[DIY] Substituição de T8 10w para E27 15w


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas,

 

Ando há uns anos fartinho de mudar lampadas, balastros e arrancadores, ainda por cima as lampadas T8 de 10w 6500k são caras e difíceis de encontrar, então tinha de fazer qualquer coisa para mudar isto sem alterar a calha.

 

Em primeiro lugar informo o que gastei:

 

2 lampadas E27 15w 6400k 750lm (equivalente a 75w numa lampada normal) = 2,25€

2 casquilhos com interruptor = 1,80€

1 metro fio electrico = 0,50€

 

...e 1 hora de trabalho :)

 

Esta é a calha como estava de origem:

 

medium.IMG_20150711_150822.jpg.7e442bd99

 

 

 

Comecei por alterar o casquilho para que encaixasse na calha com alguns cortes no plastico e substituição de fios electricos:

 

medium.IMG_20150711_155449.jpg.d53346589

 

Aqui já estão os dois casquilhos prontos para encaixar na calha:

 

medium.IMG_20150711_161527.jpg.fc7ad6711

 

Após encaixá-los na calha utilizei cola quente de pistola para isolar da humidade e para ficar bem fixo e coloquei as lampadas (tive sorte no tamanho delas quase que não davam :) 

 

medium.IMG_20150711_171029.jpg.da7114756

 

Fechei a calha, tenho ainda a lâmpada flurescente atrás mas esta está inactiva, para mais tarde colocar uma luz neon:

 

medium.IMG_20150711_175758.jpg.1108eabcb

 

Acho que ficou a calha bem aproveitada e tenho ainda a possibilidade de ligar a lâmpada que quero ou as duas ao mesmo tempo:

 

medium.IMG_20150711_175927.jpg.19cd685af

 

Tudo isto por apenas 4,55€ e 1 hora de trabalho, mas agora tenho uma dúvida que gostaria de deixar aos entendidos na matéria:

 

O aquario é de 45L e de origem tinha 2 lamp. T8 10W 6500k, agora com esta alteração ficou com 2 lamp. de 15w 6400k, será que haverá grandes diferenças para os peixes e plantas ou pode ficar como está?

 

Agradeço criticas, conselhos, dicas, enfim tudo o que me possa ajudar a entender e se alguém tiver o mesmo problema que eu tinha fica já com problema resolvido.

 

Antecipadamente agradecido.

 

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao sei que tipo de aquario tens mas a partida ficas com mais lumens no aquario do que com essas t8 10w. Tens que plantas e peixes?

 

So acho é que vais perder um pouco de iluminação nas laterais do aquario derivado a posição das lâmpadas.

 

Confirma se os fios estao bem isolados por causa da humildade que sai do aquário e de resto parece me bem.

 

Cump

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ramif,
Em relação a plantas tenho apenas anubias e musgo de java que estão neste momento noutro aquário em tratamento.
O isolamento ficou bom, preferi usar cola quente do que a simples fita-cola isoladora.

No que toca á iluminação lateral ficou óptima está bem espalhada, eu até tinha receio ser demais.

Vou postar foto do aquário mas não liguem ainda ao layout porque este aquário está em funcionamento há quase 8 anos onde só tenho alguns camarões, néons, caracóis e uma corydora, pouca coisa porque derivado a uma luz fraca que tinha perdi plantas e tive algumas baixas neste aquário. Estou corrigir neste momento os parâmetros para que volte tudo ao normal.

large.IMG_20150711_180933.jpg.6eb0e2072b

Obrigado pela tua opinião!

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lusky

 

O teu aqua esta bonito apesar de simples. Interessa é que tu gostes e que a fauna esteja feliz.

 

A iluminação parece que ficou bem, mesmo as laterais.

 

Se o aqua fosse meu tirava esse fundo a imitar plantas e punha um preto ou um branco. Esse nao me parece nada natural.

 

Mas como te disse es tu que tens de gostar.

 

Tens plantas que se aguentam bem sem grande fertilização e dao um aspecto bem natural ao aquario. Procura no forum em low tec para veres uns exemplos.

 

Cump

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ramif,

 

Sim vou retirar esse fundo, vou colocar em preto, e talvez algumas plantas altas atrás, mas como indicas vou dar uma vista de olhos para ver como andam as novidades a nível de layout's.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

bom trabalho, parabéns.

 

cumps,

 

Obrigado A. Ferreira,

 

É sempre bom saber a opinião de outros sendo elas boas ou más. :thumbup3:

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Bem aqui está um excelente trabalho! com esta idéia apenas compro o vidro do aquario e faço eu a tampa com luz :)

 

Tira-me uma duvida, tens lampadas a 220v e uma lampada flurescente que normalmente funciona a 12v como tens essa ligação feita?

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ASoares,

 

Desde já obrigado pela tua opinião!

 

Conforme tinha já mencionado num dos comentários às fotos, tenho a lâmpada fluorescente inactiva, vou precisar de um balastro de 10w e um arrancador para voltar a funcionar, as outras lâmpadas E27 estão ligadas directamente a 220v, isto é tanto posso utilizar as E27 como a T8 todas elas com on-off independente.

 

Caso queiras fazer uma calha de início podes definir o que usar, no caso das T8 não te aconselho, mas sim as T5 são mais fáceis de arranjar e não necessita de arrancador :)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lusky pelo exclarecimento, muito bem feito sim senhor!

 

Vou fazer a minha própria calha ou tampa ainda não pensei bem sobre o assunto, estive a ver preços e fica um pouco puxado comprar uma já feita :(

 

Se tiver dúvidas posso chatear-te? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lusky pelo exclarecimento, muito bem feito sim senhor!

 

Vou fazer a minha própria calha ou tampa ainda não pensei bem sobre o assunto, estive a ver preços e fica um pouco puxado comprar uma já feita :(

 

Se tiver dúvidas posso chatear-te? :)

 

Claro que podes, no que eu puder ajudar podes contar comigo e até com idéias ou críticas que aqui forem postadas :)

 

Só uma pequena dica, se optares por água quente aconselho-te uma tampa, desta forma a temperatura da água manter-se-á mais fácilmente com a mesma temperatura, sem tampa perdes uma média de 3 graus num aquário de 50 litros. (mas isto tudo depende do ambiente onde se encontra o aquário)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky a tua tampa tem butões de ligar e desligar do lado de fora? podes enviar foto? queria ter uma idéia para tentar fazer alguma coisa de jeito..

 

Sim vou fazer tampa em vez de calha.

 

Saudações,

Editado por ASoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Asoares,

 

Sim tem 2 botões, era um para cada lâmpada fluorescente, quando chegar a casa trato da foto. :)

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ASoares,

Desculpa só postar agora, ontem não deu...

Estes são os botões do exterior da tampa, mas isso não é problema para ti, suponho que vás fazer uma tampa em madeira é só furar e encaixar os botões, tens de te certificar que os contactos/soldaduras fiquem bem isoladas para evitar o zebre ou até um curto-circuito.

large.IMG_20150715_130543.jpg.166107f3b2

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lusky, primeiro tenho de comprar o aquario so depois com as medidas certas é que posso começar a fazer a tampa, de qualquer forma esta ideia é verdadeiramente boa para quem que poupar uns bons euros. Quando precisar chateio! ;)

 

Mais uma vez parabéns!

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lusky, primeiro tenho de comprar o aquario so depois com as medidas certas é que posso começar a fazer a tampa, de qualquer forma esta ideia é verdadeiramente boa para quem que poupar uns bons euros. Quando precisar chateio! ;)

 

Mais uma vez parabéns!

 

Saudações.

 

...sempre às ordens ASoares!

 

Obrigado.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas estão aguentar-se com a nova iluminação

 

http://vid621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/20150720_223744.mp4

 

Vamos ver com o desenrolar do tempo.

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Andre,

 

Essa planta redonda é falsa, é de plastico e oca por dentro, eu uso-a para a reprodução dos red chery's, eles escondem-se lá dentro, mas agora essa bola está revestida de musgo de java, ficou com um ar mais natural :)

 

O aqua está diferente, está conforme a foto da minha assinatura.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais