Armação Nova


A. Ferreira

Recommended Posts

Boas,

 

O mês de Junho é um dos meus preferidos para novas montagens, aqui vai mais uma.

 

Armação Nova é o nome de um pesqueiro na Costa Vicentina, perto do Cabo de S. Vicente onde já fui muito feliz, a pesca desportiva é uma das minhas paixões.

 

Vista do pesqueiro:

 

IMG_20150503_163906.jpg

 

Data da montagem: 08-06-2015

Aquário: 80x40x40= 110 lts reais. Vidro 8mm, feito na éco-árium :thumbup3:

Iluminação: Calha t5, 3 x 24W

Filtragem: Eheim 2213

Aquecimento: Por enquanto nada, depois logo se vê

Co2: extintor com redutor simples, sempre ligado e difusor de cerâmica NAG 3 cm.

Fertilização: EI adaptado

Hardscape: - Troncos e pedras locais + 15 Litros substrato da TMC reutilizado + Vigor plus substrato fértil da Équo + Plant growth substrato fértil da Tropica;

Fauna: vamos ver...

Flora: Microsorum pteropus windlov, Microsorum pteropus trident, Blixa japonica, Pogostemon Helferi e Micranthemum "Monte Carlo".

Fotos:

IMG_1665.jpg

IMG_1668.jpg

IMG_1673.jpg

Cumprimentos,

  • Votar + 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom....mais uma vez. Altamente

 

Contudo, sempre fui muito contra o fundo azul. Acho que não dá ao verde o verdadeiro brilho.

 

Fauna...nem pensava: Boraras mosquito. Ui...ficava lindo

 

Parabéns

.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

O fundo é preto, parece azul porque está colado há muito pouco tempo e está ainda "esbranquiçado/azulado", daqui a uns dias já estará preto :cool2:

 

As boraras estão na minha lista de desejos.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António

Parece-me bem ;) quando crescer vai ficar um aquario bem engraçado

 

Acho que como fauna umas rasboras harlequin ou umas boraras ficavam um espetaculo!

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está bastante interessante acho que vai ficar fantástico quando crescer. No lado direito não sei se pretendes fechar aquela zona toda com a helferi ou assim, mas acho que ficaria bem, essas pedras parecem muito isoladas por isso se conseguires fazer alguma ligação harmoniosa com plantas no lado direito atrás das mesmas ficaria fantástico!

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho que faltou aí muito mais substrato para criar desníveis.

Acho que 3x24 W é demasiado para o tipo de plantas que tens neste momento. 2 chegavam perfeitamente.

Essas pedras não te alteram parâmetros? Falta aí essa info!

Umas plantas mais coloridas também era uma ideia boa, não achas? ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também usava menos luz, não tens nada que exija tanta. As perdas não são suficientes para fazer alterações ainda para mais usando ei que vai obrigar a boas tpas semanais. Acho é falta de mais alguma planta de outro tom.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o filtro nunca parou de trabalhar e o substrato foi reutilizado, já tem alguma fauna, 10 boraras brigitae, 3 ottos e uma equipa de futebol de Fire Red. Para a semana entrarão também 10 cardinais.

 

Entraram também mais umas plantinhas, gentil oferta de uns amigos (António Nunes e Tmiravent), a H. Pinnatifida, Ranunculus inundatus, e uma que me parece a variedade bonsai da L.reppens rubin, que raio de planta é aquela Tiago?

 

Também vieram umas podas de H. Verticillata mas ainda não sei onde as colocar, até porque ainda vou colocar uns 2/3 pés de Crypto MiOya e ainda quero arranjar umas podas de H. Araguaia.

 

#Magikarp

As rásboras Arlequim ou as Espei, mais as últimas, são hipóteses :smile2:

 

#Rodrigo

Este queria-o bem simples, a ir ao caminho de um iwagumi, mas a mania de ter muitas variedades de plantas já está fazer isto descambar... :rolleyes:

 

#António

É verdade, faltou sub$trato, dava jeito uns 5 litros de pedra pomes para por por baixo, talvez numa próxima montagem.

Eu não acho muito 3 x 24W pois quero acelerar o metabolismo das plantas para ver se o tapete agarra, vou manter mais uns dias.

As pedras não alteram os parâmetros, estiveram 3 semanas de molho em testes, o alguidar com as pedras tinha 1 décimo de pH a mais do que a água sem pedras :cool2:

 

#Alvarenga

Já tem as plantinhas que lhe darão outro tom biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Fotos:

 

IMG_1787.jpg

 

IMG_1788.jpg

 

IMG_1789.jpg

 

IMG_1790.jpg

 

IMG_1786.jpg

 

Abraço,

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

é a ludwigia sp mini super red,

boas cores e pequena em tamanho, talvez fique bem um apontamento de vermelho.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está maravilha....na minha opinião mais uma pedrinha do lado direito à frente (à esquerda da outra que lá está) ficava a completar o ramalhete, além do que te permitiria encaixar uma outra planta que não de tapete nesse local.

 

Fora disso é seguir para bingo...

 

PS- Cada vez mais acredito que neste tipo de aquário, em que o hardscape no fim acaba por n ser o ponto principal da montagem, a falta de algum declive não é de todo um grande problema. As plantas vão crescer e acaba-se por csg compensar a falta dos 5l de substrato

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas,

 

um Muito Obrigado ao pessoal que vai acompanhando e comentando por aqui, isso é extremamente gratificante e motivador.

 

o raio da máquina fotográfica parece ter entregue a alma ao criador, deixo 2 fotos tiradas com o telelé, até não estão muito más...

 

uma geral:

 

IMG_20150705_214553.jpg

 

está tudo a correr bem, as plantas vão desenvolvendo devagarinho e o tapete parece agora estar a querer arrancar, como estou a utilizar substrato reutilizado a coisa está a ser mais lenta do que o "normal", mas como não tenho pressa biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

outra do lado direito:

 

IMG_20150705_214619.jpg

 

aqui já são bem visíveis os lanços novos da montercarlo, daqui a 1 mês deve estar bem porreirinha :dance:

 

em relação à fauna ando muito indeciso, para além dos camarões tenho actualmente 10 boraras + 10 cardinais + 16 bêbados, estou a pensar retirar as boraras, acho-as demasiado pequenos e duplicar o n.º de cardinais, e talvez introduzir um 3.º cardume de 15 rasboras espei, será que são cardumes a mais?

 

que acham? Estou muito indeciso, também pensei em apenas duplicar os cardinais e aumentar os bêbados, ficava com 20 de cada...

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha as espei.

 

No meu aquário tenho cardinais que andam dispersos, e entre outros tenho as espei que são o cardume mais coeso... Na hora da papinha ficam junto ao canto esquerdo onde lhes dou comida e habitualmente andam de um lado para o outro na parte mais superior, a fazer piscinas...

 

Eu tenho um cardume de 23, como disse são diferentes das arlequim, mais pequenas e com uma cor mais pronunciada sendo que a lista negra é menor... adoro estas bichas!

 

Se fosse eu, reduzia os bêbados mantinha os outros cardumes com 10 exemplares e juntava 20 espei :)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta com um aspeto muito saudável.

 

Parabéns.

 

Eu ponha as boraras, sem duvida. Alem do mais, como são mais pequenas, dão mais hipóteses aos camarões.

 

Eu desde que tirei os meus neons...fiquei parvo com o nº de Sakuras que tenho. Nem fazia ideia.

 

Ve é se tens mais sorte que eu com as boraras looool

 

Abraços.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A monte carlo ja esta a dar sinais e as blyxas cresceram imenso.

 

Qanto a fauna adoro cardinais. Acho que quantos mais melhor e ai ficam a matar, mas é apenas uma questão de gosto.

 

Abraco

 

 

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 4 meses depois...

SIm ...esse tapete já fechou?

 

Também gostava de saber!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.