Mantis.... como capturar?


senna

Recommended Posts

Olá

parece que tenho 2 mantis na RV.

cheguei a essa conclusao após me terem desaparecido uma condilactis gigantea uma donzela azul e um daqueles peixes que não me lembro o nome e que sao metade roxo e a outra metade amarelo.

tenho ouvido uns estalidos cerca de 2 no maximo 3 seguidos, esses estalidos fazem lembrar alguem a atirar uma pedrinha a um vidro.

julgo que ja vi o bicho, mas fico na duvida se será. o bicho que vi é rapido e de cor castanha e tambem me pareceu ter um reflexo verde, com umas atenas e patas tipo centopeia e corpo achatado, será isto que vi um Mantis?

pelo tamanho não me parece que possa ter comido isso tudo (apesar de não o ter visto na totalidade), a não ser que o outro que ainda não sei bem onde esta, e se for maior que o outro, esse sim possa ser o responsavel pelos desaparecimentos.

como é que o posso apanhar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,podes comprar armadilhas proprias,numa loja da especialidade,ou podes por um copo alto,com comida,encostado a rv de modo a conseguir entrar,depois escorrega no vidro e não consegue sair! :roll:

depois dá noticias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senna

 

Olha havia por aí um tópico com imagens de um mantis.

Eles são parecidos com camarões. Mais ou menos...

 

Eu apanhei esse em casa de um amigo, apenas comuma rede de aquario.

Mas andei atrás dele cerca de meia hora.

 

Mas se calhar o melhor mesmo é comprares uma armadilha...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se souberes em que rv está ajuda bastante.

 

Retira a rv e deita água com gas corrente nos buracos que ele sai. Fiz isso com o meu pistol mas, como era um pistol e não um mantis, voltou para dentro do aqua. Depois isola-o e põe um anúncio no fórum dado que até há quem queira ter mantis num refúgio.

 

Em fóruns americanos quando há alguém a dizer que tem um no aquário parecem moscas a pedir para ficarem com ele se vier a ser capturado. :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um deles ja sei onde esta, o outro ja tenho uma ideia.

 

ontem fiz uma armadilha mas nao resultou.

 

onde é que se vendem armadilhas para este bicho?

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

retirei a rocha onde o tinha visto mas nem sinais dele, até com uma lanterna procurei nos buracos da RV.

ainda pensei em ferver a rocha, mas isso era um crime.

 

tou sem saber o que fazer :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo sempre resultou tentar identificar a rocha onde ele está, removê-la e inserir água gaseificada no buraco até ele saltar cá para fora.

Aqui vão mais umas discussões sobre o assunto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13600

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=12655&start=0

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

desde ja o meu obg a todos, mas com o método da agua salgada nao resultou.

depois de muito tempo a localizar a rocha de onde vinha o estalido finalmente pude isolar a dita cuja na sump, coisa que nao tinha até à coisas de um mes atras. dessa forma pude ter a certeza que que la estava escondido o bicharoco, ontem ganhei coragem e depois de ter falado com o Paulo da reefdiscus, resolvi fazer o que ele me disse.

armado de escopro e martelo abria rocha a meio e la estava o desgraçado!!! para meu espanto e de todos os que assistiram o que saiu de la nao foi um mantis, mas sim um pistol, com cerca de 1,5cm a 2 cm.

realmente nao estava à espera de um pistol, pois como ja tinha dito nao justifica os desaparecimentos o que me leva a crer que possa ter sido outra coisa que causou as mortes e nao o mantis, por outro lado, fico sempre com aquele duvida terrivel acerca dos desaparecimentos.

impressionante tb é como um bichinho daquele tamanha consegue dar estalidos tão altos, pensei que medisse pelo menos uns 4 a 5 com.

enfim ja estou mais descansado sem ele no aqua

 

obg a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
um deles ja sei onde esta, o outro ja tenho uma ideia.

 

ontem fiz uma armadilha mas não (palavra corrigida) resultou.

 

onde é que se vendem armadilhas para este bicho?

obg

Podes por favor partilhar os esquemas das armadilhas que tentastes? Descobri hoje que tenho um mantis no meu aquário :cry:

 

Agora faz sentido ter desaparecido um peixe palhaço, um cardinal, e imensos caracóis :roll::lol::(

 

Ele não está dentro de nenhuma rocha, mas passeia-se no meio de uma formação de várias pequenas rochas... a ideia de tirar a rocha para fora é complicado... Será que não há uma armadilha eficaz?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel. No entanto, eu estava mesmo a falar das armadilhas, pois está a ser complicado localizar o mantis, e ele não costuma ficar numa rocha, mas sim entre várias rochas mais pequenas.

 

Vou tentar descobrir onde ele está e empurrá-lo para uma rocha, e depois fazer isso ou a cena da água.

 

Mas caso alguém tenha esquemas de armadilhas, agradecia se os pudessem partilhar.

 

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao, o esquema mais simples será cortares a parte superior de uma garrafa de água, inverter essa parte e encaixar de novo no corpo da garrafa.

Quando as luzes estiverem quase a apagar, colocas a garrafa com camarao perto da formaçao onde ele costuma estar acampado, e vais observando a garrafa de vez em quando com uma lanterna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje, estou muito satisfeito!

 

Depois de ter passado uma tarde inteira a tirar as rochas todas do aquário, a partir algumas delas, e a olhar com muiiiito cuidado para todos os buracos onde o Mantis pudesse estar escondido... não o encontrei...

 

Voltei a colocar a rocha toda no aquário, e no fim do dia, lá estava ele no aquário a gozar comigo...

 

No dia seguinte, lá descobri alguns dos esconderijos dele, e com uma tenaz e um pau de marfim, tentei provocá-lo e atraí-lo para área aberta e usar uma rede para o encurralar... estive perto, muito perto, mas não o consegui apanhar...

 

No 3º dia, lá tentei ver os esconderijos habituais dele, e não é que tenho uma grande surpresa!!! O que seria eventualmente o melhor esconderijo, numa rocha grande e com uma entrada virada para a frente do aquário e outra para trás, estava completamente bloqueado na entrada frontal!!! Exactamente pelo local onde eu o costumava incomodar!!

 

Ele lá andou entretido durante o dia a encher o buraco de pedras, carapaças de caracóis, areia, etc... espertinho o gajo...

 

Como não tive muito tempo nesse dia, apenas limpei a entrada do buraco, e coloquei no aquário, junto a este mesmo esconderijo, a já referida armadilha, com uns caracóis lá dentro.

 

Hoje quando chego a casa tenho uma agradável surpresa :wink:

 

DSC08344_small.JPG

DSC08348_small.JPG

 

Aqui podem ver a armadilha (já à superfície para ele não fugir)

DSC08343_small.JPG

 

E aqui um grande plano do Mantis

DSC08349_small.JPG

 

Desculpem as fotos não estarem grande coisa, mas com o gajo dentro da garrafa é complicado tirar boas fotos...

 

Espero que estas fotos ajudem a quem algum dia se encontrar nesta situação. Finalmente os meus caracóis e peixes vão ter alguma calma :wink:

 

PS - Se souberem de alguém que queira comprar um mantis avisem :twisted::twisted::twisted:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns João.

Um dia destes vou tentar essa técnica. Tenho cá um que não sei se já me provocou estragos. Este não é tão aventureiro. Para já só lhe vi as antenas e a ponta dos olhos. Não tenho a certeza absoluta que é um mantis, mas com a minha sorte (ou falta dela) quase de certeza que é! :wink:

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Oinq,

A ideia de te-los na sump é simplesmente para não (palavra corrigida) fazer estragos e podermos contemplar este animal predador lindissimo e altamente especializado.

 

Um abraço, Miguel

 

Ou seja, poder ter um mas isolado... ok got it :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais