250L-Escalares e anúbias


Rafael Silva

Recommended Posts

Boa tarde

Não sei se te justifica separar o seachem flourish.

Ah corys bacano sim já faziam falta e vão ficar aí bem ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Eu li que era melhor, vi muito pessoal a fazer o memso e o senhor da loja onde compro as coisas também me aconselhou assim.
Estou a pensar em 10 corydoras habrosus.

 

O teu aquário tem uma composição muito equilibrada.

 

Obrigado :)
Não sei se ainda vou adicionar mais alguma coisa ao layout... Depende dos troncos que forem aparecendo.


Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

 

 

Esta muito fixe parabens


Cumprimentos
Luis Filipe

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Obrigado fico contente por haver quem goste do que estou a tentar fazer ou pelo menos da ideia ;)

 

 

olá rafael desculpa podes me dizer como fizeste para suspender os troncos ? foi com ventosa ? ou como fizeste ?



um abraço

Claro que posso, basicamente fiz um pequeno furo no tronco, alarguei a entrada desse mesmo furo com uma bronca mais larga, enrosquei um parafuso de cabeça redonda, utilizando uma ventosa daquelas que tem um encaixe encaixei-a na cabeça do parafuso e coloquei no aquário...

Basicamente foi isto, é simples de fazer ;)


Ainda não alterei mais nada no aquário, mas as anubias lá vão crescendo ao seu ritmo :)

Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro aquários minimalistas. Acho o teu encantador. Uma simplicidade visual e biológica muito bem conseguidas. Se estivesse no teu lugar, limitava-me a ver as Anubias crescer tranquilamente.

 

Ach as plantas flutuantes uma magnífica ideia. São excelentes porque vivem do CO2 do ar e por isso podem ter ritmos de crescimento elevadíssimos o que contribui para exportar poluentes. Admito é que façam alguma competição desleal com as Anubias mas se as flutuantes estiverem sob controlo, acho que podem coexistir todas.

 

Quanto a juntares mais espécies de peixes, eu sou suspeito mas ficava-me pelos escalares. Eles acabam por conseguir ocupar bem todos os estratos do aquário e comem perfeitamente comida desde a superfície ao fundo.

 

As Corydoras habrosus parecem-me excessivamente pequenas para não despertarem um certo apetite aos escalares. Cedo perceberão que as corys têm espinhos valentes mas pode-lhes dar para isso de início.

 

Já vi meterem neons num tanque de escalares e parecia que lhes estavam a dar alimento vivo. Um neon morreu entalado na boca dum escalar e outro saltou do aquário. Os restantes ficaram completamente em pânico e tiveram que ser retirados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :)

Muito obrigado pelo teu comentário Nuno Prazeres.


Eu já passei mesmo essa ideia de adicionar mais peixes, vai ficar mesmo assim. Estes escalares que se dão muito bem em conjunto, os bêbados, otocinclus e quando encontrar as corydoras habrosus.

Esqueci a ideia de adicionar mais, quando coloquei outra fêmea adulta no aquario... foi para esquecer, mesmo nada bonito de se ver, esteve no aquário 1 dia e já não fechava o maxilar totalmente. Mas para mim era dos escalares mais bonitos que já vi...

Eu tenho duas habrosus já a bastante tempo e nunca se interessaram por elas, por isso vou mesmo arriscar.

 

 

Tens toda a razão, se tiver flutuantes em demasia não há nutrientes para as anubias, mas todas as semanas tiro em grande quantidade para ficarem controladas.

Quanto ao que disseste dos neons, acredito totalmente. O meu escalar preto mostrou um grande interesse desde que coloquei os bêbados no aquario a noite, no outro dia de manha um dos bêbados separou-se do grupo e a fugir foi contra o vidro. O escalar só não o comeu porque eu entrevi, mas morreu.


Agora é como dizes, quero que as anubias desenvolvam mais para ver no que vai dar :)


Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Já que falei do assunto, aqui ficam dois pequenos vídeos que mostram apenas uma pequenina demonstração do comportamento do "antigo-novo" escalar. (As luzes do aquário ainda estavam apagadas)

 

 

 

Isto foi filmado algum tempo depois de o soltar.
Foi incrível a agressividade do peixe para com todos os outros assim que o soltei no aquário.

  • Começou por correr tudo há pancada de forma extremamente agressiva.
  • Passado pouco tempo parecia querer isolar o meu red-devil e não deixava ninguém aproximar-se. O red-devil é um macho e faz casal com o platinum
  • Depois disso a agressividade diminuiu ligeiramente para com os outros, mas as lutas com o platinum eram incríveis, puxavam-se de um lado ao outro do aquario

Eu voltei a colocar o peixe no saco passado umas horas para o devolver pois já não conseguia fechar completamente a boca, mas decidi dar uma segunda oportunidade pois o peixe era mesmo lindo. As cores que vêm nos vídeos não representam as que ele tinha quando o retirei finalmente...

  • Voltando a colocar o peixe no aquário parecia estar mais calmo e algo diferente aconteceu...
  • A agressividade parecia ter passado e andava mais escondido num canto (na zona esquerda do aquário), com o platinum a querer luta, mas como o "novo" recuava ele também não investia
  • Pouco tempo passado e parecia mesmo ter-se juntado ao escalar que tem as barbatanas mais alongadas (que se vê no 1º video) e que tem azul na barbatana superior
  • Por fim gerou-se outra situação, eu nesse momento tinha 5 escalares, o novo, platinum e red devil (casal) e barbatanas alongadas. Eu posso estar enganado, mas eu diria que o de barbatanas alongadas e o novo estavam para formar casal...
  • O meu casal permanecia na parte direita do aquario e o (novo+barbatana alongada) na parte esquerda, existindo uma linha imaginaria exactamente ao centro onde quando se encontravam havia um pequeno confronto e voltava cada um para o seu lado
  • O meu escalar preto, sozinho não sabia bem onde se meter porque era corrido de um lado para o outro

 

O que eu concluo desta história, é que tinha comprado uma fêmea adulta a precisar de par, tentou a sorte com o red devil que já tinha parceira e deu-se mal com a platinum e depois tentou juntar-se ao meu outro escalar.

Eu tive que o retirar, o ambiente antes de entrar este novo peixe estava muito mais equilibrado e harmonioso, mas uma pessoa aprende com os erro e nunca mais voltarei a adicionar escalares adultos a um grupo já formado...

Aqui fica o "relato" de um episódio dentro do meu aquário, Não percam o próximo episódio, porque nos também não!!!

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ter preferência por aquários bastante plantados, tenho que dar o braço a torcer porque o teu está espetacular. (Simples e muito harmonioso)

Mas apesar de teres um aquário lindo fiquei foi maravilhado com o móvel.

É exatamente assim que gosto deles.

Quem o fez aceita encomendas e entrega em todo o país?

Editado por Mário Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos :)

Apesar de ter preferência por aquários bastante plantados, tenho que dar o braço a torcer porque o teu está espetacular. (Simples e muito harmonioso)
Mas apesar de teres um aquário lindo fiquei foi maravilhado com o móvel.
É exatamente assim que gosto deles.
Quem o fez aceita encomendas e entrega em todo o país?

Fico contente por teres gostado, também estou a gostar muito da forma que está a tomar... espero que as anubias desenvolvam bem e fique ainda melhor. Como já disse várias vezes quero mesmo algo simples e para manter bastante tempo.
Lamento mas quem fez o móvel foi um carpinteiro aqui da terriola e não faz envios...

 

 

Na tua experiência com escalares achas possível co seguir pelos num aquário de 120L com outras espécies ?
Se trouxer da loja um casal já junto à 2/3meses ou vão atacar tudo e todos ?

Pelo que vejo no meu aquário, os escalares apenas atacam outros escalares e nada de grave se houver espaço. Com 120L acredito que possas ter esse casal e depois outras espécies que sejam compatíveis claro... nada de barbos tigre por exemplo xD
Um conselho, coloca todos os peixes pequenos antes dos escalares, assim tens bem mais probabilidade de sucesso ;)

 

 

Vou adicionar mais uma anubia ali numa zona que ainda não está como quero e provavelmente mais umas anubias petite, mas depois posto actualizações ;)

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

bonito tanque. Boas Fotos 1 abraço

Simples, agradável e com um aspeto muito "clean".

Gosto!

Obrigado pelos vossos comentários, fico contente por haver quem goste da minha ideia e do que tenho feito :)

Hoje foi dia de limpar o vidro traseiro do aquário, ainda nunca o tinha feito. Para isso tive que retirar tudo do aquario...
11884058_10153163783518920_2036610256_o.
Amanha, ou no máximo depois de amanha postarei uma fotos para verem como está a coisa ;)

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos :)

Ontem comprei mais um vazo de anubias... não se metam nisto que é pior do que a droga :P
Contudo o vazo vinha bem recheado e dele tirei mais de 10 pés de planta.

Deixo-vos agora duas fotografias de como ficou o aquário depois da limpeza do vidro traseiro e da adição destas ultimas plantas. Espero que gostem :D

11058357_10153167719433920_2865796200441

 

10354959_10153167719538920_1054220795599

 

Tenho também uma pergunta para vos fazer, para além da óbvia (O que estão a achas do aquário?), o que acham da planta que est´no lado direito no chão? Fica ali bem, adiciono mais para fazer uma pequena moita, ou tiro-a dali?

Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que conseguiu aqui, de uma maneira totalmente distinta, tornar num aquário muito belo, pelo menos aos meus olhos !

Já agora essa anúbia do lado direito pode parecer um pouco destoada, mas é apenas uma das muitas opiniões possíveis ;)

Cumps,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :)

está uma belezura

Boas,
acho que conseguiu aqui, de uma maneira totalmente distinta, tornar num aquário muito belo, pelo menos aos meus olhos !
Já agora essa anúbia do lado direito pode parecer um pouco destoada, mas é apenas uma das muitas opiniões possíveis ;)
Cumps,
Daniel

 

Obrigado aos dois, fico contento por gostarem :)

Quanto a anubia do lado direito por agora vou deixar que ela cresça, depois dependendo do seu comportamento vejo se adiciono mais alguma ao lado ou não... Mas continuo a espera da vossa opinião ;)

Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

estou a acompanhar a evolução, bem interessante!

Não é qualquer um que tem paciência para esperar que as anúbias tomem forma!

Não me parece que a do lado direito fique mal, tudo depende do teu objectivo.

Uma técnica que se utiliza, no aquascaping, é colocar as plantas de folhas grandes no plano mais frontal e as de folha pequena mais na traseira...

É uma forma de aumentar a sensação de profundidade, fica a sugestão.

Se quiseres controlar as flutuantes também podes fazer com um fio de nylon à superfície e limitar à área que queres...

Parabéns pela paciência e força, goza bem esse aquário!

cumprimentos

deixo aqui uma imagem do Nuno e Claire (para te aguçar o apetite!) Fallen Tree :smile2:

 

15737864141_33199350c7_o.jpg

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, e baseado apenas no meu gosto pessoal, acho a anubia do lado direito um pouco perdida. Talvez um pouco mais chegada para trás ficasse mais harmonioso.

Também do lado esquerdo me parece pouco natural e muito chegado ao vidro...

No geral continuo a gostar muito.

________________
JoCa :animal_fish:

Em busca de ideias para novos projetos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos :)

 

Há alturas em que penso que faço actualizações aqui no tópico escusada-mente e que ninguém segue ou se interessa, mas de vez em quando lá aparecem umas criticas. Obrigado ao pessoal que vai seguindo o tópico ;)

 

Boas,

estou a acompanhar a evolução, bem interessante!

Não é qualquer um que tem paciência para esperar que as anúbias tomem forma!

Não me parece que a do lado direito fique mal, tudo depende do teu objectivo.

Uma técnica que se utiliza, no aquascaping, é colocar as plantas de folhas grandes no plano mais frontal e as de folha pequena mais na traseira...

É uma forma de aumentar a sensação de profundidade, fica a sugestão.

Se quiseres controlar as flutuantes também podes fazer com um fio de nylon à superfície e limitar à área que queres...

Parabéns pela paciência e força, goza bem esse aquário!

cumprimentos

Agora já não vou a tempo a não ser que me dê uma coisinha má e tire tudo fora, mas obrigado pela dica quanto ao posicionamento das plantas considerando o tamanho das folhas. Vou ter em consideração no futuro.

Vou goza este aquário certamente...

 

Mais uma vez obrigado :)

 

Na minha modesta opinião, e baseado apenas no meu gosto pessoal, acho a anubia do lado direito um pouco perdida. Talvez um pouco mais chegada para trás ficasse mais harmonioso.

Também do lado esquerdo me parece pouco natural e muito chegado ao vidro...

No geral continuo a gostar muito.

Talvez com o seu crescimento ou com a adição de uma outra a compor o conjunto fique diferente, vou esperar para ver o que resolvo fazer...

Do lado esquerdo inicialmente tentei colocar o tronco de outro modo para não ficar tão junto ao vidro, mas assim foi sempre como achei melhor.

 

Eu acho que as fotos não fazem justiça ao aquario, que presencialmente e em movimento tem outra vida totalmente diferente. A deslocação dos peixes pelos vários "caminhos" que o aquário tem dá um efeito muito bonito.

Obrigado pelo teu comentário e pelas dicas/sugestões dadas das coisas que achaste menos conseguidas.

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.