Aquário de 50l - Iniciante a precisar de ajuda


blueflake

Recommended Posts

Boa Tarde Comunidade do Aquariofilia.net,

 

Em primeiro lugar, sou o Zé e tenho 33 anos.

 

Já há alguns anos que pensava em adquirir um aquário, mas somente agora tive oportunidade de o comprar.

 

Já estive a ler bastantes posts, mas não me deram uma ajuda muito precisa, infelizmente.

 

Sei que precisarei de muita paciência, (algo que me tem faltado, e daí o factor ZEN do aquário vir ajudar-me), mas ainda ontem o montei e já me apareceram as primeiras dificuldades.

 

A minha intenção é: Aquário com invertebrados e alguns peixes... mas as espécies serão escolhidas bem mais no futuro, visto que pelo menos durante um mês ou isso irei andar na fase da ciclagem da água (se tiver sorte).

 

O problema então é o seguinte:

 

Coloquei agua engarrafada com um pH 6,5 e areão grosso. (que julgo terei de alterar para substrato por causa dos invertebrados. Infelizmente comprei o que me venderam).

 

Coloquei também um filtro, bomba de ar e pedras difusoras (o background com a imagem também coloquei, mas irei alterar (mas isso não faz diferença).

 

Após uns minutos de colocar o filtro e a bomba de ar a trabalhar, a água começou a ficar turva. Estiveram uma hora a trabalhar até que desliguei até hoje de manhã. A água continuou turva, mas atenuou.

 

Hoje liguei somente o filtro, e a água está a novamente a turvar.

 

Não tenho fauna nem flora, e até o aquário estabilizar não irei ter.

 

O que devo fazer?

 

Ainda não tenho termostato, e também é outra dúvida:

 

Para ter uma temperatura de 27 graus, será melhor comprar dois de 25 W (e colocar um em cada lado), comprar um de 50 W, ou comprar um de 200W (que terá mais capacidade para manter a água quente)?

 

 

 

 

 

 

 

Material

 

Aquário 60 cm x 35 cm * 30 cm (50 l)

Filtro - 200 l/h

Termostato - n/a

Iluminação - não instalada

 

 

Hardscape

 

areão grosso (possivelmente a alterar para substrato)

decorações várias (não inseridas ainda)

Troncos - serão importantes / obrigatórios?

 

 

Parâmetros (não medidos ainda, serão importantes antes do ciclo de azoto??)

 

Amónia (NH4) -

Nitratos (NO3) -

Nitritos (NO2) -

Fosfatos (PO4) -

pH -

Kh -

 

 

Plantas e Peixes

 

a decidir futuramente após estabilização do aquário

 

 

Fertilização

 

TPA - 18 litros uma vez por semana

Macronutriente - N/A

Micronutrientes - N/A

 

 

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.

 

 

Abraço,

BlueFlake

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

Alguma razão para utilizares água engarrafada?

A maior parte do pessoal utiliza apenas de torneira.

Eu por acaso misturo (3 partes torneira; 1 parte Caramulo; 1 parte Vitalis).

Mas agora com a nova montagem que vou fazer, tentarei utilizar apenas da torneira.

 

Quanto à água turva.

Lavaste bem o areão?

Há colocaste as bactérias?

Ou não vais colocar?

 

O inialização do aquário deve de ser feita com o filtro e aquecedor sempre ligados.

Para o teu basta um de 75W.

Eu já pensei em ter por exemplo um de 25W e outro de 50W para o caso de um deles avariar.

Mas num aquário pequeno não fica estético.

Também não sei se iriam trabalhar mais ou menos.

Os testes básicos são PH, Nitratos e KH e GH.

Eu não tenho KH e GH porque tenho Caridinas Japónicas. Mas se queres camarões mais exigentes, deves de os adquirir.

Todavia, antes de colocar a fauna tens de ver o nível de nitritos aquando do fim da inicialização.

Para não teres de comprar esse teste, vai a uma loja e pede para o fazerem.

Deve custar no máximo um Euro.

Eu pago 50 cêntimos.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José.

 

Obrigado pela tua resposta.

 

Em relação à água engarrafada, escolhi-a por ter um pH de 6,5, mas principalmente porque não confio a água da torneira nem aos meus animais de estimação (as minhas gatas bebem água engarrafada), porque a da torneira não presta nem mesmo para lavar a louça (é extremamente gordurosa, a sério).

Mas posso ir a uma fonte de água potável numa serra qualquer e trago uns garrafões, se for necessário. Poderá ser da água engarrafada?

 

O areão julgo ter sido bem lavado. Só usei agua corrente (esta sim, da torneira), e estive mais de uma hora a lavar 5 kg. Por isso, só pequei se considerarmos "lavar de mais"! :smile2:

 

Em relação a "colocaste as bactérias?". Não, não coloquei nada. O que fiz, foi o que escrevi.

 

Em relação ao aquecedor, vou então procurar um de 75W.

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois olha, eu só bebo água Del Cano.

Eu não sou médico, mas se bebes água engarrafada, é melhor beberes uma com PH superior a 7.

 

Convém utilizares uma água ou águas com parâmetros mais ou menos constantes.

 

Isso da água da torneira ser gordurosa é problema da área onde habitas?

 

Cumps.

 

José

Ah! E então não vais adicionar bactérias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé as bactérias são as do filtro que adquires com o processo de ciclagem.

Por causa da água em que zona vives? Pode ser da rede da tua zona se for uma zona já antiga pode ser dos canos por onde a água passa.

Quanto aos camarões recomendo te uma loja bastante boa para os adquirires chama se koipark junto ao almada fórum.

 

 

Cumprimentos, João Pedro

Editado por JPoriginal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar um conselho.

Se puderes, arranja outra loja.

Não é que sejas obrigado a utilizar, mas é dever informarem as pessoas, em particular um principiante.

As bactérias (por exemplo Bionitrivec da Sera ou Stability da Seachem) ajudam a disparar o ciclo.

Convém também utilizares um condicionador, pois não serve apenas para anular cloro e cloramina mas também outros metais.

Todavia ao optares por introduzir bactérias, deves de colocar uma quantidade ínfima de comida para que estas não morram. Segundo me disseram também pode ser um pouco de açúcar.

A água ficará turva durante as primeiras 24 ou 48 horas.

Este método acelera o primeiro ciclo e cria as condições para adicionar a flora e a fauna (não esquecer do teste aos nitritos).

No meu caso adicionei as plantas passadas duas semanas e os peixes (danios zebra) passadas três.

Quanto aos invertebrados esperei um pouco mais.

Passados uns cinco meses, os dânios andam cá todos, assim como os invertebrados.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé as bactérias são as do filtro que adquires com o processo de ciclagem.

Por causa da água em que zona vives? Pode ser da rede da tua zona se for uma zona já antiga pode ser dos canos por onde a água passa.

Quanto aos camarões recomendo te uma loja bastante boa para os adquirires chama se koipark junto ao almada fórum.

 

 

Cumprimentos, João Pedro

 

Boa Tarde João Pedro,

 

Sou do Porto, por isso a loja fica um pouco fora de mão. :) Mas obrigado na mesma.

 

Em relação à água, é da zona. Mas, a água engarrafada é assim tão má para aquários?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar um conselho.

Se puderes, arranja outra loja.

Não é que sejas obrigado a utilizar, mas é dever informarem as pessoas, em particular um principiante.

As bactérias (por exemplo Bionitrivec da Sera ou Stability da Seachem) ajudam a disparar o ciclo.

Convém também utilizares um condicionador, pois não serve apenas para anular cloro e cloramina mas também outros metais.

Todavia ao optares por introduzir bactérias, deves de colocar uma quantidade ínfima de comida para que estas não morram. Segundo me disseram também pode ser um pouco de açúcar.

A água ficará turva durante as primeiras 24 ou 48 horas.

Este método acelera o primeiro ciclo e cria as condições para adicionar a flora e a fauna (não esquecer do teste aos nitritos).

No meu caso adicionei as plantas passadas duas semanas e os peixes (danios zebra) passadas três.

Quanto aos invertebrados esperei um pouco mais.

Passados uns cinco meses, os dânios andam cá todos, assim como os invertebrados.

 

Cumps

 

José

 

OK.

 

Vou então comprar o Sera Bio Nitrivec e alguma comida.

 

E aguardar as 48h para ver se a turbidez passa.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Qual a probabilidade de se adquirir um termómetro (não digital) avariado!?

 

Coloquei o termómetro no meu aquário há cerca de 5h, e ele diz que a temperatura actual são 30 graus... no entanto ainda não tenho termostáto! (e a água está fria ao toque)

 

Acho que não errei na instalação dele!!!

 

Já estou a ver que este hobby vai-me dar muito trabalho até poder comprar os peixinhos! :smile2:

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Nao, infelizmente coloquei-o dentro do aquario, todo submerso.

 

Ainda ta nos 30 graus... Deve ter morrido afogado!

 

Amanha vou comprar uma daquelas barras da Marina, e tenho de deixar de ser estupido, porque acreditei quando li que estes de vidro "sao 2 vezes mais precisos"!

 

Mas enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... não passaram as 48h, mas duvido que estas ultimas quatro horas mude alguma coisa.

 

O aquário continua turvo!...

 

Pede-se ajuda / ideias / sugestões sff.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adicionaste algumas bactérias, ou vais optar por se formarem no filtro e aquário?

Já agora, qual é o filtro que tens?

 

Vou ser sincero contigo, se esse filtro faz mesmo 200 litros por hora e tendo em conta o tamanho do aquário - obviamente depende da fauna que vás por - acho que não vai chegar.

Se tens possibilidades financeiras, um filtro exterior faz uma grande diferença em muitos aspectos.

Aqui no fórum aparecem boas oportunidades.

Eu adquiri a um membro daqui um Eheim 2213 com torneiras e matérias filtrantes por €35.

Tive foi de comprar um rotor, mas está como novo.

 

De qualquer das maneiras, na mminha opinião deve-se ter sempre bactérias para repor, caso algo aconteça e seja necessário disparar um novo ciclo. Ou até mesmo para repor algumas quando é necessário enxaguar o filtro (COM ÁGUA DO AQUÁRIO), ou nas TPAs.

Estou certo que muitos não fazem, mas por vezes quando faço uma TPA maior 8por exemplo 40%), deito uma ou duas gotas de bactérias na água.

Mas cada um tem os seus métodos.

 

Cummprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Alguém tem mais ideias?

 

O filtro é um Tetra 300. Afinal parece que faz 300 litros por hora.

 

Coloquei bactérias, coloquei comida para as bactérias (3 floquinhos)... e mesmo assim a água está turva.

 

Valerá a pena colocar Tetra KrystalWater?

 

Já agora, desactivei por completo a bomba de ar e comprei outro termómetro... contudo só pode estar também estragado!!!

 

A água está fria ao toque (ainda não coloquei o termostato), mas mesmo assim a temperatura está nos 25 graus!

 

Impossível! O termómetro é da MARINA. O que me aconselham?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes testar a água ao toque.

Claro que podes fazê-lo, especialmente no Inverno, só para ver se a água está a ser aquecida, mas não para ter uma percepção da temperatura.

Se fores colocar a mão mais logo, se calhar já não te parece fria.

Já agora diz-me o seguinte: Seguiste os procedimentos correctos para instalar o aquecedor? É que não é colocar na água e ligar.

 

Cumps.

 

José

Ah! Agora é que reparei que não colocaste o termóstato :)

Mas podes crer que isso da sensação de temperatura é correcto.

Olha, eu utilizo um termómetro interior da JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Obrigado, mas alguma coisa não pode estar bem.

 

A questão do toque, compreendo... mas também tenho noção do que é fria e o que é morna. (sou intolerante a água "quente", por isso tenho sensibilidade mais apurada num espectro mais curto)... mas isto não interessa.

 

O que se passa é que a sala não está suficientemente quente (nem esteve nas ultimas 24h) para a água do aquário estar tão quente.

 

Alias, mantenho o primeiro termometro (de interior, que demorou tres dias a baixar dos 30 graus para os 26, em que encontra actualmente) e este novo (colocado ontem à tarde) diz-me que está a 25 graus.

 

Coloquei o termometro digital "humano", mas este reclama logo do frio e acusa "Low".

 

Qual a melhor marca à venda em Portugal?

 

E a turbidez da água? Já passaram 8 dias desde a instalação e não vi melhoria nenhuma.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario esta igual de turvo e tambem esta muito quente pois tenho o termostato a 18 que e o minimo e a agua varia entre os 23 26 graus...mas ate ter os peixes isso nao me preocupa muito,o que me esta a incomodar e que ja vou na ciclagem a dois dias e no segundo buummm tudo turvo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde,

 

Resolvida a situação da turbidez, resta-me saber quando é seguro começar a comprar peixes.

 

 

 

Parâmetros atuais:

 

Amónia (NH4) - não medido
Nitratos (NO3) - 10
Nitritos (NO2) - 0
Fosfatos (PO4) - não medido
pH - 7,2 (pretendo 6,8)
KH - 7

GH - 9 (pretendo 7)

Cloro (Cl2) - 0

 

 

 

Ainda não coloquei plantas nem peixes... posso colocar os peixes em primeiro lugar? Inicialmente vou comprar 6 tetra neon e queria uns neocaridinas.

 

Obrigado.

 

Cumprientos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias de ter um pouco menos de nitratos, até porque não tens plantas e não necessitas dos mesmos.

Um valor perto de 5 seria melhor, mas 10 também não é grave. Todavia tens de pensar que ao colocares comida e com os dejectos dos peixes haverá aumento de nitratos, ainda mais porque não terás plantas para os absorver.

Terás de os regular com testes e TPAs.

Acho que seria bom colocares pelo menos uma planta de baixa exigência, e os peixes passados uns dias.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.