Conselho para iluminação.


santixolas

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho um aqua com 80x30x40 com 3 botias (grandes) 3 escalares (pequenos) eum tetra chines. Estou a pensar arranjar mais uns tetras (não sei bem quais, ainda) para dar um pouco mais de "ritmo" ao aqua.

 

A Agua já é muito "antiga" (cerca de 3 anos com as devidas TPAs) e estável Ph entre 6.6 e 7.2 Tenho um tronco e anubias nanas com alguma idade também. Temp nos 26 graus. Iluminação Aqua -glo 60 cm 20 W.

 

Co2 tenho o da nutrafin mas ainda não está a libertar co2. Vou fazer a mix caseira hoje que a original estava fora do prazo e não quis activar. Não tenho substracto fertil mas fertelizo com liquido da sera uma vez por semana.

 

No sabado acrescentei uns pés de elodeas, valisnerias, uma echinodorus e um amigo deu-me uns pés de limnophila.

 

O que se passa agora é que acho que a lampada já não dá luz suficiente (vou trocar hoje) pois as elodeas (principalmente) estão a ficar amareladas e transparentes, assim como, a maior folha da echinodorus.

 

Por que lampada troco? Alguma coisa mais que possa fazer para as salvar? As elodeas estão em molhinhos por causa dos botias, devo separa-las e adubar com pastilhas nos pés? Se sim quais? Da sera?

 

O Aqua é antigo e tem uma cobertura de plastico com outras pequenas tampas. A da calha não deve levar mais nenhuma lampada. Será pouca iluminação?

 

Obrigado pela ajuda.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, pela descrição que fizeste sim creio que 20w mesmo que novo seja pouca iluminação tens um aqua c quase 100l, não tens nem meia watt por litro. Deverias investir em uma calha o fazer com pelo menos duas lâmpadas de 39w já seria melhor . Relativamente a fertilização , as folhas amareladas , tenta também começar a fertilizar potássio ajuda . Tens o seachem potassium... Com essa iluminação mesmo o CO2 não vai ajudar provavelmente vai e criar te algas por excessos d nutrientes na água e devido à falta de luz as plantas não irão conseguir consumi los

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

87B3E013-DABD-46B6-B462-9FB0056FDF52.jpg

comprei uma power glo acrescentei as pastilhas de fertilizante da sera, espacei as elodeas e valisneras e so me falta o co2 caseiro mas apenas logo consigo ter o fermento.

Mexi tb um pouco no design mas ainda nao estou contente Queria afastar as elodeas do termostato. e arranjar umas plantas que suportem melhor o quente. É que com o termoestato desligado a agua não baixa dos 26

Acho que ainda dou uma volta a isto e meto substrato fertil. O que aconselham para nao ter de comecar tudo de novo? Que tipo de substrato e como proceder para o introduzir neste Aqua sem ter que tirar os peixes?




Sent from my iPhone using Tapatalk

Editado por santixolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você tem aí 96L, o "certo" seria 1w por litro de água, no caso de usar lampadas.

 

Sem substrato fértil o crescimento das plantas fica prejudicado, se queres continuar com um plantado tens que colocar substrato, e o jeito é remover tudo do aquário.

 

Existem diversos tipos de substratos, uns usam humus, laterita, ou substratos industrializados como MBreda. Eu usava apenas laterita e por cima dela cascalho inerte e meu crescimento foi espetacular, como segue a foto abaixo,

 

20121129_221757.jpg

 

No caso havia apenas CO2 e uma boa iluminação na proporção de 1W para cada Litro, sem fertilizantes.

Editado por tkunrath
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro o teu aqua.

 

Pois, o tirar tudo é tramado. E pior ainda é a iluminação pois na calha superior que tenho não tenho espaço para ter mais que uma. Além da iluminação teria que arranjar uma calha e uma tampa para o aquario. Já andei à procura de um DIY mas não encontro nada simples que dê para adicional ao meu aqua´rio.

 

Obrigado pela ajuda vou continuar a procurar. Pode até passar por um novo aquario, mas para isso preciso da autorização da "chefe" lá de casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais