Experiência com plantas dos nossos rios


Nuno M. Lopes

Recommended Posts

Boa tarde

 

venho partilhar convosco algumas das experiências que tenho feito ultimamente com plantas dos nossos rios, no meu caso do rio Sorraia afluente do Tejo, todas as plantas que uso são recolhidas a montante do rio, um pouco para evitar zonas menos exploradas pela agricultura evitando curas e outros contaminantes, aqui recolho tambem de tempo a tempo pedras, madeira, principalmente de salgueiro para futuras utilizações em aquario.

IMG_20150510_194156.jpg

IMG_20150510_194218.jpg

aqui fica a zona onde faço maioria das recolhas.

deixo vos algumas das plantas que ate agora so uma ainda não consegui que pege, entra em melting apesar de ganhar raizes novas e novos rebentos.

IMG_20150510_203302.jpg

esta planta de que falei antes foi encontrada semi submersa mas maioria na forma emersa, julgo que seja isso que a faz entrar em stress e por sua vez o melting.

IMG_20150512_131500.jpgIMG_20150515_162539.jpg

esta planta das ultimas fotos pegou muito bem e tem crescido de forma rapida, propaga se por runners e adaptou se bem ate agora com novos rebentos e crescimento bom.

IMG_20150515_162504.jpg

esta ultima de folha pequena esta ate agora apenas no aquario para adaptação e foi encontrada na forma submersa e algumas emersa mas sempre junto a margem onde esta humido, julgo que daqui sai um belo tapete visto propagar se em largura.

IMG_20150515_162520.jpg

esta nasce com muita frequencia nas margens do rio como podem ver nas fotos do rio em cima, ate agora tem apresentado bom crescimento e adaptação a forma submersa.

IMG_20150512_131527.jpg

e aqui fica a famosa pinheirinha considerada invasora a unica que consigo edentificar Myriophyllum aquaticum cresce rapido como tudo e digo vos que adptação ao aquario é chegar e plantar, uma boa alternativa para quer uma planta de pouca manutenção, o mais interesante foi encontra la em algumas partes com cor avermelhada julgo que devido a stress e encontrar se com pouca agua.

irei colocando o progresso destas plantas, julgo que é interessante explorar algumas alternativas as comuns plantas de aquario.

  • Votar + 2

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A final os nossos rios também tem plantas muito bonitas,

não ficam muito a traz das importadas,já vistes nesse rio

camarões ? e capaz de haver,quem sabe,e caracois,

também,não falo das fysas,outros.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sim as plantas que se encontram não ficam nada atras apenas a adaptação é mais complicada, sim ha camarões apenas ainda não tive tempo para os ir colectar, não sei é se neste troço de rio os encontro, caracois não sei mas por ezemplo ameijoas de agua doce ha e ja vi algumas a venda em lojas de aquariofilia.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se viste a myriophyllum aquaticum avrmelhada, talvez sehja myriophyllum aquaticum roraima, encontrei desta que referi perto da minha casa e não fica assim tão bonita num aquário de baixa manutenção como no de alta, no de alta ela cresce devagar mas sempre laranja com uns tons de amarelo no de baixa não passa do verde e procura sempre a superfície, a tua aí ainda está no estado emerso ela só muda passado muitas podas e ai abranda o crescimento pois já não tem necessidade chegar ao cimo. Num aquário muito exigente com iluminação forte, fertilização e co2 é muito mais fácil adapta-las ;)


Vê aqui este tópico pode.te interessar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239669

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a que tenho é a normal form,o vermelho aparece nas pontas das folhas, fertilização e Co2 tenho com fartura, ando a ver se faço uma espedição mais prelongada vi mais umas especies que julgo serem muito interessantes . Sim o topico ja vi gostei tem muita infomação.

  • Votar + 1

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

às vezes a cor vermelha é uma reação à iluminação mais forte.

 

Esse fenómeno existe em várias espécies. Não sei se a Miriophyllum sp. será uma delas.

 

Comigo passou-se com a Echinodorus tenellus. Sempre foram verdes, dei-lhes com luz solar direta, ficaram com grande parte vermelha.

 

Tenho o mesmo com a Phylanthus fluitans, uma flutuante que é verde em condições normais mas vermelha rosado quando a luz é muita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

às vezes a cor vermelha é uma reação à iluminação mais forte.

 

Esse fenómeno existe em várias espécies. Não sei se a Miriophyllum sp. será uma delas.

 

Comigo passou-se com a Echinodorus tenellus. Sempre foram verdes, dei-lhes com luz solar direta, ficaram com grande parte vermelha.

 

Tenho o mesmo com a Phylanthus fluitans, uma flutuante que é verde em condições normais mas vermelha rosado quando a luz é muita.

Boas

como disse no inicio as pontas avermelhadas encontrei nu pé que estava afastado da agua, julgo que seja uma situação de stress, pelo menos neste caso.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

venho aqui deixar uma atualização das plantas, como podem ver na foto esta planta esta totalmente hambientada ao aquario mostrado crescimento rapido novos rebentos e cor, já realizei poda e replantação e pega facilmente.

IMG_20150519_153122.jpg

  • Votar + 1

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rafael

Todas ate agora menos a primeira que como disse entrou em melting, de resto estão todas com novos rebentos, bom crescimento.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Muito bom este topico, e util. Hoje por acaso fui a um rio aqui perto de casa e trouxe de la duas plantas. Vamos ver como se vao adaptar ao aquário.

Abraço,

Guilherme

 

Enviado do meu Q4 Android|10 através de Tapatalk

boas

atenção a temperatura, a minha esperiencia com as plantas por enquanto esta em standby algumas entraram em melting depois de apresentar boa saude suspeito da temperatura devido a minha sala ser um pouco quente.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hoje foi dia de dar mais uma volta pelo rio, recolhi mais umas plantitas e alguns camarões para dar um pouco mais de vida ao aquario assim que puder ponho fotos de tudo ja no aqua. Fiquei impressionado com a quantidade de camarão nesta parte do rio, sinal que a população esta estável e a qualidade da agua excelente.

IMG_20150705_202958.jpg

IMG_20150706_182940.jpg

IMG_20150706_190255.jpg

IMG_20150706_190305.jpg

  • Votar + 1

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais