Apresentação do meu comunitário 200L


andre_afonso

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Na altura da minha apresentação fiz uma breve descrição do meu aquário. Aqui fica o setup completo de um aquário low tech em muitos aspectos e que tem evoluído e mudado um pouco ao longo do tempo.

 

Montagem: 03/2012

Aquário: Aquatlantis 100x40x50 (200L)

Termostato: Tecatlantis 300W. 26 graus.

Filtro: JBL cristal Profit e901 + filtro interno de esponja para circulação.

Matérias filtrantes: EHEIM cerâmicas cônicas + bolinhas, cada um no seu prato. Esponjas em cima e em baixo.

Iluminação: T5 Aquatlantis color 74,2cm + T5 Aquatlantis Nature 74,2cm.

Fotoperíodo: 8H.

Substrato: Areão rio.

Hardscape: Tronco.

 

Fauna:

5 Plattys

3 Corydoras

4 Caridina japónica

4 Tetra Neon

3 Rasbora Arlequim

3 Botia

4 Ottos

20 Guppy (a reduzir)

 

Flora:

Cabomba Caroliana

Musgo de Java

Anúbia anãs

Rotala Rotundifolia

Valisnéria

Crypto Wendtti

 

Fertilização: EI (metade da dose porque não tenho CO2) + Carbogreen da Aquatic Nature.

 

Inicialmente quando montei este aquário tinha substracto fértil. Mas desde então nada mais foi adicionado ao substrato.

 

As fotos foram tiradas a semana passada, espero que gostem.

 

5dca6dced286a94ce3214715cea53c16.jpgd39718371191ea2a9399f67610d0acd6.jpgff4fcb53ef71a575c99cfff14d8d4b20.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive CO2, nem caseiro. Comecei apenas a usar o Carbogreen da Aquatic Nature com regularidade há uns meses. E notei melhorias nas plantas e nas algas.

 

Os guppys comprei alguns e depois nunca mais pararam. Neste aquário tive a população controlada porque passei-os para outro, e quando estavam a mais dava ou vendia. O outro furou e lá vieram todos exilados! Mas nunca os meti em maternidades eles escondem se no musgo e vai criando...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto imenso, era uma 'coisa assim' que eu queria :)

 

Fiquei muito contente por saber que era possível sem substrato fértil nem CO2 (é que eu tb não tenho).

 

Lição a tirar: comprar mais plantas!!!

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é suficiente para estas plantas. Mas é preciso ter algum cuidado na escolha. Eu já tentei alguns tapetes e foi para esquecer, não chega luz suficiente ao fundo para se formarem. Nem com musgo de Java ficou bom porque o musgo não ficava compacto.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A prova que não é necessário grandes equipamentos nem complicações para manter um aquários espetacular...

 

Parabéns!!!

 

Fazes as TPAS semanais e dp utilizas o carbo? TPas de quanto? quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço as TPAs todas as semanas de pelo menos 50%, quando tenho tempo tiro um pouco mais (faço a coisa com calma vou regando as floreiras cá de casa e a Maria fica toda contente, pontos a meu favor para poder gastar mais euros no Aqua :P). No dia da TPA ponho macros e depois vou seguindo o esquema EI. No dia da TPA aproveito o filtro desligado depois de encher e dou as seringadas em cima das bba. Depois antes de dormir ligo o filtro.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Quando vejo que há algum problema fora do normal (plantas a falharem um pouco ou algas a atacarem mais) tento fazer uma TPA extra a meio da semana, mas é muito raro.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas, não sabia que havia uma fonte de dióxido de carbono líquido. Isso faz o mesmo efeito dos sistemas de CO2 (caríssimos) que por aí andam?

 

Já agora, qual é a dosagem a meter por litro? E é diário?

 

E também gostava de saber onde compraste. Tudo isto para saber se compensa. Eu já vi este kit de CO2, por exemplo, que custa 11,75€ e depois as recargas todos os meses que ficam a uns 6€ cada. Só não sei é se é suficientemente bom, pois o meu aquário (ainda não está montado) tem 200L...

 

Já vi em vários sites (mas parece-me ser tudo brasileiro) que uma garrafa de 500ml ronda os 13€, mais ou menos. Mas eu gostava de saber se existe disso à venda por cá, de preferência por Lisboa.

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.