Adubo NPK


Miguel Silva

Recommended Posts

As fontes estão esgotadas :(

 

Chegou a altura de fertilizar com Macros, venho então pedir sugestões de fertilizantes usados e comprovados.

 

Por tudo o que li :lol: aqui do Fórum dou preferência a uma percentagem de:

N- 25%

P- 5%

K- 70%

 

Venham de lá essas experiências de laboratório :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso são percentagens em massa? Ou em moles (unidades de moléculas)?

Se quiseres posso-te fazer umas soluções com essas percentagens. Tipo depois sabes que em 1-2 ml que pipetares tens x,y e z ppm de Azoto, Potássio e Fósforo. É só me dizeres em que unidades isso está.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa é que me lixas-te :shock:

Calculo que seja em massa, pois estou fazendo as contas com:

N- 5,0mg/l

P- 0,5mg/l

K- 15mg/l

 

O que me dizes?

Deixa-me o contacto por MP para falar-mos, pois estou interessado nas soluções.

E já agora quanto vou eu ter que gastar em aereos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Antes de tudo, desculpem-me mas nunca mais me lembrei que tinha "oferecido os meus serviços". Só me relembrei agora quando vi o post do Maggiorati. Deixando-nos de tretas vamos lá ao que interessa.

 

Eu tomei a liberdade de fazer outra coisa. De usar os elementos NPK em separado (não é bem, mas quase). Decidi fazer uma solução de KNO3, outra de KH2PO4 e finalmente uma de KHSO4.

Porquê? Acho que é melhor assim, porque se estivesse tudo misturado só poderiam aumentar as concentrações dos diversos elementos de uma única forma. Assim se precisarem de aumentar os Nitratos, e os Fosfatos não, já podem.

 

Receita (sim, há quem diga que Química não é nada mais que culinária):

 

M[KNO3] = 101 g/mol

M[NO3] = 62 g/mol

 

Percentagem (mássica) de ião NO3 em KNO3: 62/101 = 61,4% (quer dizer que em 100 gramas de KNO3 existem 61,4 gramas de Nitrato)

De um modo simples, vê-se que em 100 gramas de KNO3, 38,6 gramas são de Potássio.

 

Analogamente, para o Fosfato:

 

M[KH2PO4] = 136 g/mol

M[PO4] = 95 g/mol

 

Percentagem (mássica) de ião PO4 em KH2PO4 = 69,9%

Percentagem (mássica) de ião K em KH2PO4 = 28,7%

 

Agora, uma parte importante!! Admiti que estamos a dosear estes elementos para um aquário de 50 Litros. E que estamos a usar uma pipeta de 5 mL (quantidade de uma pipeta dos testes de pH, e não só, dos testes da Nutrafin). Basicamente, é para ser algo do género: Ao deitarmos 5 mL (uma pipeta) da solução de KNO3 em 50 litros, estamos a aumentar o valor dos nitratos em 0,5 ppm (mg/L). Para o de Fósforo, idêntico.

 

Para o Nitrato:

 

Então, se quisermos aumentar a concentração de NO3 (em 50 litros) em 0,5 ppm (mg/L) usando 5 mL (pipeta) de solução, temos que fazer umas continhas:

 

(0,5 mg/1 Litro) = (x mg de NO3/50 Litros) <=> x = 25 mg de NO3 (ou seja, que para aumentarmos 0,5 ppm de NO3 no nosso aquário de 50 litros, temos de deitar lá para dentro 25 miligramas de NO3)

 

Admitindo que estamos a fazer um litro de solução (1L).

 

Quer dizer que numa pipetagem (5 mL) tem de haver 25 miligramas de NO3. Se estamos a fazer um litro de solução, temos de multiplicar esse valor por 200 (num litro há 200 pipetas de 5 ml cada :lol:):

 

25 mg de NO3 * 200 = 5 gramas de ião Nitrato (NO3) dissolvidas em 1 litro de água destilada.

 

Mas apenas temos a massa de Nitrato, que é um ião. Então temos que multiplicar pelo o inverso da percentagem mássica, para saber que valor de KNO3 temos que pesar:

 

5 gramas de NO3 * (1/61,4%) = 8,1433 gramas de KNO3

 

Por analogia, vemos que em cada 5 mL pipetados, estamos a aumentar a concentração de Potássio em 0,31 ppm (mg/L), isto tudo num aquário de 50 litros.

 

Resumindo e concluindo, se dissolvermos 8,1433 gramas de KNO3 (puro) em um litro de água destilada, e dessa solução resultante pipetarmos 5 mL para um aquário de 50 litros de água, estamos a aumentar a concentração de NO3 em 0,5 ppm (mg/L) e a de Potássio em 0,31 ppm (mg/L).

 

De modo semelhante para o Fósforo:

 

Se dissolvermos 7,15 gramas de KH2PO4 em um litro de água destilada, e pipetarmos 5 mL dessa solução para dentro de um aquário com 50 litros, estamos a aumentar a concentração de PO4 em 0,5 ppm (mg/L) e a de Potássio em 0,2 ppm (mg/L)

 

Para o Potássio:

 

Aqui admiti que se quer aumentar logo 1 ppm por cada 5 mL que se adiciona de solução de fertilizante, novamente para um aquário de 50 litros. Fazendo as contas obtemos que:

 

Se dissolvermos 34,84 gramas de KHSO4 em um litro de água destilada, e pipetarmos 5 ml dessa solução para dentro de um aquário com 50 litros, estamos a aumentar a concentração de Potássio em 1 ppm.

 

Considerações a ter:

 

Eu como não pesco nada de plantados, por isso quero perguntar se acham que estes valores para os incrementos são bons ou não? Não é muito difícil de fazer os cálculos se for preciso mudar.

Entende-se facilmente que primeiro doseam os Fosfatos e os Nitratos e só depois acertam o Potássio :lol:

Se por ventura, com estas soluções, quiserem aumentar 0,5 ppm de PO4 num aquário de 25 litros, entendem que basta diluir uma pipeta da solução com mais uma de água destilada, e depois adicionar apenas 1 pipeta dessa mistura ao aquário (esta é mais para o pessoal dos nano aquários).

Como é óbvio, convem deixar deixar guardados estes produtos em garrafas escuras (da cerveja, por exemplo) e tapados. Longe da luz solar e num local arejado e não húmido e longe de odores (pareço um rótulo de alimentos, mas mais vale prevenir que remediar). Se tiverem que guardar as garrafas numa prateleira, guardem-nas o mais em baixo possível (dah!!).

Agitar antes de utilizar :D

Se por ventura encontrarem umas algazecas/sujidade dentro da solução de Fosfato com o passar do tempo, é normal...

É de extrema importância usarem testes para Fosfatos e Nitratos, para controlarem os valores destes dois iões. Como é óbvio, com o tempo, se calhar nem vão precisar deles.

Eu não sei qual é a velocidade de consumo das plantas em termos de NPK por dia/semana. E que eu saiba, depende muito de cada planta e das suas quantidades. Daí, o uso imperativo dos testes de Nitratos e Fosfatos ao início.

Quanto ao Potássio, acho que podem ler o texto do Its Me (Nutrientes - Case Study). Que eu saiba, vem lá muito bem explicado como se proceder para o caso do Potássio. De qualquer maneira, se souberem a relação entre Azoto e/ou Fosfato consumido pelas plantas, podem dosear facilmente o Potássio.

De resto não me lembro de mais nada.

 

 

Quanto a arranjar-te isto Miguel Silva, se arranjar 3 garrafas de cerveja com rolha, levas isto de borla. Os produtos químicos, se forem nestas quantidades, saiem de borla, a água destilada a mesma coisa. Acho que me deixam usar uma balança de borla também :shock:

 

Fico à espera de comentários/sugestões/críticas. O que vocês acharem relevante digam. E como é óbvio, se não perceberam alguma coisa perguntem. E se eu fiz algum erro (não me admiro nada) digam, se faz favor.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS1: Não meti cargas nos iões para não baralhar muito as pessoas, e depois tornava-se mais difícil a leitura do texto (mais do que já é).

PS2: Eu fiz os cálculos para o Fosfato, admitindo que os nossos testes medem PO4(3-) e não H2PO4(-). É que estive a ver os pKa do Ácido Fosfórico, e para um pH=7.00, podemos admitir que todo o Fosfato está na forma de H2PO4(-). Por isso não sei, mas se formos a ver, mais dois átomos, menos dois átomos de Hidrogénio também não influencia muito (cerca de 2%).

PS3: Desculpem a extensão do post :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas Luis!

 

1 correcção - Química não é culinária, nem pouco mais ou menos. banana rock

(Na boa, mas toca-me fundo) lol

 

Não sei qual o funcionamento dos teste de fosfato, pois dependendo da forma como são feitos, a forma duplamente protonada e a forma totalmente desprotonada são totalmente diferentes.

 

Verifica isso, pois de química de aquários não percebo muito e não conheço a técnicas dos testes de compra mas a coisa não é assim tão linear quanto isso.

 

Cumps,

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Rapaz... eu sou estudante de química.

Óbvio que eu não entendo a Química como culinária... se leres bem o que escrevi:

 

há quem diga que Química não é nada mais que culinária

Ou seja, há pessoas que o dizem... mas eu não me englobei nesse conjunto.

 

Não sei qual o funcionamento dos teste de fosfato, pois dependendo da forma como são feitos, a forma duplamente protonada e a forma totalmente desprotonada são totalmente diferentes.

E alguém disse que eram diferentes? :D Também não disse isso...

Tal como tu, eu não sei que tipo de complexo se forma/reage com os fosfatos, daí que tenha dito que não sabia o que os testes lêem, se H3PO4, H2PO4(-), HPO4(2-) ou se PO4(3-).

Se leres o resto, verás que eu digo que não há grande problema, pois 2-3 protões num ião PO4, quase nada contribuem para a massa molecular. Percebes?

 

Aliás, eu continuo sem saber que ião/molécula reage com o agente revelador do 3º reagente (falo do teste da Nutrafin). Mas pelo menos o ataque é ácido, pois no início do teste adicionas 2 ácidos à solução. Obviamente que é para protonar os iões H2PO4(-)/HPO4(2-) (duvido que em meios biológicos consigas ter em grandes razões H3PO4 ou PO4(3-)).

Ou seja, até estás a medir todas as formas do ácido fosfórico em solução no teu aquário, pois um excesso de ácido vai protonar todas as formas a H3PO4/H2PO4(-).

 

Resumindo, e mais uma vez, 2 gramas/mol (2*H+) contra 95 gramas/mol (PO4(3-)) dá um erro ligeiramente superior a 2%. Os testes disponíveis no mercado não te permitem ter um rigor tão elevado... daí que tenha dito o que escrevi.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Ainda bem que há mais químicos cá no Fórum... assim não me chateiam só a mim :bad-words:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Ainda bem que há mais químicos cá no Fórum... assim não me chateiam só a mim :bad-words:

P'ra mim vais ser sempre o meu preferido... :D

 

Olha lá Fortunato..Dá para juntar micros, ferro e NPK num só frasco, é só o ferro e o fosfato que precipita fosfato de ferro ou há mais que se "juntam" e ficam inutilizáveis?

 

Abraço

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não obrigatoriamente Bernardo.

 

Também podes precipitar mais coisas, tipo Cálcio e Magnésio com o Fosfato. E quem diz estes, diz mais micronutrientes... o Fosfato de Ferro é mais notório, pois um fertilizante de Ferro e um de Fosfato tÊm concentrações elevadas em ambos... :bad-words:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não obrigatoriamente Bernardo.

 

Também podes precipitar mais coisas, tipo Cálcio e Magnésio com o Fosfato. E quem diz estes, diz mais micronutrientes... o Fosfato de Ferro é mais notório, pois um fertilizante de Ferro e um de Fosfato tÊm concentrações elevadas em ambos... :bad-words:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Exacto porque no meu se pusesse os dois seguidos ficava com a água toda branca, mas se tiverem junto há muito tempo no mesmo frasco com as outras nutrientes todos, será que acontece o mesmo?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Rapaz... eu sou estudante de química.

Óbvio que eu não entendo a Química como culinária... se leres bem o que escrevi:

Ou seja, há pessoas que o dizem... mas eu não me englobei nesse conjunto.

E alguém disse que eram diferentes? ;) Também não disse isso...

Tal como tu, eu não sei que tipo de complexo se forma/reage com os fosfatos, daí que tenha dito que não sabia o que os testes lêem, se H3PO4, H2PO4(-), HPO4(2-) ou se PO4(3-).

Se leres o resto, verás que eu digo que não há grande problema, pois 2-3 protões num ião PO4, quase nada contribuem para a massa molecular. Percebes?

 

Boas Luis.

 

Não disse que estavas enganado, nem pouco mais ou menos!!!

 

Não vim para aqui armado em cromo corrigir o que os outros fazem, pois como já deves ter percebido, não sou grande aquariofilista!!

 

Como botanico, zero à esquerda. apenas fiquei interassado no tópico e referi algo que te pudesse estar a passar ao lado, pelo que dizes, estava controlado.

 

Achei que os testes de fosfato te podessem levar em erro, determinando um dos iões e tu estares a acertar o outro, não me estava a referir à massa molecular mas sim aos iões.

 

Não leves a mal, não te quis desmentir...

 

As minhas desculpas se me expressei de forma errada.

 

Um abraço...

:(

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na boa... aliás, isto é um Fórum.

Que pelo que sei é um local público de discussão de ideias (e não só).

Desde que se mantenha sempre a boa educação, não condeno nada... pelo contrário, até o incentivo.

 

Falando um pouco de química...

 

É impossível separar as diferentes formas do ácido fosfórico, pois em qualquer solução, elas existem sempre.

Óbvio que dependem do pH da solução. Por isso, como adicionas ácido ao tubo de ensaio, mesmo que tenhas mais H2PO4(-) que HPO4(2-) eles vão ser protonados de modo a teres mais de uma forma que as outras...

 

É como com o fertilizante. Independentemente de ser Na2HPO4 ou KH2PO4, ou outro qualquer, o ião fosfato terá sempre o mesmo número de protões, pois isso depende somente do pH. E como se adiciona em quantidades tão baixas, nunca há grandes variações de pH na água do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando um pouco de química...

 

É impossível separar as diferentes formas do ácido fosfórico, pois em qualquer solução, elas existem sempre.

Óbvio que dependem do pH da solução. Por isso, como adicionas ácido ao tubo de ensaio, mesmo que tenhas mais H2PO4(-) que HPO4(2-) eles vão ser protonados de modo a teres mais de uma forma que as outras...

 

É como com o fertilizante. Independentemente de ser Na2HPO4 ou KH2PO4, ou outro qualquer, o ião fosfato terá sempre o mesmo número de protões, pois isso depende somente do pH. E como se adiciona em quantidades tão baixas, nunca há grandes variações de pH na água do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Claro, tens toda a razão quanto ao eq. ácido/base!!!

Não estava a ir por aí.

Vou tentar descobrir o funcionamento dos testes, já agora, mato a curiosidade...

 

Cumps,

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais