Ajuda a identificar - parasita...


Recommended Posts

Boas,

 

Vão continuar no aquário de quarentena até não existirem sinais, os que tinham a bolha e já rebentou, estão a recuperar muito bem, sem alterações do comportamento, mas...

 

Mas vejam a minha dúvida...

 

- Eles estavam há meses no aquário, não ocorreu introdução de peixes desde a chegada destes, nem ocorreu sintomas em mais peixes a não ser o primeiro cardinal do tópico e em todos os imperador, todos da mesma loja e comprados na mesma altura...

- Existem relatos que ocorrem em tetras selvagens, parto do principio que já traziam o fungo e que este permaneceu latente ou em desenvolvimento sem exibir sintomas (não conheço o ciclo)

- Ao se espalharem os poros (o que terá acontecido agora apenas no aquário de quarentena), será que existe imunidade adquirida depois desta afecção ou será um ciclo e voltarão a ter?

 

Fico relutante em voltarem para o comunitário, e conformar-me com isto...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio isso é mesmo dos selvagens, mas depois de tratado o ciclo nao deve de voltar ... ainda por cima que tu tens o twinstar que nao faz milagres mas ajuda nestas situações de infeçao por esporos, em que sao esterelizados mal se comecem a propagar na coluna de agua.....

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver como corre João ;)

 

João e Hugo e a todos quanto tentaram ajudar, obrigado ;)

 

Vou reportando como corre a coisa, para ver se chego a alguma conclusão...

 

Estes tópicos das doenças, normalmente chegam a uma fase em não se sabe mais nada... resultou? não resultou?

 

Este vai ter desenvolvimento espero que com bom resultado... mas...

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Os Tetra Imperador, como referi foram todos colocados no aquário de quarentena, todos tiveram o problema em diferentes estádios de evolução, e todos já recuperaram.

 

Não apresentam quaisquer lesões ou sinais de terem tido o parasita (fungo).

 

No aquário de quarentena apenas adicionei SAL da API e fui alimentando normalmente e fazendo TPA...

 

Fica a dúvida se é possível que volte a ocorrer a manifestação do problema ou se ficam por qualquer forma imunes...

 

Vão continuar no aquário de quarentena nas mesmas condições por mais algum tempo e depois logo decido o que fazer, mas estou inclinado e voltarem para o comunitário...

 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Estes meninos não voltaram para o comunitário, foram introduzidos num aquário mais pequeno onde estão muito bem com rasboras e cardinais.

 

Problema... A doença manifestou se novamente... e agora os cardinais também tiveram... Curioso que parece so afectar os tetra, pois as arlequim não há sinal...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Estes meninos não voltaram para o comunitário, foram introduzidos num aquário mais pequeno onde estão muito bem com rasboras e cardinais.

 

Problema... A doença manifestou se novamente... e agora os cardinais também tiveram... Curioso que parece so afectar os tetra, pois as arlequim não há sinal...

Estou a postar porque tenho um problema semelhante no meu aquário, quase tirado a papel químico do Pedro Bernardo.

 

Basicamente em Novembro/Dezembro tive disto num dos meus tetras Nariz de Bêbado. Na altura passou, o peixe ficou bem (na verdade sempre esteve bem, nunca mostrou sinais de doença a não ser a bolha gigante no olho) e desde então tudo bem, paz e harmonia no aquário.

 

No entanto esta semana a coisa voltou, e desta vez atacou pelo menos 5 Narizes de Bêbado. Continuam a portar-se normalmente, e como tal ainda comem que nem uns abades. :D

 

Este surto coincidiu com o facto de eu ter precisado de mexer nas raízes de uma das minhas Anúbias, porque deixei cair a ventosa do termómetro dentro do aquário. Como é uma zona do aquário que não tem muita circulação e as raízes são compactas, aquilo libertou muita porcaria para a coluna de água - conclusão, nem dois dias depois aparece-me este surto...

 

Das conclusões que posso tirar do meu e do teu caso, penso que os esporos de bolhas rebentadas possam permanecer em estado de dormência durante algum tempo no aquário, infectando outros peixes quando ocorre algum evento que os faça serem libertados novamente, como foi o meu caso. Por acaso não fizeste mudanças de layout no aquário antes dos teus surtos?

 

Cumprimentos,

 

João Mendes

Editado por JMeNdEs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais