Last wilderness


Francisco Matos

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho andado afastado do fórum, quer pelo trabalho que não dá tréguas, quer pelo facto das últimas montagens que fiz terem como objectivo a participação no IAPLC 2015.

 

Passado esta fase, inicio um novo tópico com a minha montagem mais recente.

 

No passado dia 21 de Junho, fiz uma nova montagem no meu aquário mais pequeno (60 litros).

 

Neste setup, o meu principal objetivo foi a utilização de um substrato diferente (Mbreda que comprei na Aquaeden) e apostar num estilo no qual não estou muito à vontade... plantas de caule.

 

Assim, foi...

 

O setup do aquário (5 dias depois de montado)

 

19173835588_3e11903ae8_c.jpg

 

 

As fotos abaixo ilustram os primeiros 10 dias do aquário.

 

O DIA DA MONTAGEM

 

19183753696_a5c80d204a_c.jpg

 

18587343584_1fe811cb5f_c.jpg

 

19183736066_436b602bc8_c.jpg

 

19023691359_26dfce83d9_c.jpg

 

18589265793_92d500dbe3_c.jpg

 

19209838505_c58665f2f0_c.jpg

 

NO DIA 1 ...

 

19022196750_26b86649a0_c.jpg

 

19183712446_98cd449b98_c.jpg

 

19203954772_c14d758c15_c.jpg

 

19022232328_896287bd81_c.jpg

 

19203934392_0cc3accfb9_c.jpg

 

18587271564_9e72df2a97_c.jpg

 

19022205668_b71d366795_c.jpg

 

19213435221_a5cb5b5c78_c.jpg

 

19022177018_764045179b_c.jpg

 

19203877642_8237426526_c.jpg

 

19213396601_29c58edaec_c.jpg

 

19022142788_c8cc622efd_c.jpg

 

18587177164_7cbdd6bc41_c.jpg

 

NO DIA 5 ... (Fundo branco ou fundo preto)

 

19213373591_9b0acda249_c.jpg

 

18587167804_4ea8d21302_c.jpg

 

19203812072_de201cdce7_c.jpg

 

19209664185_65713d3fc8_c.jpg

 

19213323021_f9b0948fa7_c.jpg

 

19203782092_01ac82eb97_c.jpg

 

19203777102_5763215a17_c.jpg

 

19023471109_03cccaef1b_c.jpg

 

19021982110_a0b52c9ef6_c.jpg

 

19021972710_1b9b31f2f5_c.jpg

 

19023448959_6f22316ce3_c.jpg

 

Caridinas colocadas aos 8 dias (filamentosas aos 7 dias de montagem)

 

18740799323_c9d30edf54_c.jpg

 

18738883414_b08b162ec5_c.jpg

 

AGORA COM 10 DIAS ...

 

 

19355309032_879cfde5ba_c.jpg

 

 

Obrigado por verem ...

 

Próximas fotos aos 15 dias :)

 

Abraço,

Francisco

 

 

 

 

 

  • Votar + 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gosto mais com fundo preto...

Qual o feedback do Mbreda? [em comparação com outros, desfaz-se mais? demora muito à água ficar cristalina? muito diferente do Amazónia?]

Gosto da escolha do hardscape e da montagem! Parece dar muito gozo manter! :smile2:

curioso para ver a fauna,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muitíssimo bom o hardscape e promete bastante quanto às plantas!

Parabéns!

Parece-me é que irá exigir muita tesourada frequente para manter as coisas sobre apertado controlo.

 

Era capaz de beneficiar com um fundo translúcido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este homem raramente mostra os seus trabalhos mas o que mostra é sempre fantástico!

 

Grande trabalho de hardscape. Também estou curioso com o feedback desse substrato brasileiro.

Falta os parâmetros da agua!

 

Agora é poda nisso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos como habitual.

O setup é muito bonito, mas também há pessoal que não sabe fazer aquários feios.

O crescimento é abismal.

Diz-me uma coisa mantens as duas calhas sempre acesas? Quanto tempo?

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mesmo muito bom! Parabens!

 

Em relacao ao fundo, e totalmente ao contrario daquilo que costumo gostar, eu acho que o fundo branco lhe da um aspecto bem mais agradavel. O fundo preto fica muito carregado.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

mais um trabalho fantástico, quanto ao fundo o diabo que escolha, gosto dos dois.

 

desenvolvimento brutal, quantas horas de luz?

 

tenta, por favor, mostrar-nos as actualizações.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo projeto, lindíssimo. O substrato mbreda Amazônia é muito bom, uso ele em um aquário de camarões, aqui no Brasil está entre os melhores.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Ah e prefiro fundo preto

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é outro tópico para bloquear...

Não cumpre as normas do fórum no que concerne a criar inveja a todos os participantes que vêm este tópico ;)

 

Muito bom com grandes detalhes. Parabéns.

 

Os paus do chinês serviram para que? fiquei curioso...

 

Continua...

 

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, brutal adorei, muito bom mesmo. Ótimas fotos. Comentários para quê, já foi tudo dito.

A acompanhar, podes actualizar todos os dias com fotos para nós babarmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é outro tópico para bloquear...

Não cumpre as normas do fórum no que concerne a criar inveja a todos os participantes que vêm este tópico ;)

 

Muito bom com grandes detalhes. Parabéns.

 

Os paus do chinês serviram para que? fiquei curioso...

 

Continua...

 

Abraço

 

Inveja sem duvida... gostava de ter jeitinho para estas coisas! ahahah

 

Os paus do chinoca servem pa segurar o substrato presumo eu!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

O hardscape está algo fenomenal, muito harmonioso mas com um grande impacto. Adoro os troncos com musgo e com a ludwigia.

A escolha das plantas está excelente assim como as fotos que estão TOP!

Vou adorar ver a evolução deste aquário!

Prefiro o fundo preto pois pensando na evolução do aquário com as moitas todas certinhas atrás das rochas, vai ficar bem melhor com o preto pois vai haver contraste entre as pedras moita e fundo enquanto com o branco perderíamos a cor das moitas e por sua vez o contraste.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Muito obrigado pelos vossos comentários :)

 

Boas,

gosto mais com fundo preto...

Qual o feedback do Mbreda? [em comparação com outros, desfaz-se mais? demora muito à água ficar cristalina? muito diferente do Amazónia?]

Gosto da escolha do hardscape e da montagem! Parece dar muito gozo manter! :smile2:

curioso para ver a fauna,

cumprimentos

 

Tiago,

 

Até agora o meu feedback sobre este substrato só pode ser o melhor possível.

(i) o primeiro impacto é de apreensão dado que o substrato não é uniforme. Tem várias granularidades.

(ii) Tem pouco impacto na tonalidade da água e no segundo dia a água está cristalina;

(iii) Tem a enorme vantagem de ser apenas necessário colocar este substrato, mais nada. Nem aditivos, nem camada fértil, absolutamente mais nada.

(iv) A evolução das plantas tem sido muito boa.

 

Ainda são apenas 15 dias ... vamos acompanhando :)

 

O hardscape e a montagem foi mesmo para me dar mais gosto a manter ... muita tesoura.

 

Peixes... ainda não faço a minima ideia.

 

 

Está muitíssimo bom o hardscape e promete bastante quanto às plantas!

Parabéns!

Parece-me é que irá exigir muita tesourada frequente para manter as coisas sobre apertado controlo.

 

Era capaz de beneficiar com um fundo translúcido.

 

 

Obrigado Nuno. Já tenho as tesouras a postos.

 

 

Este homem raramente mostra os seus trabalhos mas o que mostra é sempre fantástico!

 

Grande trabalho de hardscape. Também estou curioso com o feedback desse substrato brasileiro.

Falta os parâmetros da agua!

 

Agora é poda nisso ;)

 

Obrigado Tozé.

Ainda não tirei os parâmetros da água. Durante esta semana vou testar.

 

 

Grandes fotos como habitual.
O setup é muito bonito, mas também há pessoal que não sabe fazer aquários feios.
O crescimento é abismal.
Diz-me uma coisa mantens as duas calhas sempre acesas? Quanto tempo?

 

Obrigado Luís.

 

As duas calhas estão ligadas 8 horas por dia.

 

 

Está mesmo muito bom! Parabens!

Em relacao ao fundo, e totalmente ao contrario daquilo que costumo gostar, eu acho que o fundo branco lhe da um aspecto bem mais agradavel. O fundo preto fica muito carregado.

Cumps,
Ricardo

 

Ricardo, Obrigado

 

Sempre usei fundos brancos... desta vez vou testando entre o preto e o branco. Se (e quando) as plantas ficarem vermelhas, o preto deve dar mais ênfase às plantas de caule.

 

 

boas,

 

mais um trabalho fantástico, quanto ao fundo o diabo que escolha, gosto dos dois.

 

desenvolvimento brutal, quantas horas de luz?

 

tenta, por favor, mostrar-nos as actualizações.

 

abraço,

 

Olá António. Muito obrigado pelos comentários

 

São 8 horas de luz..

 

Fotos .. só aos 15 dias (que é hoje :))

 

 

 

Parabéns pelo projeto, lindíssimo. O substrato mbreda Amazônia é muito bom, uso ele em um aquário de camarões, aqui no Brasil está entre os melhores.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
Ah e prefiro fundo preto

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

Obrigado Brunno. Tenho adorado este substrato.

 

Este é outro tópico para bloquear...

Não cumpre as normas do fórum no que concerne a criar inveja a todos os participantes que vêm este tópico ;)

 

Muito bom com grandes detalhes. Parabéns.

 

Os paus do chinês serviram para que? fiquei curioso...

 

Continua...

 

Abraço

 

Vasco, Obrigado.

 

Os paus servem para delimitar as zonas de plantação das diferentes espécies de plantas. Acho quando estou a plantar de cima.

 

 

Epah, brutal adorei, muito bom mesmo. Ótimas fotos. Comentários para quê, já foi tudo dito.
A acompanhar, podes actualizar todos os dias com fotos para nós babarmos.

 

Obrigado, Vera

 

 

Inveja sem duvida... gostava de ter jeitinho para estas coisas! ahahah

Os paus do chinoca servem pa segurar o substrato presumo eu!

Cumps,
Ricardo

 

Obrigado, Ricardo. Os paus são para ajudar a plantar. Ainda antes de encher o aquário, tiro-os.

 

Boas Francisco,

O hardscape está algo fenomenal, muito harmonioso mas com um grande impacto. Adoro os troncos com musgo e com a ludwigia.

A escolha das plantas está excelente assim como as fotos que estão TOP!

Vou adorar ver a evolução deste aquário!

Prefiro o fundo preto pois pensando na evolução do aquário com as moitas todas certinhas atrás das rochas, vai ficar bem melhor com o preto pois vai haver contraste entre as pedras moita e fundo enquanto com o branco perderíamos a cor das moitas e por sua vez o contraste.

 

Obrigado, Rodrigo

 

Espetacular hardscape, escolha de plantas e fotos! Muito bom, parabéns!! ;)

 

Espero pela evolução!

 

Sara, Obrigado pelo comentário.

 

Até já

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco, que "inveja" dessas fotos estão magníficas mas também só traduzem o aqua! Está fenomenal e com as plantas a contrastarem muito bem com o hardscape! Fantástico trabalho parabéns :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nós por nos deixares ver fotos com esta qualidade.

 

 

19260317128_8af90662bf_b.jpg

 

 

 

Aproveitando a deixa, não te esqueças de participar no concurso fotográfico ;) que está a decorrer este mês. Tem tudo a ver com a foto acima :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

 

Parabens pela montagem está muito bonito. Será certamente um aquario a seguir.

 

Não fazes qualquer alusão á fertilização. Que tens estado a aplicar neste projecto e de que forma?

 

Em relação ao substrato e atendendo á tua experiência, achas que larga mais pó que o Amazónia da ADA?

 

É que o ADA Amazónia tem essa particularidade.. desfaz-se (não vejo outro termo) e as plantas volta que não volta estão cobertas de pó de substrato. Temos que andar lá a limpar constantemente.

 

Esse faz mais ou menos?

 

Cumprimentos

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

 

Parabens pela montagem está muito bonito. Será certamente um aquario a seguir.

 

Não fazes qualquer alusão á fertilização. Que tens estado a aplicar neste projecto e de que forma?

 

Em relação ao substrato e atendendo á tua experiência, achas que larga mais pó que o Amazónia da ADA?

 

É que o ADA Amazónia tem essa particularidade.. desfaz-se (não vejo outro termo) e as plantas volta que não volta estão cobertas de pó de substrato. Temos que andar lá a limpar constantemente.

 

Esse faz mais ou menos?

 

Cumprimentos

Boa tarde,

 

Muito obrigado pelos comentários.

 

De facto não faço nenhuma alusão à fertilização. Ainda estou a perceber a carga de nutrientes que este substrato tem para perceber qual a forma indicada de o fertilizar. O meu objectivo será utilizar o sistema de fertilização da Mbreda, essencialmente, o sistema de fertilização de micros e o ferro.

 

Actualmente, comecei a fertilização apenas com ADA Brighty K (5 ml por dia) e nas 3 primeiras mudas parciais de água coloquei 24 gotas de ADA Green bacter. Há dois dias atrás iniciei a fertilização de micros com ADA Step 3.

 

Ao 7º dia tive uma praga de diatomáceas, pelo que, ao 8º dia coloquei 15 caridinas. Ao 9º dia, nem um vislumbre de diatomáceas.

 

Quanto ao sistema de substrato.

 

Desde sempre que uso ADA e, em particular, ADA Amazónia. Nunca tive uma razão de queixa desse substrato, nem nunca o substrato se "desfez". Aliás, tenho ADA Amazónia usado na cave à cerca de 2 anos que tenho usado nos wabikusas, e está impecável. E, acredita que "puxo" pelo substrato, sempre a acrescentar e a retirar plantas (é um defeito que tenho e que estou a tentar corrigir :)). Posto isto, será mesmo o substrato ou será outra coisa?

 

Este substrato da Mbreda, causa um primeiro impacto de apreensão como referi atrás pois tem granularidades variadas. Pode-se reparar nalgumas das fotos do primeiro post. Quando enchi a primeira vez com água, alguns grãos flutuaram que, por fim, assentaram nas plantas (pode-se ver nas fotos do primeiro post, nas folhas da staurogyne). Repara que no primeiro dia não usei filtro.

 

No segundo dia, tinha desaparecido por completo e deste então, tal como com o ADA Amazónia, não tive nenhum problema.

 

Para mim, a grande vantagem deste substrato é que é colocar e usar, sem necessidade de aditivos ou outro substrato fértil. Desvantagem: para já nenhuma, mas também são apenas 15 dias de utilização. Talvez seja um substrato que apresente fragilidades passado 6 meses. (A ADA refere que para montagens que se pretendam manter por um prazo curto, podemos usar apenas ADA Amazónia).

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Obrigado pelos esclarecimentos caro amigo.

 

Eu vi a foto da Staurogyne como estava. Daí ter abordado esse assunto. Porque ao inicio sucedia-me o mesmo. Agora já não tanto mas continua a suceder. E é mesmo pó que se aloja nas plantas fruto do substrato.

 

Alguma razão para ires logo ao Step 3? É que se estás a usar o Brighty K e a dar 5 ml para 60 litrtos, já estás a exceder em quase o dobro a dose recomendada e o Step 3 ainda acresce mais K.

 

 

mqza.jpg

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Quanto à fertilização, deixa-me dizer que no início das montagens sempre senti necessidade de reforçar a fertilização com potássio. A partir dos três meses, reduzo bastante essa fertilização. Aliás, no meu outro aquário, apenas fertilizo com potássio após as mudas de água.

 

Acresce que, atendendo que tenho estado a efectuar uma troca de água de 25%, a adição de Brighty K, terá também a função adicional de neutralizar o cloro da água. E aqui repara que para a neutralização de cloro a recomendação é 5 ml por cada 10 litros de água nova :)

 

Não acho que 5 ml seja muito e, até estou a seguir as indicações da bula. Repara que está lá escrito que: "For densely planted aquariums, this amount should be increased according to section 3". Não está referido que pode, mas sim que deve ser aumentada a dosagem standard em aquários densamente plantados.

 

A secção 3 refere que devemos ter cuidado com o aumento da fertilização, nomeadamente, no que se refere ao impacto nas caridinas japónicas. "In case of increasing the supply volume, the maximum dosage is 2-3 times of the standard dosage, and should be supplied while observing the shrimps". Assim, posso ir no limite até 9 ml por dia :)

 

No entanto, á parte do que dizem as bulas (e nesta até está referido isso quando às caridinas japónicas), olhar para a evolução das plantas e a saúde dos peixes e invertebrados é o melhor indicador de que a fertilização, luz e CO2 estão equilibrados. E neste aquário tenho uma planta que é um excelente indicador da qualidade da água (staurogyne repens) --> (i) No início cresceu vigorosa; (ii) imediatamente antes da diatomáceas, começou a "meltar"; (iii) Agora, retomou o seu crescimento.

 

Quando ao Step 3, entendo que para o tipo de plantas que tenho, será o mais adequado (mais ferro e micros) :). Há medida em que fertilizo com o Step 3, reduzo a fertilização de Brighty K pela razão do Step 3 já ter Potássio.

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Sem mais demoras ... 18 dias de vida :) Tenho que tirar o pó à tesoura.

 

19370876038_548d9bfd14_b.jpgIK6A7634 by Francisco Matos, on Flickr

 

19563126121_e4215ce14f_b.jpgIK6A7619 by Francisco Matos, on Flickr

 

18937949693_ccd1ae88fb_b.jpgIK6A7603 by Francisco Matos, on Flickr

 

18937951463_ef8b1fd102_b.jpgIK6A7596 by Francisco Matos, on Flickr

 

19372339829_421a0ecf9c_b.jpgIK6A7587 by Francisco Matos, on Flickr

 

18936325484_e0138d7a5c_b.jpgIK6A7585 by Francisco Matos, on Flickr

 

18937959833_181a90ff5b_b.jpgIK6A7584 by Francisco Matos, on Flickr

 

19370897778_f98e981e06_b.jpgIK6A7581 by Francisco Matos, on Flickr

 

19552066892_08d04bb23e_b.jpgIK6A7580 by Francisco Matos, on Flickr

 

19370920860_15b699ac9e_b.jpgIK6A7579 by Francisco Matos, on Flickr

 

19370922120_4d7b6b6fdf_b.jpgIK6A7574 by Francisco Matos, on Flickr

 

Obrigado a todos por verem.

Francisco

Editado por Francisco Matos
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fotos fantásticas!! Parece que estamos dentro do aqua...

 

Aquário Magnífico!! Parabéns!!

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais