ajuda com plantas sff!


Marco Nelson

Recommended Posts

boas a todos!

 

passa-s o seguinte:

 

eu tenho alguns aquarios plantados nos quais uso variadas plantas com tons rosados e algumas chegam a ficar mesmo cor d rosa, mas o meu problema é que elas passado algum tempo deixam de ser rosas e ficam so com os tons verdes, inclusive tenho uma planta q vinha cheia d flor manteve-s assim bastante tempo mas nc mais voltou a florir, calculo q ambos os meus problemas devem ter a ver com o horario d luz, se n tiver as horas d luz certas a planta n vai florir, agr as cores rosadas ja li q pode ser temperatura mas tambem tenho as minhas dúvidas s nao sera por causa do horario de luz......

 

essa planta que deu a flor quando a comprei a Hydrocotyle leucocephala a folha vinha enorme, verde escura e toda com pêlo parecia folhas d malva com penugem, era completamente diferente do que eu conhecia (ate pensava q seria outra variante), alem d vir toda cheia d flores, agora esta verde clara igual a todas as q conhecia..... porque a planta mudou tanto, sera que era pq na loja estava c pouca iluminaçao e em agua fria????

 

as luzes do meu aquario ligam 12h por dia, as 1ªs horas fica apenas ligada c 1 projector d 70w, dps ligo os restantes projectores (2 projectores d 150w cada) fica entao com 370w de luz... (ja m disseram q é muita luz mas a mim parece-m bem)........

 

as temperaturas rondam os 23º ate os 27ª no maximo dos maximos (nessa altura ja tenho garrafas congeladas na sump pa descer a temperatura e n matar os shrimps)......

 

 

preciso saber o que tenho d mudar para que as plantas voltem a ter as cores rosadas, e que horario devo manter para q as plantas voltem a florir??

 

 

alguem me consegue ajudar??

 

abraço e obrigado ;)

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podias dar mais algumas informações do aquário. Tamanho, fertilização, filtragem senão fica dificil aos entendidos te ajudarem.

 

A mim sempre me disseram que muito nitrato na água faz as plantas perderem o vermelho e os espectros de luz também podem ter influência mad espera por outras opiniões.

 

Cump

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto à floração da Hydrocotyle leucocephala, só a consegui fazer florir em cultura emersa, mala a colcava no aquário, perdia a flor e a 'força'.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente!

 

obrigado pela atençao!

 

o aquario tem 1.20m*50*50 mais a sump q leva 80l mais ou menos, quanto a testes so faço msm o de ph e é raramente, como faço algumas trocas d agua nem ligo mto a isso... fertelizantes so uso da tropica, PLANT GROWTH premium fertiliser, mas so uso esporadicamente .......

 

as plantas ja estiveram bem rosas mas com o tempo e com as podas o rosado foi-s-.........

 

agradecia msm a ajuda.....

 

obrigado!

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as luzes do meu aquario ligam 12h por dia, as 1ªs horas fica apenas ligada c 1 projector d 70w, dps ligo os restantes projectores (2 projectores d 150w cada) fica entao com 370w de luz... (ja m disseram q é muita luz mas a mim parece-m bem)........

 

 

...já nem vou muito longe, 12 horas por dia?? e depois ainda ligas mais 2 projectores de 150w cada?? a que distância estão os projectores da planta??

 

Tudo bem que a Hydrocotyle leucocephala é uma planta de fácil manutenção, pH entre os 5.0 a 9.0, temperatura entre os 18º/26º, não necessita de co2, enfim é uma planta fácil de manter e não é exigente, agora acho que estás abusar na luz!

 

Qualquer das formas com o tempo vais ver que o que nos parece bem não é sinónimo da realidade.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente!

 

lusky ja tenho assim o aquario pelo penos desde julho do ano passado, no verao o dia tem mais ou menos 12 horas d luz, a iluminaçao do aquario ficou c horario de verao, ate a data ainda n tive stresses d algas q n conseguisse controlar.

sei que o pessoal da muito menos horas d luz mas sinceramente ate pensei q era pa poupar na conta da electricidade ao fim do mes......

 

vou deixar uma foto do aquario, a foto é de julho do ano passado,neste momento ja n esta com as mesmas plantas, mas a iluminaçao nao m parece d mais, ve só ;)

 


IMG_5175_zpszfxjhjba.jpg

IMG_5178_zpswbd6vjsy.jpg

IMG_5186_zpsukcdxqut.jpg

 

 

nessa foto ja nem tenho as plantas rosadas, ja as tinha mudado para outro aqua, mas o problema persistiu......

 

enfim.... s alguem souber o que tenho d fazer na realidade para resolver o meu problema eu fico agradecido ;)

 

abraço e obrigado! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

 

Eu não tenho grande experiência em plantados, mas da pouca experiência que tenho acho que deves diminuir o tempo de luz para 8/9 horas por dia, o que falaste em relação à "penugem verde" agarrada às folhas é o primeiro sintoma em que os parâmetros não estão correctos, muita ou pouca luz e falta de co2.

 

Preferia que alguém mais entendido na área te orientasse para essa correcção, porque para além do nº de horas, a potência das lampadas também interfere com essas alterações.

 

Se não conseguires obter ajuda através daqui, sugiro que te dirijas a um dos moderadores dessa área para te ajudar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais