Difusor CO2 (espera)


Bringer

Recommended Posts

Olá,

 

Segundo as instruções na embalagem, tenho de esperar 24h após colocação do difusor antes de começar a libertação do gás.

Tem de ser mesmo as 24h, ou pode ser por exemplo umas 15h?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ligar antes das 24h - como ninguém respondeu, respondi a mim mesmo :naughty:

Agora é assim: Eu tinha posto o difusor a um canto, mas visto ter uma flauta Eheim e lendo que para uma melhor distribuição, o difusor deveria ficar na zona desta, mudei-o de lugar. Será que fiz bem, ou tanto faz?

 

Sendo que as bolhas mesmo finas, sobem na vertical (estive para comprar um difusor tipo bazooka), será que há uma distribuição aceitável de CO2?

Bem, o meu aquário mede apenas 60x30x30.

Nas lojas vejo difusores idênticos nos aquários. Claro que em alguns casos têm mais de um difusor ou usam um reactor.

 

A flauta está na parte da frente do aquário, já que o aquecedor está na parte de trás (na diagonal) e como o aquário não é muito alto, ao colocar a flauta também atrás, esta praticamente iria tocar na parte de cima do aquecedor. A não ser que eu o coloque quase na vertical.

É que o difusor na parte da frente do aquário não fica lá muito bem.

Ainda tenho de comprar é um lilly pipe...

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho a flauta na lateral esquerda e tenho o difusor na outra lateral, assim a água circula e força as pequenas bolhas para baixo.

 

Tenho um VIV e as bolhas que por si já são pequenas ficam mais tempo na água e são poucas e micro as que ascendem.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a utilizar o 3 em 1 da Tropica.

Mas diz-me, esse teu difusor não funcionaria se tombado no fundo do aquário?

Ou então na posição habitual mas por exemplo colado a uma rocha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu é idêntico ao meu a nível de funcionamento, e funcionar até pode funcionar mas não será da melhor forma...

 

Este estando nivelado irá criar uma "almofada" de CO2 no interior que vai passar pelo disco fragmentando-se em pequenas bolhas, se estiver inclinado o CO2 irá sair na mesma assim que chegar a um ponto do disco, mas não aproveita todo o disco.

 

No meu caso com um disco de 50mm seria um desperdício.

 

O que tenho é um VIV 50

 

gallery_69905_4444_2362928.jpg

 

Mas porque considerar usar das formas que referes e porque não usar como é "normal"?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, com a diferença do meu ter um anel em vez de uma circunferência. Mas gosto do aspecto das bolhas.

Na minha sugestão poderia colocar o difusor num local mais central.

Acho que as bolhas sobem depressa demais para ima distribuição eficaz. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Talvez resulte... :fart004:

A corrente provocada pela deslocação da água irá contrariar a ascensão das bolhas mantendo-as mais tempo na água, aumentando assim a dissolução do CO2

 

flow.jpg

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não uso lily pipe, o meu aquario tem tampa... A imagem que coloquei encontra-se num tópico aqui no forum onde se discute qual o melhor local para colocar o difusor e exemplifica o circuito da água.

 

Eu tenho uma flauta na lateral e no outro lado tenho o difusor quase no fundo...

 

Deixo um pequeno video para demonstrar:

 

 

É melhor colocar o video a 1080p para se ver as bolhas e full screen.

 

Dá para perceber que sobem a pouca velocidade espalhadas e quando se aproximam de cima são empurradas de novo para baixo, aumentando assim a dissolução do CO2 na água.

 

O difusor também deve de contribuir, pois já usei outros e as bolhas maiores subiam mais rápido, com o VIV estou a conseguir CO2 em "micro pó" :)

 

Mas à parte do difusor eu que já tentei de todas as formas, concluo que no meu caso assim é a melhor forma, se colocar por debaixo da flauta, o movimento da água irá ajudar ainda mais o CO2 a subir e com a agitação na superfície liberta-se...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto com aquário plantado, conectei a mangueira do CO2 na entrada do canister.. Assim o gás ficava muito mais tempo em contato com a água, e ainda era expelida pela saida do canister dentro do aquário.

Editado por tkunrath
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o fluxo da água empurra ele que passa por 2 impelers dos Canisters e retorna ao aqua, já mistura muito bem.

Editado por tkunrath
Link to comment
Partilhar nas redes sociais