AJUDA - qual a melhor iluminaçao para o meu plantado?


fabioferreira

Recommended Posts

Boas. Eu tenho um aquario de 120 l e uso para iluminação uma calha 3x39w em que contem 1 lampada actinica 1 com uma intensidade mais amarelada e outra com uma intensidade mais branca. A lampada com intensidade mais branca hoje foi á vida entao vou optar por muda las, exeto a actinica que uso apenas para realçar as cores das plantas. Gostava que me aconselhassem em termos de saber qual as melhores lampadas .

 

Posso eventualmente postar o setup do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pico da fotossintese, dá-se na zona das actinicas, 420 nm,,, e dos vermelhos 680 nm...para mim uma luz pode parece branca e não ter nem vermelhos e nem violetas, a resposta, é complicada, porque a estética também é importante...( que depende do teu gosto), no entanto para mim uma luz com bom CRI costuma ter tudo em boa medida... mas isso era se usasses apenas uma lampada.

 

Minha opinião (como tens 3 lampadas):

 

Uma actinica, outra vermelhada (extremo baixos kelvins) e outra branca... na variedade é que está o ganho, não sei é o resultado final em termos esteticos.

 

Foi o mesmo pensamento que tive ao comprar os leds no meu ultimo DIY, tenho leds actinicos, vermelhos, e mesmo cyan...

;)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais