Casal?


ceriaco

Recommended Posts

Boa Tarde,

Imagem redimensionada para 87% do seu tamanho original [640 x 360]

ZZXxx2.jpg

Imagem redimensionada para 87% do seu tamanho original [640 x 360]

L96WIe.jpg

Comprei estes dois escalares ainda quando eram pequenos, agora estou com dúvidas se tenho um casal ou se tenho dois do mesmo género.

Alguém me consegue ajudar neste dilema? icon_neutral.gif

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ainda sou muito recente na área da aquariofilia, mas já tive um escalar. Mas as fotos que mostra ainda é muito cedo para saber qual o género destes peixes. Pelo que eu andei a pesquisar, os escalares andam em grupos desde cedo, demoram tempo para se definirem como macho ou fêmea e se for macho, terá um "espigão" muito pequeno atrás daquelas barbatanas compridas e finas.

 

21217d1252285356-difernecia-entre-escala

 

Diferenciasmachosyhembrasdeescalarlininh

 

Já a fêmea não tem este espigão ou terá de maneira diferente.

Terá de aguardar mais opiniões, espero ter ajudado.

Editado por Lee84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lee84, as respostas são sempre preciosas e todas as ajudas são bem vindas ;)

 

Apartir de agora vou andar atento, para ver se descobro alguns pormenores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É muito difícil fazer a sexagem de escalares. Só dá para perceber pelo comportamento quando/se formarem casal.

 

Infelizmente, o espermoduto/ovipositor de que o Lee84 fala só é visível aquando da postura... e nessa altura é fácil de perceber quem é quem! :naughty:

 

Cumps.

 

P.S.: Se a ideia é formar casal... porque não dois da mesma variante?

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o que o micro-chip queria dizer era que se tivesses dois da mesma variante para reproduzir os pequenitos saiam todos iguais, ou seja, se tivesses dois kois, saiam todos kois. Como tens dois diferentes, vão sair mistura. Na minha opinião isso pode ter a ver com o que tu gostares mais ou o objectivo que tens para eles. O que me pareceu é que tu os tens num comunitário, se não estou em erro, se assim for o sucesso de qualquer reprodução é mt difícil.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, sim tenho num aquário comunitário.

Já tive experiência anterior (em comunitário), em que os meus escalares (não estes) desovavam, mas acabam sempre por comer os ovos. Mas creio que isto acontecia, porque eram um casal novo e sem qualquer experiência.

 

Então o que aconselhas mesmo é coloca-los num aquário à parte ou com um cardume de escalares?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O facto de serem da mesma variante pode ajudar a que formem casal, apesar de não ser uma condição determinante. Mas o que eu me estava a referir vai mais no sentido do que já foi dito: se forem os dois iguais, os filhos também vão ser, caso contrário, vão sair mistura, sem qualquer variante específica.

 

Quanto ao comunitário... já reproduzi escalares em comunitário, mas eventualmente vais ter de retirar os ovos ou as crias. Os escalares são bastante bons a defender os pequenos, mas basta um descuido e vão todos à vida (cheguei a ver um cardume de recem-nascidos ser dizimado por cardinais em poucos segundos enquanto a mãe foi comer).

 

O facto de estarem num comunitário também causa algum stress os pais que podem acabar por comer os próprios ovos. Uma luz de presença durante a noite ajuda.

 

O ideal mesmo é um aquário à parte só para o casal. Cardume de escalares não existe... se forem mais, os outros vão ser encostados num canto quando o casal fizer a postura.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais