Cadência de CO2


Bringer

Recommended Posts

Olá,

 

No meu aquário, que não é um plantado a sério mas tem um número jeitoso de plantas de baixa e média exigência, estou a injectar CO2 à razão de uma bolha por 8 segundos.

Tenho uma calha Beamswork e uma Aquaray.

O aquário tem 60x30x30.

A minha questão é: Acham que devo de subir a cadência do CO2, por exemplo para uma bolha a cada 5 ou 6 segundos?

Como ele está, noto bom desenvolvimento nas plantas, embora mais numas que noutras. Apesar de administrar ferro (Sera), as plantas vermelhas não têm o vermelho esperado. Também não tenho teste de ferro.

Muito obrigado.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que me lixaste!

Acho que a Beamswork é capaz de ter entre 1400 e 1700 lumens.

Não consegui encontrar info sobre os lumens da Aquaray, mas parece ter 12W. Poderá ser?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, não sei qual é a versão, já que a comprei usada.

Posso dizer que é de 2012, tem 6 LEDs azuis, e as letras W,B e G na zona dos LEDs, que suponho queiram dizer branco, azul e verde.

Apesar de não ver LEDs verdes, suponho que seja relativo ao espectro (se é que estou a dizer bem).

Supostamente uma calha específica para plantados deveria de ter também LEDs de espectro vermelho e RGB.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja esta:

Beamswork Hi-Lumen 60 (60 a 80cm)

Fixação Tamanho: 57.2 x 12.5 x 2.3cm

LEDs Número: 78 (0.2W)

Super eficiente de energia de 0,2 watt LEDs de alto rendimento
72x 10.000 K LED
6x actínicas 460nm LED

Lumens: 1452
Consumo: 16 watts

Fertilizas ou não? Se sim não vejo porque não aumentar gradualmente, caso não fertilizes mede os nitratos para sabermos se são consumidos ou não ;)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia de ter 6500 a 7000K, mas foi o que arranjei.

Utilizo ferro da Sera.

Nitogénio, potássio, fósforo, trace, flourish e flourish excel da Seachem.

Tenho o Phyton Git e o qualquer coisa step 2 da ADA.

Doseio de acordo com uma tabela da Seachem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vai subindo gradualmente até 1 bolha a cada 3 segundos (acho que até poderia se mais mas só testando com calma para não ganhar algas, depende também da iluminação e nutrientes disponíveis para encontrar o equilíbrio perfeito entre os 3) e vai medindo os nitratos para veres como estão a ser absorvidos (e outros nutrientes se tiveres testes para eles) não deixes que os nitratos fiquem a zero, se não tiveres dropchecker vai observando os peixes para ver se estão ofegantes.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas por excesso de co2 nunca tive, elas não apreciam o co2, tive sim por instabilidade ou por falta desde que não dês de mais para os peixes nem demais para a tua iluminação e fertilização não há problema, só vais ver os resultados a melhorar, por isso vai aumentando ;) espero ter ajudado :)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais