Morte de red cherries


Recommended Posts

Boa tarde,Precisava da vossa ajuda.Tenho um aquário que está no seu segundo mês (96lts) com o Ph a 7.6, a temperatura a 26º e a amónia a 0. Neste aquário tenho várias plantas e apenas 6 cardinais. Os camarões encontram-se num aquário no meu local de trabalho onde se reproduzem imenso. Á água é da mesma origem e só tem filtro de esponja, uma bomba dos chineses e um termoestato dos chineses e onde so faço tpa's ou de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas. A diferença é que esse aquário já está bastante maturado. Quando levo camarões para o meu, (depois de fazer a aclimatização)passdo uns tempos começam a morrer todos (já cerca de 30). Os peixes estão óptimos.Não perceo o que posso estar a fazer de errado.Agradecia que alguém me ajudasse pois gostaria de conseguir fazer no meu aquário o que faço no do trabalho. Eles estão enormes, são super ativos e de cores vibrantes.Obrigado.

Este é o aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=241607

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente é devido aos constituintes da fertilização líquida que aplicas no teu aquário. Os invertebrados são sensíveis a certos componentes de muitos dos fertilizantes liquidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou retiras o tipo de substrato e colocas um fértil recolocando o anterior por cima, ou fertilizas com pastilhas perto das raizes.

Eu apostaria na segunda opção para curto prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho montes de red cherry no aqua de 200 litros e fertilizo com solução de sais, macros e micros, método E.I. nunca tive problema.

 

O problema a ser por ai, não será por ser fertilização liquida mas sim o fertilizante em si, Tiago o que usas?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

NGE, tenho efetivamente substrato fértil mas não por baixo da silica, apenas debaixo do restante areão. As pedras compreia-as na aquaplante e disseram-me que erm inertes. Estou também em vias de arranjar musgo. Em princípio vou colocar sobre as pedras para parecer mais natural, o que achas? Os cardinais comem os camarões? Já vi vários aquários em que ambos coabitam pacificamente.

 

Pedro, em relação à fertilização, eu estou a usar sera florena uma vez por semana, quantidade indicada pela SERA e, de 15 em 15 dias, sera florenette também conforme indicação.

 

Mais alguma ideia?

 

Será que tenho de dar mais tempo de adaptação?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa só responder agora, estive a ver mais sobre o assunto e penso que tens soluções à tua disposição. Pelo que eu li(pode ou n estar certo ) neste "post" http://www.planetinverts.com/Dosing%20Fertilizers%20with%20Shrimp.htmlele optou por n utilizar fertilizantes com cobre. Muitas pessoas dizem que excesso de ferro tb afeta os camarões apesar de nesse post ele dizer que não, pois em princípio como era um aquário de 30 litros n devia ter muita concentração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em outro tópico sobre TPA de grande volume, no meu caso de 100 litros todas as semanas, coloquei a questão sobre como temperar a água da torneira, sendo que eu o faço com o esquentador.

 

Alguns colegas alertaram para o perigo de contaminação por cobre proveniente das tubagens do esquentador. Mas para mim não é possível de outra forma, não tenho como ter 100 litros em repouso e aquecimento...

 

Outros colegas também reforçaram que fazem tpa usando o esquentador para temperar e não tiveram problema... Talvez possa ocorrer a longo prazo aglomeração de cobre no subtrato, mas... O teu aquario é recente e não estou a ver uma contaminação na rede que provocasse isso...

 

A Sera diz que esse fertilizante é seguro para camarões, mas...

 

Vamos ver como corre sem fertilizante, talvez uma TPA grande ou varias pequenas diarias por uns poucos dias...

 

Ficamos a espera.

 

Depois se comprovares que é do fertelizante, considera outro tipo de fertelicão, como exemplo fazeres a solução com sais Assim para além de económico podes adicionar o que realmente necessitas em função das plantas que tens e do que se gera no aquário é do que está presente na água...

 

No início também utilizei garrafas que são "são boas para tudo" mas não há milagres e considerando apenas litragem do aquário para dosear não será o melhor. Em 100 litros podemos vários tipos de aquários com fauna e flora diferente e necessidades diferentes...

 

Desculpem desviar-me um pouco do tópico, mas parece-me pertinente.

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu como apenas faço TPA de cerca de 25% de agua, não tenho necessidade de ajustar temperatura.

 

Hoje já estou a acrescentar cerca de 15 red. Estou a fazer a aclimatização. VCou suspender a fertilização e ver como funciona.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se for uma boa camada de areao, não vais ter grandes problemas, mas se adicionares corydoras ou peixes similares, poderá-se misturar um pouco.

Acredito que tenhas lavado bem o areão e a silica.

Se parares de fertilizar durante um mês ou mais, não deves ter problemas com as plantas devido ao substrato fértil.

Durante esse período se não morrer camarões, tens o motivo das mortes.

Quando falei que os peixes comiam camarões, falava das crias dos camarões.

Se couberem na boca, são petisco, dai ter te dito que deverias ter musgo, os camarões juvenis vão se safando.

Ve o musgo fissidens fontanus, eu gosto bastante do aspecto.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens um aquário low-tech, com poucas plantas. Tens substrato fértil e o aquário é recente.

 

Fazes TPA's de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas também nesse aquário? Tens a certeza que precisas fertilização? Tens testes de nitratos e fosfatos?

 

E já agora... que quantidade de comida estás a dar?

 

Eu apostava num regime de TPA's de 30% todas as semanas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Nunca me preocupei muito com os camarões, até me acontecer o seguinte:Tenho um aquário com Guppys Endlers, bem plantado com anubias e imensos Red Cherries, pura e simplesmente desapareceram de repente sem que eu percebesse porquê.... Entretanto montei um cubo vodafone apenas para ter valisnérias, (há uns três anos ) pus terra de vazo adubada, areão por cima e claro que a água ficou chocolate, fui fazendo mudas da dita, até que ficou “aceitável”, um dia sem me dar conta da forma como o fiz, (estava a lavar um filtro 2217 da Heim e despejei água do mesmo lá para dentro, só que havia nela crias Red Cherries) apareceram camarões lá dentro, não lhes dou comida, mudo a água semanalmente (3\4) que está em repouso de uma semana para a outra, ainda vem um pouco “colorida”, não tem aquecimento, nem oxigénio, nada, e lá estão os meninos, agora é altura de “nascimentos”, pois a temperatura começa a subir.

Editado por boa ventura josé
Link to comment
Partilhar nas redes sociais