ajudinha


cupraxh

Recommended Posts

Boas,

Vamos por partes:

 

eu li em vários sítios na net que é preciso estar um mês ou mais a fazer o ciclo do aquário, o meu só ficou um mês.
se calhar foi pouco para o tipo de camarões que são .


Aconselho-te a leres alguns tópicos na secção dos primeiros passos aqui do forum, especialmente no que diz respeito ao ciclo. Tentando desmistificar um pouco:

Quando colocamos seres vivos num volume de água relativamente pequeno (quando comparado com o habitat natural deles) como é o caso de um aquário (mesmo que seja um grande), temos o problema dos dejectos deles poluirem a água e eventualmente acabar por ser causa de morte. Entre os compostos toxicos/poluentes, encontram-se os compostos azotados (amónia, nitritos, nitratos). Para minimizar esse problema usamos filtros nos aquários. Os filtros actuam em duas frentes: a filtração mecânica para remover particulas com alguma dimensão em suspensão na água e a filtração biológica, baseada em bactérias que se vão acumulando em partes específicas do filtro (e de resto em todo o aquário, nomeadamente no substrato). Estas bactérias são chamadas nitrificantes e alimentam-se desses compostos azotados, reduzindo progressivamente a sua toxicidade. Assim pegam na amónia e transformam-a em nitritos (ainda toxicos) e pegam nos nitritos e transformam-os em nitratos que depois são removidos por nós manualmente nas TPA's. O problema é que estas bactérias (que existem em todo o lado) demoram bastante a reproduzir-se e aumentar a colónia.

Ora quando montamos um aquário de novo, não há quase nenhuns compostos azotados e, como tal, muito poucas bactérias nitrificantes (elas precisam de comer como qualquer ser vivo). Agora imaginemos que colocamos no aquário um peixe. Ele vai começando a libertar compostos azotados com os dejectos e a concentração de amónia vai aumentando lentamente no aquário (pico de amónia). Em resposta a isso, as bactérias que se alimentam de amónia começam a reproduzir-se até conseguirem gastar toda a amónia produzida pelo peixe. Entretanto essas bactérias produzem como dejectos os nitritos, que vão aumentar de concentração no aquário (pico de nitritos). Em resposta a isso, as bactérias que se alimentam de nitritos vão começar a reproduzir-se até conseguirem gastar todos os nitritos. E como dejectos produzem nitratos (pico de nitratos) que são menos tóxicos e acabam por ser removidos nas TPA's. E o aquário vai estabilizar. Se introduzires outro peixe (ou camarão ou o que for) o "ciclo" vai começar de novo, até a colónia de bactérias se ajustar (lentamente) ao volume de compostos azotados que estiverem disponíveis.

Se juntares 20 peixes de uma vez... provavelmente a concentração de amónia vai acabar por os matar antes da colónia de bactérias se conseguir ajustar.

Quanto mais pequeno o aquário mais devagar este processo tem de ser feito... aquários maiores têm mais tolerância à poluição, já que é dissolvida em mais água e demora mais a atingir as mesmas concentrações.

Se montares um aquário e o deixares a funcionar um mês, dois meses ou um ano sem que tenha qualquer fonte de compostos azotados... não há ciclo para ninguém! :sorry:

Será que fiz sentido com este texto todo? bang

 

todas as semanas faço a limpeza dos aquários e troco a agua, em cada aquário só troco é 1.5 litros de agua .
não sei se é muito se e pouco.


Por norma faz-se 30% da litragem do aquário por semana. O teu aquário é de 59 litros, o que dá uma TPA de aproximadamente 20 litros por semana. 1,5 litros não é pouco... é muito pouco!

Se o aquário estivesse estabilizado, com bastantes plantas que consumam os nitratos, provavelmente seria suficiente. Até te consegues safar sem TPA's durante muito tempo... em aquários estabilizados... com muitas plantas. No teu caso e tendo em conta que tens uns bichitos sensíveis, efectivamente acho pouco.

Outra coisa que causa poluição é a comida. Lembro-me de teres dito que davas comida de 2 em 2 dias e que no dia seguinte ainda havia sobras. Pois bem, a regra é que só dás a comida que eles conseguirem comer em meia dúzia de minutos. Os restos ficam-se a decompor no aquário e a criar amónia... nitritos... nitratos... Mesmo com a filtração biológica a funcionar a 100%, os nitratos vão-se acumulando com esse nível de TPA's.

 

em relação ao meu ph eles tem estado sempre estável desde que eu montei os aquários, tenho um substrato que me ajuda a manter o ph dele .

o ph da a agua de reposição das TPA's e de 8 mais ou menos ( agua da torneira cá de casa ) , eu coloco agua dentro de uns garrafões e espero uma semana para depois coloca a agua dentro do aquário.


Sim, o substrato corrige o pH, mas não é instantêneo. Há sempre um choque para a fauna quando a diferença é assim tanta. Podias pensar em tratar a água enquanto está em repouso, por exemplo colocando turfa nos garrafões. De qualquer maneira, com TPA's de 1,5l não é isso que te está a causar problemas.

 

o que eu tenho reparado é que tanto neste aquário dos crs como dos red wine tenho tido baixas porque tenho os otocinclus.
eles muitas das vezes se passam da cabeça e andam muito rápido de um lado para o outro, acho que isso também pode ser uma causa provável.


Pois é... eles costumam fazer isso. Pode até ser irritante para os camarões, mas não me parece que seja o suficiente para os matar. Ainda por cima com um aquário desse tamanho.

 

 

O que eu faria no teu lugar:

Comprar uns testes de nitritos e nitratos para verificar o nível de poluição.

Aumentar as TPA's para 20l por semana (introduzida no aquário lentamente para não causar choque e partindo do princípio que consegues baixar um bocadinho esse pH de 8).

Se não conseguires baixar o pH da água de reposição, podes fazer por exemplo 3 TPA's de 7l durante a semana, em vez de uma grande de 20l.

Cumps.

  • Votar + 2

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Peco desculpa mas só agora é que me foi possivel responder mas ira ser muito rapido .

Ontem comprei os testes que me faltavam para a analize do aquario onde me andam a morrer os crs e como fiz logo os testes aqui ficam os valores.

 

NH3 - 0

NO3 - 5

NO2 - 0

 

Não sei se estes sao os valores adquados .

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

 

antes de mais peço desculpa por não ter dado uma resposta muito rápida.

como disse eu na seita feira comprei alguns testes que não tinha para me poderem dar uma ajuda melhor .

nesse dia fiz alguns testes antes de fazer uma TPA ao aquário em dos crs em causa da ajuda.

quando eu disse que colocava agua da torneira disse que o meu ph era de 8 mais ou menos, mas ele não é de 8 mas sim de 7.5, o GH é de 2.24 e o KH de 1.64 ( todos estes valores foram tirados hoje dos garrafões que estão a repousar há uma semana em minha casa ).

depois de ver os seus valores adicionei uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada garrafão para aumentar o seu GH.

hoje mais uma vez fiz uma TPA de 3 litros ( antigamente de 1.5 litros ), sei agora porque me chamaram a atenção que os valor que eu deveria trocar é de 20 litros.

agora se calhar vão-me perguntar porque é que eu só fiz uma TPA de 3 litros sabendo que eu deveria trocar era 20 litros.

eu só troquei os 3 litros porque senão não iria ser possível fazer uma TPA nos meus outros aquários ( não tenho garrafões que cheguem para todos os aquários )

depois da troca de agua deixei o aquário repousar durante 3 horas e foi fazer os testes.

 

valor da agua do aquário e seu respectivo teste ( nome do teste que me deu os valores )

 

PH -7.0 / tropical

GH - 3.36 / NUTRAFIN

KH - 1.12 / NUTRAFIN

NH3 - 0 / zoolek

NO3 - 5 / zoolek

NO2 - 0 / zoolek

 

mais uma vez obrigado a todos e espero que os valores já ajudem a quem me tenta ajudar.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

depois de ver os seus valores adicionei uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada garrafão para aumentar o seu GH.


O bicarbonato de sódio é usado para aumentar o KH, não o GH. Eu uso no aquário dos Dennerli para subir o pH para perto do 8... e tu precisas DESCER o pH.

Para aumentar o GH é costuma-se usar carbonato de cálcio. No entanto deixo-te um alerta... GH, KH e pH estão estitamente ligados. É impossível alterar um sem mexer com os outros.

Preocupa-te em manter os parâmetros o mais estáveis possível. Por vezes é melhor que estejam um bocadinho diferentes do ideal, mas estáveis (os bichos adaptam-se) do que estarem no ponto mas instáveis.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Pecço desculap por ter estado ausente este tempo tudo.

O que escreveste tem doda a razão e por isso é que algumas tabelas que dizem pH e depois vão fazer referencia ao KH.

Por isso vou continuar a fazer é TPA's com agua da torneira mas a sua troca em vez de ser de 1,5 litros vou aumentar para 3 por cada aquario e quando tiver mais garrafões ai sim vou ver se consigo fazer os 20 litros .

Neste momento não tenho tido mais mortes no meu aquario de crs .

Aqui a tempos a traz fiz uma encomenda de mineral ball e elas chegaram entretanto e coloquei 2 em cada dos meus aquarios e passado 1 dia começei a ver algumas alterações rincipalmente nos meus otocinclus que deixaram de estar escondidos debaixo de um tronco e começaram a andar de um lado para o outro como se nada se estive-se passado .

Não sei se é bom sinal ou não mas desde entanto nunca mais me morreu alguma gamba dos crs.

 

Será que as mineral ball fazem algum efeito ?

 

Amanhā é mais um dia de fazer umas TPA's aos aquarios e depois venho dar novidades.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Correndo o risco de me repetir... acho que estás a começar a casa pelo telhado.

A TPA é das coisas (senão A coisa) mais importante na manutenção do aquário. Podes aumentar a capacidade do filtro, podes adicionar substratos XPTO, podes usar condicionadores, podes usar carvão activado, podes adicionar bolas de minerais, pinhas de amieiro ou folhas de Amêndoeira da Índia... nada disso vai substituir a TPA feita correctamente.

Water changes are the most important aspect of aquarium care.
(...)
Nothing, absolutely nothing, can make up for a lack of water changes. Filtration can't do it. Special additives and special types of filtration can't do it, nothing can replace water changes.
(...)
Water changes do two things simultaneously. Most importantly they remove all the bad things that build up in the aquarium over time. These things include nitrate, phosphate, growth inhibiting hormones that many if not most fish give off, dissolved organic compounds, and other things. (...) The other major function of water changes is to bring in good things that are used up over time.

From: http://briansaquariumcare.com/waterchanges.html

 

Não te esqueças que os camarões em geral e esses em particular, são muito mais sensíveis à qualidade da água do que os peixes.

 

As bolas de minerais, provavelmente ajudam... mas não resolvem a longo prazo, nem substituem as TPA's.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tens toda a razão no que dizes em relação as TPA's, mas não me levesamal eu dizer isto mais uma vez.

Eu não tenho garrafões soficientes e espesso para fazer as TPA's de 20 litros, por isso agora estar a fazer de 3 litros .

É verdade que poderia fazer mais trocas principalmente durante a semana mas eu não tenho tempo.

Já agora, não tenho tido mais baixas nos camarões mesmo sabendo que as TPA's que eu deveria fazer é de 20 litros.

 

Mais uma vez obrigado pela ajudinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, já lido com camarões há 8 anos e ainda são gerações dos primeiros 12 camarões que comprei....isto é verídico, já tive por volta dos 500 camarões (aqua 120Lt) fui vendendo, entretanto continuo com uma média de 150 camarões mas já não vendo.

 

Não te poderei dizer mais que os bons conselhos aqui já ditos, mas em termos de alimentação de 15 em 15 dias dou urtigas ao meus camarões, apanho-as do meu quintal passo-as por água e coloco-as no aquário......vai ver como eles devoram e adoram as urtigas, aliás era assim que os apanhava para vender :)

 

Houve 2 coisas que aprendi durante todo este tempo, 1ª ter paciência e 2º não se pode ter tudo num aquario.

 

No meu aqua de 120Lt tenho plantas, camarões red chery, corridoras (fazem um optimo trabalho) e cacacóis Helena que são considerados os caracóis assassinos, isto é, tendo estes caracóis livras-te de todas, repito, todas as pragas de outros caracóis, búzios e etc.

 

Na minha maneira de ver sem contra-dizer o que aqui foi dito, não acho que morram por fome, digo isto porque quando não tenho crias, deixo-os 2 a 5 dias sem comer (uma vez de 2 em 2 mêses) para me fazerem uma limpeza ao aquário, nas pedras, nos troncos e nas folhas das plantas e não tenho baixas, presumo que seja mesmo o problema do ciclo da água que não está feito.........quanto mais se mexe nos parâmetros da água pior fica.

 

Testa o seguinte, a cada sábado trocas 10Lt de agua, aumenta a temperatura do teu aquario para os 25/26 graus, não dês essa comida que tens durante os próximos 5 dias, dá apenas, urtigas cruas (5/6 ramos) e pepino (2/3 fatias fininhas cruas), colocas só ao fim da tarde e recolhes as sobras na manhã seguinte.

 

Em relação a comida, escolhe sempre a marca SERA um frasquinho amarelo de tampa vermelha que são umas pequenas bolinhas, este é o melhor alimento para eles até mesmo na reprodução.

 

Se tiveres mais alguma dúvida não hesites.

 

Cumprimentos,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Novidades dos camarões, está a compor-se?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Peço desculpa por estar ausente .

Neste momento acho que está tudo mais estável mas como estou de férias e não estou em casa não poderei dar muitas novidades sobre eles .

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novidades dos camarões, está a compor-se?

 

Cumps,

 

boas .

como tinha dito na minha mensagem anterior aqui estou eu para dizer o que se passou.

estive de ferias durante duas semanas e foi o meu espanto que quando cheguei a casa deparei que no meu aquário que pedi a ajuda os meus camarões me tinham morrido todos .

nestas ferias comecei a fazer contas de cabeça para saber quanto tempo é que eles tinham, todos eles já tinham dois anos a dois anos e meio e como já não se reproduziam a algum tempo deixei de ter novos genes.

o erro é meio por eles terem morrido .

 

mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Este Aquario tem cerca de 6 meses os outros que eu tenho iguais é que têm menos tempo.

 

eu colocai os camarões passado um meses de ele estar montado, não os colocai todos de uma só vez.


nestas ferias comecei a fazer contas de cabeça para saber quanto tempo é que eles tinham, todos eles já tinham dois anos a dois anos e meio e como já não se reproduziam a algum tempo deixei de ter novos genes.


Se é isso que queres acreditar, por mim tudo bem. Mas se quiseres voltar a tentar com camarões aconselho-te a admitir que não conseguiste manter os parâmetros da água aceitáveis (principalmente na estabilidade) para os camarões que escolheste.

Não leves isto como uma crítica, é só a minha opinião e até porque a maioria de nós (eu inclusivé) já passamos por isso. Mas procurar explicações "fáceis" não te vai ajudar em nada.

Red cherry's são óptimos para aprender. Dão-nos uma tolerância muito maior para alguns erros e permite-nos aprender muito. CRS são bem mais difíceis de manter e reproduzir e há espécies/apuramentos ainda mais difíceis... a experiência com os red's ajuda bastante.

De qualquer forma lamento que tenham morrido. Não deixes que isso te afaste dos invertebrados... são sempre experiências fascinantes quando conseguimos.

Melhor sorte para a próxima,
Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

 

 

Se é isso que queres acreditar, por mim tudo bem. Mas se quiseres voltar a tentar com camarões aconselho-te a admitir que não conseguiste manter os parâmetros da água aceitáveis (principalmente na estabilidade) para os camarões que escolheste.

Não leves isto como uma crítica, é só a minha opinião e até porque a maioria de nós (eu inclusivé) já passamos por isso. Mas procurar explicações "fáceis" não te vai ajudar em nada.

Red cherry's são óptimos para aprender. Dão-nos uma tolerância muito maior para alguns erros e permite-nos aprender muito. CRS são bem mais difíceis de manter e reproduzir e há espécies/apuramentos ainda mais difíceis... a experiência com os red's ajuda bastante.

De qualquer forma lamento que tenham morrido. Não deixes que isso te afaste dos invertebrados... são sempre experiências fascinantes quando conseguimos.

Melhor sorte para a próxima,

Cumps.

Boas.

Antes de mais muito obrigado pela ajuda .

A minha paixão começou a cerca de 5 anos a traz.

Nessa altura tinha um aquário comunitário e ao comprar umas plantas numa loja de Lisboa veio um red cherry infiltrado .

Depois disso montei um só para camarões e adorei imenso a esperiencia com eles, mais tarde montei outro para red rili e o bichinho aumentou cada vez mais dentro de mim .

Com tudo isto passei para os crs com genes Taiwan bee que comprei a um membro do fórum e sempre tive altos e baixos devido à espécie que era mais exigente .

Agora que isto me aconteceu não irei baixar os braços e por isso continuar com os meus aquários montados só para eles.

Neste momento estou há espera que chege a minha encomenda que fiz a uma loja .

Por isso mais tarde iram ter novidades da minha parte.

Só tenho é pena que a maior parte dos membros aqui no fórum não tenham camarões.

Sei que nem todos podemos gostar do mesmo e ainda bem por isso.

 

Cumprimentos

 

Paulo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais