Temperatura de comunitário


Recommended Posts

ola

depende de muita coisa a temperatura aconcelhada para discus são 30 ºc mas podes manter entre 29 por via das duvidas, não sei se tens plantas mas julgo que maioria deve aguentar. mas cada caso é um caso mais temperatura em aquarios muito altos diminui oxigenio tens de manter uma boa agitação da superficie.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

depende de muita coisa a temperatura aconcelhada para discus são 30 ºc mas podes manter entre 29 por via das duvidas, não sei se tens plantas mas julgo que maioria deve aguentar. mas cada caso é um caso mais temperatura em aquarios muito altos diminui oxigenio tens de manter uma boa agitação da superficie. Toma atenção aos meninos que se são mais do fundo do aquario como os rams.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim podes manter nos 26 e as plantas agradecem (caso as tenhas).

De qualquer das formas ouve outras opiniões porque apesar dos discus sobreviverem a essas temperaturas creio que a esperança média de vida diminuirá.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90% das plantas suportam os 29 30 graus, os 29 30 graus evita muita doença nos discus mas faz como quiseres se ja tinhas a ideia dos 25 26 não entendo porque da tua pergunta, podem estar habituados a essas temperaturas mas mesmo em cativeiro não é a mais indicada para eles agora tu é que decides.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

29º C como temperatura a manter será um pouco alto para a corydoras, especialmente para a panda, isto pelo que já li e por experiência aquando de um tratamento de ictio em que aumentei a temperatura...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 8 corydoras (albina,sterbai e aeneus),já tive a temperatura a 30 graus durante aproximadamente 15 dias para tratamento de ictio também e não tive qualquer problema. De qualquer das formas confesso que já li sobre casos em que especificamente dizem que a cory panda não aguenta temperaturas acima dos 27-28 graus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que não é possível, e exemplo disso é o alvarenga que que se não estou em erro, tem discus no aquario a cerca de 29º C e acho que já teve várias criações de corys até...

 

Em geral as corys preferem temperatura mais baixa segundo tenho lido, e no meu caso num tratamento mantive a temperatura por 30 dias a +/- 29º C e notei que se ressentiram, ficaram letargicas e com a respiração acelerada principalmente as panda... As corydora aeneus também alteraram muito o comportamento, mantendo-se muito escondidas, as paleatus foram as que menos se ressentiram... quando a temperatura gradualmente voltou ao normal elas também recuperam o comportamento habitual.

 

Talvez ter a temperatura mais baixa com os discus possa não dar bons resultados e por outro lado para os 29º C já ideais para os discus talvez não devas optar pelas panda... Mas espera por mais opiniões, ou fica a questão para pesquisares... Um site que tenho como referência sobre a fauna e suas necessidades é o seriouslyfish

 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o meu comunitário com discus a 29graus durante um ano e meio. Tive problemas com várias plantas e algumas espécies de peixes, como as corydoras as espécies maiores são mais resistentes do que pandas e aeneus a temperatura, mas várias outras espécies de cardume têm a vida diminuída, tetras fantasmas ou bardos cereja por exemplo.

 

Já a mais de um ano que baixei a temperatura para 27.5graus e toda a fauna e flora agradeceu. Mesmo os discus gostaram da diminuição de temperatura. Doenças ou mortes em peixes de cardume baixou, com a temperatura a 29g tinha cerca de 3 a 4 mortes mês o que era muito e actualmente a média é de 1 falamos de um universo de mais de 200 peixes. A única alteração foi a temperatura e algumas espécies que vi os cardumes dizimados os sobreviventes ainda existem, podem ter sobrevivido os mais resistentes ou estarem melhor pela alteração de temperatura, mas a realidade foi maior estabilidade.

A criação de corys disparou na diminuição de temperatura, mas tive reprodução de sterbai a 29g.

 

Doenças em discus em perto de 3anos é zero, nunca lhes fiz um tratamento ou desparasitação. Portanto acho que os 27,5 aceitável, sei quem crie abaixo dessa temperatura sem problemas.

 

Pessoalmente estou confortável com esta temperatura, abaixo tenho receio de estar próximo do limite de conforto dos discus que qualquer ferida de um chega para vire um problema.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pela minha esperiençia digo que 27/28ºc é o ideal para o tipo de peixes que queres manter!

25/26ºc estás a forçar os Discus a Sobreviver e não viver e em caso de doença não tens espaço de manobra para os tentar salvar!!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..a respeito dos escalares e discos a temperatura que mantenho e em torno dos 29 graus ....nunca tive nenhum problema ..ate porque temperaturas um pouco mais elevadas ajudam a combater algumas doencas ou fungos....a respeito dos cory tambem nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.