Fazer iluminação LED caseira


taiko

Recommended Posts

Boas, eu gostava de fazer uma iluminação caseira para o meu aquário de 200l (100cx40lx50a). Deixo aqui o link de um vídeo que vi que explicam como fazer uma de uma forma bastante simples.

 

As minhas dúvidas são... Será que essa iluminação chega? Quanto tempo costumam durar os LED's? E última mas não menos importante... Como poderia eu fixar isso? O gajo aparafusa isso em madeiras, mas eu não tenho essa possibilidade...

 

Agradeço, desde já, a ajuda.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei uma olhada no vídeo pois já usei estas "Led Strips" e minha experiência foi positiva. A montagem é super simples, algumas já vem com fonte de energia própria inclusive.

 

Se a iluminação chega, ou não, depende de vários fatores, a altura que os Leds vão de encontrar até chegar ao substrato do aquário, da potência dos Leds, e claro, da sua flora. Eu acredito que para plantas exigentes estes Leds são fracos, ele inclusive cita que plantas low-light estão de dando bem, mas que não testou com plantas hihg-light ainda, mas acredito que não dê certo. Encontra eles no eBay facilmente, ele usou Leds 5630 de 1400 lumen/m.

 

De começo eu não colaria os Leds em uma ripa de madeira como o Autor do vídeo fez, faria em alguma viga de alumínio, pois irá dissipar calor, mesmo que estes Leds sejam bem frios. Outra razão para usar viga de alumínio é que ela é bem leve, te dando possibilidade de fazer alças presas no teto para sustenta-la, um apoio em forma de braço fixado na parece por trás do aquário, ou dois suportes ou mais presos no vidro mesmo. Além do que fica mais bonito que em madeira. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas dicas.

 

Qual seria uma melhor opção de fita de LED? Gostava de fazer uma coisa que desse bastante luz para chegar às plantas de fundo. Ainda não sei bem as plantas que vou por mas gostava de por plantas de fundo para criar um efeito tapete. Umas não muitos exigentes, claro. E sem precisar das tais injecções de CO2 (não sei se há plantas dentro destes parâmetros). Não me queria estar a aventurar por esse território, pelo menos por agora.

 

E por acaso já me tinha lembrado de fazer em alumínio, por causa da absorção do calor (até porque uma tábua de maneira não seria a melhor opção por causa do peso, principalmente.

 

Já agora, também já li algures que é sempre bom colocar uma espécie de lente para ajudar a focar a luz. Será que isso é necessário?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leds que usam lentes não são em Strip, são em unidades e necessitam de solda, ligação em série.

 

A melhor opção ao meu ver, para Led Strips são plantas somente low-light, neste caso, tens que pesquisar pois removi todas minhas plantas tem aproximadamente 01 ano, e não lembro com precisão os nomes. Aliás, lembro de uma, Rotala Macranda, muito bonita, vermelho intenso, e chata! Led Strip nela não funciona, por exemplo.

 

No momento, o que tenho visto a respeito das Led Strips é que a mais usada é com Leds 5630, não sei tem mais forte.

 

No quesito iluminação Led tens muitas opões, comprar uma luminária pronta, montar uma com Leds Unitários, etc, mas as opções dependem da flora que pretende criar. Carpetes exigem que a luminosidade cheguem bem ào fundo do aquário, então Strip com Led 5630 não deve ser suficiente.

 

Musgo de Java com Led 5630 dá certo, porém, é um Musgo :)

 

No vídeo que mandaste, o Autor tem Musgo nos tanques dele, e está à um altura consideravel para Leds tipo Strip, e ele citou que estão se dando bem com tal iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e qual seria a melhor opção (e que gaste menos electricidade) para plantas mais exigentes? Eu queria poupar o que pudesse a comprar/fazer uma iluminaria mas, mais importante, com um gasto mínimo de luz (dentro do que se pretende, claro), porque uma coisa que gaste menos electricidade acaba por compensar a longo prazo.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual seria a melhor opção? Pelo que li no site da tropica, a lâmpada que tem o melhor rácio de lumens por watt é a lâmpada de iodetos metálicos. Mas não sei se se aplicam a aquários. E especialmente a aquários tão grandes...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara, depende do seu orçamento, plantas, com já falei. Podes comprar uma luminária pronta de 1 metro como podes fazer uma com leds Cree. As fitas não devem te servir a menos que uses lowlights plants.

 

Eu tinha 45 leds na última luminária que usei, brancos, vermelhos, e azuis, 20, 10 e 15 unidades respectivamente. Todos XML U2 de 5w. Já é um ponto de partida para você pesquisar e adequar isto ao seu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu acho que vou mesmo optar pelos tais LEDs que falei ao início. De início, pelo menos, vou colocar apenas plantas low light.

No ebay encontro LED strips 5630, mas não com 1400l/m. Só encontro à volta de 500/600... Vou procurar um pouco mais a ver se encontro alguma coisa. Se calhar ele enganou-se.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

01 Led 5630 tem 50 lúmens, logo uma faixa de 1 metro (60 Leds) tem 60 x 50 = 1100 (teóricos, pode ser mais, pode ser menos) lúmens. Se colocar outra faixa do lado, passa a ter 2400, entendeu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Eu estou a pensar em comprar estas: http://www.ebay.co.uk/itm/5M-10M-15M-Waterproof-5630-Warm-Cool-White-300SMD-DIY-LED-Flexible-Strip-Light/151562514093?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%26asc%3D30775%26meid%3Dbb079c25661649a487eb541d72ce7aa4%26pid%3D100005%26rk%3D3%26rkt%3D6%26sd%3D321781997253&rt=nc#shpCntId

 

Lumen: 28-30 l/LED (perfazendo 1680-1800 l/m)

Temperatura: 6000-6500K (cool white), 2800-3200K (warm white).

 

Não sei se faz mal radiar mais calor. Preferia a cool white. Estava a pensar em fazer numa barra de alumínio em vez da de madeira com que ele fez.

 

Eu já contactei com ele e ele diz que dentro de 1/2 semanas, ou por aí, ele vai fazer uma nova montagem mas com fita de alumínio, se não e engano. É esperar para ver como ele faz.

 

Entretanto, se estas realmente forem adequadas para o que quero (plantas low light, para 1m de aquário, 200 litros), vou encomendar e ainda hão-de demorar cerca de 2 a 5 semanas a chegar. (é chato encomendar da China para Portugal...)

 

P.S: 60x50 são 3000, não 1100. :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu calculo foi meio errado, kkkkkkkk, não sei o que deu.

 

No alumínio não tem segredo, poderia usar barra chata de alumínio, cantoneiras, ou perfil U de alumínio, vai depender do seu espaço, criatividade.

 

Aqui para o Brasil demora coisa de 2 meses, 2 meses e meio, quando chega, fora impostos. Ridículo isto.

 

Espero que dê certo a montagem e que os Leds sejam suficientes, poderia tentar adicionar algumas fitas RGB, importante também para o crescimento das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Somente luz branca já é suficiente sim, porém bons leds azul e vermelho ajudam no crescimento das plantas, e realçam as cores delas, e dos peixes.

 

Tente adicionar uma faixa de 5630 vermelha e azul para cada duas faixas de branca que você por. Vai ficar mais bonito.

 

Dê uma lida aqui, ela não usa Led Strip, mas serve de conhecimento e pode te dar mais idéias.

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=33292

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, parece mais bonito. Mas não sei. De início sou capaz de me ficar só pelas brancas. Até porque as outras, pelo que vi, são mais caras e têm menos tempo de vida. Talvez depois venha a modificar, mas por agora devo começar assim. ^^

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já encomendei este: http://www.ebay.co.uk/itm/livraison-gratuite-5M-10M-15M-Waterproof-5630-300LED-Flexible-bandeau-lumineux-/151561887452

 

5,99€ e ainda tive desconto de 10%. Ficou-me por 5,39€ e não paguei portes. Agora é esperar por volta de 1 mês (ou mais, que é o mais provável) que chegue. :D

 

tkunrath, as luzes vermelhas e azuis que falavas convém ter a mesma potência (lumens) ou podem ser mais fracas? É que estive a ver e não encontro luzes com a mesma produção de lumens. Talvez venha a comprar, consoante o preço.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando chegar e instalar volta aqui para mostrar como ficou. Com relação ao azul e ao vermelho se achar da mesma potência ótimo, se não achar compra da mesma forma, eles dão uma realçada nas cores como você pôde ver. Eu faria um circuito de tal forma onde depois do foto período, pela noite você pudesse ligar só a luz azul, fica bem legal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver então se encontro uma em conta. E sim, depois quando tiver a instalação feito eu mostro como ficou.

 

Obrigadão. ;)

 

EDIT: Afinal, enganei-me. 5,39€ era sem transformador. Já mandei mensagem ao vendedor a ver se consigo ainda trocar a tempo... Com transformador são 13,67€, mais ou menos. Mesmo assim, não acho caro, comparado com o preço só das fitas em Portugal...

Editado por taiko
  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei as fitas LED tem problemas se ficarem ligadas muitas horas, porque começam a perder potência.

A mim aconselharam a usar barras led em vez de fita.

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser usado também, é o que eu uso. Porém o custo é bem maior. Necessitando de driver se os leds forem fortes.

 

@taiko, já decidiu como irá instalar? No alumínio mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais