Aquário plantado sem Co2 ajuda


Nuno_26

Recommended Posts

Bom a noite. Precisava de uma ajuda. Tenho um Vizinho que tem um aquário plantado sem co2 fiz lhe imensas perguntas mas surgio me cada vez mais duvida:.

-a final para que serve o co2?

-Se e realmente possível e por quanto tempo duram as plantas?

- Qual são as plantas que podem ser utilizadas?

Ele disse me que fazia tudo como e normal só que não tinha co2 e o aquário aparentava estar em boa condições, limpo e com vida.

Nao me soube dizer o nome das plantas, mas uma ele disse me que era acitrinas será que estas plantas são mais resistentes ou sao mais fáceis de manter.?

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Sim é possível ter uma aqua sem co2, o meu não tem e as plantas crescem e estão verdinhas e bonitas, ate porque meto fertilizantes e varios nutrientes que o teu vizinho deve usar para as manter bem vivas, tenho a água bem oxigenada (filtro de 360l para apenas 80l) e também muitas algas (infelizmente ) num aqua de 1 ano.

 

O co2 é essencial para uma planta ter imensa "saúde", as plantas com co2 e iluminação transformam co2 em oxigénio, quer sejam plantas terrestres ou aquaticas, e esse oxigénio é usado por peixes, plantas (durante a noite) e bacterias.

 

O facto de não usares co2 não tem grandes implicações negativas, no entanto, ao usares, as tuas plantas crescem mais, mais rapido, mais fortes, e mais vivas... porque o co2 é como se fosse o "combustível" delas, além de que elas por terem mais co2 conseguem crescer mais por isso tens menos nitratos na água (devido ao seu consumo) e menos algas (porque precisam de nitratos que são "roubados" pelas plantas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Optes ou não por injectar CO2, tens de ter noção que tem de existir um equlíbrio entre luz/CO2/fertilização(seja através do substrato e/ou da coluna de água).

Este equlíbrio é algo que irás aprender a manipular com o passar do tempo. Umas vez dar-te-ás bem, outras mal. Mas com a experiência, o resultado será certamente positivo.

Agora é uma questão de pesquisares.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos concelhos comprei uma t8 para uma aqua de 60cm comprimento *36 largura *40 altura acham que dá para as plantas. e qual e o nome dos fertilizantes pode me dizer Joao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.