Minha nova calha leds plantado


António Vitor

Recommended Posts

Pessoal... Minha primeira calha LEDs para água doce.

OK já fiz algumas para o meu reef...

 

Tinha antes 170W consumo medido (com HQI). Agora tenho 33w

 

IMG_20150614_205509.jpg

 

 

Os LEDs foram (36) comprados no eBay 12 leda por cada PCB. As linhas unia-as em serie ou seja 9 LEDs por cada driver (com limite de amperagem a 500 mA)

 

IMG_20150614_032840.jpg

 

IMG_20150614_032746.jpg

 

IMG_20150614_032735.jpg

 

IMG_20150614_173927.jpg

 

IMG_20150614_174207.jpg

Nem limita a tensão a 500 mA tinha de aumentar a tensão no entanto deverá ser suficiente. Tenho LEDs também actinicos a 420 nm existe pearling logo funciona...

 

Model Name: CREE XPE+Epileds

CH1: 2x CREE XP-E Blue 470NM, 1x CREE XP-E Royal Blue 450NM 9V 350-1000MA

CH2: 2x EPILEDS Red 660nm, 1x EPILEDS UV 420nm, 7-8V 350-600MA

CH3: 3x CREE XP-E Cool White 10000K 9V 350-1000MA

CH4: 1x EPILEDS Cyan 490nm, 1x CREE XP-E Blue 470NM, 1x CREE XP-E Royal Blue 450NM 9V 350-600MA

Nem limita a tensão a 500 mA tinha de aumentar a tensão no entanto deverá ser suficiente

 

O dissipador arranjei de um franciu que ia mandar para a reciclagem aqui ao lado da minha casa... Por acaso as dimensões do dissipador fizeram luz... Quando vi aquilo à distância. Hehe pedi ao homem e ele me ofereceu.

Falta apenas uma protecção de acrilico amanhã... Talvez a faça.

Em termos de kelvin está a uns 10000 K +/-

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No replies???

:)

Bastante luz nos picos de fotossíntese... E mesmo no pico das carotenóides...

Pouca luz no resto do espectro... Mas é q.b. julgo eu esteticamente gosto bastante...

 

Voltei a medir com o medidor de potencia... Dá apenas 30w... Estranho...ontem dava mais...todos os LEDs parecem bem... Bom servirá...;) ou seja consumo a menos de 20% do que tinha... Vamos ver... como já fez ontem pearling ...aparentemente funciona. Tenho 130 litros bem medidos... 30w parece-me pouco... Vamos ver... Se calhar sei fazer boas calhas de LEDs...hehehe tudo optimizado.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Parece que fizeste um trabalho cuidado.

Não percebendo bem do assunto, acho no entanto que tens poucos LEDs brancos em relação aos restantes.

Inclusivé não tens nenhuns na casa dos 6500 a 7000K, correcto?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto tenho para compensar 6 LEDs a 660 nm. Talvez estes LEDs sejam melhores para reef, esteticamente . Mas tem carradas de luz nos pontos fortes da fotossíntese. A verdade é que me surpreendeu a pouquíssima potencia (Os drivers estão certamente a funcionar abaixo dos 500 mA) não é necessariamente mau ( mais eficiência), possivelmente a 300 mA +/- fazendo as contas 0.3 x 3.1v x 36 leds igual a 33 watts. Sem perdas na fonte e drivers... O que novamente é estranho...mas a verdade é que a fonte de 12 euros e drivers nem aquecem.

Se for insuficiente tenho de comprar outros drivers mantendo os leds... De preferência como os que utilizei para o meu reef. Onde posso escolher a amperagem.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema estava no medidor de potencia... Afinal tenho 65W de potência.

Utilizando o mesmo medidor mas directamente. Possivelmente a bomba do filtro altera os resultados...

 

Agora sim dentro do suposto a 500 mA.

 

Com as perdas inerentes à fonte e drivers.

 

Não medi a amperagem e agora não o vou fazer porque já soldei os fios... Mas deve andar perto de 500 mA...só pode.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo projecto, gosto bastante!

Eu já usei barras led de crescimento azuis e vermelhas e notei um crescimento compacto ao inicio e mais tarde folhas deformadas. Eu atribui isso a luz demasiado forte para pouco co2 e acabei por retirar. Mas não tenho a certeza se era da luz.

Mas vou seguir com atenção este tópico e ver como as plantas se comportam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção Pedro. Barras LEDs não são comparáveis... Diria que são necessários muitos leds desses para fazerem um destes.

Não tenho menos luz que com HQI de 150w...

A rotala macrandra nunca teve tantas bolhas seguras como agora...

;)

A luz HQI também estava velha.

 

IMG_20150618_201540.jpg

 

Um bocadinho menos que metade do consumo da HQI. É mentira se disserem queleds são n vezes melhores... Quanto muito ganhas 50%-66% no consumo. Ou seja gastas 1/3.

Mas esta é a minha opinião.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais