Novo projecto 180 litros (+/-)


Ricardo Araújo

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho uma bancada onde quero fazer um aquário e ainda estou em fase de planeamento (ainda nó existem mesmo a bancada)

 

Como podem ver na imagem, a bancada tem 39 cm de largura e a parte disponível para o aquário tem 120cm de comprimento.

Vou meter o filtro na porta em baixo do lado direito, furar a bancada desse lado para passarem os tubos e fazer uma caixa para tapar os tubos e fios. Esta caixa terá 10cm, sobrando assim 110 cm de comprimento para o aquário.

 

lbAOuK.png

 

Hardscape:

O que tenho pensado são ramos/raizes e pedras vulcânicas mais concentrados no canto direito (do lado dos tubos) e ficar mais desimpedido para o lado de cá para se ver dum lado para o outro.

 

Plantas:

Também maiores e com mais densidade do lado direito e plantas pequenas do lado esquerdo.

 

Substrado:

Branco ou castanho claro

 

 

Primeiras dúvidas:

 

Iluminação: Calha suspensa do tecto ou calha com suportes nas 2 pontas? Onde comprar?

 

Altura: Vou fazer o aquário por medida e ainda não sei bem qual a altura dele. Muito baixo parece um terrário e muito alto parece uma parede :confused4:

 

Tampa: Eu gosto dos aquários sem tampa e com paus ou/e plantas a sair para fora de água.

Mas os peixes não tendem a saltar para fora?

 

 

 

Desde já obrigado pelas ajudas!

Assim que tenha novidades eu actualizo.

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiras dúvidas:

 

Iluminação: Calha suspensa do tecto ou calha com suportes nas 2 pontas? Onde comprar?

 

Altura: Vou fazer o aquário por medida e ainda não sei bem qual a altura dele. Muito baixo parece um terrário e muito alto parece uma parede :confused4:

 

Tampa: Eu gosto dos aquários sem tampa e com paus ou/e plantas a sair para fora de água.

Mas os peixes não tendem a saltar para fora?

 

 

 

Desde já obrigado pelas ajudas!

Assim que tenha novidades eu actualizo.

 

Boas quanto aos peixes saltarem para fora, depende um pouco das espécies mas muitos peixes tendem a saltar quando algo não está bem. Só sabendo os peixes que pretendes é que podemos saber se é muito provável saltarem ou não.

Quanto a calha acho que suspensa no teto ficaria muito bonita, mas primeiro tens de saber que plantas pretendes e depois pode-se avaliar mais ou menos que iluminação precisarás quanto ao sítio onde comprares se quiseres posso enviar MP.

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Tens aí um projecto interessante.:)

 

Quanto às tuas dúvidas:

 

Tampa ou não é como o Rodrigo disse,depende um pouco das espécies,eu sempre tive aquários sem tampas e felizmente nunca tive azares,mas quando algo não está bem no aquário ou assustam-se com alguma coisa,o mais certo é eles darem uns saltos e por vezes podem ir parar ao chão.

 

Iluminação:se tens a hipótese de pendurar no tecto,acho que deves fazer isso,porque além de ficar mais estético,podes subir ou descer conforme precisares enquanto que com os apoios laterais,não consegues fazer isso.

 

Altura:Aqui depende um pouco da altura do móvel,mas acho que 50cm para esse comprimento ficaria bem.

 

Espero ter ajudado e espero ver aqui a evolução do projecto.:)

 

Boa sorte e força nisso.

  • Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Os peixes do aquário actual são:

  • 2 cardumes pequenos: 10 green neon tetras e 4 Borboletas Papudas.
  • uns platys
  • Para limpeza tenho uns corydoras e ottociclos mas esses não saltam de certeza :rolleyes:

É para passar tudo para o aquário novo e pensei em aumentar um pouco os 2 cardumes.

 

Como vou ter mais espaço, quero acrescentar uns peixes um pouco maiores mas ainda não sei quais.

Terão que ser peixes que se dêem bem em comunitários e que não gostem de voar. Aceito sugestões!

Este é o meu actual aquário (agora tem mais plantas). Vou reutilizar as plantas e as rochas.

Talvez use o substrato escuro no canto da parede.

daHdMD.jpg

 

 

A minha ideia para o novo é uma coisa assim:

zbhCBu.png

 

Lado direito:

  • Um tronco com ramificações que se estendem até ao meio;
  • Substrato mais escuro;
  • Plantas mais altas junto das paredes, e plantas médias junto ao tronco;
  • Vinil preto na parte de trás que tem parede e do lado direito para não se verem os tubos.

 

  • Pedras a separar os substratos (se for necessário arranjo mais iguais às que já tenho).

 

Lado esquerdo:

  • Substrato mais claro;
  • Algumas pedras e plantas rasteiras de modo a que se veja dum lado para o outro do aquário.

 

 

Quanto à iluminação, acho que vou mesmo optar por uma suspensa do tecto.

Agora preciso se saber onde há calhas boas e baratas? :naughty:

Gosto de aquários com muitas plantas mas quero só plantas que requeiram pouca manutenção.
Não estou a pensar usar CO2.

Obrigado!

Quando tiver mais novidades publico aqui.

Editado por Ricardo Araújo
  • Votar + 1
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Agora estou na faze de escolher o equipamento.Vai ser tudo novo porque o aquário actual tem menos de metade do tamanho.

 

Preciso de ajuda para escolher a iluminação.

Estou a pensar em Leds.

 

Quais as melhores lojas para comprar iluminação aqui na zona de Lisboa?

E na net?

 

Pelo que vejo na net, é mais fácil de arranjar calhas de 100cm do que de 110cm.

Se calhar para facilitar faço o aquário com 100cm em vez dos 110cm e deixo mais espaço para os tubos do lado direito e ficando o aquário com cerca de 200 litros brutos.

 

Obrigado!

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para facilitar a compra da iluminação, decidi fazer o aquário com 1 metro em vez de 110cm

 

Estou a pensar comprar esta:

Odyssea Quad T5HO Series 90/100

39x4 Watts
(2X 10.000K + 2X ACTINICAS)

É iluminação a mais para um comunitário de 200 litros?

 

 

Vi também este led

LED 0.5W x 66 (6500K Daylight x 66) SMD 5730 c/ Lente 120º
Lumens: 2890
Qual será o melhor para mim?
Agora liguei para a loja e aconselharam-me esta led
Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant
Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já comprei o material quase todo:

 

Aquecimento: JBL ProTemp S - 300W

ZFs4CX.png

 

Filtro: JBL CristalProfi e901 greenline

uGMikC.jpg

 

 

Iluminação: Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant

oKCTgI.jpg

 

CO2: WYIN W00-00 DIY CO2 System Generator

KWpKsx.jpg

 

Agora ando à briga com o substracto

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar-te 2 conselhos tenta trocar o filtro para o 1501, esse vai dar mais nunca vais poder ter o aquário com muita fauna, dado que ele vai andar na ordem dos 650l/h para 250l de aquário é manifestamnte pouco.

A calha de luz, a solução por t5 teria sido melhor, essa nunca vai permitir ter um aquário com plantas medias, mas podes sempre acrescntar uma segunda calha. Essa vai dar cerca de 15l por litro é muito pouco mas se usares plantas de baixa necessidade de luz :).

 

 

Agora o maior pecado é usares Co2 caseiro nessa quantidade de água, simplesmente não vai resultar a médio prazo. Acho melhor nem usar e quando puderes meteres um sistema de Co2 completo.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Entretanto redimensionei o aquário e já mudei o título do post...

2McgCV.png

Terá 60cm de altura, ficará com 10cm em cima sem água para evitar suicídios. Se descontar 5cm de substracto/rochas dá 45 de altura em água.

Com vidro de 1cm de espessura fica com 37x103 de interior.

Assim: (37x103x45)/1000 = 171,495 litros de água

 

 

Quanto às plantas, só pretendo meter plantas de baixa/média manutenção e mais do lado direito.

Do lado esquerdo meto só umas plantas pequenas para ficar desimpedido e se ver dum lado para o outro do aquário...

 

Quanto à fauna, só vou meter peixes pequenos. Os maiores que pretendo meter são kuhliis.

 

 

Agora falta saber que substractos comprar. :eusathink:

Para o lado esquerdo estou a pensar comprar areia de sílica.

Para o lado direito ainda não faço ideia...

Editado por Ricardo Araújo
  • Votar + 1
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Já tenho a bancada onde vai ficar o aquário. O dito cujo é que ainda não.

 

Arranjei estes paus de videira que encaixei uns nos outros e hão de ficar nessa posição. Ainda tenho que os descascar e tratar.

 

U4fibl.jpg

 

Quanto ao substracto:

Lado esquerdo:

"JBL SANSIBAR WHITE" ou uma areia que menos branca (como a da imagem em baixo). Ainda estou indeciso

UIL4dH.jpg

Lado direito:

Estou inclinado para "JBL AQUABASIS PLUS" + "JBL MANADO" do lado direito.

Como só vou usar plantas de baixa manutenção, acho que é suficiente.

  • Votar + 1
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua!! :naughty::drool3::doofywave:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já encomendei o aquário à vidromoldura.

É o terceiro aquário que faço lá mas desta vez será em vidro extra claro (espero que a diferença de preços valha a pena).

 

2XjCTm.png

Vai ter um recorte do lado direito por onde passarão os tubos. A ideia é tentar não deixar visível nada que não seja "natural".

 

Para isso estou a fazer um fundo 3D em esferovite que irei tentar que fique o mais parecido possível com as rochas vulcânicas.

Se correr bem depois faço um post no DIY :) Se correr mal, meto vinil preto naquelas 2 faces :(

 

M0WDCU.jpg

 

Os paus de parreira têm estado submersos com um peso em cima.

Troco a água mais ou menos de 2 em 2 dias com água a escaldar (das primeiras vezes com sal)

Já quase não flutuam e a água está cada vez mais limpa.

 

 

Entretanto já escolhi algumas plantas (ainda não é nada definitivo e aceito sugestões):

  • sagittaria subulata
  • anubias nana
  • anubias nana petite
  • hygrophila rosae australis
  • hygrophila stricta
  • hygrophila polysperma
  • hygrophila guanensis
  • cryptocoryne wendtii green
  • juncus repens
  • glossostigma elatinoides
  • myriophyllum sp. red
  • ludwigia palustris
  • echinodorus quadricostatus
  • staurogyne repens
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais fazer entrada e saída de água pelo mesmo canto ? E onde vais ter mais vegetação?

 

Tem atenção no fim de cheio de tens zonas mortas de rotação fluvial e se não tens demasiada corrente em cima de algumas plantas que podem não gostar disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece que tens um projeto bem pensado, no entanto há um pormenor que não me convence... O recorte no vidro...

Acho que te vai limitar bastante na posição dos tubos (inflow, outflow, termostato, CO2, tudo no mesmo sítio?) e no limite da água.

De resto, nada a apontar. Bom projeto!

________________
JoCa :animal_fish:

Em busca de ideias para novos projetos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais fazer entrada e saída de água pelo mesmo canto ? E onde vais ter mais vegetação?

 

Tem atenção no fim de cheio de tens zonas mortas de rotação fluvial e se não tens demasiada corrente em cima de algumas plantas que podem não gostar disso.

 

Boas,

Parece que tens um projeto bem pensado, no entanto há um pormenor que não me convence... O recorte no vidro...

Acho que te vai limitar bastante na posição dos tubos (inflow, outflow, termostato, CO2, tudo no mesmo sítio?) e no limite da água.

De resto, nada a apontar. Bom projeto!

 

Concordo completamente

 

Obrigado pelas respostas!

 

O corte é para os tubos entrarem no aquário.

Depois passo os tubos entre o esferovite e o vidro e faço buracos para a água passar.

Inflow do lado direito com flauta e o outflow no fundo.

 

Quanto ao CO2 vou meter um reactor e entra logo no inflow.

gs3o1m.png

 

Assim já vos parece melhor?

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o projeto é teu e tens que estar confortável com as escolhas que fazes.

No entanto, discutindo ideias podemos chegar a algumas coisas que podem estar a passar ao lado.

Por exemplo, o aquário é em vidro extra claro, e pelo que tenho lido é mais propenso a riscos (ou pelo menos notam-se mais). Sem esse recorte podias facilmente virá-lo.

Amanhã queres mudar o aquário para outro sítio, ou simplesmente mudar o layout e ficas sempre condicionado.

Se tens a certeza que não te vais arrepender no futuro de um pequeno corte no vidro, tudo bem. :thumbup3:

 

Outra coisa que me esquecia de dizer... Tenho um e901 num aqua de 125l com 80cm de comprimento e a circulação não é nada de especial. Para esse aquário se calhar pode ficar curto.

Editado por JoCa_tm

________________
JoCa :animal_fish:

Em busca de ideias para novos projetos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esse desenho da circulação é todo bonito no papel mas vais ver que na realidade é diferente e caso queiras alterar ficas sempre com esse recorte esquisito. Imagina que mais tarde queres uns lily pipes! Ou até que queres vender o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já cá está o aquário :D

 

 

Com caixa lateral

6ceQ7U.jpg

 

Sem a caixa

yJ3iSz.jpg

 

 

Próximo passo é pintar a esferovite com cimento impermeável e pigmentos cor de tijolo.

A ideia é que fique com uma cor parecida com as rochas vulcânicas que vou usar.

 

X91ePA.jpg

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.