Dúvidas de iniciante


JPoriginal

Recommended Posts

Olá sou novo membro do fórum e tenho algumas duvidas que gostaria de ver esclarecidas por mais experientes.

Então cá vai: desde ja digo vos o meu setup

Filtro: elite jet flo 50 600 l/h

Termostato: hydor hydromatic 100

Ph ronda os 7

Não tenho mais testes mas pretendo adquirir

Dúvidas: se alguém souber gostava que me dissessem se o filtro que tenho montado com o que eles chamam expresor dá areação ao aquario?

Quais os melhores testes de ph nitrito e nitrato? (tenho boas impressões da marca nutrafin).

Carvão ativado é bom?

Deram me uma embalagem de sera nutrivec biostarter que dá para 2500l de água mas está fora de validade posso utilizar?

 

Obrigado e espero que respondam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essa peça do filtro recebe ar de um tubo venturi?

Desde que faça ondulação, irá oxigenar a água. Alguns tubos têm uma regulação na ponta, permitindo a existência de bolhas.

A sua regulação depende de vários factores, incluindo se há ou não plantas e qual a fauna.

O uso de carvão pode ser útil, devendo-se respeitar o prazo de substituição, pois após saturado começa a expulsar o que acumulou. Obviamente que em certos casos o prazo pode ser alargado ou encurtado.

Se tiveres plantas e utilizares fertilizantes, não utilizes carvâo. A nâo ser que seja necessário por alguma razão; por exemplo para eliminar algum remédio na água após finalizado um tratamento.

O Sera Nutrivec Biostarter é para ser colocado no filtro e esperando não estar a dizer nenhuma asneira, o Sera Bionutrivec "normal" é mais concentrado e mais versátil.

Se está fora do prazo, é obvio que não podes utilizar, porque além de poder já ser inútil, pode até ser prejudicial, pois poderás estar a adicionar bactérias mortas.

Mesmo dentro do prazo, é algo que não convém adquirir perto do limite.

A Nutrafin é da Hagen, por isso suponho que sejam de confiança.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sim o filtro contém o tubo mas eu reparei na questão da ondulação da água não necessito de mais.

Obrigado pela ajuda ;)

Mais uma coisa vou adquirir guppys acha que faria mal adquirir 3 machos e 3 fêmeas? Pergunto isto por causa da "regra" 2 pra 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém mesmo nada!

Eu tenho dois guppys azul moscovo e zero fêmeas. E posso dizer que por vezes até andam atrás das fêmeas platy.

Perguntei numa loja com excelente reputação e disseram-me que à razão de um para um, a perseguição é tanta que pode inclusivé terminar na morte das fêmeas.

Eu compreendo que aches os machos mais engraçados, mas tens de respeitar a natureza.

E depois o que farias com tantos alevins?

Só se fizesses pataniscas :)

É melhor um macho e três fêmeas.

Depois quando tiveres criação logo seleccionas.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.