar uns testes para a agua e um deles é o do KH, mas para a semana espero ter ja tudo que falta.

 

 

Cumps e obrigado

Editado por sokar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas neocaridina (reds, sakuras, rilis, yellows, ....) ficavam aí porreiras e/ou um cardume de rásboras ;)

 

Ou, poderias eventualmente, se já estás com alguma experiência nos invertebrados, tentar manter uma colónia de caridinas (CRS, CBS, babaulti, ...), nem que coloques umas folhas de amendoeira, carvalho ou assim e/ou umas pinhas de amieiro para libertação de taninos e ajudar a controlar a gama de pH.

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas neocaridina (reds, sakuras, rilis, yellows, ....) ficavam aí porreiras e/ou um cardume de rásboras ;)

 

Ou, poderias eventualmente, se já estás com alguma experiência nos invertebrados, tentar manter uma colónia de caridinas (CRS, CBS, babaulti, ...), nem que coloques umas folhas de amendoeira, carvalho ou assim e/ou umas pinhas de amieiro para libertação de taninos e ajudar a controlar a gama de pH.

 

cumps,

David

Boas

Pois, tenho de ver isso bem, só uma coisa, aconselham meter só de um espécie ou podemos meter 2/3 espécies diferentes de invertebrados.

 

Mas agora estou com um problema no aquário, algas pois claro, estou com duvidas se é por falta de CO2, se o ciclo ainda não começou, ou se é por faltam da Bio-Rio ADA no filtro ( tenho no setup que tenho mas ainda não veio porque a loja de onde mando vir está de ferias). Eu acho que é amónio a mais no aquário. Ou será outro factor que não estou a ver?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais comprar testes de GH e KH compra apenas os da JBL. Conselho de amigo. E não precisas comprar a embalagem original. Compra apenas os reagentes á parte. É metade do preço. 5 ou 6 euros cada.

 

E como a bula dos JBL não é totalmente clara quanto ao manuseamento faz assim:

 

Quer do GH ou do KH, após deitares cada gota do reagente, fecha a tampa do frasco, agita bem e deixa repousar durante dois minutos. Insere cada gota desfasada de dois minutos e agita. Repito: Insere cada gota desfasada de dois minutos e agita.

 

Se meteres uma gota e agitas, e logo de seguida passado uns segundos, abres o frasco e bota lá para dentro outra gota e fechas e agitas uns segundos e abres e mais uma gota (tipo assim à pressa) vais ter leituras totalmente incorrectas.

 

Tens que deixar o reagente agir depois de agitado durante uns minutos.

Não te esqueças disto.

 

Cada gota altera a cor de verde para laranja e vice versa conforme seja GH ou KH.

 

Abraços.

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém meter 2 variedades de Neocaridinas, Caridinas ou quaisquer outros porque cruzam entre eles. Por exemplo, podes colocar red cherries (Neocaridina) e CBS (Caridina), mas não convém colocares red cherries e red rilis (porque são ambos Neocaridina).

 

crossbreeding_big.jpg

Editado por dg12
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais comprar testes de GH e KH compra apenas os da JBL. Conselho de amigo. E não precisas comprar a embalagem original. Compra apenas os reagentes á parte. É metade do preço. 5 ou 6 euros cada.

 

 

Já agora alguém sabe onde posso comprar produtos JBL online andei a procura e não encotrei

 

 

dg12 obrigado pela tabela

 

 

cumps, obrigado

João Diogo

Editado por sokar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! No pet4you tens alguns produtos da JBL. Cumps.

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém meter 2 variedades de Neocaridinas, Caridinas ou quaisquer outros porque cruzam entre eles. Por exemplo, podes colocar red cherries (Neocaridina) e CBS (Caridina), mas não convém colocares red cherries e red rilis (porque são ambos Neocaridina).

 

 

Só mais uma questão tenho visto por ai muita coisa em relação a alimentação dos inveterados, o que aconselham vegetal, animal, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão tenho visto por ai muita coisa em relação a alimentação dos inveterados, o que aconselham vegetal, animal, etc

 

Para camarões há diversas comidas que os camarões aceitam, desde diversas comidas japonesas à Sera, Tropica,..., mas o que os põe bem malucos são espinafres e outros vegetais cozidos como a ervilha sem casca, ..., isto varia de aquário a aquário, de colônia para colônia. Ja tive colônias que não comiam a maior parte das comidas de diversas marcas e outras que comiam tudo como se fosse a última vez.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os inverts, para além das comidas de compra, tens os mais habituais como pinhas de amieiro, folhas de amendoeira da índia, carvalho, amoreira, (etc...), ervilhas, pepino, courgette...

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizar

 

 

Os primeiros peixes do aquário.

 

Estou com um problema de algas decidi comprar 2 comedores de algas, acho que são 2 crossocheilus siamensis, ficam aqui duas fotos.

 

z7sITo.jpg

 

 

 

L6qJPo.jpg

Editado por sokar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bonitos e inofensivos tanto para peixes como para os camarões. Já decidiste o resto da fauna? Peixes ou camarões?

 

Boas, estou a pensar em crystal red uns neocardina yellow ou blue logo se ve e para peixes uns rasbora, uns neos verdes e protomyzon pachychilus (panda).

Mas primeiro tenho de combater estas algas, acho que é o sistema de CO2 que nao é dos melhores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que ter em atenção o tamanho do aqua e aos camarões. Grande parte dos criadores de camarões não aconselham a ter CR com peixes porque podem comer as crias. Eu tenho um micropeixe (danio margaritatos) e já acho muito. Com um bom plantado pode ser que dê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que ter em atenção o tamanho do aqua e aos camarões. Grande parte dos criadores de camarões não aconselham a ter CR com peixes porque podem comer as crias. Eu tenho um micropeixe (danio margaritatos) e já acho muito. Com um bom plantado pode ser que dê.

Ainda não sei bem mas vou ter isso em conta, neste momento o meu maior problema ainda nao é que camaroes vou escolher(quem me dera que fosse) :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.