Ilha dos Abençoados


F1982

Recommended Posts

Olá,

Em balanço de final de ano aqui fica a atualização do estado do aquário (aprox. 1 ano e 8 meses).
A precisar da poda do ano! Ainda vai ser esta semana...

Alguma sugestão de melhoria (para a poda) ou apontamentos com novas plantas?
Comentários serão bem-vindos...

 

foto1_zpsxuqrh1ee.jpg

 

foto2_zpsebyowsot.jpg

 

foto3_zpsoplab091.jpg

 

foto5_zpsrdq6pvll.jpg

 

foto4_zps1lrj3pje.jpg

 

foto9_zpsdmceeiin.jpg

 

foto7_zpstoqsqvgd.jpg

 

foto6_zps2bt4cbfr.jpg

 

foto8_zpsepuycbl2.jpg

 

foto12_zpsntabnkst.jpg

 

foto10_zpsij2xz21y.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular. Tanto fauna como flora. Sem dúvida uma evolução muito boa. Que espécie de Cryptocryne é essa? É uma excelente adição ao aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brunofasoares:

Muito obrigado pelos teus comentários.

A planta é uma Cryptocoryne Wendtii Brown. Também gosto da forma como se integra na paisagem e tem a particularidade de se dar bem à sombra. Cresce sem problemas mesmo na sombra dos fetos. Na foto está a precisar de uma poda!

 

Não há mais sugestões de apontamentos com novas plantas? Ideias serão bem-vindas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

 

Estive a ver o tópico desde o início e só tenho que te felicitar pelo fantástico aquário que aí tens! Tanto pela variedade de flora como também da fauna, tudo em perfeita harmonia.

 

Gosto bastante do efeito que a areia estava a criar mas também compreendo perfeitamente a razão da retirada da mesma, e não deixa de ser uma ilha por isso.

 

Quanto a mudança das calhas, é curioso que todos os feedback que tenho tido são exactamente os mesmos... as zetlight servem para plantas menos exigentes e só isso mesmo, falo por experiência própria.

Desde que fui para as MasWas não quero outra coisa e já deu para perceber que chihirios também se portam bastante bem!

 

Uma sugestão se me permites, podias experimentar a pogostemon helferi ali entre os troncos e as primeiras pedras, acho que iria ficar bastante bem. ;)

 

Um grande abraço

Editado por ismael_figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismael:
Antes de mais muito obrigado pelo teu comentário. É bom ter feedback!

Sobre a questão da iluminação, é relevante a partilha de opiniões.
Quando comprei as zetlight, era uma linha recente (Lancia) e havia alguns registos de experiências positivas.

Como disse, não tive uma boa experiência e com muitas dúvidas acabei por experimentar a troca das calhas.

Os problemas desapareceram!

É de interesse saber que também não tiveste uma melhor experiência. Tenho visto outros comentários semelhantes.

 

Estou plenamente satisfeito com as chihirios (ainda para mais tendo em conta o preço)!

Talvez a cor da luz não seja tão agradável (mas também não é feia) mas as plantas dão-se muito bem. E não a tenho no máximo da intensidade.

 

Também sou adepto da pogostemon helferi. Já a tive encostada ao vidro, junto à pedra da esquerda.

Mas na última vez que fiquei sem CO2, enquanto foi para encher a botija, decidi compensar com Excel e matei o Helferi (apenas!).
Pelo que pesquisei, a planta é bastante sensível ao CO2 líquido.

Voltarei à planta em breve! Obrigado pela sugestão.

Editado por F1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Atualização fotográfica... completados 2 anos do aquário (e no geral do layout).
Comentários serão bem-vindos!

g2_zpsipv5anza.jpg

g1_zpscyahe6ya.jpg

g3_zpsnm6ybtv7.jpg

E as pequenas estrelas nascidas cá em casa (5 Ap. Honsloi a crescer neste aquário):

p4_zpsjmwzigso.jpg

p5_zpsulmdhogb.jpg

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas F1982,

Está em excelente condições! Bom tratamento que lhe dás ;) e as fotos também estão muito boas.

Parabéns! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fácil manter um aqua com 2 anos. Parabéns, está espetacular!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas F1982,

Os Honsloi são espectaculares! Qual o nome desses "barrigudos" lindíssimos que aí tens?

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está um espectáculo, ótimas fotos.
Muito boa escolha nas estrelas do aquário, que mais há para dizer...
Já estava com saudades de ver este aquario, vai actualizando.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, Gonçalo e Vera,
Obrigado pelo vosso feedback.
É bom ver os vossos comentários positivos.

Sobre a idade do aquário (2 anos), serve também para mostrar que é possível ter layouts mais duradouros.
Algumas introduções de pormenor (flora e fauna), de quando em vez, servem de entretenimento e vão dando dinamismo (q.b.) ao aquário.
Depois é só manter o sistema em equilíbrio e usufruir das vistas (flora e fauna).

Os Ap. Hongsloi estão de facto espantosos. Com mais cor até do que o pai.
Para mim, é também espetacular observar a interação entre os vários exemplares (desde tenra idade até agora que se começam a tornar independentes e descarados:) ).
Para já tudo tranquilo, mas sei que qualquer dia vou ter de os separar. Penso ficar com um casal.

Miguel, os barrigudos são Carnegiella Strigata (também conhecidas por machadinhas). A meu ver, a mais bonita das Carnegiella's.
Embora pense que não seja muito comum em plantados, gosto de efeito do cardume e animam os níveis superiores do aquário (nadam geralmente a rasar a superfície).
Tem o senão de ser peixe não recomendado para aquários sem tampa. Confirmo... Ouço-os frequentemente às cabeçadas à tampa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-6-8 at 01:32, F1982 disse:

.......
Miguel, os barrigudos são Carnegiella Strigata (também conhecidas por machadinhas). A meu ver, a mais bonita das Carnegiella's.
Embora pense que não seja muito comum em plantados, gosto de efeito do cardume e animam os níveis superiores do aquário (nadam geralmente a rasar a superfície).
Tem o senão de ser peixe não recomendado para aquários sem tampa. Confirmo... Ouço-os frequentemente às cabeçadas à tampa.

Boas, 

Entretanto sempre consegui encontrar essa espécie que não foi nada fácil sem o nome, mas cheguei lá, e sim são muito bonitos mesmo, mas é como dizes, eles saltam muito aliás eles são uns peritos a saltar e a longas distâncias.

O que me chamou atenção neles especificamente é o cardume em si, chegam a estar tão alinhados que perece reflexos de um espelho! :)

Parabéns pelo aquario e pela fauna!

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.