De novo no hobby


Guilherme Cravo

Recommended Posts

Boas pessoal. Chamo me Guilherme Cravo, e moro para os !ados de Arganil (perto de Coimbra). Tenho um aquario já com água e filtro a funcionar quase à um ano... Antes de activá-lo queria saber a vossa opinião do que devo fazer no aquario... Tipo de plantas e peixes.

 

Dimensões:

- 80x45x30 = 100l +/-

 

Iluminação:

- Calha home made.

2 x - F18 watts /133 cool white

 

Temperatura:

- Termoestato tetra 75watts

- 27/27,5 graus

 

Bomba do filtro:

- Não consegui ver a marca, mas tem uma roda para regular a intensidade de saida da agua, vais dos 600 aos 1150. Não sei se com isto conseguem perceber que tipo de filtro é.

 

Camadas na filtragem:

- Fibra

- Carvão

- Fibra

- Cerâmica

- Fibra

- Cerâmica

 

pH - 7.2

 

 

Substrato:

- Areão fino.

 

Layout:

- Rochas, maior parte delas vindas da praia. Gostava de manter as rochas visto que em termos de layout não queria uma coisa muito abusada e até gosto de como está agora. Tirando uma e mudando outra talvez. Gostava de adicionar uma ou outra planta de baixa manutenção, conselhos?

 

Peixes:

- Sinceramente é onde estou mais indeciso. Não gosto de peixes muito pequenos e infelizmente o dinheiro não abunda. Gosto de peixes medios. O que aconselham ? Estava a pensar em começar por uma boa equipa de limpeza.

O sitio onde moro não existem lojas de animais. O mais perto é coimbra que fica a cerca de 60km, mais ou menos meia hora de caminho, os peixes aguentam tanto tempo dentro de um saco ?

Chega de paleio e aqui vão as fotos. Qualidade pessima visto que foram tiradas com o tablet. Amnha virão melhores.

 

c45d19936823db124d3ba0de40a06e67.jpg

e6f74cdc199bef509ebad404fa1f24ba.jpg

68f978d09dd7955ef175110a8ed83b3b.jpg

8e9c6f47d534f881d25f199ddcdb8f30.jpg

 

Fico a espera de comentarios. Ajuda e opinioes sao sempre bem vindas.

 

Enviado do meu Q4 Android|10 através de Tapatalk

Editado por Guilherme Cravo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva conterrâneo,

 

Pois, isto agora está cada vez mais difícil manter o espírito aquariófilo nesta cidade... enfim! Mas temos que nos ajudar uns aos outros e manter este hobby. Eles aguentam a viagem, não pode ser é muito atribulada e quanto mais directo for a viagem e menos tempo durar, melhor. Mas antes de pensar em peixes, vamos por partes:

 

- A iluminação é balastro t8 ou t5? Edita o teu post e mete lá os valores de potência quando os souberes;

- O filtro é de decantação, ou como se normalmente chama, biobox. Vê a bomba que está dentro dele e diz a marca/tipo/descrição e também o que tens de matéria filtrante no compartimento ao lado, tal como termostato;

- Esse areão não veio do mar pois não? Onde o adquiriste?;

- E essas pedras? Estou aí a ver 2 ou 3 que poderão ser calcárias e fazer subir o pH, já as testaste?;

- Falando em pH, já mediste o pH da água do aquário, da torneira e os restantes parâmetros mais importantes da água do teu aqua?;

- Tenta arranjar maneira de tapar essa saída de luz em cima da frente do aquário, e se possível arranjar algo reflector para que toda a luz que saia das lâmpadas se concentre na água e não se espalhe por todo o lado... Energia perdida, iluminação perdida - ineficiência energética;

- A nota mais pessoal, detesto esses termómetros, qualquer toque pode dar asneira, mas depois pensa-se nisso!

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas david. Obrigado pela ajuda. O areão não é de mar não. É de rio. Na altura comprei no continente se não me engano.

A saída de luz já está em parte tapada. A calha ainda não está totalmente finalizada. Estou a pensar em pôr prata na parte de dentro, sempre reflete um pouco mais. Em relação às rochas, maior parte delas vieram da praia, por isso é provavel que algumas sejam calcarias.

Que tipo de peixes achas que posso colocar no aquario ? Estava a pensar na equipa normal de limpeza, tambem para ajudar no ciclo, tipo 2 corys, e 1 ou 2 limpa vidros. Nos peixes gostava de ter uma especie de medio porte. Não queria muitos peixes. Pensei em ramirezis ou mesmo oscares. Que dizes ?

 

As fotos de qualidade ainda hoje as meto aqui. So falta passar para computador.

 

Abraço,

Guilherme

 

Enviado do meu Q4 Android|10 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, um pouco de papel de alumínio daria um melhor efeito!

 

Cuidado com as pedras calcárias em aquário, podem ser amigas ou então podem criar grandes asneiras.

 

Como disse, antes de pensar na fauna, pensa nos restantes itens que deixei em cima. Um deles é importantíssimo para a escolha da fauna até... Os parâmetros!

 

Já agora, edita o teu perfil e completa-o.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja medi o pH. Esta um pouco acima dos 7. Mas julgo que terá sido do tpa, que fiz esta tarde. Já fiz isso david. Desculpa qualquer coisa é que isto é um bocado novo para mim... O meu pc deu o berro e agora uso mais o tablet. Esta secção do forum não é muito frequentada pois não? Gostava de ter mais opiniões.

 

Já agora david, és de Coimbra? Se fores há alguma loja de confiança para a compra na area da aquariofilia?

 

Abraço,

Guilherme.

 

Enviado do meu Q4 Android|10 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Guilherme,

 

É através da entreajuda que este fórum vai-se mantendo. Uns são mais activos noutras secções/tópicos do que outros. Calhou ser eu o primeiro a responder-te como poderia ter havido outro a fazê-lo. Temos que esperar para teres mais opiniões.

 

Quanto a lojas, agora só há 2 que recomendo: a Fitonia e Shallon. A minha preferência sem dúvida nenhuma antes era a Petzone, mas mudaram para Condeixa creio. Abriu também uma nova loja no DV e já ouvi dizer que abriu uma loja na Rua do Brasil.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme cravo na minha opinião podes colocar um oscar e um plecostomus eles dão-se bem e alem disso o plecostomus ajuda a combater as algas. Alem destes peixes não coloques mais nenhum pois se introduzires mais um peixe eles vão andar em guerra e tu vais te desanimar.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à fauna , não leves a mal, mas tens de desistir do oscar e do pleco, pelo menos com o tamanho e litragem desse aquário. Mas não desanimes porque há muitas outras espécies interessantes, tal como falastes os rams podem ser uma ideia, e em vez de plecos podes utilizar ancistrus ou ottos como equipa de limpeza de algas. Procura por ciclideos anões, pode ser que te apaixones por um deles. (só para teres ideia o aquário mínimo aconselhado para um oscar é um de 300 litros)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pparente concordo com a tua ideia de comprar os ramirezis pois são lindos, quanto a questão dos oscars, o guilherme referiu que queria peixes de médio porte logo presumo que ele mais para a frente irá arranjar um aquário maior. Desculpem o que eu vou dizer mas não resisti, para mim o recomendado para manter um oscar é criá-lo na natureza. Alem disso eu acho que consegues colocar escalares ou discos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os oscares realmente ficam um bocado grandes. Sim futuramente quero fazer um aquario maior mas por enquanto vou me manter com este.

Esta semana vou fazer umas alteracoes ao aquario. Tenho que tirar umas pedras que sao calcarias e por outras que apanhei hoje num rio perto de casa. Secalhar tambem vou buscar areao ao rio visto que tenho pouco no aquario. Qual é o tratamento que devo dar ao areao?

Hoje apanhei um tronco no rio, que devo fazer? Ferver? Ja o lavei e esfreguei com uma escova, neste momento esta dentro de um balde de agua. As rochas que apanhei, ja as lavei e fervi tambem. Fiz mal ?

 

Entretanto meti umas plantas no aquario desse rio. Nao sei quais sao, lavei-as com agua corrente. Durante esta semana tambem fica prometido as fotos.

Ja agora estou a pensar tirar aquele filtro e por um destes dois,

Aquapor eco filtre 1000

Elite jet flo 100

Qual aconselham ?

 

 

Abraco e obrigado a todos pela ajuda,

Guilherme

 

Enviado do meu Q4 Android|10 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também já fui "aqui ao lado" ao rio buscar areão, o tratamento que fiz foi muitos simples, lavei umas vezes ao inicio para tirar os bocados de lixo principais, depois para matar a bicharada pus um cheirinho de lixivia ( uma tampa, um pouco mais, já não me lembro) e deixei estar 24 horas. Depois retirei essa água, passei por água mais umas vezes e voltei a meter " de molho" mais 24 horas e depois para dentro do aqua(por esta altura a água de lavagem já está transparente. Quanto ao tronco, não te sei dizer muito bem porque pode ser uma madeira que não seja própria para aquário, quando puderes diz qual é o tipo de madeira e/ou procura aqui no fórum ou no google quanto às madeiras, mas quanto à fervura fizeste mt bem(tanto para o tronco como para as pedras).

Eu entre esses dois escolheria o Aquapor, por ter mais l/h e parece me que te permitirá uma agitação da água superior.


Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas pessoal, prometido é devido, novidades para breve e cá estão elas.

 

 

Depois de alguns azares e tambem por nao gostar muito do aspecto do aquario, decidi desmontar tudo e voltar a montar, como deve de ser.

 

Ora bem, este fim de semana deu-me a maluqueira e fui ao rio aqui ao pé de mim "gamar" areão. Teve que ser de repente porque, segundo o que ouvi dizer, se for apanhado a apanhar areão num rio estou sujeito a apanhar uma multa valente.. Visto que por estes lados o dinheiro nao abunda, nem pouco mais ou menos, fui no Domingo ao rio com a minha namorada, que ficou de vigia, e em 5 minutos apanhei um balde de areão. Com o areão no carro fomos a caça de peixes. Ela ficou pelos peixes e eu pelos camarões.

 

Consegui apanhar 12 camarões, e ela 14 peixes. Tirando o cagaço que apanhei quando uma amiga cobra decidi enrrolar na minha mão, queria apanhar mais camarões mas decidi sair da agua, digamos que gosto de cobras mas ao longe.

 

Chegando a casa, fervi o areão (eram 23 da noite e eu a ferver areão), deixei dentro de agua para Segunda feira (ontem) refazer o aquario todo. As pedras ja as tinha fervido anteriormente.

 

Segunda feira, chego do trabalho, e mãos a obra. Hora de inicio 15.20, terminando as 21.20. (sim uma tarde inteira de volta do aquario, decidi fazer as coisas com calma de modo a ficar o melhor possivel).

No meio disto tudo, estou a vazar o aquario, e vi que me faltavam 4 camaroes, depois de procurar no areao, decidi olhar para a biobox, e lá estavam eles, enfiei a rede e pura e simplesmente a biobox cai-me do aquario. Ja estava partida em cima, e eu ja estava a pensar em comprar um filtro, mas era so para o mes que vem. Sorte a minha ter um filtro antigo interno no meio das tralhas que trouxe de lisboa. É insuficiente mas para agora tem que ser.

 

Então vamos novamente ao status do aquario.

 

Dimensões:

Comp - 80cm

Altura - 45cm

Prof - 30cm

Litros - Cerca de 90, depois de cheio.

 

Iluminação:

Calha home made - 2x F18W Cool White

 

Temperatura:

Termostato Tetra 75w

25º

 

Filtragem:

Interna - S/Marca 480l/h (É insuficiente mas para agora tem que ser)

 

pH:

7.4

 

Decoração:

Pedras de rio e 2 troncos, um apanhado no rio e outro comprado já à algum tempo.

 

Flora:

Não sei o nome da planta, se me conseguissem dar uma ajuda a identifica-la agradecia.

 

Fauna:

14 Camarões (penso que sejam ibericos)

16 Peixes pequenos, apanhados no rio (não sei quais sao, dêem uma ajuda a identifica-los)

2 Gobios Gobios

3 Guppys

6 Alevins Guppys

1 Ameijoa de Rio

 

Fotos do material:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0770_zpspt6rdxll.jpg~original

 

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0773_zps5zk9pplo.jpg~original

 

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0775_zpsxcgxrxg3.jpg~original

 

Aquário já lavado:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0780_zpsddyfhtaj.jpg~original

 

Começar o layout:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0785_zpsmrtjpygf.jpg~original

 

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0792_zps8qjd9ubm.jpg~original

 

Flora para o sitio:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0794_zpsc1wtdgty.jpg~original

 

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0795_zpsgn48wzkd.jpg~original

 

Camarões:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0800_zpsroqbj8mo.jpg~original

 

Pormenor:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0802_zpsw3i4xy7g.jpg~original

 

A bela da ameijoa:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0803_zpsustsangj.jpg~original

Em menos de 5 minutos enterrou-se no areão. Gravei mas não estou a conseguir passar o video para o pc

 

A encher:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0806_zps3yrsrza5.jpg~original

 

Cheio:

http://i483.photobucket.com/albums/rr196/guilhermenunocravo/IMG_0807_zps6sh0j6ed.jpg~original

 

 

Em relação ao futuro:

- Aperfeiçoar a calha, é pouco pratico para mexer no interior do aquário. Talvez até refazer e em vez de lampadas tubulares talvez 3 lampadas de casquilho em led. Opiniões...

 

- CO2 caseiro, aqui preciso da vossa ajuda, ja vi na net como fazer, com uma garrafa de 1,5l e uma pequena, mas não falam em quantidades, se alguem me podesse indiciar as quantidades aconselháveis ficaria muito agradecido.

 

- Fundo Azul Escuro

 

- Filtro interno

 

Fauna:

- 2 Ancistrus

- 3 Corydoras

- Talvez 1 ou 2 casais de ramirezis

- 2 ou 3 caracois

 

Flora:

- 2 Anubias

- 1 Feto de java

 

Pessoal acho que é tudo, critiquem de forma a aperfeiçoar mais a coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não consigo abrir as fotos do setup atual, mas parece promissor. Não percebo muito de africanos, mas penso que como o aqua estava inicialmente até lá podias colocar uns mbunas... mas de africanos não percebo nada

Não consigo abrir as fotos do setup atual, mas parece promissor. Não percebo muito de africanos, mas penso que como o aqua estava inicialmente até lá podias colocar uns mbunas... mas de africanos não percebo nada

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.