"Dia-D"


Paulo F. Soares

Recommended Posts

AQUA - Dia-D


Data de Montagem:

06/06/2015


Aquário:

160L Brutos (100x40x40 em vidro extra-claro de 10 mm by Vidromoldura)


Iluminação:

2 x Odysseia T5 2x39w – 2900 lumens cada (4000 K + 6500 + 8000 K)

Suplente desligada: Blau Colour Extreme


Filtragem:

JBL e901 GreenLine

Eheim Eco Pro 300


Matérias Filtrantes:

JBL : 2 cestos ADA BIO RIO + 1 Equo Stylla

Eheim: 1 cesto Sera Siporax + 1 Equo Stylla


Aquecimento/Arrefecimento:

Eheim Thermal Heater 200W


Outros Equipamentos:

Kit Co2 CO2ART com válvula solenoide, Garrafa 2kg 24 horas ON

ADA Pollen Glass Beetle Ø40

Twinstar NANO Mode 2

Lily Pipes Aqua Rebell de 30 mm profundidade / 20 ranhuras de sucção


Hardscape:

ADA Colorado Sand

Dragon Stone

Moldable Green Plastic


Substrato:

ADA Amazonia

Power Sand Special S

Penac P+W

Bacter 100

Tourmaline BC


Fertilização:

ADA Brighty K a partir da segunda semana - 6 Ml / dia

EasyLife Profito a partir da segunda semana - 2 ml /dia


Regime de TPA:


50% todos os durante as duas primeiras semanas

50% dia sim dia não na terceira semana

50/60% semanal a partir da quarta semana.


Fauna:

Platys – Tetra Serpae – Tetra Black Phantom – Tetra Neon – Tetra Rummy Nose - Wild Guppys

Takashi Amano Shrimp – Red Cherry Shrimp – Otocinclus - Crossocheilus Siamensis


Flora: (Ver legenda)

A: Pogostemon Helferi

B: Hydrocotyle Tripartida

C: Micranthemun Monte Carlo

D: Echinodorus Quadricostatus

E: Rotala Macrandra Giant Red

F: Taxiphyllum Flame

G: Nymphoides Taywan

H: Althernathera Reinecky Mini

I: Pogostemon Erectus

J: Hottonia Palustris

L: Limnophilla Hippuridoides

M: Staurogyne Repens



Nota: Layout não terminado nem ficou como desejado infelizmente.

A Colorado Sand não ficou como desejado para formar o vale planeado. Não é facil lidar com a Colorado Sand.


Vou ainda inserir uns raminhos estreitos para fazer a ponte entre a arvore do centro com a da esquerda de forma a criar ali uma especie de ponte entre as duas que por usa vez formará um passagem inferior.



2lwke80.jpg


28mh9us.jpg


ilm3ag.jpg


rkzhwl.jpg


23tl4c9.jpg


23w4g0g.jpg


dpefbc.jpg


f53pmx.jpg


2571t2t.jpg


358cl52.jpg


rieolw.jpg


2zznb4p.jpg



28i0m4k.jpg


30kwn78.jpg


aakdbs.jpg


mufslf.jpg


27wxdth.jpg


205r1vk.jpg


335eiar.jpg


nl3j1v.jpg


2wlzkhs.jpg


2cpoqoh.jpg


P1070366_zpsdnslian1.jpg


P1070369_zpspravqtyn.jpg



Espero que gostem tanto como eu, aqui fica a partilha e um obrigado a todos os que me servem de inspiração também que por aqui andam.


Abraços e Bjs



  • Votar + 4

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quero dar os meus sinceros parabéns,está um excelente

trabalho,muito bonito,parece tudo muito bem pensado,

agora que corra tudo sempre bem.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem haja a ambos amigos.

 

Tentei o melhor que pude. Mas mesmo assim fui "atraiçoado" pelo Colorado Sand.

 

Vou tentar um tapete de "Utriculária" desde lá atrás passando pelo meio a alargar para as laterais. Cobrir toda a Colorado Sand. E retirar o tronco e a pedra do meio. Retiro também um pouco da Colorado para criar um desnivel mais acentuado e ganhar profundidade.

 

Este fim de semana já tento fazer isso se houver a planta disponivel aqui por Lisboa.

 

Abraços e muito obrigado pelas palavras de incentivo.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom..

 

Traído pelo colorado sand pq?

 

Sim, a pedra que ficou mesmo ao meio acabou por confundir um pouco as coisas...TInhas um layout com um rio que tinha o ponto focal definido...era esperar um pouco pela flora e tentar definir um pouco mais a partir daí.

De resto é esperar e deixar crescer que vai ver que com a plantas a crescerem isso fica um espetáculo.....

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos e desde já um muito obrigado pelas considerações.

 

Penso que depois destas fotos ficam respondidas algumas sugestões e questões :)

 

Já fiz alterações.

 

Quanto aos Lily Pipes tenho efectivamente dois conjuntos (Inflows & Outflows) instalados no aquario tal como os filtros também são dois. Um conjunto para cada filtro.

Ambos de 12 mm.

 

Sobre a fertilização estou como tu meu caro. ADA Brighty K e ADA Step 1. Lá para frente logo vejo mas conto que os ferts ajudem à conversão por si mesmos para obter fosfatos.

 

Bem haja a todos e um muito obrigado.

 

Update 19 de Junho 2015

P1070416_zpsepehmrxf.jpg

[/url]

P1070415_zpsyfdrrwix.jpg


P1070413_zpshkgwp7uq.jpg

P1070412_zpsayqo2b0i.jpg

P1070411_zpswegxacip.jpg

P1070410_zpseqp2hztn.jpg

P1070408_zps15spimtd.jpg

P1070406_zpsxldbrbgh.jpg

P1070405_zps0orgj7eb.jpg

P1070401_zpsctwjqb2f.jpg

P1070400_zpsgdgcobwv.jpg

P1070399_zpsgfbdfkmc.jpg

P1070404_zpsezftdt6a.jpg

P1070398_zpscq4eiate.jpg

P1070402_zpsxfr7msyp.jpg

P1070397_zpsajvcn6xy.jpg

P1070396_zpsbwqvuwaa.jpg

P1070394_zpsles167tm.jpg

P1070395_zpsgbnm0esc.jpg

P1070391_zpsefikszqk.jpg

P1070392_zps0g4gkspd.jpg

P1070390_zpsnqujsikz.jpg

P1070389_zpsfgjsu4tm.jpg

P1070385_zpsu5punejk.jpg

P1070387_zps8wawxjj6.jpg

P1070386_zpsebwne4xg.jpg

P1070388_zpsf0lmqhbc.jpg

P1070376_zpssqoepfto.jpg

P1070379_zpsx51fhisa.jpg

P1070384_zps0sfaqagk.jpg

P1070383_zpshoxztshe.jpg

P1070377_zpsdwknrj8f.jpg

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 4

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, isso está a ir bastante bem, estou a gostar da evolução, não te preocupes com o layout, depois moldas com as plantas da forma que quiseres, se tivesse um aquário maior nem pensava duas vezes era um Dutch apenas com uns troncos ehehehe

Qual a tua opinião do twinstar? está funcionar da forma milagrosa indidcada?Eu até ponha mas para além do preço acho que é mais uma geringonça demasiado grande para o meu aqua ....

Gosto bastante da escolha de plantas, aconselhava-te a adicionares arranjares umas rotalas coloridas, colorata, indica, rotala yao yai, para fazeres umas moitas lindas, mas já tens aí uma grande lista de plantas e algumas bem coloridas é esperar que cresçam para vermos as cores :)

Boa sorte com o aqua e vai atualizando :)

PS: faz como o Amano no oceanário Rotala sp "Fukkensyou" pesquisa na net não aparece em lado nenhum ainda gostava de saber que rotala é essa XD

Editado por Rodrigo Isaac
  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, isso está a ir bastante bem, estou a gostar da evolução, não te preocupes com o layout, depois moldas com as plantas da forma que quiseres, se tivesse um aquário maior nem pensava duas vezes era um Dutch apenas com uns troncos ehehehe

Qual a tua opinião do twinstar? está funcionar da forma milagrosa indidcada?Eu até ponha mas para além do preço acho que é mais uma geringonça demasiado grande para o meu aqua ....

Gosto bastante da escolha de plantas, aconselhava-te a adicionares arranjares umas rotalas coloridas, colorata, indica, rotala yao yai, para fazeres umas moitas lindas, mas já tens aí uma grande lista de plantas e algumas bem coloridas é esperar que cresçam para vermos as cores :)

Boa sorte com o aqua e vai atualizando :)

PS: faz como o Amano no oceanário Rotala sp "Fukkensyou" pesquisa na net não aparece em lado nenhum ainda gostava de saber que rotala é essa XD

 

Olá Rodrigo bom dia,

Bem haja amigo pelas simpaticas palavras e apreciação.

Olha sobre o TS, pelo menos para já, não te sei dizer nada em concreto. Porque eu nos meus aquarios nunca tive problemas de algas exceptuando o mesmo de sempre que era a coloração acastanhada nos rebordos.

Só tinha uns apontamentos de GSA quando exagerava na luz.

 

Aqui estou à mesma com apenas duas T5 ligadas, e não se passa nada ;) Em quinze dias ainda nao passei o dedo sequer nos vidros. E tal como estão não me parece que vá necessitar. A agua encontra-se sempre cristalina assim como os vidros.

 

Mas é cedo para retirar qualquer ilação até porque tenho feito TPA´s de diarias de 40%. Esta semana que vem a TPA vai ser dia sim dia não e na outra já passo a semanal. A partir daqui é que vamos ver como as coisas correm.

Eu tenho lá atrás a Rotala Giant RED mas está com o crescimento atrasado relativamente às outras.

 

Eventualmente terei que adicconar uma 6500K lá atrás que ficará mesmo por cima dela e aí rebenta. Ela chegou em péssimo estado de Inglaterra. estive quase para a não plantar. Mas ao fim de uma semana vi os caules já de pé e aí percebi que ela recuperaria.

Do outro lado tambem tenho uma colorida. Mas para conseguir a coloração desejada tenho que ir vendo as luzes.

 

Vamos com calma. ;) A passo e passo.

 

Ontem introduzi RED Cherrys e Crsital Red e retirei as Caridinas Japónicas.

 

Grande abraço.

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Retiraste as Caridinas Japonicas com 15 dias? Olha que agora é que elas vão começar a ser necessárias...

Boa sorte neste teu projecto. Tem tudo para correr bem!

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Retiraste as Caridinas Japonicas com 15 dias? Olha que agora é que elas vão começar a ser necessárias...

Boa sorte neste teu projecto. Tem tudo para correr bem!

 

Pedro.

 

As meninas estavam com um apetite insaciavel sobre a "Nymphoides Taywan", Tinham que sair dali.

Era por demais. Colocam-se mesmo por cima das folhas largas e ratam a folha toda. Estão horas no mesmo sitio de coima da folha até a conseguirem furar. Não percebo.. têm uma dificuldade brutal mas ratam. E a partir do momento que criam um buraco torna-se mais facil devorarem o resto.

Eu não tinha visto ainda as CJ a terem este tipo de comportamento..

Até porque os Cristal e o Red Cherry não o fazem. Era só mesmo elas.

Editado por Paulo Alexandre Soares

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm, eu acho que só fazem isso quando as folhas não estou em condições, as folhas não estarão ainda em estado emerso e dai despertar-lhes o apetite?

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas estão boas.

Elas chegavam a estar mais de uma hora a tentar furar a folha com os tentáculos e a boca.

Depois de a furarem começava a ratiçe total. Arrasam com a folha num ápice.

 

Eu nunca vi caridinas fazerem isto a não ser quando tive MELT na Uticulária e na Amannia no outro aquario.

 

Mas quando isso me aconteceu no outro aquario até os outros camarões comiam. Aqui é só elas. Mas estranho a vontade delas a furar a folha. É que não é chegar lá e papar com ose a planta já estivesse em detrito.. elas estão horas para conseguirem furar a folha porque a planta está fixe. Eu próprio passei a mão nas folhas e são bem resistentes.

 

Já me disseram que podia ser um habito anterior á entrada no aquario.. não sei. Não conheço o comportamento.

Editado por Paulo Alexandre Soares

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo gostei das alteraçõesficou muito menos confuso.

Isso agora é um instante até estar na máxima força. O problema vai ser depois, controlar o espaço de cada espécie. Para mim é o mais complicado porque existem espécies que não tem hipótese quando em competição direta com outras.

Continua a atualizar que isso vai ficar TOP

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muita fino.

 

Na foto parece amarelada a luz, e em conjunto com o areão é muita amarelice.

 

Estou ansioso por ver esse tapete de utricularia. Digam o que disserem ainda acho de longe o tapete mais bonito e mais raro.

 

Também acho estranho essa das caridinas andarem a ratar folhas boas. Ainda por cima estou com alguma utricularia a derreter... Só vou metê-los (os camarões) quando ela parecer uma erva daninha a infestar o aquário, por agora é mais uma flor de estufa.


Eh pá só agora é que vi essa nuvem a sair do difusor, que bruxaria é essa, realmente é outro nível

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Salada e Vasco e demais amigos,

 

Antes de mais um muito obrigado pela apreciação.

 

Decorridos 25 dias está tudo a correr absolutamente dentro da normalidade. Nada de algas, mesmo com todos os picos de amonia que o ADA Amazonia libertou. 25 dias sem passar um unico utensilio nos vidros.

Entrei na fase das TPA semanais. Não fui tão rigoroso ou excedente com as TPA´s até aqui em termos de volumetria como alguns colegas fazem (70 a 80%) na 3 primeiras semanas. Fiz nas duas primeiras semanas 50%todos os dias e na terceria semana fiz dia sim dia não também 50%.

Achei que efectuar 70 a 80% de TPA não iria ajudar á criação / estabilização / conversão por ser um valor mito elevado de alteração da água. Seria quase como que fazer Reset´s diários.

 

E tambem posso confirmar para quem usa ADA Amazonia que na terceira semana (Domingo dia 21 Junho) os testes que tenho de amonia (dois) não acusavam qualquer presença da mesma no aquario. Contrariamente ao relatado por muitos colegas que usaram este substrato que referem ter amonia durante um mês e outros até por mais tempo, no meu caso seguindo este regime de TPA ao fim de 15 dias a amónia estava zerada. Fruto talvez de usar dois filtros totalmente independentes, e matérias cerâmicas da própria ADA. Segui portanto a recomendação da ADA Ibéria que me disse para fazer TPA de 40% a 50% nos primeiros 15 dias apenas.

Tpa´s efetuadas sempre após o fotoperiodo.

 

Hoje vou introduzir a segunda calha de luz, ligando apenas mais um T5 ficando a quarta lampada ainda em obervação. Perfaz assim um conjunto de luzes nesta sequência da frente para trás do aquario.

 

8000 K - Plano Frente - Para os tapetes de Utriculária e Eleocharis (preciso mais luz no fundo á frente.

6500 K - Plano medio - Igual á luz solar (5800K)

4000 K - Plano anterior - Onde estão as plantas que precisam deste espectro (vermelhos)

Fica desligada a Colour Extreme 15.000 K.

 

Fertilização:

Estou a jogar por baixo da recomendação do fabricante. Eles dizem 1 ml por cada 20 Litros de água. O que daria uns 7 ml dia de cada. Estou a dar 6 ml de K e 5 Ml de Fe. (micros Step 1)

Se notar alguma carência aumento 1 Ml no que fizer falta. Jogo por baixo porque o reverso sabemos no que resulta.

 

A fertilização é inserida:

K após o fotoperiodo (22 horas)

Step 1 (micros) Entre as 7 e 8 da manha.

Nunca em simultâneo. Disto sempre umas largas horas entre as duas.

 

Hoje vão entrar também 30 Cristal Red.

 

Da minha parte só posso admitir que valeu o investimento. Um mês sem dores de cabeça e o prazer de todos os dias poder chegar a casa e admirar o aquario, os pexinhos a curtirem a deles, os verdes lindos, tudo o que sempre ambicionei.

E ao invés de andar a chatear-me todos os dias com os problemas que vivi nos ultimos anos, poder olhar, admirar, meditar, e pensar em como melhorar com pequenas alterações de pedras, troncos, e plantas.

Criatividade! Isso sim é que dá gozo.

Agora até já ando a pensar em mudar o exterior (paredes) para fazer um melhor enquadramento (zona) para o aquario.

Criar ali um ambiente exterior aproximado ao aquatico.

Isto sim é que dá prazer na aquaroifilia. Não é andar ás turras com algas de manhã á noite e andar a inventar soluções de recurso como vinha fazendo. E chegar todos os dias a casa e o desespero assolar...

 

Não digo isto em tom negativo. Porque vejo que serviu de aprendizagem. Todas as voltas que dei deram para aprender um pouco mais a dominar as partes mais criticas da aquariofilia. Mas foi tempo demais a "inventar".. Mas valeu ;) Ah se valeu! Foi um grande gozo admito, olhar para trás e ver o presente hoje.

 

Um bem haja a todos.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Paulo! ainda bem que está tudo a correr bem e como desejavas

Queria no entanto deixar apenas uma consideração não necessariamente para ti mas para o resto do pessoal que passa por aqui e vê o teu aquário.

- O investimento que fizeste foi um bom investimento e não é a meu ver, de forma alguma, criticável. Os produtos ADA são bons, talvez os melhores a muitos níveis (eu próprio os uso ao nível do substrato, fértil e inerte), mas também tenho de reconhecer que são caros e não estão ao nível de todas as carteiras (principalmente material e fertilização).

Com isto não quero desvalorizar o teu notável trabalho apenas dizer e alertar, principalmente os iniciantes, que para ter um aquário como o teu não é obrigatório usar all ADA. A aquariofilia não é apenas uma rua de sentido único e existem vários caminhos para se chegar a bom porto.

 

Apenas tenho este paleio porque acho que é necessário desmistificar a aquariofilia como uma um hobbie caro, que para teres sucesso tens de gastar centenas de euros. A aquariofilia é como tudo existem produtos TOP, outros com boa relação qualidade/custo e outros de má qualidade. Desses últimos é que temos de evitar comprar e principalmente desaconselhar quem começa compra-los.

 

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, excelente trabalho, apercebi-me à dias da tua montagem mais recente. Tenho acompanhado a tua evolução como sabes, desde início e o teu esforço é visível.

Concordo com o reparo/ressalva do Vasco, mas percebo perfeitamente as tuas escolhas, e se podes investir desta forma no hobby, força.

Sabes bem que o meu forte não é o aquascaping, mas na minha modesta e ignorante opinião, vou dar dois ou três bitaites do que eu teria mudado nesse layout, salvaguardando que tu é que tens de gostar e não os outros, afinal és tu que olhas para o aqua todos os dias, gostos não se discutem, certo?

Raramente gosto da mistura de cor dos substratos, porque com certos peixes se acabam por misturar.

Acho que o rio que criaste está muito central, sou a favor de alguma assimetria, enfim gosto das coisas organizadas quanto baste mas no meio do organizado, gosto de alguma desarrumacão. Como tal a ilha que criaste no meio do rio, deveria tb estar menos centrada.

Gostei da escolha das plantas e acho que com o desenvolvimento da montagem, a vão valorizar.

A nível da fauna, apostava apenas nas três espécies de tetras, acho que ficava mais harmonioso, sem guppys e platys.

Deixava apenas os Ottos e uma espécie de camarões. Vamos lá ver se tens sorte com as duas colónias juntamente com as espécies que escolheste, pode ser que vinguem alguns pequenotes, tenho dúvidas mas pode ser.

É tudo, um tópico sem dúvida a acompanhar.

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera e Vasquinho bom dia e bem haja por gratifcante apreciação.

Vera por mais curioso que pareça, tudo o que disses-te a respeito da Colorado Sand já foi rectificado. ;)

 

Já não está tão central. Alias nem central está. Neste momento a dita praia já só aparece do meio da parte detrás até á frente do aquario e só a partir de centro para a direita. Do lado esquerdo retirei toda a Colorado.

Ou seja vem a meio da parte detrás, (não lá do fundo do aquario) curvando para a direita.

Na frente esquerda onde retirei a colorado enchi com Amazonia e plantei "Utriculária" que fará um mini tapete de 5 cm.

Na direita onde está Colorado plantei com Eleocharis que também fará um tapete frontal de 5 cm. O que separa os dois tapetes é a colorado do meio. A Elecocharis já agarrou. A "Utriculária" demora mais tempo mas está no bom caminho.

 

Estou á espera que cresçam mais para poder então mostrar como estão as coisas.

 

Até aqui estive com pouca luz (0.5W / 43 Lumen / Litro), nesta fase do arranque, para não puchar demais e deixar as plantas enraizarem calmamente mas bem, crescimento sustentado. Agora já subi um pouco a parada por causa dos tapetes mas claro está, estou com atenção. Tenho lá atras a T5 15000 K colour Extreme que adquiri à Vera Sofia a ver se faz mesmo efeito na Rotala Giant Red. Está mesmo por cima dela. E aqui á frente meti a de 10.000 K que chega mais intensidade ao fundo do aqua para a "Utriculária". No meo fica a de 6500 k e a de 4000 K para distribuir os outros espectros.

 

Por ora corre tudo lindamente graças a Deus. Nem uma unica alga mesmo com o Amazonia da ADA :)

Vidros, Lily Pipes, Twinstar e Difusor nunca precisaram ser limpos até à data. Bom sinal.

 

A partir de amanhã vou aumentar em 1/3 a dose de Brighty K e Step1 porque a massa vegetal a alimentar é neste momento o dobro da inicial na montagem e com o acréscimo de luz vai haver mais consumo.

 

CO2 nem lhe mexo. Está a bombar por 24 horas sempre com o Drop a verde lima nos 20 a 30 PPM.

 

Bjs e abraços assim que puder meto umas fotos.

Editado por Paulo Alexandre Soares

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai subindo a luz extra por horas gradualmente...pode demorar um pouco mais tem a atingir o resultado que pretendes mais seguro quanto a eventuais problemas com algum "excesso" de luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Paulo, fico a aguardar novas fotos já com as alterações.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

30 dias após montagem.

Algumas alterações ao nivel do hardscape (visiveis).

 

Luz: Incremento de luz. Neste momento está com 4 x T5 de 39W (4000 K - 6500 K - 8000 K - 15.000 K Colour Extreme)

Tenho sérias duvidas quanto á aplicabilidade da Colour Extreme. Se realmente necessário e não será luz a mais (?).

 

Fertilização:

Ontem após algumas medições repetidas e com testes diferentes apurei não mais que 5 PPM de nitratos. Fico agradado pela presença do nitrato mas não sei se senão será conveniente aumentar a dosagem.

Questionei a "Aquaeden" sob este aspecto e aguardo que o Sr. Rui me dê a sua opinião. Tenho estado a dosear ligeiramente abaixo da dose recomendada pela ADA.

 

Como não tenho experiência com a fertilização da ADA estou renitente.

 

Aqui ficam algumas fotos (as possiveis com a maquineta que tenho)

 

Abraços a todos.

 

16_zpstjphcbit.jpg

 

15_zpsujenv6hv.jpg

 

 

13_zpsuq5rtm2o.jpg

 

12_zpsanboxtai.jpg

 

11_zps7tftmukt.jpg

 

10_zpsxhhfmlnl.jpg

 

9_zpskmy66qns.jpg

 

8_zpsocivjr29.jpg

 

7_zpsmym2hasp.jpg

 

6_zpstil8nldu.jpg

 

5_zpsrz8xi7ep.jpg

 

4_zpsvt05ahoe.jpg

 

2_zpstgmakoj0.jpg

 

1_zps2rweh3v7.jpg

 

3_zpsehmbncb0.jpg

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à luz... para meu gosto estás em demasia.

Nem falo concretamente das algas, pq se tiveres o conjunto minimamente equilibrado (CO2 e fertilização) é provável que nem apareçam em demasia, falo do trabalho que vais ter tanto ao nível dos crescimentos das plantas como de andares sempre em "cima" com cuidado de não descambar.

Tenho um aquário com 200 e qq coisa litros brutos e mantenho 2x39w - 8h/dia + 1x39w - 4h/dia e as plantas crescem na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.